Fundamentação:
Na sociedade em que vivemos e que pretendemos cada vez mais livre e democrática, onde o ensino da Matemática é tão importante quanto questionado, é absolutamente necessário que os professores tenham consciência do nível de profundidade dos seus conhecimentos matemáticos relacionados com as matérias que ensinam e das suas conceções sobre
Levar os professores a “tomar em mãos” a sua própria formação, refletindo individual e coletivamente sobre a sua própria prática, como forma de desenvolver competências de resolução dos diferentes tipos de problemas com que diariamente se confrontam, é essencial não só para o seu desenvolvimento profissional, mas também para a construção de uma cultura de escola capaz de enfrentar os desafios que lhe são colocados.
A estratégia global da formação disponibilizada pelo Centro de Formação APM passa pela promoção de hábitos de reflexão sobre a própria prática, essencialmente centrada no desenvolvimento de experiências ao nível da sala de aula ou na escola. A estratégia global desta formação passa ainda pela promoção de práticas colaborativas entre os professores, pela partilha das experiências vividas e pelo aprofundamento dos conhecimentos didáticos e matemáticos a lecionar. Procuramos centrar a formação na escola, dando resposta a solicitações diversas de professores e escolas, para as quais acreditamos ações a desenvolver em modalidades que proporcionassem um maior envolvimento com a prática letiva — Oficinas e Projetos de Formação.
No que respeita à prática letiva, a formação desenvolvida pelo Centro de Formação APM, incentiva o recurso a metodologias de trabalho e experiências de aprendizagem que permitam ao aluno o desenvolvimento dos objetivos dos programas de Matemática.
Tendo presente que, no essencial ensinamos o que somos, pretendemos que, formadores e formandos se envolvam na construção de uma cultura (de escola) firmada na convicção de que todos, alunos ou professores, crianças, jovens ou adultos, aprendemos com o que fazemos e que, por isso, nos desenvolvemos e transformamos ao longo da vida.
Finalidade:
Contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores, centrando a formação na escola e desenvolvendo-a em torno do aprofundamento dos conteúdos matemáticos a lecionar e da reflexão sobre as próprias práticas.
Linhas orientadoras:
Objetivos