Este trabalho pretende estudar as concepções e práticas de três professores do ensino básico, pertencentes a três gerações diferentes,acerca da resolução de problemas,raciocínio e comunicação.
Categorias:
Teses
Autor: Luciano José Dourado Veia Referência APM: PM040067 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 237.0
Este estudo decorreu no contexto de uma experiência pedagógica levada a cabo em duas turmas do 7º ano de escolaridade em que se valorizou a exploração de situações problemáticas e a resolução de problemas e em que a calculadora foi encarada como um importante instrumento facilitador da aprendizagem.
Categorias:
Teses
Autor: Joana Maria Leitão Brocardo Porfírio Referência APM: PM040066 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 309.0 ISBN: 972-9053-38-3
O processo sincrético-analítico-sintético a compreensão das abstrações enquanto mediações constitui-se num dos pressupostos que orienta o ensino de matemática na execução de procedimentos metodológicos coerentes com a lógica de elaboração desses conceitos. Procurando desenvolver a análise dessa concepção da relação abstrato concreto,esse trabalho considera o exemplo específico do ensino de geometria analítica de 1ºe2ºgraus.
Categorias:
Teses
Autor: José Roberto Boettger Giardinetto Referência APM: PM040065 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 182.0
Este estudo pretende descrever as representações sociais de alunos de matemática da unidade de ciências exactas e humanas da universidade do Algarve em situação de estágio pedagógico e de alunos de matemática /ciências da natureza da escola S. de educação do Algarve em situação de prática pedagógica a propósito da pessoa do supervisor e do processo de supervisão.
Categorias:
Teses
Autor: António Manuel Guerreiro Referência APM: PM040064 Data: 1998-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 105.0
Autor: Maria da Conceição Costa Referência APM: PM040061 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 120.0
Autor: Maria Guilhermina Nogueira Referência APM: PM040060 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 120.0
Este estudo visa a compreensão das formas como alunos do 1ºano do ensino superior concebem a matemática e a sua aprendizagem.
Categorias:
Teses
Autor: Susana Torrado da Rosa Referência APM: PM040057 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção.Tese de Mestrado. Editora: APM Páginas: 326.0
O estudo decorreu durante os 2 primeiros anos do desenvolvimento de um projecto de uma turma de currículos alternativos do 3ºciclo do ensino básico constituída por alunos com várias repetências no seu currículo,e um passado com assiduidade muito irregular.
Categorias:
Teses
Autor: Ana Maria Prudêncio Vieira Referência APM: PM040051 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 350.0
Este estudo pretende saber qual o alcance,as potencialidades e as dificuldades associadas á realização de diferentes tipos de tarefas na aula de matemática no ensino secundário na perspectiva de professores e alunos.
Categorias:
Teses
Autor: Maria Manuela da Silva Pires Referência APM: PM040050 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 342.0
Esta investigação, na área do desenvolvimento profissional dos professores do 1º ciclo,decorre no quadro de um programa de formação contínua.
Categorias:
Teses
Autor: Maria Isabel Antunes Rocha Referência APM: PM040048 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 392.0
As dificuldades existentes com o ensino do cálculo diferencial e integral nos cursos iniciais da universidade constituíram a grande motivação para este trabalho.
Categorias:
Teses
Autor: Maria Cristina Bonomi Barufi Referência APM: PM040047 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 184.0
Este estudo inclui-se no âmbito da aprendizagem escolar de matemática de alunos do 6ºano de escolaridade,problematizando a construção do conceito de proporcionalidade directa,mmediada pela utilização da calculdora.
Categorias:
Teses
Autor: Isabel M. Glória Duarte Paula Referência APM: PM040046 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 186.0
Este estudo incide sobre as vivências de professores de matemática do 2ºciclo do ensino básico na relação e integração da calculadora no processo de ensino e aprendizagem da matemática no quadro de um programa de formação contínua,ao longo de um ano lectivo.
Fez-se uma experiência com alunos do primeiro ano do curso de Marketing do instituto superior de contabilidade e administração do Porto(I.S.C.A.P.)com reconhecida deficiência a matemática.
Categorias:
Teses
Autor: Maria de Fátima Freitas e Cruz Domingues Referência APM: PM040044 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 239.0
O estudo decorreu numa turma do 10ºano, no ano lectivo de 1993/94, e teve como objectivo investigar como os alunos, que aprendem sobre funções com meio computacionais, compreendem o conceito da função.
Categorias:
Teses
Autor: António Manuel Domingos Referência APM: PM040041 Data: 1994-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 234.0
Autor: Hélia Maria Araújo Manuel Machado Sousa Referência APM: PM040038 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 240.0
Este estudo situa-se no âmbito da aprendizagem escolar da matemática de alunos do 7ºano de escolaridade.
Categorias:
Teses
Autor: Elsa Maria Fernandes Referência APM: PM040037 Data: 1998-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 262.0
Investigou-se como é que os alunos exploram,realizam,justificam e investigam-contruções num AGD e como é isso os habilita a compreender objectos e relações geométricas, a formular conjecturas e a elaborar argumentos indutivos e dedutivos.
Categorias:
Teses
Autor: Maria Margarida Junqueira Referência APM: PM040036 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 306.0
Este estudo incidiu sobre a aprendizagem escolar da estimação da matemática,no 2º ciclo do ensino básico com o objectivo de compreender os processos utilizados pelos alunos quando produzem estimativas em contexto de aula e de identificar as suas atitudes e concepções face á estimação.
Categorias:
Teses
Autor: Maria Manuela Oliveira e Azevedo Referência APM: PM040035 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 220.0
Este estudo,tem como principal objectivo a análise da actividade matemática dos alunos no contexto de actividades de investigação e exploração matemática.
Categorias:
Teses
Autor: Ercílio Mendes Referência APM: PM040034 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 247.0
O objectivo desta investigação consistiu em conhecer e compreender as principais dificuldades reveladas por alunos do ensino superior durante a exploração de situações de aplicação e de modelação matemática, com recurso a ferramentas computacionais.
Categorias:
Teses
Autor: Fernanda Tavares Referência APM: PM040033 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 242
Autor: Guida Maria Pinto de Abreu Referência APM: PM040030 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 312.0
Autor: M. Cecília Morais Monteiro Referência APM: PM040029 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 358.0
Autor: Maria de Lurdes Marquês Serrazina Referência APM: PM040028 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 406.0
As obras de Isidoro de Sevilha (550-636) tinham finalidades pedagógicas, relativas à formaçãode clérigos ou da Nobreza.Dentre estas obras algumas dizem respeito ao conhecimento Matemático.
Categorias:
Teses
Autor: Arlete de Jesus Brito Referência APM: PM040023 Data: 1999-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 150.0
Este estudo incide sobre a implementação das tecnologias por futuros professores de matemática na sala de aula.Para além de tratar as questões da integração das tecnologias na aula de matemática, o estudo tem como suporte teórico o mentoring e a apredizagem como participação em comunidades de prática.
Este estudo apresenta compreensões da pesquisadora sobre processos de pensamento matemático de estudantes de cálculo diferencial e integral que trabalham em ambiente computacional,abordando questões matemáticas relacionadas ao conceito de derivada.
Categorias:
Teses
Autor: Mónica Ester Villarreal Referência APM: PM040022 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 402.0
Autor: Ana Maria Mesquita Referência APM: PM040019 Data: 1989-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edicção fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa da própria colecção. Editora: APM Páginas: 378.0
Este estudo incide sobre o desenvolvimento profissional de professores do 1ºciclo do ensino básico nas dimensões reflexão, práticas e conhecimento didáctico, colaboração e autonomia, no contexto de um projecto de investigação colaborativa que toma como ponto de partida as práticas comunicativas.
Autor: Maria Cecília de Castelo Branco Fantinato Referência APM: PM040016 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 198.0
Partindo das experiências do pesquisador como professor em cursos de licenciatura em matemática,surge a pergunta geradora deste trabalho:qual o significado da prova rigorosa na formação do professor de matemática?
Categorias:
Teses
Autor: António Vicente Marafioti Garnica Referência APM: PM040013 Data: 1995-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 258.0
O presente estudo, analisa a evolução das conceções e práticas de comunicação matemática do professor do 1º ciclo do ensino básico, no decorrer de um trabalho de natureza colaborativa, focado na reflexão sobre as práticas de comunicação em sala de aula. O quadro teórico incide no conhecimento profissional do professor, com especial referência às suas formas paradigmáticas e narrativas e na comunicação no processo de ensino-aprendizagem da matemática, com significativa incidência na comunicação matemática como interação social na sala. O estudo enquadra-se numa metodologia qualitativa, adota o paradigma interpretativo, segue o design de estudo de caso e integra uma vertente de trabalho de natureza colaborativa entre o investigador e três professoras do 1º ciclo do ensino básico. A recolha de dados inclui as técnicas de observação, inquisição e colaboração. A análise de dados, organizada em estudos de caso, interpreta a plenitude da informação recolhida, através de referências significativas, reconstruindo a complexidade das vivências dos participantes nesta investigação.
Categorias:
Teses
Autor: António Manuel da Conceição Guerreiro Referência APM: PM40231 Data: 2012-07-18 00:00:00 Editora: APM Páginas: 471.0
Autor: Maria da Conceição Almeida Referência APM: PM040007 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 119.0
Autor: José Manuel Leonardo de Matos Referência APM: PM040006 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 231.0
Esta tese foca as possibilidades,consequências e reflexões epistemológicas da implantação de uma proposta pedagógica alternativa ao ensino tradicional vigente (etv) na disciplina cálculo I, do curso de licenciatura em matemática, unesp,câmpus do bauru, durante o ano de 1995.
Categorias:
Teses
Autor: Maria Regina Gomes da Silva Referência APM: PM040005 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 378.0
Este estudo tem como objeto a aprendizagem Cooperativa em Matemática, tendo-se realizado, ao longo de dois anos letivos consecutivos, com alunos de uma turma-piloto, do 2º ciclo, do Novo Programa de Matemática (NPMEB),homologado em 2007.
Categorias:
Teses
Autor: Maria da Conceição de Sousa C. dos Santos Referência APM: PM40233 Data: 2013-04-04 00:00:00 Editora: APM Páginas: 617.0