Este estudo é uma investigação com o professor sobre o seu trabalho. Tem dois objectivos:1- descrever e analisar o trabalho de duas professoras orientado para o envolvimento dos seus alunos em actividades de argumentação matemática.2- Compreender potencialidades e problemas emergentes do desenvolvimento de um projecto de investigação colaborativa centrado na reflexão sobre as práticas destas professoras.Ao primeiro objectivo associam-se questões que visam dar a conhecer desafios com que as professoras se confrontaram ao prepararem o ensino e ao criarem nas suas aulas contextos facilitadores da emergência e desenvolvimento de argumentação matemática.Do segundo objectivo decorreram questões focadas em aspectos considerados relevantes ou problemáticos no desenvolvimento do projecto e naquilo que o facilitou ou constrangeu.
O presente estudo incide sobre as relações entre competência matemática e utilização das tecnologias de informação e comunicação, designadamente, da Internet, no contexto do campeonato de resolução de problemas Sub 14, promovido pelo departamento de matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade do Algarve.
O Programa de Matemática para o Ensino Básico em vigor (homologado no passado recente) inclui um assunto novo no tema Geometria. Trata-se da Simetria e de uma abordagem mais desenvolvida das Transformações Geométricas. Na sua formação inicial, tanto nas Escolas Superiores de Educação como nas Universidades, os actuais professores de Matemática não fizeram qualquer preparação matemática no que diz respeito à Simetria e as próprias Transformações Geométrica foram nas Universidades tratadas como um tema da Álgebra Linear, com métodos impossíveis de serem transferidos pelos professores para a geometria do Ensino Básico. Desta forma, os professores defrontam como é bem reconhecido imensas dificuldades para ensinar estes tópicos, ainda por cima dada a não existência de livros de matemática em português sobre estes assuntos, impossibilitando assim as suas tentativas de auto-formação.O livro tem 7 capítulos Transformações Geométricas, Isometrias, Simetria, Rosáceas, Frisos, Padrões e Semelhanças , num total entre 150 e 200 páginas. Este projecto inclui ainda um site de apoio ao livro, já divulgado, para permitir aos leitores acesso a pequenos vídeos e tutoriais, ficheiros interactivos num programa de geometria dinâmica, etc.
Esta brochura dá continuidade à brochura de 2007, Desenvolvendo o sentido do número racional. O seu principal objetivo é proporcionar aos professores um recurso para o ensino da multiplicação e divisão de números racionais positivos, considerado um dos tópicos mais complexos do currículo do 2º ciclo.Na brochura são apresentadas tarefas agrupadas em seis sequências, permitindo aos alunos o desenvolvimento da compreensão destas operações já trabalhadas no 1º ciclo, mas agora alargadas ao conjunto dos números racionais não negativos. Para cada sequência de tarefas são definidos objetivos específicos e notas gerais explicitando aspetos considerados relevantes, de modo a que os professores possam decidir da sua utilização fundamentada. Nalguns casos é feita uma análise de estratégias dos alunos. A grande maioria das tarefas foram testadas e revelaram-se eficazes, mesmo para crianças com mais dificuldades.Além das sequências de tarefas apresenta-se inicialmente uma breve fundamentação teórica baseada na literatura especializada sobre o raciocínio multiplicativo, considerações sobre a multiplicação e a divisão e são feitas algumas sugestões para a exploração das tarefas
Editorial Um ponto de situação necessário João Pedro da Ponte Artigos Como estamos de aprendizagens? A matemática na escola, reportagem na Pontinha Ana Paula Canavarro; Lina Brunheira Como estamos de aprendizagens? um olhar sobre o 4º ano Alice Carvalho; Helena Amaral As práticas dos professores de matemática em portugal João Pedro da Ponte ; Lurdes Serrazina Como estamos de aprendizagens? um olhar sobre o 6º ano Fátima Guimarães; Maria José Boia A transição do ensino básico para o ensino secundário vista por alunos e professores Ana Vieira Lopes; Maria Lúcia Grilo; Teresa Carrilho da Graça Currículo de matemática e formação de professores Henrique M. Guimarães; Isabel Fevereiro; João Pedro da Ponte ; Olívia Sousa Foram-se os desdobramentos e a tecnologia e ... ficaram os exames?! Mª Adelina Precatado O estado dos manuais escolares de matemática em Portugal Célia Sofia Silva Como estamos de aprendizagens? um olhar sobre o 9º ano Fernanda Perez; Manuela Diogo A formação inicial de professores de matemática: contributos para uma reflexão Leonor Santos Vivências do profmat 2004 Isabel Paula Secções ActualidadesRankings, para que vos quero? Mª Adelina Precatado; Ana Paula Canavarro Materiais para a aula de MatemáticaConservação da energia mecânica Materiais para a aula de MatemáticaPrever o alcance da esfera Pontos de vista, reacções e ideias ...Pontos de vista, reacções e ideias O problema deste número, José Paulo VianaBerlindes em quatro taças Ano Temático - Matemática e JogoDados sobre dados Ano Temático - Matemática e JogoTabula, regras do tabuleiro de jogo Ano Temático - Matemática e JogoTeoria de jogos: jogos de dois n-jogadores Manuel Martins Ferreira; Maria Cristina Peixoto Matos Ano Temático - Matemática e JogoSucessões e jogos João Rino Para este número seleccionámosUma tarefa inacabada: desafios aos educadores matemáticos para as próximas décadas Edward Silver; Jeremy Kilpatrick Tecnologias na educação matemática, Branca SilveiraCabriworld 2004
Editorial A persistência das vontades na transitoriedade do tempoLeonor Santos Artigos O que pensam os alunos sobre a avaliação?Jorge Pinto; Leonor Santos A avaliação e a aprendizagem: da neutralidade técnica à intencionalidade pedagógicaJorge Pinto Avaliando competências através de portfóliosAntonieta Lourenço; Isabel Paula Avaliar competências: uma tarefa impossível?Leonor Santos Como avaliar competências: algumas questões para reflexãoNuno Garção; Rosário Bento; Rosário Espírito Santo Descrição de um caso de zigue-zague entre dois sistemas de avaliação de alunosPedro Esteves Testes em duas fases: uma experiênciaAna Martins; Cristina Saporiti; Pedro Neves; Rita Bastos; Sofia Trindade Avaliarpara adaptar as aprendizagens à medida dos conhecimentos dos alunosJean-Marie Kraemer Um olhar sobre as concepções dos professores sobre a avaliação no ensino secundário...Amélia Rafael Rankings das escolas: uma avaliação de organizações educativas?Ana Benavente; Domingos Fernandes; João Barroso; Margarida Lucena; Maria Eugénia Varela Gomes; Redacção da E.M.; Virgínio Sá; Vítor Sarmento Portefólios: uma luz na sombra da vozJoão Pedro Aido Avaliação da actividade investigativa: Uso de uma tabela de descritoresJosé Manuel Varandas A avaliação aferida, as práticas profissionais e o desenvolvimento de projectos curricularesIsabel Rocha Com o PauloRedacção da E.M. Com o Paulo. Associação de Professores de Matemática: esperança e desafioJoão Pedro da Ponte Com o Paulo. Mudam-se os tempos, mudar-se-ão as vontades?Ana Paula Canavarro; Joana Brocardo Com o Paulo. Diz-me como avalias, dir-te-ei como ensinas...Leonor Santos; Paula Teixeira Com o Paulo. O estilo APMEduardo Veloso Com o Paulo. O estilo APMIsabel Rocha; Manuela Pires Com o Paulo. Reforma, mentiras e professoresAna Vieira Com o Paulo. Viver e pensar a aula de MatemáticaHelena Fonseca Com o Paulo. Educação Matemática dez anos depoisHenrique M. Guimarães Com o Paulo. As duas faces da escolaIsolina Oliveira Com o Paulo. Matemática, projectos e oportunidadesCristina Loureiro Com o Paulo. Para nunca estarmos sozinhosManuel Abrantes Secções Materiais para a aula de MatemáticaContrato de Projecto de EstudoMário Azevedo Pense NistoAvaliação em Matemática: Pense nisto!Fátima Pona; Helena Isabel Sousa; Isabel Cristina Dias ActualidadesO acesso ao ensino superior: para onde correm os alunos?Isabel Rocha; Manuela Pires Materiais para a aula de MatemáticaRealização de um portefólioJoão Pedro Aido O problema deste número, José Paulo VianaQuatro números e diferenças Tecnologias na educação matemática, Branca SilveiraUma nova dimensão de oportunidades. Plano de acção para a sociedade de informação Para este número seleccionámosAs relações avaliativasCaroline Gipps
Editorial Literacia matemáticaCristina Loureiro Artigos A insustentável leveza da mudançaLúcia Borrões Saber matemático básico: uma comparação com outros temposJosé Manuel Matos Literacia estatísticaJoão Branco; Maria Eugénia Graça Martins A Matemática e a literacia quantitativaJaime Carvalho e Silva Discussões matemáticasPascal Paulus "Em terra de olhos quem tem rei é cego"Adriana Figueiredo; Conceição Ferreira; Helena Rajão; José Augusto Saleiro; Teresa Dias Cidadania e matemática no 1º cicloPedro Almeida Audiências, share e serviço público de televisão: a educação matemática e cidadania em acçãoAna Sofia Alves; João Filipe Matos; Vanda Ramos "Aprendemos a demonstrar, certamente, mas aprendemos também a conjecturar" O legado de PolyaHélia Oliveira Mesa redonda sobre o PISA e outros estudos sobre a literaciaCristina Loureiro (moderadora) Competência matemática e competências de cálculo no 1º cicloLurdes Serrazina Continuidade e mudança no papel do professorJoão Pedro da Ponte Formar professores um testemunho na primeira pessoaJosé Duarte Secções ActualidadesCombate ao insucesso na Matemática e nas Ciências?Mª Adelina Precatado; Helena Fonseca Materiais para a aula de MatemáticaSIC ultrapassa TVI na última semanaAna Sofia Alves; João Filipe Matos; Vanda Ramos Tecnologias na educação matemática, Branca SilveiraComputadores na formação inicialEduardo Veloso Pontos de vista, reacções e ideias ...Números certos, contas "erradas"João Cândido da Silva Pontos de vista, reacções e ideias ...Números em contexto três breves apontamentosCristina Loureiro O problema deste número, José Paulo VianaAs quatro operações Ano temático - matemática e profissõesA CortiçaPedro Esteves Ano temático - matemática e profissõesA Matemática e os MoldesJosé Galego Ano temático - matemática e profissõesOnde está a Matemática nos Jardins?José Luis Freitas Leituras, Fernando NunesO mistério do bilhete de identidade e outras históriasLina Brunheira Para este número seleccionámosA problemática da literacia quantitativaLynn A. Steen
Editorial Revisão do Secundário: Adiar para quê?Paula Teixeira Artigos Como vai o ensino da Matemática? E a APM? - Entrevista à ex-presidente Branca SilveiraRedacção da E.M. CapicuasJosé Paulo Viana 0 500º Aniversário de Pedro NunesIsabel Cristina Dias O Segredo de LeonardoLuís Reis Investigar na sala de aula e na prática profissionalJoão Pedro da Ponte Secções ActualidadesUm equívoco monumentalFátima Guimarães; Joana Brocardo Ano temático - matemática e profissõesMatemática e Profissões - novo ano, novo temaPedro Esteves Ano temático - matemática e profissõesA Matemática das costureiras - "É o pi de noventa..."Elsa Fernandes Ano temático - matemática e profissõesA Matemática e a Arquitectura - Entrevista a Álvaro Siza Luís Reis Pense NistoUm mundo assim é óptimo?Ana Paula Canavarro Tecnologias na educação matemática, Branca SilveiraCabri, Sketchpad e Cinderella. The Geometer`s Sketchpad (versão 4)Eduardo Veloso Tecnologias na educação matemática, Branca SilveiraThe Geometer s Sketchpad (versão 4)Eduardo Veloso O problema deste número, José Paulo VianaAs jogadoras de basquete Materiais para a aula de MatemáticaPedro Nunes, 1502-1578 500 anos do nascimentoGTHEM (Grupo de Trabalho sobre História e Ensino da Matemática) Pontos de vista, reacções e ideias ...E se buzinar quiser dizer outra coisa..., Helena Amaral Pontos de vista, reacções e ideias ...Reflexão em voz altaLuisa Selas Pontos de vista, reacções e ideias ..."Não quero ofender ninguém, mas...", Miriam Portela EncontrosEncontros em 2002Redacção da E.M.
Artigos02 Rede Curricular Interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciênciasBento Cavadas e Nelson Mestrinho09 Aprendizagem efetiva em STEM com a abordagem de Ensino por Ligações Transversais Fazer uma educação matemática interdisciplinar de sucesso!Rita Borromeo Ferri, Andreas Meister17 Academi@ STEM Mangualde - Um projeto inovador em PortugalFilipa Machado, Manuela Pires27 Construção de aprendizagens em matemática numa perspetiva curricular integradoraDina Morais, Helena Gil Guerreiro, Helena Moreira, Paula Figueiredo, Susana Brito35 Explorar matemática através das pegadas dos animaisNeusa Branco, Bento Cavadas, Elisabete Linhares41 Arquitetura com crescimento e pensamento algébrico. Uma mirada sobre arquitetura e matemáticaAntónio Guerreiro, Enrique Martínez Jiménez49 Cristelo: um Agrupamento em mudançaCristina Cruchinho53 Frações, razões e taxas: que trabalho em matemática para uma utilização com compreensão na resolução de problemas nas várias disciplinas?Manuela Pires60 Pode o currículo (não) ser flexível? Uma reflexão em 2019 sobre políticas curricularesMaria do Céu Roldão65 Relato de uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professoresRaquel Santos, Marisa Correia, Teresa Maia e Carmo70 Articulação interdisciplinar entre Estatística e Física: um cenário de aprendizagem no 8.º anoHélia Oliveira, Ana Henriques, Mónica Baptista84 O Digital e a Interdisciplinaridade (com a Matemática como pano de fundo)Manuel Luiz da Silva PintoSecções14 Pense NistoInquiry-Based Learning: Uma ponte para a interdisciplinaridade? Nelson Mestrinho, Bento Cavadas16 O Problema deste número José Paulo VianaSol e sombra (e um pouco de astronomia)24 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina LoureiroTécnica Pop-Up para construção de sólidos de revolução47 Materiais para a aula de MatemáticaInvestigar as pegadas dos animais, Neusa Branco, Bento Cavadas, Elisabete Linhares77 Espaço GTIMatemática e Educação financeira: possíveis conexões, Lina Fonseca, Ana Santiago81 Tecnologias na Educação Matemática António DomingosUm exemplo de dinâmicas de interdisciplinaridade suportadas pelo Moodle, João Mouro
Editorial01 A propósito das Recomendações nós também temos que ser eles! Joaquim FélixArtigos09 Os contributos de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática Joana Gamboa15 Ensino Secundário Ensino Superior: (Des)ConexõesPaulo Afonso, Jaime Carvalho e Silva, Teresa Moreira, Albano Silva20 Matemáticas na Raia 2019 Cláudia Campos, Orquídea Santos26 Olhares sobre o ProfMat2019 Lurdes Serrazina, Manuel Vara Pires27 Impressões sobre o Seminário de Investigação em Educação Matemática Adriana Richit33 Um olhar sobre a flexibilidade e autonomia curricular Elsa Campos41 A discalculia e as dificuldades na aprendizagem da Matemática: identificação e intervenção Corália PimentaSecções03 Pontos de vista, reações e ideias O currículo de matemática, Lígia CarvalhoDinâmicas de desenvolvimento curricular, Rui CandeiasAvaliação das aprendizagens, Olívia SousaFormação de educadores e professores, Renata Carvalho25 Materiais para a aula de MatemáticaTranslações e rotações de Fez, João Terroso29 Tecnologias na Educação Matemática António DomingosDois projetos de utilização de sensores pelas crianças para resolver problemas de poluição sonora na escola, Maria João Silva, Margarida Rodrigues37 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina LoureiroA Hélice de Boerdijk-Coxeter ou Tetrahelix38 O Problema do ProfMat José Paulo VianaO Problema do ProfMat201939 O Problema deste número José Paulo VianaUm triângulo e três circunferências45 Espaço GTIO ensino e a aprendizagem da proporcionalidade direta no 9.º ano: Contributo de uma unidade didática em ambiente de sala de aula invertida, Petrina Avelar, Diogo Faria, Teresinha Fumi Kawasaki
Editorial01 Colchas de linho em fio de seda bordadas Direção da APMArtigos09 Modelação matemática experimental para um ensino integrado de STEM Ana Margarida Baioa, Susana Carreira13 IV Encontro APM-IE Aprendizagens Essenciais em Matemática - perspetivas e práticas Lucília Teles14 Raciocinar tem mais que se lhe diga! Maria Eugénia Jesus, Helena Coutinho20 Percursos possíveis em Educação Fernando Emídio23 A matemática sob (sobre) pressão José Luiz Pastore Mello28 Uma caixa enigmática Ana Sofia Rézio, Beatriz Gouveia, Margarida Raposo33 Criatividade, sons e Matemática Margarida Font Amado, M. Isabel Rocha38 Conferência de Inverno 2019 Educação em Matemática e em Ciências no Século XXI Helena Martinho45 Indução Associação AtractorSecções03 Espaço GTIDesenvolver o raciocínio funcional no 6.o ano de escolaridade: contributos de uma experiência de ensino, Ana Isabel Silvestre07 Cadernos de apontamentos de Geometria Cristina LoureiroEstruturas inesperadas19 Pontos de vista, reações e ideias ... Formar para o mercado de trabalho, Patrick Götz27 O Problema deste número José Paulo Viana O terceiro lado30 Materiais para a aula de Matemática Ler, interpretar e escrever contos com informação matemática, Ana Sofia Rézio41 Tecnologias na Educação Matemática António DomingosA Khan Academy em Portugal, o ensino e aprendizagem da Matemática e a formação de professores - um contributo da EDUCOM, João Correia de Freitas, Fernando Egídio Reis, Vítor Godinho Lopes, David Costa, João Mouro
Editorial01 - Autonomia e Flexibilidade Curricular no desenvolvimento das aprendizagens em matemática: perspetivas e desafiosNádia FerreiraArtigos45 - Representar retângulos com um robotJuliana Lopes; Maria Catarina Sousa; Neusa Branco; Rita Laranginha42 - Início para todosCátia Almeida; Tiago Coelho38 - Construção do conceito de números primos por meio de jogosMartha Maçumoto; Sandra G. Schneider31 - Resolução de equações do 2.º grau com o Algebra Tiles: uma experiência no 8.º ano de escolaridadePaulo Ferreira Correia28 - Sabonetes com peso, volume e representações gráficasFelicidade Mestre; José Condeço22 - Flexibilidade e matemática na Escola Secundária Lima-de-Faria, CantanhedeMaria Caracitas; Marília Zorrinho14 - Interdisciplinaridade na aprendizagem da matemática no PAFC: olhares e sentires dos diferentes intervenientesSandra Nobre08 - Aspetos geométricos da projeção cilíndrica na cartografiaAna Paula Jahn; Vincenzo Bongiovanni03 - Problemas de Fermi: uma oportunidade para a interdisciplinaridade na aula de matemáticaNélia Mª Amado; Susana CarreiraSecçõesPontos de vista, reacções e ideias ...Adições EnigmáticasAna Rita Branco; José Manuel Filipe; Nuno Santos; Paulo AfonsoEspaço GTINúmeros racionais nos primeiros anos - a abordagem pela partilha equitativaCaderno de apontamentos de geometria, Cristina LoureiroComunicação Visual (II)Materiais para a aula de MatemáticaEstudo de transformações geométricas de gráficosSílvia ZuzarteTecnologias na educação matemática , António DomingosImplementação de dinâmicas de Gamificação no MoodleJoão MouroO problema deste número, José Paulo VianaO TERRENO DA LETÍCIA
Editorial01 Comunicação matemática no processo de ensino-aprendizagem: práticas e desafios Rosa Antónia Tomás FerreiraArtigos02 O contributo de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática Isabel Vale, Ana Barbosa09 A Comunicação oral na promoção da autorregulação da aprendizagem dos alunos em Matemática Sílvia Semana13 Comunicação matemática e aprendizagens essenciais Lurdes Serrazina19 Comunicando por gestos e palavras no ditado das construçõesMaria João Nunes, Margarida Rodrigues23 A importância das discussões coletivas para o desenvolvimento do pensamento algébrico Célia Mestre28 Contributos para a análise da comunicação (matemática) escrita dos alunos Manuel Vara Pires, Elisabete Costa, Cristiana Leite34 A escrita matemática e a intuição em Geometria Maria Helena Martinho, Helena Rocha39 Comunicando aprendizagens em análise combinatória Belmira Mota, Rosa Antónia Tomás Ferreira45 Comunicação Matemática, uma das 7 competências matemáticas fundamentais no PISA Jaime Carvalho e Silva53 Humor no ensino da Matemática: oportunidades para a aprendizagem Luís Menezes, Fernanda Ferreira62 O feedback escrito como elemento regulador na resolução de problemas João Carlos Terroso, Joana Dias, Filipa Machado71 A comunicação matemática e os desafios da Língua Gestual Portuguesa Joana Tinoco, Maria Helena Martinho, Anabela Cruz-Santos76 Não de esqueças de explicar o teu processo de resolução!Expressões do pensamento matemático na resolução de problemas com tecnologias Hélia Jacinto, Susana Carreira, Nélia AmadoSecções17 Materiais para a aula de MatemáticaQuanto dura um minuto?, Teresa Olga Duarte, Lina Brunheira33 Materiais para a aula de MatemáticaQuem tem razão?, Manuel Vara Pires, Elisabete Costa, Cristiana Leite49 Espaço GTIAvaliação e comunicação: da e para a aprendizagem, António Guerreiro, Cristina Martins60 Cadernos de apontamentos de Geometria Cristina LoureiroComunicação Visual67 Tecnologias na Educação Matemática António DomingosGeoGebra no Ensino Aprendizagem da Trigonometria e Funções Trigonométricas, Emanuel Martinho, António Domingos75 O Problema deste número José Paulo VianaFérias na Sildávia
Editorial:A insuficiência das mudanças abundantesPaulo CorreiaArtigos:À descoberta da Matemática nos caminhos do linhoAntónio Pais; Fátima Paixão ; Fátima Regina Jorge; Helena Martins; Susana DionísioEntrevista à MathGurlInês GuimarãesGeoplano ordenado e o estudo das fraçõesJosé Luiz Pastore Mello Linha de rumo de Pedro NunesEduardo VelosoReportagem - 1.º Campeonato Nacional Multipli em LeiriaAna La Féria; Dina Tavares; Eunice Oliveira; Fernando Sebastião; Hugo Lopes Menino; Rita TeixeiraA aplicação MILAGE APRENDER+, um contributo para a diferenciação pedagógica e aprendizagem autónoma da matemáticaAna Paula Alves; Mauro Figueiredo; Sílvia Zuzarte; Sónia Carla BarbosaAPS: Alunos Promotores do SucessoRaquel Azevedo; Rui LemosEnsino de conceitos básicos de probabilidade por meio de um jogo de dados e da metodologia de resolução de problemasJosé Marcos Lopes; João Vitor TeodoroSessão especial do ProfMat 2018: O papel das revistas na vida profissional dos professoresRedação da Educação e MatemáticaSecções:Materiais para a aula de MatemáticaNúmero racional como quociente1Adelaide Cosme; Isabel Rocha; Manuela PiresPara este número seleccionámosPedro Nunes (1502-1574) Sua vida e obraHenrique LeitãoPontos de vista, reacções e ideias ...O Binómio discriminante de uma equação de segundo grau com coeficientes inteirosDavid Pires DiasO problema deste número, José Paulo VianaRetas e mais retasEspaço GTIAvaliação de atitudes, valores e comportamentos: uma investigação na formação de professoresCristina Martins; Gabriela DinisCaderno de apontamentos de geometria, Cristina LoureiroEsferas e aproximações de esferas definição e definiçõesTecnologias na educação matemática , António DomingosA tecnologia entre uma tarefa de geometria analítica e a Vesica PiscisNélia Mª Amado; Susana CarreiraPontos de vista, reacções e ideias ...VAMOS JOGAR MATEMÁTICASandra Costa
EditorialAtrás dos tempos vêm tempos e outros tempos hão de virA Direcção da APMArtigosPara uma bibliografia comentada de livros infantis com matemáticaAna Luísa Costa; Fátima MendesO Estado da Educação 2016: breves notasPedro AbrantesProjecção EstereográficaEduardo VelosoPráticas Interdisciplinares em Matemática e Ciências Naturais na formação inicial de professoresBento Cavadas; Nelson MestrinhoAvaliar para as aprendizagens - Um caminho que se faz avaliandoCristina LoureiroMenino CúbicoCristina MoraisPode a escola ser diferente?1Joana ConceiçãoSecçõesMateriais para a aula de MatemáticaProblemas sobre o livro 365 pinguinsBeatriz Ribeiro; Fátima Mendes; Inês SoaresPontos de vista, reacções e ideias ...Flexibilidade e Autonomia? sem tempo..., sem confiança..., restam os exames...Adelina PrecatadoCaderno de apontamentos de geometria, Cristina LoureiroÂngulos externos de um polígono e voltas completasO Problema do ProfMat 2018, José Paulo VianaO PROBLEMA DO PROFMAT 2018O problema deste número, José Paulo VianaDATA DE NASCIMENTOEspaço GTIA aprendizagem da resolução das equações do 1.º grau uma abordagem com balançasSandra NobreTecnologias na educação matemática , António DomingosComo Galileu inventou um modelo matemáticoVítor Duarte Teodoro
Editorial01 - O Professor no seu LabirintoMaria Emília Brederode SantosArtigos16 - Que símbolos são estes?Fátima Simões; Patrícia Beites; Sandra Bento46 - Os Polígonos Estrelados Regulares e a Fórmula de EulerCarlos Assis; Thiago CastilhosO Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular PAFCCristina Cruchinho23 - Geometria descritiva e perspectiva cavaleiraEduardo Veloso30 - Questões à volta dos problemasJosé Paulo Viana33 - A inclusão da cegueira na aula de Matemática O que necessitam os professores de saber?Carlota Brazileiro37 - Expressões numéricas na promoção do pensamento relacional no 1.º ciclo do ensino básicoIsabel Correia; Neusa Branco; Susana ColaçoSecçõesPontos de vista, reacções e ideias ...44 - Dois erros no uso do Teorema de Tales/Critérios de semelhança de triângulosRogério Berrincha07 - O problema deste número, José Paulo VianaParalelas no quadrado08 - Para este número seleccionámosConceber tarefas e aulas que desenvolvam a compreensão concetual, a competência estratégica e a consciência crítica1Malcolm Swan15 - Materiais para a aula de MatemáticaNúmeros racionais como operadoresIsabel Rocha; Manuela Pires21 - Caderno de apontamentos de geometria, Cristina LoureiroGeometria com e sem muros27 - Espaço GTIAutorregulação da aprendizagem dos alunos em matemática: que papel para o professor?Sílvia Semana41 - Tecnologias na educação matemática , António DomingosKhan Academy em PortugalSusana ColaçoPontos de vista, reacções e ideias ...43 - Regra da derivada do quociente revisitadaMário Bessa
EditorialA aprendizagem da Matemática olhada a partir da investigação: uma visão de 360ºJoana BrocardoArtigosSer matemático na sala de aulaFátima MendesContributos da investigação para o ensino da Estatística e das ProbabilidadesAna Henriques; Hélia OliveiraA aprendizagem da Álgebra: resultados de estudos portuguesesJoão Pedro da Ponte Uma trajetória de aprendizagem para a classificação e definição de quadriláterosLina Mª BrunheiraO que a investigação nos diz acerca da aprendizagem da matemática com conexões ideias da teoria ilustradas com exemplosAna Paula CanavarroSublinhando resultados da investigação em modelação matemática e aplicações na aprendizagemSusana CarreiraO que nos diz a investigação sobre os contributos da avaliação para a aprendizagem: algumas notasLeonor SantosTrabalho colaborativo entre professoresDina Morais; Helena Gil Guerreiro; Helena Moreira; Paula FigueiredoComo manuais escolares abordam o tema Números RacionaisCatarina Delgado; Irene Segurado; Isabel Rocha; Joana Brocardo; Manuela PiresSecçõesEspaço GTIContributos da investigação para a aprendizagem da matemática: uma visão globalLurdes SerrazinaCaderno de apontamentos de geometria, Cristina LoureiroO desenvolvimento do raciocínio geométrico e espacialO problema deste número, José Paulo VianaO dobro do outroMateriais para a aula de MatemáticaUma experiência com peixesAna Henriques; Hélia OliveiraTecnologias na educação matemática , António DomingosO papel da tecnologia na aprendizagem da matemática: contributos da investigaçãoPense NistoUma aula virada ao contrárioCatarina Delgado; Irene Segurado; Isabel Rocha; Joana Brocardo; Manuela PiresPara este número seleccionámosConceber tarefas e aulas que desenvolvam a compreensão concetual, a competência estratégica e a consciência críticaMalcolm Swan
EditorialA propósito dos resultados das provas de aferição em matemática: em busca da consistência perdida?Ana Paula CanavarroArtigosUm exame adequado a um programa desadequadoPaulo CorreiaO modelo retangular na compreensão de algoritmos operatórios com números racionais representados em fraçãoGraciosa VelosoTrabalhar com portefólios escolaresAna Paula AlvesMediana de dados não agrupados: a questão de ser pelo menos 50%Adelaide Freitas; João Pedro Cruz; Nélia SilvaAs figuras geométricas no 1.º anoJoana ConceiçãoDesenvolver o pensamento relacional na aprendizagem dos números e das operações no ensino básicoJoão Pedro da Ponte ; Renata CarrapiçoVamos pintar ao acasoAna Meireles; Cláudia SilvestreSecções30 Anos da Educação e Matemática , Adelina PrecatadoQue fazer com a Matemática?Materiais para a aula de MatemáticaComo que por magiaRaul Aparício GonçalvesPontos de vista, reacções e ideias ...Articulação curricular, uma aposta necessáriaIrene SeguradoCaderno de apontamentos de geometria, Cristina LoureiroComo ligar 2D com 3D? Sólidos em camadas, uma possibilidade inesperada e fascinanteEspaço GTIIdeias matemáticas em contexto de creche: evidências da práticaIsabel Simões DiasTecnologias na educação matemática , António DomingosO uso da tecnologia na Holanda: um impulso através dos novos programas?Sónia PalhaO problema deste número, José Paulo VianaPerfeições Numéricas
EDITORIAL:01 - Agência no rebentar das ondas (Margarida Rodrigues)ARTIGOS03 - A matemática dos números felizes e educados (José Luiz Pastore de Mello)10 - Educação financeira e a aula de matemática (Ana Santiago, António Domingos e Paula Teixeira)15 - A caminho de Viseu para o... XXVIII seminário de investigação em educação matemática (Nélia Amado e Alessandro Ribeiro)17 - O meu ProfMat de Viseu (Sandra Duarte)22 - Moreirinhas Pinheiro (1923-2017), uma vida de professor (Rui Candeias)24 - Uma curva de cada vez... A espiral equiangular (Eduardo Veloso)27 - Contributos da percentagem para a aprendizagem dos números racionais no 1º ciclo (Helena Gil Guerreiro e Lurdes Serrazina)35 - À procura de um algoritmo (Eduarda Moura)SECÇÕES07 - O problema deste número (José Paulo Viana) No geoplano09 - O problema do ProfMat 2017 (José Paulo Viana)13 - Materiais para a aula de matemática perfis financeiros (Ana Santiago, António Domingos e Paula Teixeira)19 - 30 Anos da Educação e Matemática nos 30 anos da Educação e Matemática (Isabel Rocha) Um olhar subjetivo e sumário sobre o que foi, o que é e como poderá ser, (Fernando Nunes)32 - Caderno de apontamentos de Geometria (Cristina Loureiro) Por onde começar na Geometria? porque não pelos paralelepípedos?39 - Tecnologias na educação matemática (António Domingos) As tecnologias na aula de matemática: do Projeto MINERVA à sala de aula do futuro, (José Duarte) As tecnologias... 17 anos em (Revista), (José Duarte)44 - Espaço GTI Dificuldades em ensinar frações no 1º ciclo do Ensino Básico (Paula Cardoso e Ema Mamede)47 - Vamos jogar (Helena Rocha) Polygame (Helena Rocha e Sílvia Lopes)
EDITORIAL01 - Os desafios da Educação e Matemática, no 30.º aniversário da revista. (Lina Brunheira)ARTIGOS02 - Do Perfil e das Aprendizagens essenciais (Lurdes Figueiral)07 - O humor no ensino da Matemática pode ser coisa séria! (Luís Menezes;Pablo Flores)13 - Uma curva de cada vez... A espiral de Arquimedes (Eduardo Veloso)16 - Perguntas (mais ou menos) frequentes sobre primitivas (Luísa Branco; Patrícia Beites; Sandra Bento)26 - Tecnologia e(m) educação Matemática: uma proposta com padrões fractais no ensino básico (Artur Coelho; Valentina Piacentini)34 - O domínio da matemática nas novas orientações curriculares para a educação pré-escolar: a importância da explicitação na construção da profissionalidade do/a educador/a de infância (Margarida Mª Rodrigues)secções22 - O problema deste número Pontos e Circunferências (José Paulo Viana)24 - 30 anos da Educação e MatemáticaNos 30 anos da Educação e Matemática Uma revista para todo/as, uma revista de todo/as? (Ana Paula Canavarro)32 - Caderno de apontamentos de geometriaExperiências de simetria com crianças (Cristina Loureiro)39 - Materiais para a aula de MatemáticaUma investigação com cúpulas (Lina Brunheira)40 - Pontos de vista, reacções e ideias ...Educação Matemática Crítica: intervindo no Presente para construir o Futuro (João Terroso)42 - Espaço GTIO ensino exploratório numa primeira abordagem ao estudo da multiplicação: a importância da discussão em plenário (Ana Teresa Vieira; Hélia Pinto)45 - Tecnologias na educação matemáticaA elaboração de um caso (Miguel António Castro)
EDITORIAL01 - A tecnologia na escola... sim porque... (António Domingos) ARTIGOS02 - 30 Anos com Tecnologia: afinal onde é que estamos? (António Domingos)06 - A tecnologia do passado: os materiais manipuláveis (Rui Candeias e Cecília Monteiro)11 - Entrevista a Eduardo Veloso (Rita Bastos)15 - Revisitar Paper 40 anos depois:há tanto ainda para fazer... (Vitor Teodoro?19 - A tecnologia nos currículos de Espanha, Finlândia, Holanda e Reino Unido (Carmen León-Mantero, Sónia Palha, Nádia Ferreira, Anabela Santos)29 - Raciocínio estatístico com recurso ao programa TinkerPlots (Marisa Gregório)34 - Resolução de equações do 1º grau com recurso a applets (António Domingos)38 - Ver as estrelas... com o Geogebra (Lina Brunheira)43 - Matemática, experiências e vídeo (António Cardoso e Paulo Correia)47 - A curiosidade matemática e a tecnologia (José Paulo Viana)53 - Casos multimédia sobre ensino exploratório da Matemática: do retrato de uma prática à formação de professores (Ana Paula Canavarro, Hélia Oliveira e Luís Menezes)64 - Aprender a programar ou programar para aprender matemática? (João Torres, Miguel Figueiredo e Teresa Martinho Marques)70 - O computador enquanto tecnologia ao serviço da investigação matemática (Reinhard Kahle e Isabel Oitavem)74 - A iniciativa Laboratórios de Aprendizagem: atividades de aprendizagem inovadoras (Ana Alves, Sílvia Zuzarte e Sónia Barbosa)81 - À conversa com Rui Lima sobre a Sala de Aula do Futuro (Cristina Tudella e Lina Brunheira) SECÇÕES24 - Espaço GTIUtilização do Scratch no Ensino e na Aprendizagem da Matemática:Uma experiência de formação (Raquel Santos e Neusa Branco)33 - Materiais para a aula de Matemáticarápido rapidíssimo (Marisa Gregório)51 - O Problema deste númeroUm quadrilátero circunscrito (José Paulo Viana)61 - Materiais para a aula de Matemática Aárea do Estádio da Luz (José Paulo Viana)62 - Caderno de Apontamentos de GeometriaTecnologia, Arte e Geometria (Cristina Loureiro)73 - Materiais para a aula de MatemáticaAdivinha o número (João Torres)
EDITORIAL01 - A esperança (ma) matemática (Teresa Moreira)ARTIGOS03 - A matemática na obra de Almada Negreiros (Simão Palmeirim e Pedro Freitas)39 - Para além de Eureka: a demonstração em matemática (António M. Fernandes)17 - Uma surpreendente viagem ao japão (Marisa Quaresma e Cristina Morais)24 - Uma curva de cada vez... O caracol de Pascal (Eduardo Veloso)34 - O concurso DESAFIOS e o desenvolvimento da criatividade (Dina Tavares, Hélia Pinto e Marina Rodrigues)SECÇÕES02 - Encontros09 - Pense nistoVejam lá o que os professores de matemática escrevem nos cadernos... (Paulo Alvega)11 - Materiais para a aula de matemáticaInvestigando casos de semelhança de triângulos (Ana Vieira Lopes)13 - Espaço GTILesson study - Melhorar a aprendizagem dos alunos através da prática profissional colaborativa dos professores (Cláudia Canha Nunes, Ana Isabel Silvestre e Hélia Jacinto)22 - Caderno de apontamentos de Geometria (Cristina Loureiro)Geometria partilhada e socialmente construída (4)29 - 30 Anos APMQuando... (Arsélio Martins)30 anos, e agora? (Elsa Barbosa)32 - Tecnologias na Educação Matemática (António Domingos)Atropelados pela tecnologia? (Jaime Carvalho e Silva)45 - LeiturasEl árbol de los números: cognición, lógica y prática matemática (António M. Fernandes)46 - O Problema do ProfMat 2016 (José Paulo Viana)47 - O problema deste número (José Paulo Viana)Quadrado multiplicativo
EDITORIAL01 - E agora? (Joana Brocardo) ARTIGOS03 - Revisitando José Sebastião e Silva - a colaboração na Gazeta de Matemática (Henrique Manuel Guimarães)11 - Matemática A - 10º ano: ideias para uma possível planificação (João Almiro)15 - Crónica de uma professora de visita à Finlândia (Nadia Ferreira)31 - ProfMat 2016 - 30 anos da APM (Catarina Ferreira e Gisela Araújo)34 - Seminário de Investigação em Educação Matemática. O presente da educação Matemática em Portugal (Filipa Machado e João Carlos Terroso) SECÇÕES29 - O problema deste número José Paulo Viana Às voltas com a sequência de Lucas21 - Tecnologias na Educação Matemática (António Domingos) MATHVOLUTION: Nova plataforma online - Matemática, (Inês Santos)19 - Materiais para a aula de Matemática descobrindo curvas, (Cristina Cruchinho)10 - Pontos de vista, reações e ideias... A Lei de Titius-Bode, (João Carlos Terroso)36 - Caderno de Apontamentos de Geometria (Cristina Loureiro)Geometria partilhada e socialmente construída (3)38 - Espaço GTIAções do professor para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos, (Joana Mata-Pereira e João Pedro da Ponte)24 - Para este número selecionámosCompreensão relacional e Compreensão instrumental, (Richard R. Skemp)42 - 30 anos APM2006 - 2008: Tensões, contradições e dilemas, (Rita Bastos)Dos núcleos regionais: o caso de Évora, (Elsa Barbosa, Joaquim Félix, Sofia Delgadinho)A viagem do GTG (Grupo de trabalho de Geometria) pela E e M, Grupo de trabalho de Geometria
EDITORIAL01 Tecnologia para que te quero? (Lina Brunheira) ARTIGOS03 Contributos do Geogebra para a compreensão das propriedades e relações entre quadriláteros (Maria da Graça Bruno Pereira)09 A notável identidade e + 1 = 0 (José Luiz Pastore Mello, Carlos Eduardo de Souza Campos Granja)17 A exploração de isometrias nas Pavimentações de Penrose numa turma de 8º ano (João Carlos Terrose)27 Acontecimentos independentes ou incompatíveis? Vamos clarificar os conceitos! (Adelaide Freitas, Maria José Carvalho)34 Crónicas de outros tempos (Mária Cristina Almeida)35 O questionamento oral na sala de aula de Matemática: um elemento propiciador de avaliação formativa? (Luis Fabián Gutiérrez Fallas, Leonor Santos)43 O problema do Baltazer (Eduarda Moura) SECÇÕES42 O problema deste número (José Paulo Viana) Área Perdida24 Tecnologias na Educação Matemática (António Domingos) Vamos à cidade?... (Paulo Alvega)23 Materiais para a aula de Matemática Desporto no verão (Paulo Alvega)32 Caderno de Apontamentos de Geometria (Cristina Loureiro) Geometria partilhada e socialmente construida12 Espaço GTI O dsenvolvimento do pensamento algébrico num contexto de ensino exploratório: Um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade (Célia Mestre)41 Vamos jogar (Helena Rocha) Números e mais números02 Encontros
EDITORIAL01 Exames no final do 1º e 2º ciclos do ensino básico, para quê?(Maria de Lurdes Serrazina) ARTIGOS02 Um ponto de encontro, em todos os sentidos...(Daniela Reyes-Gasperini)05 Explorando a Geometria no espaço com o GeoGebra 3D(Valdeni Soliani Franco, Ana Paula Canavarro)14 O grande califa e os poderes mágicos da matemática(Sílvia Zuzarte)24 O meu tio, José Sebastião e Silva(Maria José Silva Sebastião)26 É mesmo necessário fazer planos de aula?(João Pedro da Ponte, Marisa Quaresma, Joana Mata Pereira)36 Para uma compreensão dos números inversos à luz do significado da medida de fração(Graciosa Veloso)41 Uma visita de estudo...mágica!(Ana Sofia Rodrigues Rézio) SECÇÕES12 O problema deste número Paralelograma e triângulos(José Paulo Viana)44 Tecnologias na Educação Matemática(António Domingos)Eu Aluno/a, assumo o controlo da minha própria aprendizagem(Sónia Barbosa)23 Materiais para a aula de Matemática um quadrado muito especial!(Sílvia Zuzarte)16 Caderno de apontamentos de Geometria A classe dos paralelogramos(Cristina Loureiro)18 Espaço GTI a discussão coletivia na resolução de problemas envolvendo números inteiros(Joana Galrinho, Neusa Branco)
EDITORIAL01 - Pensando sobre a Matemática para perspetivar o seu ensino (Ana Maria Roque Boavida) ARTIGOS03 - A emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos - entre os livros infantis e os padrões de repetição (Paula Serra e Margarida Rodrigues)13 - O confronto do PMEB2007 com o PMEB2013 nas vizinhanças da demonstração (Patricia Damas Beites)27 - Uma apresentação de <
Categorias:
Autor: Vários
Referência APM: PM050132
Data: 2015-05-27 00:00:00
Editora: APM
Páginas: 48.0
EDITORIAL01 - Ousemos de novo, não estamos sós! (A Direção da APM) ARTIGOS03 - A experiência Veiga Simão na Matemática nos terceiro e quarto anos (1972-1975) (Maria Manuela Subtil Pedro, Mária Cristina Almeida)07 - Preparar o futuro... (Eduardo Veloso)11 - Diferenciação pedagógica:Um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade (Ana cristina Tudella, Leonor Santos)19 - Problematizando uma lengalenga (Maria da Conceição de Sousa Cipriano dos Santos)31 - A Educação e Matemática entrevista... José Paulo Viana (A Redação da Educação e Matemática)38 - Arte contemporânea no Ensino das Transformações Geométricas (Diogo Batista, António Guerreiro, António Lopes) SECÇÕES36 - O problema deste número Um cubo e muitos triângulos (José Paulo Viana)45 - Tecnologias na educação matemática (António Domingos)A utilização da calculadora gráfica no currículo do Ensino Básico: Uma experiência no 8º ano (Luísa Lopes, António Domingos)27 - Materiais para a aula de Matemática <
Categorias:
Autor: Vários
Referência APM: PM050131
Data: 2015-03-24 00:00:00
Editora: APM
Páginas: 48.0
Este livro contém um conjunto de textos que se basearam no debate e na reflexão sobre a renovação do currículo de matemática dos ensinos básico e secundário. Esses textos têm constituído desde então documentos de referência sobre esse tema.
Todo o campo de prática social constitui um terreno fértil para pesquisa. Investigando as suas práticas,os profissionais da educação- professores, orientadores de estágio, formadores ou técnicos da administração educativa-aprofundam a compreensão dos problemas que se lhes colocam e testam o alcance de estratégias de intervenção. A investigação sobre a prática, realizada individualmente ou em equipas colaborativas, promove o desenvolvimento profissional dos respectivos protagonistas e dá uma maior capacidade às suas organizações para lidarem com os problemas emergentes. Esta investigação constitui, também, um contributo para o conhecimento, por parte da comunidade, dos problemas referentes ao campo profissional da educação. Reflectir e Investigar sobre a Práctica Profissional, é um livro que ganhou forma a partir de uma colecção de experiências realizadas por professores e formadores de diversos níveis de ensino, que nos interpela sobre o papel da investigação na cultura profissional dos professores.
Este livro faz uma análise comparativa dos Programas de Matemática actuais de diversos países europeus, no nível correspondente ao 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal. O seu objectivo é identificar as linhas de força e características mais salientes desses programas e estabelecer eventuais pontos de convergência e divergência com o programa português em vigor, como base para uma reflexão sobre a natureza e conteúdo dos documentos curriculares.
Este livro reúne todos os problemas submetidos a concurso nos encontros anuais de professores de matemática (ProfMat) desde 1990 até 2014, portanto 25 problemas.Reúne, igualmente, a listagem dos premiados em cada concurso e as resoluções desses problemas colocados a concurso.
O Livro Problemas e Investigações em Matemática - FUNÇÕES, trata de temas para a sala de aula, muito variados: FUNÇÕES QUADRÁTICAS, FUNÇÕES CÚBICAS, FUNÇÕES RACIONAIS, FUNÇÕES IRRACIONAIS, FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARITMICAS, FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS, FUNÇÕES E GEOMETRIA E AINDA........
Os Princípios para a Ação (NCTM) são para professores, formadores de professores, especialistas, diretores de escolas e outros líderes escolares. São também para os decisores políticos e líderes nas diversas regiões administrativas do país. Para além disto, proporcionarão uma orientação às famílias sobre o que procurar no sistema educativo e o que esperar dele para os seus filhos. Os Princípios para a Ação explicitam detalhadamente a quota parte que todos nós deve assumir no apoio ao sucesso dos alunos de hoje para assegurar um futuro luminoso para o mundo em que vivemos.
Paulo Abrantes é uma figura de primeiro plano da Educação Matemática portuguesa e internacional. A par dos seus dotes de orador excepcional e de organizador com qualidades fora do comum, manifestou sempre grande dinamismo e capacidade de realização nos grupos e projectos colectivos em q se envolvia.Este livro contém diversos dos seus escritos mais relevantes, cobrindo as áreas a que deu mais atenção: desenvolvimento curricular e avaliação, experiência matemática e formação de professores. Os textos são apresentados seguindo a ordem cronológica de publicação
Os Pentaminós são um fantástico quebra-cabeças. Pelos desafios que proporcionam, constituem um material muito interessante na exploração da Geometria no primeiro e segundo ciclos do ensino básico. Cada peça é formada por 5 quadrados, unidos pelos lados. Excluindo formas equivalentes, por rotação ou simetria, existem 12 pentaminós diferentes, denominados de acordo com as letras com que se parecem, que permitem a criação de inúmeros problemas e suas soluções. Esta pasta reúne um conjunto de propostas de trabalho, que podem ser prontamente utilizadas com os alunos, que vão permitir desde a construção de formas geométricas, com a utilização de algumas ou todas as peças do jogo, à reprodução de peças noutra escala e ao preenchimento de áreas.Uma pasta didáctica, com novo formato e os princípios de sempre. Uma reedição APM.
Consiste em dois cadernos com actividades para a sala de aula, no 1ºciclo, utilizando materiais manipuláveis(tangram, cubos, geoplano, lápis, fósforos, entre outros) e a calculadora. Estes cadernos são uma reformulação das pastas de Actividades para o 1º Ciclo(I) e (II).
Contém um conjunto de actividades realizadas em turmas do 3º ciclo, contemplando vários conteúdos inerentes ao programa.
Esta publicação faz uma breve referência aos números na Matemática e no dia-a dia, à importância do computador na Matemática e no seu ensino e descreve a metodologia seguida na secção práctica que lhe serviu de base. São ainda feitos comentários sobre a pouca importância que tem sido dada aos números na Matemática escolar em Portugal.
Este livro aborda a Matemática de fora preocupando-se principalmente com o impacto que a Matemática tem quando é aplicada ao mundo que se estende fora dela.
A mostrar produtos 210-252 de 316. Ir para página: