O presente estudo analisa o raciocínio proporcional dos alunos antes e depois do ensino formal da Proporcionalidade Directa.O seu objectivo é saber quais os tipos de estratégia que os alunos utilizam, em que situações têm tendência para utilizar estratégias mais formais e ainda de que modo identificam situações em que existe ou não Proporcionalidade Directa.
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Autor: Sara cristina Henriques Cabral da Costa Referência APM: PM040201 Data: 2007 Editora: APM Páginas: 140
Este estudo visa a avaliação qualitativa dos resultados dentro do programa de etnomatemática,com base na teoria de Paulo Freire e na etnografia como método de pesquisa.
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Autor: Pedro Paulo Scandiuzzi Referência APM: PM040049 Data: 2011-01-10 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 160
O objectivo desta investigação é analisar o processo de generalização dos novos programas de matemática do 5º ano de escolaridade, tal como é vivido e sentido pelos professores.
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Autor: Maria Arlete Cardoso Jorge Referência APM: PM040054 Data: 2011-01-10 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 363
Este trabalho tem como objectivo estudar as concepções de professores de matemática,sobre o ensino e a aprendizagem, e as suas práticas da sala de aula .
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Autor: Luís Menezes Referência APM: PM040097 Data: 2011-01-10 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 205
O estudo desenvolvido partiu de uma constatação ou se quisermos de uma reflexão sobre a época em que vivemos: uma época de nítida transformação.
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Autor: Ivete Azevedo Referência APM: PM040162 Data: 2011-01-10 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 310
O presente trabalho incide sobre o conhecimento profissional do professor de matemática do segundo ciclo do ensino básico, tem como finalidade descrever e compreender esse conhecimento, referindo os aspectos que o caracterizam e a sua origem.
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Autor: Fátima Alonso Guimarães Referência APM: PM040134 Data: 1996-01-10 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 265
Esta dissertação é o resultado de uma investigação realizada sobre a identidade profissional dos professores de matemática das escolas secundárias e sobre os processos de formação dessa mesma identidade,tendo como objectivo principal contribuir para a compreensão deste grupo de docentes e,consequentemente dos docentes em geral.
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Autor: Diamantina Ramalhete Ribeiro Carmona Referência APM: PM040111 Data: 1993-01-10 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 242
O principal objectivo desta investigação é estudar a relação entre as concepções e as práticas pedagógicas de professores de matemática.O estudo desta relação incide sobre a matemática,o ensino da matemática,a utilização do computador no ensino da matemática e a vivência profissional.Pretende-se descrever e analisar as concepções e as práticas dos professores nos quatro domínios referidos e identificar as respectivas interacções,salientando quer aspectos de convergência,como consistências e influências,quer aspectos de divergência,como inconsistências,tensões e conflitos.
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Autor: Ana Paula Canavarro Referência APM: PM040096 Data: 1993-01-10 Editora: APM Páginas: 361 ISBN: 9729053405
Nesta dissertação, abordamos a utilização da linguagem matemática na exploração de situações problemáticas envolvendo os números inteiros relativos. No estudo, consideram-se os tipos de conhecimentos mobilizados e a verbalização da consciência do desempenho na concretização de questões relacionadas com os números inteiros relativos. (…)
Esta investigação tem por objectivo estudar a formação de professores de matemática proporcionada pelo instituto superior de ciências da educação (ISCED)de Benguela, actualmente unidade orgânica de universidade Katyavala Bwila. Para tal, foram formuladas as seguintes questões:
1 - Como se caracteriza o novo plano de estudo para a formação de professores de matemática? quais os seus pontos fortes e fracos?
2 - Como se caracterizam as práticas dos formadores?
3 - A formação de professores de matemática moldada pelo seu plano de estudo e pela prática dos formadores, que entendimento atribui ao conhecimento profissional? Quais as principais dimensões deste conhecimento que são valorizadas?
Este estudo propõem-se a analisar o papel do ensino recorrente, no âmbito da aplicação da política do Rendimento Mínimo Garantido. Para isso foi seleccionado o concelho de Vila Real para universo de pesquisa empírica. Este tema remete logo para cenários de pobreza e exclusão e consequentemente para o significado e as representações que ambas assumem na sociedade, sobre os quais se desenham e constróem as respostas, materializadas na adopção das políticas sociais.
Neste trabalho apresentamos uma proposta alternativa de actividades para a pré-alfabetização matemática de crianças portadoras de deficiência auditiva,tendo,como enfoque principal,a construção do pensamento lógico-matemático dessas crianças.
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Autor: José Carlos Gomes de Oliveira Referência APM: PM040180 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 96.0
Esta investigação tem com objectivo estudar o protagonismo curricular de duas professoras de matemática do 3º ciclo e a forma como se relacionam com o currículo prescrito. Procura-se responder às questões: Como interpretam os professores o currículo oficial da matemática? Qual o grau de liberdade que sentem na gestão curricular que desenvolvem? Como adaptam a planificação concebida pelo grupo disciplinar na planificação das suas aulas? Como utilizam o currículo de matemática na sua prática lectiva? O quadro de referência teórico integra os temas: currículo, evolução do currículo nacional de matemática e protagonismo curricular.
Esta pesquisa busca conhecer a matemática praticada e elaborada por um grupo cultural.Essa matemática,que está intimamente ligada ao meio sócio cultural deste grupo é denominada Etnomatemática.Neste estudo,o grupo pesquisado é o de moradores de uma favela no Brasil;nessa comunidade foi estudada a matemática conhecida pelos adultos,matemática esta que aparece em temas ligados a suas origens rurais,ás suas atuais profissões,assim como a todos os seus afazeres.Foi também apresentado como as crianças praticam a matemática que conhecem,nas suas brincadeiras e jogos,assim como em suas tarefas profissionais.
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Autor: Marcelo Borba de Carvalho Referência APM: PM040175 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 266.0
O estudo teve como objetivo investigar as transformações vividas e percebidas por professores do ensino fundamental,durante um processo de mudança curricular.
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Autor: Gilberto Francisco Alves de Melo Referência APM: PM040172 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 159.0
Autor: Ana Paula Mourão Referência APM: PM040169 Data: 1988-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 142.0
A Álgebra é um dos campos do currículo de Matemática onde se revela mais difícil pôr em prática metodologias adequadas às características de cada aluno. O presente estudo tem por objectivo conhecer a influência que pode ter na aprendizagem dos alunos uma proposta curricular para o ensino da Álgebra que dá ênfase às tarefas de exploração e investigação, às conexões dentro e fora da Matemática e ao uso da tecnologia. O estudo foi realizado numa das minhas turmas do 8º ano, o que me proporcionou também a oportunidade de explorar novas perspectivas metodológicas e reflectir sistematicamente sobre vários aspectos da minha prática. Para averiguar o seu pensamento algébrico e as suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem dos conceitos algébricos, utilizei três métodos de recolha de dados: o bservação participante com registo em diário de bordo, entrevistas e documentos produzidos pelos alunos. (...)``
Autor: Maria Eduarda Batista Moura Referência APM: PM040168 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 103.0
Este trabalho tem por objectivo estudar os saberes profissionais de professores de matemática.
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Autor: Maria Helena Cunha Referência APM: PM040167 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 274.0
No primeiro capítulo deste trabalho refere-se o início da vida científica de Ruy Luís Gomes, os matemáticos que maior influência tiveram nas orientações que escolheu e analisa-se o impacto que a sua obra teve no mundo científico.Destaca-se a investigação feita por Ruy Luís Gomes na área da Teoria da Relatividade e refere-se as consequências dessa investigação não só a nível científico mas também cultural.No segundo capítulo, apresenta-se as actividades desenvolvidas e analisa-se o impacto que tiveram para o desenvolvimento científico do nosso país.No terceiro capítulo aborda-se as dificuldades sentidas pelos cientistas portugueses a partir de 1945 e as actividades levadas a cabo por cientistas estrangeiros para as colmatar. Finalmente é dada uma perspectiva da euforia popular causada pelo regresso dos investigadores exilados e as consequências que teve a nível científico social e cultural.No quarto capítulo faz-se uma pequena abordagem à vida política de Ruy Luís Gomes, onde se refere as prisões, os movimentos democráticos que liderou e as causas porque lutou.
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Autor: Rita Manuela Adegas da Cunha Referência APM: PM40226 Data: 2011-04-29 00:00:00 Editora: APM Páginas: 85.0
A presente investigação tem como objectivo contribuir para a compreensão do modo como os professores de Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico organizam a sua prática pedagógica, tendo em conta as novas orientações curriculares, que dificuldades enfrentam nessa organização e de que forma o conhecimento profissional do professor as influencia e é influenciado.
O principal objectivo deste estudo é compreender a forma como futuros professores do 1º ciclo do ensino básico reflectem sobre as suas práticas lectivas de ensino da Matemática, tendo em conta o modo e o conteúdo dessa reflexão. Analisa também os possíveis factores que a influenciam, relacionados com a Matemática, a Didáctica da Matemática a formação educacional e as perspectivas sobre a profissão e seu desenvolvimento profissional.
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Autor: Catarina Raquel S. C. Alves Delgado Referência APM: PM040164 Data: 2003-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 250.0
O presente estudo etnográfico propôs-se a analisar o curso técnico em açúcar e álcool da escola técnica estadual "Perfeito Alberto Feres",em Araras-SP, para, depois de detectados os seus problemas e as suas falhas, sugerir uma nova postura diante desse curso técnico e, portanto, com objectivos diferentes do ensino tradicional.
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Autor: Patrícia Sândalo Pereira Referência APM: PM040163 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tses de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 182.0
Este estudo pretendeu compreender os processos de aprendizagem do conceito de derivada,utilizando uma experiência de ensino com ênfase na experimentação e na sua visualização gráfica,em contextos computacionais, e num ambiente de trabalho em grupo.
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Autor: Maria de Lurdes Ventura Fernandes Referência APM: PM040159 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 436.0
O presente estudo mostra a resolução de problemas aditivos,com 32 alunos de pré-escola(5a7 anos),numa escola pública do município de São Bernardo do Campo no estado de São Paulo/Brasil,no ano de 1999.
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Autor: Mónica M. Borges Mesquita Referência APM: PM040158 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 170.0
O presente estudo tem por objectivo analisar os processos matemáticos utilizados pelos alunos ao realizarem tarefas de investigação na aula de matemática,assim como o discurso promovido nessas mesmas aulas.
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Autor: Helena Isabel Caetano da Fonseca Referência APM: PM040153 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado. Editora: APM Páginas: 209.0
Tese de MestradoA Estatística e as probabilidades têm adquirido visibilidade nos currículos escolares desde os niveis mais elementares. Deste modo, considerando a necessidade de formar estudantes habilitados a raciocinar estocasticamente, torna-se necessário reflectir sobre a formação que possuem os futuros professores que vão ensinar essas temáticas. O presente estudo surgiu na senda desta preocupação e teve como objectivos orientadores:(a) Identificar dificuldades e processos de raciocínio de futuros professores em aspectos elementares ligados aos conteúdos de estatística e probabilidades; (b) Identificar dificuldades de futuros professores no planeamento e execução de aulas sobre o tema;(c) Descobrir os factores subjacentes às opções que os futros professores adoptam na sua prática lectiva; (d) compreender de que forma as dificuldades sentidas influencieam a sua prática e (e) Averiguar se a prática induz uma reflexão sobre as dificuldades e provoca mudanças de raciocínio.
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Autor: Paula Maria Pereira de Barros Referência APM: PM040152 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 282.0
O presente estudo incide sobre as concepções de perímetro e de área e os processos de resolução de problemas desenvolvidos por alunos do 6º ano,num contexto de utilização de materiais manipulativos.
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Autor: Manuel Celestino Vara Pires Referência APM: PM040001 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 199.0
Este trabalho teve como objectivo desenvolver um estudo crítico,reflexivo e analítico sobre a construção de peças de cerâmica e de outros acontecimentos da vida quotidiana dos ceramistas para,por meio dele,detectar,compreender e analisar o conhecimento matemático que os envolve,bem como a maneira que o transmitem.
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Autor: Wanderleya Nara Costa Referência APM: PM040150 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 105.0
O presente estudo, de tipo exploratório, pretende analisar se o registo vídeo permite o desenvolvimento de processos metacognitivos em futuros professores de matemática do 2º ciclo do ensimo básico,aquando da resolução de problemas.
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Autor: Paulo José Martins Afonso Referência APM: PM040149 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 208.0
Com esta investigação pretende-se compreender de que modo as experiências culturais dos alunos exploradas de um ponto de vista matemático, em contexto de sala de aula, constituem um caminho para tornar visível a matemática nelas implícita.
Esta investigação pretende averiguar qual a importância das interacções sociais na construção do conhecimento matemático dos alunos.
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Autor: Orlando Carlos Marques de Oliveira Referência APM: PM040146 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 326.0
O objectivo deste estudo é descrever e analisar a comunicação estabelecida pelos professores de matemática de 2º ciclo do ensino básico,no contexto das aulas de apoio desta disciplina.
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Autor: Maria Margarida Romão Referência APM: PM040145 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 342.0
Este estudo procurou dar resposta á problemática levantada por uma turma de 11º ano com dificuldades e/ou desinteresse na aprendizagem da matemática.
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Autor: M. Teresa Pimentel Cardoso Referência APM: PM040144 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 225.0
Este estudo,procura dar conta da problemática do insucesso escolar em geral, e do insucesso na disciplina de Matemática em particular.
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Autor: Idílio Machado Ruivo Referência APM: PM040143 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 215.0