Finalidade e objetivos do CFAPM

Fundamentação:

Na sociedade em que vivemos e que pretendemos cada vez mais livre e democrática, onde o ensino da Matemática é tão importante quanto questionado, é absolutamente necessário que os professores tenham consciência do nível de profundidade dos seus conhecimentos matemáticos relacionados com as matérias que ensinam e das suas conceções sobre

  • a natureza da matemática,
  • o aprender,
  • o ensinar e
  • o avaliar.

Levar os professores a “tomar em mãos” a sua própria formação, refletindo individual e coletivamente sobre a sua própria prática, como forma de desenvolver competências de resolução dos diferentes tipos de problemas com que diariamente se confrontam, é essencial não só para o seu desenvolvimento profissional, mas também para a construção de uma cultura de escola capaz de enfrentar os desafios que lhe são colocados.

A estratégia global da formação disponibilizada pelo Centro de Formação APM passa pela promoção de hábitos de reflexão sobre a própria prática, essencialmente centrada no desenvolvimento de experiências ao nível da sala de aula ou na escola. A estratégia global desta formação passa ainda pela promoção de práticas colaborativas entre os professores, pela partilha das experiências vividas e pelo aprofundamento dos conhecimentos didáticos e matemáticos a lecionar. Procuramos centrar a formação na escola, dando resposta a solicitações diversas de professores e escolas, para as quais acreditamos ações a desenvolver em modalidades que proporcionassem um maior envolvimento com a prática letiva — Oficinas e Projetos de Formação.

No que respeita à prática letiva, a formação desenvolvida pelo Centro de Formação APM, incentiva o recurso a metodologias de trabalho e experiências de aprendizagem que permitam ao aluno o desenvolvimento dos objetivos dos programas de Matemática.

Tendo presente que, no essencial ensinamos o que somos, pretendemos que, formadores e formandos se envolvam na construção de uma cultura (de escola) firmada na convicção de que todos, alunos ou professores, crianças, jovens ou adultos, aprendemos com o que fazemos e que, por isso, nos desenvolvemos e transformamos ao longo da vida.

Finalidade:

Contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores, centrando a formação na escola e desenvolvendo-a em torno do aprofundamento dos conteúdos matemáticos a lecionar e da reflexão sobre as próprias práticas.

Linhas orientadoras:

  • Contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática, incentivando a reflexão e a investigação sobre as práticas;
  • Promover um conhecimento mais aprofundado da matemática a lecionar;
  • Promover a reflexão sobre experiências de inovação no ensino/aprendizagem da Matemática procurando integrar a utilização das tecnologias digitais, o trabalho interdisciplinar e a avaliação;
  • Fortalecer a ligação entre o Centro de Formação, os Núcleos Regionais e os Grupos de Trabalho da APM com vista a acompanhar as necessidades e possibilidades de formação nas várias regiões e das várias áreas de intervenção da Associação;
  • Desenvolver protocolos com diversas entidades, entre elas Centros de Formação e Instituições de Ensino Superior.

Objetivos

  • Identificar e dar resposta às necessidades de formação manifestadas pelos professores;
  • Identificar e propor áreas de formação decorrentes da investigação educacional em Matemática ou de novos desafios educativos;
  • Apoiar e acompanhar grupos de docentes (Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário) que queiram investir na sua formação numa determinada área temática, quer promovendo as modalidades de formação previstas por lei, quer desenvolvendo projetos de trabalho integrados na sua prática pedagógica;
  • Apoiar experiências pedagógicas ou projetos de inovação em curso ou a iniciar, proporcionando aos docentes um ambiente que lhes permita aprofundar a reflexão sobre as suas práticas, a formação, a divulgação/permuta;
  • Criar condições para que os processos de ação/formação, explicitados nos dois objetivos anteriores, possam corresponder a momentos de investimento pessoal e profissional e desenvolvam hábitos e práticas de (auto)formação partilhadas no terreno da ação pedagógica;
  • Promover a troca de experiências (e a ligação entre os diferentes intervenientes) a nível da inovação pedagógica, da formação contínua e da problematização das práticas;
  • Estimular a aproximação e a interseção entre as práticas e as problemáticas de áreas como a dinamização e inovação pedagógica, a investigação educacional, a formação de docentes e a intervenção na política educativa.