e-Books

A publicação Contributos para o desenvolvimento do pensamento computacional em Matemática: Materiais de apoio para os professores do 1.º ciclo do ensino básico decorre do trabalho realizado na formação contínua de professores do 1.º ciclo do ensino básico pelo Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, no âmbito do Projeto-Piloto MatemaTIC.

 

Esta publicação, de acesso livre, discute as principais ideias relativas às práticas de pensamento computacional que orientaram a capacitação de professores do 1.º ciclo do ensino básico e apresenta a organização dessa formação.

 

Os materiais de formação que constam desta publicação são constituídos pelo enunciado da tarefa a propor aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e um guião de exploração de apoio ao trabalho do professor.

Capa Ebook

 

A Coleção História e Memória do Ensino da Matemática, apoiada pelo Grupo de Trabalho sobre História e Memória do Ensino da Matemática da Associação de Professores de Matemática, pretende divulgar trabalhos científicos sobre história do ensino da Matemática, difundindo perspetivas, metodologias e temas entre investigadores da área e divulgando junto de professores e do público em geral produções nesta área.

Esta coleção é composta de várias séries:

A 1.ª série, denominada Ecos de um passado. Listagens cronológicas de documentação educativa, é composta pela subsérie A – Portugal continental e ilhas adjacentes, e  subsérie B – Territórios ultramarinos

A 2.ª série intitulada Temas de Investigação pretende trazer a público estudos sobre a história da educação matemática em diferentes segmentos do ensino não superior, difundindo perspetivas, metodologias e temas entre investigadores da área, bem como junto de professores e do público em geral.

A 3.ª série intitulada Ecos de um passado – Histórias. Esta série traz ao grande público pequenas investigações sobre temas de história do ensino da matemática.

A 4.ª série com o título de Republicações de matemática pretende divulgar documentos relacionados com história do ensino da matemática que já não se encontram ao alcance do grande público.

Capa Ebook

 

A Coleção História e Memória do Ensino da Matemática, apoiada pelo Grupo de Trabalho sobre História e Memória do Ensino da Matemática da Associação de Professores de Matemática, pretende divulgar trabalhos científicos sobre história do ensino da Matemática, difundindo perspetivas, metodologias e temas entre investigadores da área e divulgando junto de professores e do público em geral produções nesta área.

Esta coleção é composta de várias séries:

A 1.ª série, denominada Ecos de um passado. Listagens cronológicas de documentação educativa, é composta pela subsérie A – Portugal continental e ilhas adjacentes, e  subsérie B – Territórios ultramarinos

A 2.ª série intitulada Temas de Investigação pretende trazer a público estudos sobre a história da educação matemática em diferentes segmentos do ensino não superior, difundindo perspetivas, metodologias e temas entre investigadores da área, bem como junto de professores e do público em geral.

A 3.ª série intitulada Ecos de um passado – Histórias. Esta série traz ao grande público pequenas investigações sobre temas de história do ensino da matemática.

A 4.ª série com o título de Republicações de matemática pretende divulgar documentos relacionados com história do ensino da matemática que já não se encontram ao alcance do grande público.

Capa Ebook

 

A Coleção História e Memória do Ensino da Matemática, apoiada pelo Grupo de Trabalho sobre História e Memória do Ensino da Matemática da Associação de Professores de Matemática, pretende divulgar trabalhos científicos sobre história do ensino da Matemática, difundindo perspetivas, metodologias e temas entre investigadores da área e divulgando junto de professores e do público em geral produções nesta área.

Esta coleção é composta de várias séries:

A 1.ª série, denominada Ecos de um passado. Listagens cronológicas de documentação educativa, é composta pela subsérie A – Portugal continental e ilhas adjacentes, e  subsérie B – Territórios ultramarinos

A 2.ª série intitulada Temas de Investigação pretende trazer a público estudos sobre a história da educação matemática em diferentes segmentos do ensino não superior, difundindo perspetivas, metodologias e temas entre investigadores da área, bem como junto de professores e do público em geral.

A 3.ª série intitulada Ecos de um passado – Histórias. Esta série traz ao grande público pequenas investigações sobre temas de história do ensino da matemática.

A 4.ª série com o título de Republicações de matemática pretende divulgar documentos relacionados com história do ensino da matemática que já não se encontram ao alcance do grande público.

Capa Ebook

 

A dificuldade que sentimos relativamente à consulta de legislação que tivemos que efetuar para diversos estudos que realizámos no âmbito da história da educação matemática, especialmente na morosidade no acesso e leitura dessa documentação, estimulou-nos para a elaboração desta obra. Pois, na nossa perspetiva, esta listagem cronológica de documentação educativa que tem mais de treze mil entradas será um auxílio para os investigadores, permitindo que mesmo sem uma consulta direta à legislação se possam começar a aprofundar temas de investigação..

Capa Ebook

 

A dificuldade que sentimos relativamente à consulta de legislação que tivemos que efetuar para diversos estudos que realizámos no âmbito da história da educação matemática, especialmente na morosidade no acesso e leitura dessa documentação, estimulou-nos para a elaboração desta obra. Pois, na nossa perspetiva, esta listagem cronológica de documentação educativa que tem mais de treze mil entradas será um auxílio para os investigadores, permitindo que mesmo sem uma consulta direta à legislação se possam começar a aprofundar temas de investigação..

Capa Ebook