Esta obra constitui um marco fundamental na história da matemática, que deste modo se torna acessível a todos os leitores de língua portuguesa que, de algum modo, se interessem pela história do desenvolvimento dos conceitos fundamentais do cálculo. Isaac Newton procede nesta obra a síntese de todas as técnicas de cálculo de tangentes e de áreas do séc. XVII. No prefácio, de Augusto Franco de Oliveira, pode ler-se "Quis a generosidade do tradutor agraciar os meus fracos préstimos de revisor, com a deferência de um pedido para prefaciar o resultado do seu esforço. Se, por um lado, amaldiçoo a minha sorte(Augusta per augusta), por outro, enleva-me aoportunidade de responder ao desafio e a possibilidade de ver o meu nome associado, ainda que infimamente, a trabalhos tão valorosos do Autos, gigante da ciência universal, e o do tradutor, seu fiel e competente servidor."
No livro com este título e que está organizado em duas partes o autos, João Rino, utiliza a primeira para discutir as potencialidades pedagógicas do Jogo em vertentes tão diversas como a sociológica e afectiva ou as suas conexões com a matemática. De acordo com o próprio autor: "o jogo é uma actividade tão antiga como o homem. Ele está ligado ao impulso lúdico do homem, traço de personalidade que persiste desde a infância, até a idade adulta. Como traço de personalidade, ele encontra a sua fundamentação em caraterísticas biológicas, culturais e sociais do ser humano. (...) Algumas caraterísticas do jogo evidenciam as suas qualidades educativas e potenciam a sua utilização num processo de aprendizagem, aqui entendida num sentido lato, extravansando o meio escolar e as estratégias pedagógicas.(...)"Na segunda parte do livro é apresentada uma variedade de jogos que podem ser utilizados, entre outros contextos, na sala de aula.
Este livro é sobre Matemática. Para quem a entenda está reservado um prémio: a compreensão profunda das questões, a verificação de que muitas coisas que pareciam completamente distintas partilham, afinal, relações profundas e a percepção de que o conhecimento humano não está dividido em compartimentos estanques. "O Fim do Mundo Está Próximo?" é um mosaico de temas matemáticos distintos, por vezes relacionados. No entanto, seja sobre o sudoku, as TAC, como ganhar no totobola, o fim do mundo, os grilos, os chuveiros ou o sexo e a banha da cobra, a matemática tem surpresas a revelar-nos. É esse o seu encanto, é essa a sua beleza.
Em 1982, realizou-se uma experência chave cujo resultado pareceu contrariar o pressuposto de Einstein de que Deus não joga aos dados com o universo.Contendo os pontos de vista de grandes físicos sobre essa experiência, este livro proporcionaainda uma introdução clara e acessível à física quântica, aos seus enigmas e às suas implicações filosóficas. Mostrando que a física é uma polémica que começa e acaba com a observação da natureza, esta obra dirige-se, por um lado, aos especialistas desta e de outras ciências e ao leitor culto que pretenda adquirir uma indispensável formação e visão científicas e, por outro lado, muito particularmente, aos professores e alunos que têm de se preparar para a nova aprendizagem da ciência, prevista, finalmente, nos novos programas de ensino em Portugal.A leitura e a discussão desta obra na sala de aula permitirão ao professor um diálogo e um debate suscitadores do interesse dos jovens pela ciência e, seguramente, um despertar de vocações.Na linha das obras incluídas na colecção «Ciência Aberta» - considerada internacionalmente uma das melhores no seu género -, este é mais um daqueles livros que são leitura obrigatória, a par dos manuais, nos países com sistemas avançados de ensino do ciência.
A Teoria dos Números Surreais foi criada pelo matemático John H. Conway por volta de 1970. Curiosamente, a primeira publicação nesta rica área de investigação foi uma novela, que aqui se apresenta aos leitores portugueses, pelo matemático D. E. Knuth. Nas palavras do autor, o seu objectivo fundamental não consistiu em ensinar a teoria de Conway, mas sim em mostrar como uma pessoa a poderia ter descoberto. Portanto, ao mesmo tempo que as personagens desta obra exploram e constroem o sistema de números de Conway, Knuth relata os seus passos em falso, as suas frustrações, mas também as suas alegrias. Knuth quis ilustrar ao leitor não especialista como as ideias matemáticas surgem e se desenvolvem. Escolheu a teoria de Conway porque, como salienta, sendo auto-contida, está relacionada com diversas áreas da matemática, e se encontra ainda, em grande parte, por desenvolver. O leitor interessado pode constatar como, sem recurso a nenhum conhecimento matemático prévio (para além dos números naturais), esta teoria se desenvolve, utilizando algumas regras muito simples e o conjunto vazio...
O estudo das propriedades dos números e das operações aritméticas forma uma parte considerável da Matemática ensinada no Ensino Secundário. Este livro aborda esse estudo de uma forma sistemática, começando nos números naturais, passando pelos números inteiros, racionais e reais e terminando nos números complexos. Naturalmente estes números têm toda uma série de propriedades interessantes, algumas das quais são aqui abordadas, tais como o princípio da indução, o pequeno teorema de Fermat, a regra de Ruffini, a irracionalidade do número de Neper ou o teorema fundamental da Álgebra, entre muitos outros.
O National Council of teacher´s of Mathematics (NCTM) tem vindo a desenvolver,desde há mais de 15 anos, um esforço concertado para elaborar normas para a matemática escolar. A APM traduziu essas normas de modo a torná-las acessíveis aos professores portugueses.
Este livro reúne um conjunto de trabalhos apresentados no X Encontro de Investigação em Educação Matemática da Secção de Educação e Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, realizado em Março de 2001. O tema - Matemática e Comunidades: a diversidade social no ensino-aprendizagem da matemática - surgiu com naturalidade e foi alvo de reflexão na Comissão Organizadora ao longo de todo o ano que precedeu o encontro. Os documentos seleccionados para leitura e análise fizeram emergir várias hipóteses de trabalho, mas foram as experiências existentes relativamente à presença da matemática nas diferentes comunidades que conduziram à definição de temas aglutinadores em torno dos quais se constituiram os grupos de discussão.
As Provas Finais nacionais de Matemática do 3.º Ciclo, de 2013 a 2018, com resoluções completas e justificadas, elaboradas por uma equipa da Associação de Professores de Matemática.
O projecto MAT 789 desenvolveu, durante vários anos, um trabalho que constituiu na concepção, experimentação e avaliação de um currículo inovador de Matemática para o 7º,8º e 9ºanos. Esta publicação reúne materiais usados pelos alunos (os quais podem sugerir ideias para novas actividades de aprendizagem) sequências de fichas de trabalho, relativas à maior parte das unidades temáticas e testes em duas fases. A apresentação dos materiais é feita exactamente como foram dados aos alunos e está organizada por temas e anos de escolaridade (números naturais, estatística, processos de contagem, funções, geometria, equações, probabilidades, grafos e matrizes).
Mais Rápido Que a Luz - que será sem dúvida um dos livros mais polémicos do ano - é a história fascinante de como a ideia herege de um jovem físico genial poderá vir a destronar Einstein e a mudar para sempre o nosso modo de ver o mundo. Em física, basta dizer-se a palavra «luz» para que todos entoem: Nada se move mais depressa do que a luz - o que é de facto verdade. Mas a luz tem outra propriedade espantosa: propaga-se a uma e uma só velocidade, que é uma das constantes da natureza. Esta ideia foi consagrada por Einstein na sua teoria da relatividade restrita e é um dos pilares da física moderna: todos lhe atribuem o estatuto de verdade religiosa. Mas e se não for correcta?Em Mais Rápido Que a Luz, o físico teórico João Magueijo, doutorado pela Universidade de Cambridge, propõe uma especulação extraordinária: que a velocidade da luz tenha sido maior no universo primordial.Por que é que alguém com trinta e poucos anos e quase de certeza com uma carreira brilhante à sua frente iria arriscar a reputação com uma ideia aparentemente tão descabida, que põe mesmo em causa Albert Einstein? Magueijo mostra neste livro original que a sua teoria da velocidade da luz variável (VSL) resolve alguns dos problemas mais difíceis da cosmologia. Embora quase todos aceitem que o cosmos teve origem num big bang, há aspectos do universo ainda por explicar. Há décadas que estes paradoxos enlouquecem os cientistas; eis que a VSL dá respostas geniais a todos de uma só vez. A teoria pode além disso ter consequências fabulosas quanto a viagens espaciais, buracos negros, dilatação do tempo e teoria das cordas. Muito ironicamente, talvez a VSL seja a porta para a teoria de grande unificação que escapou a Einstein.De certa forma, não importa se é Einstein ou Magueijo quem tem razão: este livro é acerca das ideias e do seu lugar no mundo. É acerca de como os cientistas trabalham em conjunto e acerca do que os separa. É acerca do quanto é preciso lutar para que as nossas ideias sejam aceites. No fundo, Mais Rápido Que a Luz é a biografia de uma especulação científica. É também a história de uma tentativa única de desvendar a natureza do universo. Magueijo encontra inspiração para a sua busca nos locais mais inesperados: em Goa, ao observar hippies movidos a ecstasy despedirem-se do sol; num pub arruinado de Notting Hill, ao discutir teoria das cordas com um colega; em Cambridge, ao atravessar os campos de jogos num dia cinzento...Como Richard Feynman e outros antes dele, João Magueijo teve a temeridade de afrontar ideias aceites. Mais Rápido Que a Luz é a fantástica história dessa viagem, que ainda não chegou ao fim. JOÃO MAGUEIJO é professor de Física Teórica no Imperial College de Londres, onde foi durante três anos Research Fellow (investigador) da Royal Society. Foi cientista convidado das Universidades da Califórnia em Berkeley e de Princeton, tendo-se doutorado em física teórica na Universidade de Cambridge.
Resenha da vida e obra de M.C Escher seguida de algumas ligações relevantes entre esta com o universo matemático. Contém algum material de apoio para actividades na sala de aula.
Uma Viagem aos anos 90 - Revenge of the 90´s (Miguel Galão, André Henriques e Paulo Silva) - Textos de Diogo Faro
Esta brochura apresenta os 30 jogos que constituem a exposição Jogos do Mundo, agrupados de acordo com o que se supõe ser o seu continente de origem. Cada jogo é apresentado através do tabuleiro, das regras e de um conjunto de notas. Quando foi possível incluiu-se um breve resumo da sua história. A brochura contém ainda referências bibliográficas e referências a sites que são relevantes na abordagem deste tema. Jogos do Mundo deu origem a uma exposição com o mesmo nome, constituída na sua maior parte por jogos de estratégia e de tabuleiro, e pelas respectivas regras
Se os jogos, em geral, são universais, encontrando-se nas mais diversas culturas, os jogos de estratégia, como o xadrez e o Go, são característicos das sociedades desenvolvidas e socialmente complexas. Transformados recentemente em objecto de estudo académico, estes jogos são habitualmente classificados em famílias. Este livro pretende dar a conhecer alguns dos exemplares mais notáveis. Na sequência de Jogos Matemáticos, Jogos Abstractos, publicado pela Gradiva em 2004, os autores empreendem agora uma digressão por algumas famílias de jogos. Assim, o xadrez, o Go e as damas são primeiro apresentados historicamente, voltando-se depois a atenção dos autores para as respectivas variantes modernas de maior sucesso. Esta obra inclui ainda um tratamento matemático dos jogos combinatórios, também na sequência do livro citado, bem como um capítulo sobre jogos de eleições, uma criação recente que torna possível utilizar fractais como tabuleiros de jogos de estratégia.
Uma História com Matemática - inclui atividades 2º e 3º anos.
Histórias com Matemática Inclui atividades 2º e 3º anosAtravés da narrativa e das ilustrações vamos ensinar a aprender matemática. Em cada livro, atividades que exploram os conteúdos matemáticos das histórias que os alunos podem realizar sozinhos ou ser aplicadas em de sala de aula. Assim, de uma forma lúdica e divertida, desenvolvem, em simultâneo, competências nas áreas do português e da matemática.
Uma História com MatemáticaInclui atividades 1º e 2º anos
Uma história com matemáticaInclui atividades 2º e 3º anos
A condução de uma aula envolve um leque amplo de conhecimentos profissionais. O professor tem de ter um conhecimento aprofundado dos temas da sua disciplina, conhecer os alunos e os seus processos de aprendizagem, conhecer as finalidades, objectivos e orientações curriculares e saber como conduzir a sua actividade de instrução. Esta colecção de narrativas profissionais, carregadas de autencidade da experiência vivida e enquadradas na perspectiva de análise da Didáctica da Matemática, pretende contribuir para uma melhor compreensão do que é verdadeiramente o conhecimento profissional dos professores.
Livro bastante pormenorizado sobre o ensino da Geometria. Percorre diferentes épocas, apresenta múltiplas perspectivas em geometria, aborda diferentes temas tais como: curvas planas e mecanismos, visualização e representação, simetria, poliedros, forma e dimensão, perspectiva e geometria projectiva, geometria não euclidiana, entre outros. Contém indicações de materiais que podem ser utilizados na sala de aula, tornando-se um precioso auxiliar do professor. Contém referências bibliográficas muito importantes. Livro referenciado em todos os programas de Matemática.
Tradução de 13 textos incluídos no livro Geometry Turned On, publicado pela MAA.A publicação desta colectânea em português é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Geometria da APM, com o objectivo de tornar mais acessível aos professores um excelente conjunto de relatos e análises sobre a utilização do software de geometria dinâmica nos ensinos básico, secundário e superior.
O projecto T3 tem elaborado acções de formação de iniciação ao uso de tecnologia gráfica. Juntamente com estas acções são realizadas discussões e debates de natureza didática. Daqui surgiu um conjunto de publicações formadas a partir dos materiais produzidos nestes cursos. Sendo assim,cada publicação é constituída por duas secões:a primeira compreende enunciados de actividades, que podem ser utilizados na sala de aula; e a segunda, comentários e resolução das actividades anteriores.
Esta publicação reúne um conjunto de actividades destinadas à utilização na sala de aula. Acompanham-nas as respectivas notas para os professores e uma síntese das experiências em ambientes de aula, resultantes das oficinas de formação "Experimentar matemática utilizando Tecnologia", promovidas pelo Centro de Formação da APM e que decorreram de Janeiro a Junho de 2002.O livro está dividido em duas secções principais. Na primeira surgem os enunciados das actividades numa redacção orientada para a utilização na sala de aula, aos quais se seguem notas para os professores. A segunda secção contém uma síntese das experiências de aplicação na sala de aula com base na observação feita pelos autores e contidas nos relatórios dos participantes nas oficinas de formaçao.
Esta publicação tem por base a tese de mestrado desenvolvida pelo primeiro autor, sobre o mesmo tema, e do qual o segundo autor foi orientador.São criadas ou adaptadas vinte e quatro tarefas matemáticas, cujo principal objectivo é o estudo de estatística no ensino secundário, recorrendo às potencialidades das calculadoras gráficas, nomeadamente fazendo uso dos módulos de estatísticas, de representação gráfica de funções e de geometria dinâmica, inseridos, por exemplo, na calculadora TI-nspire, da Texas Instruments, modelo com que se trabalham as diversas tarefas propostas neste livro, embora algumas delas possam ser resolvidas recorrendo a outros modelos de calculadoras gráficas.Os materiais desenvolvidos para a sala de aula, que incidem sobre o desenvolvimento curricular, agindo essencialmente sobre o currículo prescrito para o ensino secundário, nomeadamente no domínio de estatística, permitem rever alguns conceitos introduzidos no ensino básico, como sejam: gráficos de barras, gráficos circulares e diagramas de extremos e quartis e as medidas de localização como a moda, média, mediana e quartis, e introduzir as medidas de dispersão e as amostras biodimensionais que fazem parte dos programas nacionais de Matemática A, Matemática B e Matemática para as Ciências Sociais.
Este livro reflecte um trabalho na área da Estatística, pensado para alunos do terceiro ciclo do ensino básico, que se confrontam pela primeira vez com este assunto. A primeira parte corresponde a um livro do aluno, em que as actividades são formuladas de modo a que sejam os próprios alunos a registar as suas conclusões, através da prática; uma segunda parte, destinada ao professor, contém orientações para desenvolver as actividades na sala de aula.
Este livro é composto pelas actas do encontro Ensino e aprendizagem da Estatística. A realização deste encontro teve como objectivo principal reflectir sobre a problemática do ensino e aprendizagem da Estatística; saber do porquê e importância desse ensino; dos temas a abordar e de como os abordar; das dificuldades da aprendizagem por parte dos alunos e do modo de as ultrapassar; de como fazer a formação inicial dos professores para uma melhoria do ensino destas áreas.
Iniciação apaixonante à estratégia de resolução de problemas, esta obra propõe a compreensão dos jogos lógicos, expondo os princípios matemáticos que presidem à sua construção.
Com quantos grãos de areia se poderia encher o universo? Qual a relação entre o número de ouro e os girassóis? Qual é o maior número primo conhecido? A estas e outras perguntas dá-se a resposta neste livro. De menos um e da sua raiz quadrada até aos números cúbicos, misteriosos, amigos, perfeitos, intocáveis ou afortunados; das sucessões alíquotas, do problema do gato, do triângulo de Pascal, do algoritmo de Siracusa, da música, magia, mapas, bolos, poliedros e palíndromos aos números tão grandes que confundem a imaginação, enfim, tudo o que sempre quis saber sobre números e não conseguiu esclarecer até aqui.
Este livro, que só deve ler-se de lápis e papel na mão, constitui um antídoto de comprovada eficácia contra o medo da matemática. Medo que se instalou como resultado de décadas de equívocos pedagógicos, afastando o homem comum do prazer da matemática. Por ser inaceitável privar alguém do prazer -- da música, da boa mesa, da literatura e outros --, delicie-se o leitor, no que à geometria se refere, folheando livremente as páginas deste belo livro; se puder, leve-o para uma ilha deserta e console-se com as esferas de Dandelin, a carpete de Apolónio, a poeira de Fatou, os pontos de Fermat, as pavimentações de Penrose e tantas outras maravilhas. Mas cuidado: pode viciar-se.
1º Ciclo 20 anos de Desafios Matemáticos - organizado pelo Politécnico de Leiria - Autores: Dina Tavares, Hélia Pinto, Hugo Menino, Isabel Rocha, Marina Rodrigues, Nuno Rainho, Rita Cadima e Rogério Costa.
Em Março de 1990 apareceu o jornal Público e começou a aventura dos Desafios. Semanalmente, a equipa constituída por Eduardo Veloso (até Março de 1996) e José Paulo Viana apresentava um artigo dedicado à Matemática Recreativa, onde se propunha um problema novo e se dava a solução do número anterior. Foi sempre intuito dos autores que os Desafios estivessem ao alcance de todos os leitores, não exigindo normalmente conhecimentos especializados de Matemática mas apenas as noções básicas, e claro, uma boa estratégia de resolução. Este volume dos Desafios, número 6, faz a recolha dos textos publicados entre Março de 1995 e Março de 1996.
Em Março de 1990 apareceu o jornal Público e começou a aventura dos Desafios. Semanalmente, a equipa constituída por Eduardo Veloso (até Março de 1996) e José Paulo Viana apresentava um artigo dedicado à Matemática Recreativa, onde se propunha um problema novo e se dava a solução do número anterior. Foi sempre intuito dos autores que os Desafios estivessem ao alcance de todos os leitores, não exigindo normalmente conhecimentos especializados de Matemática mas apenas as noções básicas, e claro, uma boa estratégia de resolução. Este volume dos Desafios, número 5, faz a recolha dos textos publicados entre Março de 1994 e Fevereiro de 1995.
Em Março de 1990 apareceu o jornal Público e começou a aventura dos Desafios. Semanalmente, a equipa constituída por Eduardo Veloso (até Março de 1996) e José Paulo Viana apresentava um artigo dedicado à Matemática Recreativa, onde se propunha um problema novo e se dava a solução do número anterior. Foi sempre intuito dos autores que os Desafios estivessem ao alcance de todos os leitores, não exigindo normalmente conhecimentos especializados de Matemática mas apenas as noções básicas, e claro, uma boa estratégia de resolução. Este volume dos Desafios, número 3, faz a recolha dos textos publicados entre Março de 1992 e Fevereiro de 1993.
Esta colectânea de textos, editada pela Associação de Professores de Matemática (APM) e a responsabilidade do Grupo de Trabalho de Geometria (GTG), tem por fim o desenvolvimento profissional dos professores nos ensinos básico e secundário,em particular no tema da Geometria. Tentaremos ter em atenção, como factor orientador dos conteúdos que escolhemos para os textos e da forma como são tratados, o propósito cultural que enfatizamos para o currículo de matemática, nomeadamente o conhecimento da sua história, da sua intervenção nas diferentescivilizações e das características próprias como aborda a realidade e se desenvolve como ciência.A colectânea foi iniciada em 2012 e estão publicadas as seguintes obras: - Simetria e Transformações Geométricas - Conexões da Geometria: a recta real - Conexões da Geometria: O plano complexo
Textos de Geometria para ProfessoresEsta colectânea de textos, editada pela APM e da Responsabilidade do Grupo de Trabalho de Geometria (GTG), tem por fim o desenvolvimento profissional dos professores nos ensinos básico e secundário, em particular no tema da geometria. Tentaremos ter em atenção, como factor orientador dos conteúdos que escolhemos para os textos e da forma como são tratados, o propósito cultural que enfatizamos para o currículo de matemática, nomeadamente o conhecimento da sua história, da sua intervenção nas diferentes civilizações e das características próprias como aborda a realidade e se desenvolve como ciência.
Esta obra é um manual muito especial pois procura fazer compreender as fundamentais noções matemáticas, que os estudantes aprendem sem saber muito bem o que elas pretendem dizer. Para aquém do formalismo do ensino, esta obra pretende restituir a intuição subjacente que deu vida a estas noções e que só ela as torna inteligíveis. Um livro a ser lido por todos os profissionais do ensino da matemática e por todos os alunos que sempre julgaram a matemática como uma disciplian de difícil acesso.
E se pudéssemos construir uma máquina que transportasse um ser humano através do tempo? fantasia pura? não, diz Paul Davies, que explica neste livro, a ciência necessária para que isso possa ser conseguido.
Com a lúcida informalidade que o caracteriza, Casti desenvolve uma análise fascinante de cinco grandes teoremas matemáticos e das suas inumeráveis aplicações.
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