e-Books

A publicação Contributos para o desenvolvimento do pensamento computacional em Matemática: Materiais de apoio para os professores do 1.º ciclo do ensino básico decorre do trabalho realizado na formação contínua de professores do 1.º ciclo do ensino básico pelo Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, no âmbito do Projeto-Piloto MatemaTIC.

 

Esta publicação, de acesso livre, discute as principais ideias relativas às práticas de pensamento computacional que orientaram a capacitação de professores do 1.º ciclo do ensino básico e apresenta a organização dessa formação.

 

Os materiais de formação que constam desta publicação são constituídos pelo enunciado da tarefa a propor aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e um guião de exploração de apoio ao trabalho do professor.

Capa Ebook

 

O encontro internacional Educação Matemática: Caminhos e Encruzilhadas, iniciativa realizada em homenagem a Paulo Abrantes (1953-2003), procura reflectir a significativa intervenção profissional que desenvolveu a nível nacional e, em particular, a projecção internacional que alcançou ao longo do seu percurso, não só com a participação em numerosos congressos internacionais, onde sempre divulgou o seu trabalho, como com a colaboração em projectos de investigação e acções ligadas à formação de professores. Por tal, a partir da decisão da realização deste encontro, tomada por um conjunto de professores portugueses, seus colegas e amigos, foram convidados a integrar a Comissão Científica alguns dos especialistas, de diversas nacionalidades, com quem Paulo Abrantes manteve contactos profissionais de relevo.

Da vasta obra desenvolvida por Paulo Abrantes, foram identificadas quatro principais linhas de interesse e orientação para a organização do conteúdo científico do encontro: o desenvolvimento curricular, a experiência matemática, a avaliação e a formação de professores. Em relação a cada uma delas, Paulo Abrantes desenvolveu trabalho marcado pelo seu cunho inovador, aliando a experiência com o estudo e a reflexão sobre a mesma. Em relação a cada uma delas, Paulo Abrantes desafia-nos a pensar e a prosseguir na sua exploração.

Capa Ebook

 

 

A dificuldade que sentimos relativamente à consulta de legislação que tivemos que efetuar para diversos estudos que realizámos no âmbito da história da educação matemática, especialmente na morosidade no acesso e leitura dessa documentação, estimulou-nos para a elaboração desta obra. Pois, na nossa perspetiva, esta listagem cronológica de documentação educativa que tem mais de treze mil entradas será um auxílio para os investigadores, permitindo que mesmo sem uma consulta direta à legislação se possam começar a aprofundar temas de investigação..

Capa Ebook
 

 

A dificuldade que sentimos relativamente à consulta de legislação que tivemos que efetuar para diversos estudos que realizámos no âmbito da história da educação matemática, especialmente na morosidade no acesso e leitura dessa documentação, estimulou-nos para a elaboração desta obra. Pois, na nossa perspetiva, esta listagem cronológica de documentação educativa que tem mais de treze mil entradas será um auxílio para os investigadores, permitindo que mesmo sem uma consulta direta à legislação se possam começar a aprofundar temas de investigação..

Capa Ebook
 

 

A Coleção História e Memória do Ensino da Matemática, apoiada pelo Grupo de Trabalho sobre História e Memória do Ensino da Matemática da Associação de Professores de Matemática, pretende divulgar trabalhos científicos sobre história do ensino da Matemática, difundindo perspetivas, metodologias e temas entre investigadores da área e divulgando junto de professores e do público em geral produções nesta área. Este livro, em particular, foi submetido a um processo de revisão levado a cabo por Alexandra Rodrigues e Elmha Moura.

Capa Ebook
 

 

A Coleção História e Memória do Ensino da Matemática, apoiada pelo Grupo de Trabalho sobre História e Memória do Ensino da Matemática da Associação de Professores de Matemática, pretende divulgar trabalhos científicos sobre história do ensino da Matemática, difundindo perspetivas, metodologias e temas entre investigadores da área e divulgando junto de professores e do público em geral produções nesta área. Este livro, em particular, foi submetido a um processo de revisão levado a cabo por Alexandra Rodrigues e Elmha Moura.

Capa Ebook

 

A Coleção História e Memória do Ensino da Matemática, apoiada pelo Grupo de Trabalho sobre História e Memória do Ensino da Matemática da Associação de Professores de Matemática, pretende divulgar trabalhos científicos sobre história do ensino da Matemática, difundindo perspetivas, metodologias e temas entre investigadores da área e divulgando junto de professores e do público em geral produções nesta área.

Esta coleção é composta de várias séries:

A 1.ª série, denominada Ecos de um passado. Listagens cronológicas de documentação educativa, é composta pela subsérie A – Portugal continental e ilhas adjacentes, e  subsérie B – Territórios ultramarinos

A 2.ª série intitulada Temas de Investigação pretende trazer a público estudos sobre a história da educação matemática em diferentes segmentos do ensino não superior, difundindo perspetivas, metodologias e temas entre investigadores da área, bem como junto de professores e do público em geral.

A 3.ª série intitulada Ecos de um passado – Histórias. Esta série traz ao grande público pequenas investigações sobre temas de história do ensino da matemática.

A 4.ª série com o título de Republicações de matemática pretende divulgar documentos relacionados com história do ensino da matemática que já não se encontram ao alcance do grande público.

Capa Ebook

 

A Coleção História e Memória do Ensino da Matemática, apoiada pelo Grupo de Trabalho sobre História e Memória do Ensino da Matemática da Associação de Professores de Matemática, pretende divulgar trabalhos científicos sobre história do ensino da Matemática, difundindo perspetivas, metodologias e temas entre investigadores da área e divulgando junto de professores e do público em geral produções nesta área.

Esta coleção é composta de várias séries:

A 1.ª série, denominada Ecos de um passado. Listagens cronológicas de documentação educativa, é composta pela subsérie A – Portugal continental e ilhas adjacentes, e  subsérie B – Territórios ultramarinos

A 2.ª série intitulada Temas de Investigação pretende trazer a público estudos sobre a história da educação matemática em diferentes segmentos do ensino não superior, difundindo perspetivas, metodologias e temas entre investigadores da área, bem como junto de professores e do público em geral.

A 3.ª série intitulada Ecos de um passado – Histórias. Esta série traz ao grande público pequenas investigações sobre temas de história do ensino da matemática.

A 4.ª série com o título de Republicações de matemática pretende divulgar documentos relacionados com história do ensino da matemática que já não se encontram ao alcance do grande público.

Capa Ebook

 

A Coleção História e Memória do Ensino da Matemática, apoiada pelo Grupo de Trabalho sobre História e Memória do Ensino da Matemática da Associação de Professores de Matemática, pretende divulgar trabalhos científicos sobre história do ensino da Matemática, difundindo perspetivas, metodologias e temas entre investigadores da área e divulgando junto de professores e do público em geral produções nesta área.

Esta coleção é composta de várias séries:

A 1.ª série, denominada Ecos de um passado. Listagens cronológicas de documentação educativa, é composta pela subsérie A – Portugal continental e ilhas adjacentes, e  subsérie B – Territórios ultramarinos

A 2.ª série intitulada Temas de Investigação pretende trazer a público estudos sobre a história da educação matemática em diferentes segmentos do ensino não superior, difundindo perspetivas, metodologias e temas entre investigadores da área, bem como junto de professores e do público em geral.

A 3.ª série intitulada Ecos de um passado – Histórias. Esta série traz ao grande público pequenas investigações sobre temas de história do ensino da matemática.

A 4.ª série com o título de Republicações de matemática pretende divulgar documentos relacionados com história do ensino da matemática que já não se encontram ao alcance do grande público.

Capa Ebook

 

A publicação Apontamentos de Geometria contém 52 artigos publicados na secção Caderno de Apontamentos de Geometria da revista Educação e Matemática, entre o nº108 de 2010 e o nº 166 de 2022.
Os textos estão agora organizados em cinco temáticas: Geometria nos Primeiros Anos; Arte e Matemática (MARTE 1618); Aproximações à utilização do GeoGebra nos 1.º e 2.º ciclos; Geometria na Licenciatura em Educação Básica e Resolução de Problemas.
A esta organização foi associado um Índice remissivo que permite uma outra entrada nos textos a partir de um conjunto de treze ideias-chave: Avaliação;
Classificação; Disseções geométricas; Estruturação espacial; Estruturação geométrica; Estruturação lógico formal; Geometria dinâmica; Interdisciplinaridade Artes Visuais e Matemática; Ligações 3D-2D; Pensamento computacional; Raciocínio geométrico; Transformações geométricas e Visualização.
Esta publicação, de acesso livre, tem como organizadores Cristina Loureiro, responsável pela secção, e a Equipa Editorial da Educação e Matemática.
Contamos que seja útil aos professores.

Capa Ebook

 

Os conteúdos de matemática que ensinamos hoje, talvez na educação de um modo geral, mas particularmente no ensino não superior, objeto de investigação desta publicação, são frequentemente questionados tanto por professores quanto por alunos, e mesmo por outros setores da sociedade. Assim um dos aspectos relevantes do livro A matemáticas nos programas do ensino não-superior (1835-1974), editado por António José Almeida e José Manuel Matos, é o suporte digital que contém os programas de matemática a partir de 1870 até 1974.

Capa Ebook

 

A Coleção História e Memória do Ensino da Matemática, apoiada pelo Grupo de Trabalho sobre História e Memória do Ensino da Matemática da Associação de Professores de Matemática, pretende divulgar trabalhos científicos sobre história do ensino da Matemática, difundindo perspectivas, metodologias e temas entre investigadores da área e divulgando junto de professores e do público em geral produções nesta área.

Capa Ebook

 

A Coleção História e Memória do Ensino da Matemática, apoiada pelo Grupo de Trabalho sobre História e Memória do Ensino da Matemática da Associação de Professores de Matemática, pretende divulgar trabalhos científicos sobre história do ensino da Matemática, difundindo perspectivas, metodologias e temas entre investigadores da área e divulgando junto de professores e do público em geral produções nesta área.

Capa Ebook

 

Este livro surge na sequência do trabalho de desenvolvimento curricular no âmbito da Educação Financeira que tem vindo a ser realizado pelos autores. O desafio para realizar uma exposição de livros e materiais que ilustrasse a ligação entre a Educação Financeira e a Matemática conduziu-nos a estudar a inserção do tema no passado.

O trabalho inicia-se com um levantamento dos trabalhos recentes na área, indicando, a par das recomendações internacionais, as produções nacionais, quer as de índole governamental, quer as pesquisas desenvolvidas em instituições de ensino superior, quer ainda as experiências de exploração do tema em aula.

Capa Ebook