Esta edição apresenta uma coletânea de textos sobre a matemática na escola, recolhidos ao longo dos anos de 2000 e 2001. Os autores pessoas do distrito de Bragança, incluindo alunos, educadores e professores, das mais diversas idades, percursos escolares, tipos de escolas e áreas disciplinares (línguas, ciências sociais, ciências da natureza, educação física, educação musical e plástica), que se exprimem em prosa, poesia, ilustração e fotografia. A edição deste livro é um contributo para que se tenha uma melhor visão social da matemática.
Paulo Abrantes foi um dos directores da Educação & Matemática e tudo aquilo em que se envolveu na APM - e envolveu-se em muita coisa e em muitos momentos - a Educação & Matemática tinha para ele um significado particular. Integrar a redacção de que fez parte desde o primeiro número, dirigir a Revista quando foi director durante quase cinco anos, e participar nos trabalhos de elaboração dos diferentes números foram experiências que viveu com intensidade e de que retirava uma gratificação especial. Paulo Abrantes gostava da Revista e gostava de estar na Revista.......................
Este livro " O Clube do Quebra Caco I - Do Facebook para o Papel: A Matemática na Promoção do Pensar", embora o seu conteúdo seja oriundo de um contexto fora da sala de aula, a grande maioria das tarefas propostas, na sua integra ou adaptadas, poderão servir de tarefas para a aula de matemática e, desta forma, ser um contributo importante para o desenvolvimento curricular da matemática através das práticas letivas dos professores. Este aspeto é de extrema relevância para o ensino da matemática quando se pretende enfatizar a resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática.
Esta obra compila alguma da investigação feita em Portugal, nos últimos anos, sobre os números racionais. Integra trabalhos no âmbito do ensino e aprendizagem destes números abordando aspetos como o conhecimento de futuros professores do ensino básico, o conhecimento do professor e as suas práticas, assim como experiências de ensino envolvendo números racionais.
Com 336 páginas conta com a participação de cerca de vinte autores e inaugura a publicação de ebooks na APM.
Está disponível em pdf ou em epub.
O GeoRefletor (ou Mira), tal como o espelho plano, são materiais frequentemente usados na investigação das transformações geométricas.
A Mira é um objeto construído em material plástico colorido semiopaco. Este objeto permite modelar fisicamente a transformação reflexão.
Categorias:
Material Didático
Referência APM: TB020073 Data: 2011-01-10 Editora: Norte Escolar
Contém:
Fichas de trabalho:
- Fichas do Aluno e Instruções para cada lição/Um plano para cada lição
- Ábaco vertical
- Ábaco de gavetas
- Cartões numéricos
- Cartões coloridos
- Flanelógrafo
- Régua dupla
Idades: 5 - 7
Um jogo de detectives para desenhar imagens em dados! Desenha pistas nas faces do teu dado, de forma a que os outros jogadores adivinhem o teu tema. Lança o dado e tenta adivinhar os temas dos outros jogadores para conquistares o maior número de pontos. Mas tem cuidado, é proibido tocar nos dados! Tens de ser tu a girar a mesa ou a dar a volta para tentar desvendar as pistas visíveis de todos os ângulos!
Inclui: 6 dados grandes e apagáveis, 6 placas apagáveis, 6 marcadores/apagadores, 1 ampulheta de 2 minutos e 50 cartões temáticos de dupla face (200 temas no total)
Tempo de jogo: 30 minutos Nº de jogadores: 2 - 6
Idade: + 10 anos
Categorias:
Jogos
Autor: Blue Orange Referência APM: SIG02195 Data: 2020-11-20 Editora: SigToys
Descobre ao números é um jogo original e divertido sobre o fantástico mundo dos números pensado para crianças em idade escolar. Roda a seta, move a seta, move o peão no tabuleiro e responde às diversas perguntas. Mas o jogo não acaba aqui! Joga com os números e as 4 operações para chegares primeiro à meta, ultrapassando os obstáculos que vais encontrar ao logo do caminho e diverte-te muito!
Categorias:
Jogos
Autor: Clementoni Referência APM: AE02036 Data: 2020-07-09 Observações: Estimula a curiosidade e desenvolvem o raciocínio com atividades lúdicas baseadas na Ciência Tecnologia, Engenharia e Matemática. Jogo para + de 6 anos! Editora: Areal
Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).
O Tangram estimula os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo da Matemática.
JOGO MAGNÉTICO - BATALHA NAVAL
O tradicional jogo da Batalha Naval agora pode ser jogado e transportado para qualquer lado. A caixa magnética funciona como tabuleiro de jogo onde aderem as diferentes peças magnéticas! Vamos afundar navios nesta batalha!!
Inclui: 5+5 navios de batalha e submarinos, 98 bombas magnéticas, 35 "tiros vermelhos" magnéticos e base de jogo (caixa).
Nº de jogadores: 2
Idade : 5 a 99 anos
Recomendações : Não recomendado para crianças com menos de 3 anos.
JOGO MAGNÉTICO - MATEMÁTICA DIVERTIDA
Este fantástico jogo de Matemática Divertida pode ser jogado e transportado para qualquer lado. A caixa magnética funciona como tabuleiro de jogo onde aderem as diferentes peças magnéticas! Uma forma super divertida de fazer contas e treinar o cálculo mental, ao mesmo tempo que se joga com amigos ou família.
Inclui: peças magnéticas, dados, base de jogo (caixa) e instruções Nº de jogadores: 2+
Idade : 5 a 99 anos
Recomendações : Não recomendado a crianças com menos de 3 anos.
JOGO MAGNÉTICO - STOP
Um jogo clássico e super divertido, em versão magnética e portátil! Esta versão do STOP pode ser jogada e transportada para qualquer lado. A caixa magnética funciona como tabuleiro de jogo onde aderem as diferentes peças magnéticas! Quem será o mais rápido a encontrar as palavras correspondentes às letras, dentro da categoria selecionada?! Quem primeiro adivinhar 10 palavras é o vencedor.
Inclui: 1 roleta com categorias, 40 peças magnéticas de cores diferentes, 1 base de jogo (caixa)
Nº de jogadores: 2+
Idade : 6 a 99 anos
Recomendações : Não recomendado para crianças com menos de 3 anos.
Jogo divertido, apresentado em caixa metálica impressa em ambos os lados, com peças e peões magnéticos.As regras do jogo estão impressas no verso da caixa de metal.
JOGO MAGNÉTICO - A FORCA
Este fantástico jogo da Forca agora pode ser jogado e transportado para qualquer lado. A caixa magnética funciona como tabuleiro de jogo onde aderem as diferentes peças magnéticas! Quem irá salvar a pobre zebra de um destino cruel?! Um jogador faz de carrasco e os outros tentam adivinhar a palavra.
Inclui: 126 letras magnéticas, 11 peças da zebra magnéticas e base de jogo (caixa)
Nº de jogadores: 2+
Idade : 6 a 99 anos
Recomendações : Não recomendado para crianças com menos de 3 anos.
O presente livro visa trazer o tema do pensamento algébrico. Para tal, tira partido de uma história ficcionada de relacionamento matemático entre um eventual professor de matemática e, um dos seus melhores alunos.
VIDA - O Mistério da Sua Origem e Natureza é um livro brilhante. O enigma desde sempre, e sempre com o mesmo apelo, é o da orinius, é a panspermia: sementes por toda a parte, dando nome ao conceito de que a vida se originou em milhares de esporos algures no espaço e foi tombando suavemente pelo chão do nosso planeta, propulsionada pela pressão que a luz exercia sobre eles (...) O que fez com que estas moléculas vindas do espaço afectadas por toda a radiação que atravessaram, e consequentemente pudessem germinar em milhares de frutos no cálido caldo oceânico, foi o facto de não terem chovido ao acaso: na realidade, vieram todas concentradas no porão de uma nave que qualquer civilização mais adiantada nos enviou, em correio expresso, para o planeta azul onde tudo parecia - à distância - tão promissor. É isto pura ficção? Mas quem é que ainda se preocupa com semelhantes bagatelas? O que é que é puro, nos tempos que correm? Francis Crick não está interessado na linha divisória, está interessado na exploração de uma bela teoria (Watson recusava os primeiros modelos de estrutura do DNA porque não eram belos, e «o que for verdade terá de ser belo») e aqui é que está a chave para a cintilação do livro: esta é uma exploração que exige uma enorme panóplia de apetrechos. Eles chamam-se química, biologia, física, matemática, geologia, astronomia, todos os campos e contracampos de que a ciência é feita e neste périplo se entrelaçam. Chamados a plenário para a discussão de uma ideia são a esta nova luz mais vivos, mais actuantes, muito mais saborosos do que no mero enunciado enciclopédico que é geralmente próprio da divulgação científica. Não estão aqui para nos ensinar nada, mas sim para taco a taco estruturar um raciocínio . Não é sempre muito melhor quando não nos apercebemos que estamos na aula?
Categorias:
Outras Edições
Autor: Francis Crick Data: 2018-06-19 00:00:00 Observações: Coleção Ciência AbertaFrancis Crick (Prémio Nobel da Medicina) Editora: Gradiva Páginas: 192.0 ISBN: 972-662-174-7
Viagens no Espaço-Tempo é uma viagem ao mundo maravilhoso de Einstein. Um mundo conhecido como o mundo da relatividade, primeiro restrita e depois geral; um mundo recheado de grandes princípios e de grandes invariâncias, onde a relatividade é absoluta e a descrição transparente do mundo vence a incongruência e a fealdade das descrições parcelares. Um mundo onde a matemática às vezes faz falta -- matemática que o leitor com menos vocação saberá judiciosamente evitar -- e que ajuda a perceber por que razão E=mc2 (isto é, por que existem a energia do Sol e as centrais nucleares) e o gémeo que viaja até à outra galáxia regressa mais novo do que o gémeo que ficou -- numa versão moderna da parábola do filho pródigo. Um mundo retorcido e esburacado onde o tempo mantém os seus mistérios e as suas tentações, alimentando devaneios e especulações -- onde não faltam as máquinas para recuar nos séculos e os vertiginosos e obscuros túneis do tempo -- e onde a esperança do contacto, que Carl Sagan tanto procurou, permanece viva e presente.
Categorias:
Outras Edições
Autor: Jorge Dias de Deus Referência APM: GR010069 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: JORGE DIAS DE DEUS é físico teórico e professor de Física no Instituto Superior Técnico. Editora: Gradiva Páginas: 109.0 ISBN: 972-662-638-2
Este livro foi reeditado a propósito da organização do encontro internacional em homenagem a Paulo Abrantes "Educação Matemática: caminhos e encruzilhadas". Este trabalho consiste na resolução de um único problema no contexto de ensino e aprendizagem de Matemática. Com esta publicação, o autor transmite a sua experiência pessoal junto dos alunos, em diversas épocas, no estudo, discussão e exploração de um problema.
Este trabalho consiste na resolução de um único problema no contexto de ensino e aprendizagem de Matemática. Com esta publicação, o autor transmite a sua experiência pessoal junto dos alunos, em diversas épocas, no estudo, discussão e exploração de um problema.
Livro publicado no âmbito do V CIBEM realizado no Porto, em Julho de 2005. Inclui os textos que a comissão organizadora recebeu, relativos às conferências aí proferidas. São treze textos sobre temas muito variados. O livro abre com a intervenção de Uribitan D`Ambrósio "Sobre o CIBEM", que nos dá um relato da sua experiência pessoal relativa à criação do CIBEM, apresentando também considerações sobre a educação matemática na América Latina desde o período colonial, até "ao reencontro ibero-americano", em meados do século XX. Os restantes textos são apresentados agrupados, juntando os que possuem alguma afinidade temática em quatro secções: "Panoramas na Educação Básica e na investigação na formação de professores"; "O professor de matemática: desenvolvimento e acção curricular"; "Números e Geometria: propostas didácticas"; "Matemática e cultura".Todos os textos são uma importante cultura para a Educação Matemática.
Estas Treze Viagens pelo Mundo da Matemática podem ser lidas de diversas formas. Se o leitor pretende apenas aprender mais, sem nenhum objectivo prático imediato, damos-lhe desde já os parabéns. Pensámos num livro que pudesse ser útil aos professores de matemática do ensino secundário. Idealizamos um livro que, sem concessões ao facilitismo imperante no sistema de ensino publico nacional, tivesse um grau de complexidade relativamente moderado, de modo a que também alunos com mais maturidade pudessem aproveitar com a sua leitura.
Categorias:
Outras Edições
Autor: Carlos Sá/Jorge Rocha Referência APM: PM0010982 Data: 2016-04-04 00:00:00 Editora: Univ. Porto Páginas: 565.0
Todos os animais devem chegar ao seu lugar na arca – lado a lado, em pares, para que todas as espécies fiquem juntas. Organize as peças do quebra-cabeça para garantir que todos os 10 animais tenham seus pés nas tábuas do piso e que todos estejam posicionados no barco!
Dentro da caixa: Brochura com grade magnética, desafios e soluções, 10 peças de quebra-cabeça com animais
ogar a Arca de Noé estimula as seguintes habilidades cognitivas:Lógica e concentração, resover situações e problemas espaciais
Como se joga:
Escolha um desafio e coloque as peças no quadro, conforme indicado.
Coloque todas as peças no quadro para que animais do mesmo tipo se toquem em pelo menos um lado.
Este estudo propõem-se a analisar o papel do ensino recorrente, no âmbito da aplicação da política do Rendimento Mínimo Garantido. Para isso foi seleccionado o concelho de Vila Real para universo de pesquisa empírica. Este tema remete logo para cenários de pobreza e exclusão e consequentemente para o significado e as representações que ambas assumem na sociedade, sobre os quais se desenham e constróem as respostas, materializadas na adopção das políticas sociais.
Neste trabalho apresentamos uma proposta alternativa de actividades para a pré-alfabetização matemática de crianças portadoras de deficiência auditiva,tendo,como enfoque principal,a construção do pensamento lógico-matemático dessas crianças.
Categorias:
Teses
Autor: José Carlos Gomes de Oliveira Referência APM: PM040180 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 96.0
Esta investigação tem com objectivo estudar o protagonismo curricular de duas professoras de matemática do 3º ciclo e a forma como se relacionam com o currículo prescrito. Procura-se responder às questões: Como interpretam os professores o currículo oficial da matemática? Qual o grau de liberdade que sentem na gestão curricular que desenvolvem? Como adaptam a planificação concebida pelo grupo disciplinar na planificação das suas aulas? Como utilizam o currículo de matemática na sua prática lectiva? O quadro de referência teórico integra os temas: currículo, evolução do currículo nacional de matemática e protagonismo curricular.
Esta pesquisa busca conhecer a matemática praticada e elaborada por um grupo cultural.Essa matemática,que está intimamente ligada ao meio sócio cultural deste grupo é denominada Etnomatemática.Neste estudo,o grupo pesquisado é o de moradores de uma favela no Brasil;nessa comunidade foi estudada a matemática conhecida pelos adultos,matemática esta que aparece em temas ligados a suas origens rurais,ás suas atuais profissões,assim como a todos os seus afazeres.Foi também apresentado como as crianças praticam a matemática que conhecem,nas suas brincadeiras e jogos,assim como em suas tarefas profissionais.
Categorias:
Teses
Autor: Marcelo Borba de Carvalho Referência APM: PM040175 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 266.0
O estudo teve como objetivo investigar as transformações vividas e percebidas por professores do ensino fundamental,durante um processo de mudança curricular.
Categorias:
Teses
Autor: Gilberto Francisco Alves de Melo Referência APM: PM040172 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 159.0
Autor: Ana Paula Mourão Referência APM: PM040169 Data: 1988-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 142.0
A Álgebra é um dos campos do currículo de Matemática onde se revela mais difícil pôr em prática metodologias adequadas às características de cada aluno. O presente estudo tem por objectivo conhecer a influência que pode ter na aprendizagem dos alunos uma proposta curricular para o ensino da Álgebra que dá ênfase às tarefas de exploração e investigação, às conexões dentro e fora da Matemática e ao uso da tecnologia. O estudo foi realizado numa das minhas turmas do 8º ano, o que me proporcionou também a oportunidade de explorar novas perspectivas metodológicas e reflectir sistematicamente sobre vários aspectos da minha prática. Para averiguar o seu pensamento algébrico e as suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem dos conceitos algébricos, utilizei três métodos de recolha de dados: o bservação participante com registo em diário de bordo, entrevistas e documentos produzidos pelos alunos. (...)``
Autor: Maria Eduarda Batista Moura Referência APM: PM040168 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 103.0
A mostrar produtos 126-168 de 517.
Ir para página: