O presente estudo etnográfico propôs-se a analisar o curso técnico em açúcar e álcool da escola técnica estadual "Perfeito Alberto Feres",em Araras-SP, para, depois de detectados os seus problemas e as suas falhas, sugerir uma nova postura diante desse curso técnico e, portanto, com objectivos diferentes do ensino tradicional.
Categorias:
Teses
Autor: Patrícia Sândalo Pereira Referência APM: PM040163 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tses de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 182.0
Este estudo pretendeu compreender os processos de aprendizagem do conceito de derivada,utilizando uma experiência de ensino com ênfase na experimentação e na sua visualização gráfica,em contextos computacionais, e num ambiente de trabalho em grupo.
Categorias:
Teses
Autor: Maria de Lurdes Ventura Fernandes Referência APM: PM040159 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 436.0
O presente estudo mostra a resolução de problemas aditivos,com 32 alunos de pré-escola(5a7 anos),numa escola pública do município de São Bernardo do Campo no estado de São Paulo/Brasil,no ano de 1999.
Categorias:
Teses
Autor: Mónica M. Borges Mesquita Referência APM: PM040158 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 170.0
O presente estudo tem por objectivo analisar os processos matemáticos utilizados pelos alunos ao realizarem tarefas de investigação na aula de matemática,assim como o discurso promovido nessas mesmas aulas.
Categorias:
Teses
Autor: Helena Isabel Caetano da Fonseca Referência APM: PM040153 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado. Editora: APM Páginas: 209.0
Tese de MestradoA Estatística e as probabilidades têm adquirido visibilidade nos currículos escolares desde os niveis mais elementares. Deste modo, considerando a necessidade de formar estudantes habilitados a raciocinar estocasticamente, torna-se necessário reflectir sobre a formação que possuem os futuros professores que vão ensinar essas temáticas. O presente estudo surgiu na senda desta preocupação e teve como objectivos orientadores:(a) Identificar dificuldades e processos de raciocínio de futuros professores em aspectos elementares ligados aos conteúdos de estatística e probabilidades; (b) Identificar dificuldades de futuros professores no planeamento e execução de aulas sobre o tema;(c) Descobrir os factores subjacentes às opções que os futros professores adoptam na sua prática lectiva; (d) compreender de que forma as dificuldades sentidas influencieam a sua prática e (e) Averiguar se a prática induz uma reflexão sobre as dificuldades e provoca mudanças de raciocínio.
Categorias:
Teses
Autor: Paula Maria Pereira de Barros Referência APM: PM040152 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 282.0
O presente estudo incide sobre as concepções de perímetro e de área e os processos de resolução de problemas desenvolvidos por alunos do 6º ano,num contexto de utilização de materiais manipulativos.
Categorias:
Teses
Autor: Manuel Celestino Vara Pires Referência APM: PM040001 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 199.0
Este trabalho teve como objectivo desenvolver um estudo crítico,reflexivo e analítico sobre a construção de peças de cerâmica e de outros acontecimentos da vida quotidiana dos ceramistas para,por meio dele,detectar,compreender e analisar o conhecimento matemático que os envolve,bem como a maneira que o transmitem.
Categorias:
Teses
Autor: Wanderleya Nara Costa Referência APM: PM040150 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 105.0
O presente estudo, de tipo exploratório, pretende analisar se o registo vídeo permite o desenvolvimento de processos metacognitivos em futuros professores de matemática do 2º ciclo do ensimo básico,aquando da resolução de problemas.
Categorias:
Teses
Autor: Paulo José Martins Afonso Referência APM: PM040149 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 208.0
Com esta investigação pretende-se compreender de que modo as experiências culturais dos alunos exploradas de um ponto de vista matemático, em contexto de sala de aula, constituem um caminho para tornar visível a matemática nelas implícita.
Esta investigação pretende averiguar qual a importância das interacções sociais na construção do conhecimento matemático dos alunos.
Categorias:
Teses
Autor: Orlando Carlos Marques de Oliveira Referência APM: PM040146 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 326.0
O objectivo deste estudo é descrever e analisar a comunicação estabelecida pelos professores de matemática de 2º ciclo do ensino básico,no contexto das aulas de apoio desta disciplina.
Categorias:
Teses
Autor: Maria Margarida Romão Referência APM: PM040145 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 342.0
Este estudo procurou dar resposta á problemática levantada por uma turma de 11º ano com dificuldades e/ou desinteresse na aprendizagem da matemática.
Categorias:
Teses
Autor: M. Teresa Pimentel Cardoso Referência APM: PM040144 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 225.0
Este estudo,procura dar conta da problemática do insucesso escolar em geral, e do insucesso na disciplina de Matemática em particular.
Categorias:
Teses
Autor: Idílio Machado Ruivo Referência APM: PM040143 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 215.0
O presente estudo procurou fazer um levantamento das concepções acerca do infinito entre alunos de uma turma do 10º ano de escolaridade, do curso tecnológico de design,que frequentavam a disciplina de métodos quantitativos, e verificar até que ponto estas podiam ser questionadas e possivelmente alteradas.
Categorias:
Teses
Autor: Maria Helena Martinho Referência APM: PM040142 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 174.0
Este estudo investiga como se vem desenvolvendo a prática educativa de alguns professores de matemática,que deram aulas de álgebra elementar ao longo de suas trajetórias profissionais e,que vivenciaram a implantação/discussão da matemática moderna no nosso sistema educacional.
Categorias:
Teses
Autor: Marco António Geraldo de Oliveira Referência APM: PM040140 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tses de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 120.0
Este estudo tem como objectivo:compreender e analisar as perspectivas dos professores de matemática do ensino secundário sobre o discurso envolvido na condução das aulas,relacionando-o com as tarefas propostas aos alunos;e perceber a influência que a reflexão em grupo sobre o discurso envolvido na condução das tarefas de aprendizagem pode ter no seu desenvolvimento profissional.
Categorias:
Teses
Autor: João Pedro Soares Almiro Referência APM: PM040139 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 325.0
Esta investigação insere-se no domínio do desenvolvimento profissional dos professores do 1º ciclo e decorre no contexto de um trabalho colaborativo,envolvendo uma actividade conjunta de três docentes e da autora deste estudo na discussão e reflexão sobre as novas propostas pedagógicas ao nível do ensino da matemática para o 1º ciclo e a sua concretização em termos de tarefas para a sala de aula.
Categorias:
Teses
Autor: Maria da Graça Gomes Vieira Correia Referência APM: PM040138 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 313.0
Esta investigação inscreve-se no domínio do desenvolvimento profissional dos professores do 1ºciclo e tem como objectivo analisar e compreender odesenvolvimento profissional dos professores do 1ºciclo e seu contributo para as práticas de sala de aula com enfoque na aula de matemática.
Categorias:
Teses
Autor: Elvira da Graça Ferreira Referência APM: PM040137 Data: 2000-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 292.0
Autor: Ana Cristina Ferreira Referência APM: PM040136 Data: 1998-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 164.0
O conhecimento profissional do professor e as investigações na sala de aula: um estudo nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. O objectivo desta Tese é contribuir para a compreensão do conhecimento profissional do professor de Matemática envolvido no desenvolvimento de tarefas de investigação na sala de aula, focando-se em quatro questões orientadas: - Como é que os professores colocam em prática as tarefas de investigação, considerando a planificação e condução das aulas? - Que dificuldades sentem os professores no desenvolvimento de tarefas de investigação na sala de aula? - Como é que o conhecimento didáctico dos professores influencia o desenvolvimento de tarefas de investigação? - Como é que o conhecimento didáctico dos professores é influenciado pelo desenvolvimento de tarefas de investigação?
Este estudo analisa o conhecimento matemático e didáctico do professor estagiário associado á realização de trabalho investigativo na aula de matemática.
Categorias:
Teses
Autor: Lina Maria Amador Brunheira Assunção Referência APM: PM040133 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 268.0
A grande finalidade deste estudo é compreender como funciona o pensamento dos sujeitos quando estes são postos a resolver situações ligadas á matemática, em particular aos números racionais.
Categorias:
Teses
Autor: Isolina Oliveira Referência APM: PM040132 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 210.0
A presente investigação incidiu no contexto do estágio integrado da licenciatura em ensino de matemática e incidiu sobre as concepções que um grupo de professores estagiários de matemática possuíam sobre o conceito de função.
Categorias:
Teses
Autor: António José Cadete Alves Referência APM: PM040131 Data: 2000-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 149.0
Este estudo investigou as concepções de professores acerca da matemática e da utilização de computadores,procurando destacar e discutir eventuais relações entre essas concepções e as práticas lectivas.Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa,entrevistando oito professores de matemática e acompanhando-os num programa de formação, no âmbito do qual se observaram reuniões e aulas onde foram utilizados os computadores.
Categorias:
Teses
Autor: António Filipe Azevedo Referência APM: PM040130 Data: 1993-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 240.0
Autor: José António de Oliveira Duarte Referência APM: PM040129 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 290.0
Neste trabalho procura-se indicar as características de um software para apoiar o estudo numérico e gráfico das sucessões numéricas, no ensino secundário.
Categorias:
Teses
Autor: Fátima Regina Duarte Jorge Referência APM: PM040126 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 321.0
Esta dissertação versa sobre o Ensino da Matemática no 2º ciclo liceal, no Estado Novo (1947/1968). Apresentamos, em primeiro lugar, nas suas múltiplas dimensões e, sobretudo, nos obstáculos por ele criados relativamente ao desenvolvimento económico reflectido, naturalmente, no Sistema Educativo. Privilegiamos, neste primeiro contacto, o problema da Educação no Estado Novo, abordando as linhas essenciais das políticas educativas.
Categorias:
Teses
Autor: Maria Clara Correia Ferreira Lino Referência APM: PM040193 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 240.0
O estudo apresentado,incide na aprendizagem matemática escolar dos alunos do 8º ano de escolaridade.Tem como preocupação principal compreender como é que o saber matemático dos alunos é estruturado e desenvolvido na relação com as actividades vividas em contexto na sala de aula .
Categorias:
Teses
Autor: Madalena Pinto dos Santos Referência APM: PM040122 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 339.0
Este estudo incide na realização de mini testes nos últimos minutos de aula, focando os conteúdos leccionados na mesma, interfere na aprendizagem da Matemática, gerando o sucesso?Para o aprofundamento e contextualização do problema, foram definidas questões para investigação de forma a operacionalizar o estudo e a focar pontos importantes relativos ao problema escolhido:Os alunos submetidos a mini testes irão melhorar a postura na sala de aula, quanto à atenção? revelam um melhor desempenho que os alunos que não foram submetidos? terão melhor sucesso na disciplina de Matemática?
Tese de MestradoEm Portugal continuamos a ter alunos que encaram o conhecimento académico, nomeadamente a Matemática, como desprovido de significado. Contudo, existem casos de escolas nas quais muitos deles conseguem encontrar um sentido para o seu futuro. A Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN)é uma delas. Apresentando uma cultura de escola marcante, enquanto escola vocacional, os alunos que a frequentam procuram construir um futuro na área da Dança.
Autor: Sara Gabriela da Silva Piscarreta Referência APM: PM040119 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa da própria colecção. Editora: APM Páginas: 265.0
Este estudo incide sobre as concepções e atitudes dos alunos no 8ºano em relação á matemática,no contexto de actividades de projecto e investigação com utilização da linguagem Logo.Tem como duplo objectivo investigar em profundidade as atitudes dos alunos através da compreensão das suas concepções sobre a matemática,e iluminar a compreensão acerca da eventual contribuição dos computadores na promoção de atitudes positivas dos alunos em relação á matemática.
Categorias:
Teses
Autor: João Filipe Matos Referência APM: PM040118 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 257.0
A investigação debruçou-se sobre a utilização de um site na web,construído para o efeito, a partir do qual os alunos realizavam, na sala de aula ,tarefas de aprendizagem.
Categorias:
Teses
Autor: M. Manuela de Abreu Ferreira Simões Referência APM: PM040116 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado. Editora: APM Páginas: 242.0
Este estudo decorreu no contexto de uma experiência pedagógica,prolongada no tempo,levada a cabo numa turma do 8ºano de escolaridade em que se valorizou o trabalho em pequenos grupos,e se privilegiou a realização de tarefas de resolução de problemas e de natureza investigativa.
Categorias:
Teses
Autor: Cristina Natália da Fonseca Referência APM: PM040115 Data: 1999-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 157.0
O estudo que se descreve decorreu no ano lectivo de 1995/96, numa turma do 7º ano de escolaridade. Nela foi implementada uma proposta pedagógica em que se valorizou o ensino/aprendizagem em pequenos grupos cooperativos a trabalharem em tarefas matemáticas de natureza problemática durante um período de tempo.
Categorias:
Teses
Autor: Vladimiro Sérgio de Sousa Machado Referência APM: PM040114 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 216.0