Ao longo desta agenda do professor podemos "Conhecer (melhor) Barcelos com a Matemática" e descobrir os encantos e costumes destes genuínos minhotos - as gentes de Barcelos. Será, com certeza, um privilégio para todos esta mini "visita guiada" por esta maravilhosa região, pelas suas tradições, pela sua cultura, pelo ambiente alegre e festivaleiro que a todos nos contagia.
Esta edição apresenta uma coletânea de textos sobre a matemática na escola, recolhidos ao longo dos anos de 2000 e 2001. Os autores pessoas do distrito de Bragança, incluindo alunos, educadores e professores, das mais diversas idades, percursos escolares, tipos de escolas e áreas disciplinares (línguas, ciências sociais, ciências da natureza, educação física, educação musical e plástica), que se exprimem em prosa, poesia, ilustração e fotografia. A edição deste livro é um contributo para que se tenha uma melhor visão social da matemática.
Paulo Abrantes foi um dos directores da Educação & Matemática e tudo aquilo em que se envolveu na APM - e envolveu-se em muita coisa e em muitos momentos - a Educação & Matemática tinha para ele um significado particular. Integrar a redacção de que fez parte desde o primeiro número, dirigir a Revista quando foi director durante quase cinco anos, e participar nos trabalhos de elaboração dos diferentes números foram experiências que viveu com intensidade e de que retirava uma gratificação especial. Paulo Abrantes gostava da Revista e gostava de estar na Revista.......................
Este livro " O Clube do Quebra Caco I - Do Facebook para o Papel: A Matemática na Promoção do Pensar", embora o seu conteúdo seja oriundo de um contexto fora da sala de aula, a grande maioria das tarefas propostas, na sua integra ou adaptadas, poderão servir de tarefas para a aula de matemática e, desta forma, ser um contributo importante para o desenvolvimento curricular da matemática através das práticas letivas dos professores. Este aspeto é de extrema relevância para o ensino da matemática quando se pretende enfatizar a resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática.
Esta obra compila alguma da investigação feita em Portugal, nos últimos anos, sobre os números racionais. Integra trabalhos no âmbito do ensino e aprendizagem destes números abordando aspetos como o conhecimento de futuros professores do ensino básico, o conhecimento do professor e as suas práticas, assim como experiências de ensino envolvendo números racionais.
Com 336 páginas conta com a participação de cerca de vinte autores e inaugura a publicação de ebooks na APM.
Está disponível em pdf ou em epub.
O presente livro visa trazer o tema do pensamento algébrico. Para tal, tira partido de uma história ficcionada de relacionamento matemático entre um eventual professor de matemática e, um dos seus melhores alunos.
Este livro foi reeditado a propósito da organização do encontro internacional em homenagem a Paulo Abrantes "Educação Matemática: caminhos e encruzilhadas". Este trabalho consiste na resolução de um único problema no contexto de ensino e aprendizagem de Matemática. Com esta publicação, o autor transmite a sua experiência pessoal junto dos alunos, em diversas épocas, no estudo, discussão e exploração de um problema.
Este trabalho consiste na resolução de um único problema no contexto de ensino e aprendizagem de Matemática. Com esta publicação, o autor transmite a sua experiência pessoal junto dos alunos, em diversas épocas, no estudo, discussão e exploração de um problema.
Livro publicado no âmbito do V CIBEM realizado no Porto, em Julho de 2005. Inclui os textos que a comissão organizadora recebeu, relativos às conferências aí proferidas. São treze textos sobre temas muito variados. O livro abre com a intervenção de Uribitan D`Ambrósio "Sobre o CIBEM", que nos dá um relato da sua experiência pessoal relativa à criação do CIBEM, apresentando também considerações sobre a educação matemática na América Latina desde o período colonial, até "ao reencontro ibero-americano", em meados do século XX. Os restantes textos são apresentados agrupados, juntando os que possuem alguma afinidade temática em quatro secções: "Panoramas na Educação Básica e na investigação na formação de professores"; "O professor de matemática: desenvolvimento e acção curricular"; "Números e Geometria: propostas didácticas"; "Matemática e cultura".Todos os textos são uma importante cultura para a Educação Matemática.
O Programa de Matemática para o Ensino Básico em vigor (homologado no passado recente) inclui um assunto novo no tema Geometria. Trata-se da Simetria e de uma abordagem mais desenvolvida das Transformações Geométricas. Na sua formação inicial, tanto nas Escolas Superiores de Educação como nas Universidades, os actuais professores de Matemática não fizeram qualquer preparação matemática no que diz respeito à Simetria e as próprias Transformações Geométrica foram nas Universidades tratadas como um tema da Álgebra Linear, com métodos impossíveis de serem transferidos pelos professores para a geometria do Ensino Básico. Desta forma, os professores defrontam como é bem reconhecido imensas dificuldades para ensinar estes tópicos, ainda por cima dada a não existência de livros de matemática em português sobre estes assuntos, impossibilitando assim as suas tentativas de auto-formação.O livro tem 7 capítulos Transformações Geométricas, Isometrias, Simetria, Rosáceas, Frisos, Padrões e Semelhanças , num total entre 150 e 200 páginas. Este projecto inclui ainda um site de apoio ao livro, já divulgado, para permitir aos leitores acesso a pequenos vídeos e tutoriais, ficheiros interactivos num programa de geometria dinâmica, etc.
Esta brochura dá continuidade à brochura de 2007, Desenvolvendo o sentido do número racional. O seu principal objetivo é proporcionar aos professores um recurso para o ensino da multiplicação e divisão de números racionais positivos, considerado um dos tópicos mais complexos do currículo do 2º ciclo.Na brochura são apresentadas tarefas agrupadas em seis sequências, permitindo aos alunos o desenvolvimento da compreensão destas operações já trabalhadas no 1º ciclo, mas agora alargadas ao conjunto dos números racionais não negativos. Para cada sequência de tarefas são definidos objetivos específicos e notas gerais explicitando aspetos considerados relevantes, de modo a que os professores possam decidir da sua utilização fundamentada. Nalguns casos é feita uma análise de estratégias dos alunos. A grande maioria das tarefas foram testadas e revelaram-se eficazes, mesmo para crianças com mais dificuldades.Além das sequências de tarefas apresenta-se inicialmente uma breve fundamentação teórica baseada na literatura especializada sobre o raciocínio multiplicativo, considerações sobre a multiplicação e a divisão e são feitas algumas sugestões para a exploração das tarefas
Este livro contém um conjunto de textos que se basearam no debate e na reflexão sobre a renovação do currículo de matemática dos ensinos básico e secundário. Esses textos têm constituído desde então documentos de referência sobre esse tema.
Todo o campo de prática social constitui um terreno fértil para pesquisa. Investigando as suas práticas,os profissionais da educação- professores, orientadores de estágio, formadores ou técnicos da administração educativa-aprofundam a compreensão dos problemas que se lhes colocam e testam o alcance de estratégias de intervenção. A investigação sobre a prática, realizada individualmente ou em equipas colaborativas, promove o desenvolvimento profissional dos respectivos protagonistas e dá uma maior capacidade às suas organizações para lidarem com os problemas emergentes. Esta investigação constitui, também, um contributo para o conhecimento, por parte da comunidade, dos problemas referentes ao campo profissional da educação. Reflectir e Investigar sobre a Práctica Profissional, é um livro que ganhou forma a partir de uma colecção de experiências realizadas por professores e formadores de diversos níveis de ensino, que nos interpela sobre o papel da investigação na cultura profissional dos professores.
Categorias:
Edições APM
Autor: Grupo de trabalho de Investigação Referência APM: PM010069 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 335.0 ISBN: 972876801x
Este livro faz uma análise comparativa dos Programas de Matemática actuais de diversos países europeus, no nível correspondente ao 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal. O seu objectivo é identificar as linhas de força e características mais salientes desses programas e estabelecer eventuais pontos de convergência e divergência com o programa português em vigor, como base para uma reflexão sobre a natureza e conteúdo dos documentos curriculares.
Categorias:
Edições APM
Autor: João Pedro da Ponte e outros Referência APM: PM010066 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Outro(s) Título(s) do mesmo Editor:QUESTÕES ACTUAIS NA DIDÁCTICA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA Editora: CIE/FCUL - APM Páginas: 225.0 ISBN: 989-95062-0-6
Este livro reúne todos os problemas submetidos a concurso nos encontros anuais de professores de matemática (ProfMat) desde 1990 até 2014, portanto 25 problemas.Reúne, igualmente, a listagem dos premiados em cada concurso e as resoluções desses problemas colocados a concurso.
Categorias:
Edições APM
Autor: José Paulo Viana Referência APM: PM609618 Data: 2015-03-24 00:00:00 Observações: PatrocínioFundação Luso-Americana Editora: APM Páginas: 107.0 ISBN: 978-972-8768-58-4
O Livro Problemas e Investigações em Matemática - FUNÇÕES, trata de temas para a sala de aula, muito variados: FUNÇÕES QUADRÁTICAS, FUNÇÕES CÚBICAS, FUNÇÕES RACIONAIS, FUNÇÕES IRRACIONAIS, FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARITMICAS, FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS, FUNÇÕES E GEOMETRIA E AINDA........
Categorias:
Edições APM
Autor: G. trabalho T3 Referência APM: PM010978 Data: 2014-05-06 00:00:00 Editora: APM Páginas: 128.0 ISBN: 978-972-8768-55-3
Os Princípios para a Ação (NCTM) são para professores, formadores de professores, especialistas, diretores de escolas e outros líderes escolares. São também para os decisores políticos e líderes nas diversas regiões administrativas do país. Para além disto, proporcionarão uma orientação às famílias sobre o que procurar no sistema educativo e o que esperar dele para os seus filhos. Os Princípios para a Ação explicitam detalhadamente a quota parte que todos nós deve assumir no apoio ao sucesso dos alunos de hoje para assegurar um futuro luminoso para o mundo em que vivemos.
Paulo Abrantes é uma figura de primeiro plano da Educação Matemática portuguesa e internacional. A par dos seus dotes de orador excepcional e de organizador com qualidades fora do comum, manifestou sempre grande dinamismo e capacidade de realização nos grupos e projectos colectivos em q se envolvia.Este livro contém diversos dos seus escritos mais relevantes, cobrindo as áreas a que deu mais atenção: desenvolvimento curricular e avaliação, experiência matemática e formação de professores. Os textos são apresentados seguindo a ordem cronológica de publicação
Os Pentaminós são um fantástico quebra-cabeças. Pelos desafios que proporcionam, constituem um material muito interessante na exploração da Geometria no primeiro e segundo ciclos do ensino básico. Cada peça é formada por 5 quadrados, unidos pelos lados. Excluindo formas equivalentes, por rotação ou simetria, existem 12 pentaminós diferentes, denominados de acordo com as letras com que se parecem, que permitem a criação de inúmeros problemas e suas soluções. Esta pasta reúne um conjunto de propostas de trabalho, que podem ser prontamente utilizadas com os alunos, que vão permitir desde a construção de formas geométricas, com a utilização de algumas ou todas as peças do jogo, à reprodução de peças noutra escala e ao preenchimento de áreas.Uma pasta didáctica, com novo formato e os princípios de sempre. Uma reedição APM.
Categorias:
Edições APM
Referência APM: PM010100 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Ver também Placas de Pentaminós e Placas de Quadrados. Editora: APM
Consiste em dois cadernos com actividades para a sala de aula, no 1ºciclo, utilizando materiais manipuláveis(tangram, cubos, geoplano, lápis, fósforos, entre outros) e a calculadora. Estes cadernos são uma reformulação das pastas de Actividades para o 1º Ciclo(I) e (II).
Categorias:
Edições APM
Referência APM: PM010063 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Esta pasta também contém fichas de actividades. Editora: APM ISBN: 972-9053-64-2
Contém um conjunto de actividades realizadas em turmas do 3º ciclo, contemplando vários conteúdos inerentes ao programa.
Categorias:
Edições APM
Autor: Paula Alexandre /Carla Almeida/ João Afonso Referência APM: PM010058 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Pasta com 3 cadernos:Geometria no 3ºciclo;Geometria no 3º ciclo com o Cabri-Gèometre(de: Ana Cristina Tudella,Catarina Ferreira,Helena Fonseca,Lina Brunheira);Espaço-Plano-Espaço(de:Ana Vieira Lopes,António Bernardes,José Manuel Varandas). Editora: APM Páginas: 135.0 ISBN: 972-9053-56-1
Esta publicação faz uma breve referência aos números na Matemática e no dia-a dia, à importância do computador na Matemática e no seu ensino e descreve a metodologia seguida na secção práctica que lhe serviu de base. São ainda feitos comentários sobre a pouca importância que tem sido dada aos números na Matemática escolar em Portugal.
Categorias:
Edições APM
Autor: Manuel Joaquim Saraiva e Carlos Inácio Freitas Referência APM: PM010056 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 32.0 ISBN: 972-9053-83-9
Esta obra constitui um marco fundamental na história da matemática, que deste modo se torna acessível a todos os leitores de língua portuguesa que, de algum modo, se interessem pela história do desenvolvimento dos conceitos fundamentais do cálculo. Isaac Newton procede nesta obra a síntese de todas as técnicas de cálculo de tangentes e de áreas do séc. XVII. No prefácio, de Augusto Franco de Oliveira, pode ler-se "Quis a generosidade do tradutor agraciar os meus fracos préstimos de revisor, com a deferência de um pedido para prefaciar o resultado do seu esforço. Se, por um lado, amaldiçoo a minha sorte(Augusta per augusta), por outro, enleva-me aoportunidade de responder ao desafio e a possibilidade de ver o meu nome associado, ainda que infimamente, a trabalhos tão valorosos do Autos, gigante da ciência universal, e o do tradutor, seu fiel e competente servidor."
No livro com este título e que está organizado em duas partes o autos, João Rino, utiliza a primeira para discutir as potencialidades pedagógicas do Jogo em vertentes tão diversas como a sociológica e afectiva ou as suas conexões com a matemática. De acordo com o próprio autor: "o jogo é uma actividade tão antiga como o homem. Ele está ligado ao impulso lúdico do homem, traço de personalidade que persiste desde a infância, até a idade adulta. Como traço de personalidade, ele encontra a sua fundamentação em caraterísticas biológicas, culturais e sociais do ser humano. (...) Algumas caraterísticas do jogo evidenciam as suas qualidades educativas e potenciam a sua utilização num processo de aprendizagem, aqui entendida num sentido lato, extravansando o meio escolar e as estratégias pedagógicas.(...)"Na segunda parte do livro é apresentada uma variedade de jogos que podem ser utilizados, entre outros contextos, na sala de aula.
O National Council of teacher´s of Mathematics (NCTM) tem vindo a desenvolver,desde há mais de 15 anos, um esforço concertado para elaborar normas para a matemática escolar. A APM traduziu essas normas de modo a torná-las acessíveis aos professores portugueses.
Este livro reúne um conjunto de trabalhos apresentados no X Encontro de Investigação em Educação Matemática da Secção de Educação e Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, realizado em Março de 2001. O tema - Matemática e Comunidades: a diversidade social no ensino-aprendizagem da matemática - surgiu com naturalidade e foi alvo de reflexão na Comissão Organizadora ao longo de todo o ano que precedeu o encontro. Os documentos seleccionados para leitura e análise fizeram emergir várias hipóteses de trabalho, mas foram as experiências existentes relativamente à presença da matemática nas diferentes comunidades que conduziram à definição de temas aglutinadores em torno dos quais se constituiram os grupos de discussão.
As Provas Finais nacionais de Matemática do 3.º Ciclo, de 2013 a 2018, com resoluções completas e justificadas, elaboradas por uma equipa da Associação de Professores de Matemática.
Categorias:
Edições APM
Autor: Vários Referência APM: PM0100005 Data: 2019-01-11 00:00:00 Editora: Editorial do M. Educação Páginas: 301.0 ISBN: 978-972-767-037-6
O projecto MAT 789 desenvolveu, durante vários anos, um trabalho que constituiu na concepção, experimentação e avaliação de um currículo inovador de Matemática para o 7º,8º e 9ºanos. Esta publicação reúne materiais usados pelos alunos (os quais podem sugerir ideias para novas actividades de aprendizagem) sequências de fichas de trabalho, relativas à maior parte das unidades temáticas e testes em duas fases. A apresentação dos materiais é feita exactamente como foram dados aos alunos e está organizada por temas e anos de escolaridade (números naturais, estatística, processos de contagem, funções, geometria, equações, probabilidades, grafos e matrizes).
Categorias:
Edições APM
Autor: Paulo Abrantes, Leonor Cunha Leal, Margarida Silva,Paula Teixeira e Eduardo Veloso Referência APM: PM010044 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 280.0 ISBN: 972-9053-67-7
Resenha da vida e obra de M.C Escher seguida de algumas ligações relevantes entre esta com o universo matemático. Contém algum material de apoio para actividades na sala de aula.
Categorias:
Edições APM
Autor: Ana Rodrigues, Augusto Barreto, Glória Ferraz, Sandra Martins, Susana Diego e Valéria Silva Referência APM: PM010042 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 52.0
Jogos do Mundo
Preço: 7.50
Preço Sócio: 3.00 Ref.: PM010041
Esta brochura apresenta os 30 jogos que constituem a exposição Jogos do Mundo, agrupados de acordo com o que se supõe ser o seu continente de origem. Cada jogo é apresentado através do tabuleiro, das regras e de um conjunto de notas. Quando foi possível incluiu-se um breve resumo da sua história. A brochura contém ainda referências bibliográficas e referências a sites que são relevantes na abordagem deste tema. Jogos do Mundo deu origem a uma exposição com o mesmo nome, constituída na sua maior parte por jogos de estratégia e de tabuleiro, e pelas respectivas regras
Categorias:
Edições APM
Autor: Vários Referência APM: PM010041 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Publicação esgotada, disponível em edição fotocopiada. Editora: APM Páginas: 138.0 ISBN: 972-8768-11-7
A condução de uma aula envolve um leque amplo de conhecimentos profissionais. O professor tem de ter um conhecimento aprofundado dos temas da sua disciplina, conhecer os alunos e os seus processos de aprendizagem, conhecer as finalidades, objectivos e orientações curriculares e saber como conduzir a sua actividade de instrução. Esta colecção de narrativas profissionais, carregadas de autencidade da experiência vivida e enquadradas na perspectiva de análise da Didáctica da Matemática, pretende contribuir para uma melhor compreensão do que é verdadeiramente o conhecimento profissional dos professores.
Categorias:
Edições APM
Autor: João Pedro da Ponte, Florinda Costa e Helena Lopes/ Otìlia Moreirinha e Dulce Salvado Referência APM: PM010038 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 88.0 ISBN: 9729053669
Tradução de 13 textos incluídos no livro Geometry Turned On, publicado pela MAA.A publicação desta colectânea em português é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Geometria da APM, com o objectivo de tornar mais acessível aos professores um excelente conjunto de relatos e análises sobre a utilização do software de geometria dinâmica nos ensinos básico, secundário e superior.
Categorias:
Edições APM
Autor: James R. King e Doris Schattschneider Referência APM: PM010037 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 149.0 ISBN: 9728768060
O projecto T3 tem elaborado acções de formação de iniciação ao uso de tecnologia gráfica. Juntamente com estas acções são realizadas discussões e debates de natureza didática. Daqui surgiu um conjunto de publicações formadas a partir dos materiais produzidos nestes cursos. Sendo assim,cada publicação é constituída por duas secões:a primeira compreende enunciados de actividades, que podem ser utilizados na sala de aula; e a segunda, comentários e resolução das actividades anteriores.
Categorias:
Edições APM
Autor: Grupo T3 Referência APM: PM010036 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 73.0 ISBN: 972-9053-79-0
Esta publicação reúne um conjunto de actividades destinadas à utilização na sala de aula. Acompanham-nas as respectivas notas para os professores e uma síntese das experiências em ambientes de aula, resultantes das oficinas de formação "Experimentar matemática utilizando Tecnologia", promovidas pelo Centro de Formação da APM e que decorreram de Janeiro a Junho de 2002.O livro está dividido em duas secções principais. Na primeira surgem os enunciados das actividades numa redacção orientada para a utilização na sala de aula, aos quais se seguem notas para os professores. A segunda secção contém uma síntese das experiências de aplicação na sala de aula com base na observação feita pelos autores e contidas nos relatórios dos participantes nas oficinas de formaçao.
Categorias:
Edições APM
Autor: Grupo de Trabalho T3 Referência APM: PM010035 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 152.0 ISBN: 9728768028
Este livro reflecte um trabalho na área da Estatística, pensado para alunos do terceiro ciclo do ensino básico, que se confrontam pela primeira vez com este assunto. A primeira parte corresponde a um livro do aluno, em que as actividades são formuladas de modo a que sejam os próprios alunos a registar as suas conclusões, através da prática; uma segunda parte, destinada ao professor, contém orientações para desenvolver as actividades na sala de aula.
Categorias:
Edições APM
Autor: Tradução e Adaptação de António Borralho Referência APM: PM010032 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 453.0 ISBN: 9729053308
Este livro é composto pelas actas do encontro Ensino e aprendizagem da Estatística. A realização deste encontro teve como objectivo principal reflectir sobre a problemática do ensino e aprendizagem da Estatística; saber do porquê e importância desse ensino; dos temas a abordar e de como os abordar; das dificuldades da aprendizagem por parte dos alunos e do modo de as ultrapassar; de como fazer a formação inicial dos professores para uma melhoria do ensino destas áreas.