Esta investigação tem com objectivo estudar o protagonismo curricular de duas professoras de matemática do 3º ciclo e a forma como se relacionam com o currículo prescrito. Procura-se responder às questões: Como interpretam os professores o currículo oficial da matemática? Qual o grau de liberdade que sentem na gestão curricular que desenvolvem? Como adaptam a planificação concebida pelo grupo disciplinar na planificação das suas aulas? Como utilizam o currículo de matemática na sua prática lectiva? O quadro de referência teórico integra os temas: currículo, evolução do currículo nacional de matemática e protagonismo curricular.
Esta pesquisa busca conhecer a matemática praticada e elaborada por um grupo cultural.Essa matemática,que está intimamente ligada ao meio sócio cultural deste grupo é denominada Etnomatemática.Neste estudo,o grupo pesquisado é o de moradores de uma favela no Brasil;nessa comunidade foi estudada a matemática conhecida pelos adultos,matemática esta que aparece em temas ligados a suas origens rurais,ás suas atuais profissões,assim como a todos os seus afazeres.Foi também apresentado como as crianças praticam a matemática que conhecem,nas suas brincadeiras e jogos,assim como em suas tarefas profissionais.
Categorias:
Teses
Autor: Marcelo Borba de Carvalho Referência APM: PM040175 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 266.0
O estudo teve como objetivo investigar as transformações vividas e percebidas por professores do ensino fundamental,durante um processo de mudança curricular.
Categorias:
Teses
Autor: Gilberto Francisco Alves de Melo Referência APM: PM040172 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 159.0
Autor: Ana Paula Mourão Referência APM: PM040169 Data: 1988-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 142.0
A Álgebra é um dos campos do currículo de Matemática onde se revela mais difícil pôr em prática metodologias adequadas às características de cada aluno. O presente estudo tem por objectivo conhecer a influência que pode ter na aprendizagem dos alunos uma proposta curricular para o ensino da Álgebra que dá ênfase às tarefas de exploração e investigação, às conexões dentro e fora da Matemática e ao uso da tecnologia. O estudo foi realizado numa das minhas turmas do 8º ano, o que me proporcionou também a oportunidade de explorar novas perspectivas metodológicas e reflectir sistematicamente sobre vários aspectos da minha prática. Para averiguar o seu pensamento algébrico e as suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem dos conceitos algébricos, utilizei três métodos de recolha de dados: o bservação participante com registo em diário de bordo, entrevistas e documentos produzidos pelos alunos. (...)``
Autor: Maria Eduarda Batista Moura Referência APM: PM040168 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 103.0
Este trabalho tem por objectivo estudar os saberes profissionais de professores de matemática.
Categorias:
Teses
Autor: Maria Helena Cunha Referência APM: PM040167 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 274.0
No primeiro capítulo deste trabalho refere-se o início da vida científica de Ruy Luís Gomes, os matemáticos que maior influência tiveram nas orientações que escolheu e analisa-se o impacto que a sua obra teve no mundo científico.Destaca-se a investigação feita por Ruy Luís Gomes na área da Teoria da Relatividade e refere-se as consequências dessa investigação não só a nível científico mas também cultural.No segundo capítulo, apresenta-se as actividades desenvolvidas e analisa-se o impacto que tiveram para o desenvolvimento científico do nosso país.No terceiro capítulo aborda-se as dificuldades sentidas pelos cientistas portugueses a partir de 1945 e as actividades levadas a cabo por cientistas estrangeiros para as colmatar. Finalmente é dada uma perspectiva da euforia popular causada pelo regresso dos investigadores exilados e as consequências que teve a nível científico social e cultural.No quarto capítulo faz-se uma pequena abordagem à vida política de Ruy Luís Gomes, onde se refere as prisões, os movimentos democráticos que liderou e as causas porque lutou.
Categorias:
Teses
Autor: Rita Manuela Adegas da Cunha Referência APM: PM40226 Data: 2011-04-29 00:00:00 Editora: APM Páginas: 85.0
A presente investigação tem como objectivo contribuir para a compreensão do modo como os professores de Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico organizam a sua prática pedagógica, tendo em conta as novas orientações curriculares, que dificuldades enfrentam nessa organização e de que forma o conhecimento profissional do professor as influencia e é influenciado.
O principal objectivo deste estudo é compreender a forma como futuros professores do 1º ciclo do ensino básico reflectem sobre as suas práticas lectivas de ensino da Matemática, tendo em conta o modo e o conteúdo dessa reflexão. Analisa também os possíveis factores que a influenciam, relacionados com a Matemática, a Didáctica da Matemática a formação educacional e as perspectivas sobre a profissão e seu desenvolvimento profissional.
Categorias:
Teses
Autor: Catarina Raquel S. C. Alves Delgado Referência APM: PM040164 Data: 2003-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 250.0
O presente estudo etnográfico propôs-se a analisar o curso técnico em açúcar e álcool da escola técnica estadual "Perfeito Alberto Feres",em Araras-SP, para, depois de detectados os seus problemas e as suas falhas, sugerir uma nova postura diante desse curso técnico e, portanto, com objectivos diferentes do ensino tradicional.
Categorias:
Teses
Autor: Patrícia Sândalo Pereira Referência APM: PM040163 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tses de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 182.0
Este estudo pretendeu compreender os processos de aprendizagem do conceito de derivada,utilizando uma experiência de ensino com ênfase na experimentação e na sua visualização gráfica,em contextos computacionais, e num ambiente de trabalho em grupo.
Categorias:
Teses
Autor: Maria de Lurdes Ventura Fernandes Referência APM: PM040159 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 436.0
O presente estudo mostra a resolução de problemas aditivos,com 32 alunos de pré-escola(5a7 anos),numa escola pública do município de São Bernardo do Campo no estado de São Paulo/Brasil,no ano de 1999.
Categorias:
Teses
Autor: Mónica M. Borges Mesquita Referência APM: PM040158 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 170.0
O presente estudo tem por objectivo analisar os processos matemáticos utilizados pelos alunos ao realizarem tarefas de investigação na aula de matemática,assim como o discurso promovido nessas mesmas aulas.
Categorias:
Teses
Autor: Helena Isabel Caetano da Fonseca Referência APM: PM040153 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado. Editora: APM Páginas: 209.0
Tese de MestradoA Estatística e as probabilidades têm adquirido visibilidade nos currículos escolares desde os niveis mais elementares. Deste modo, considerando a necessidade de formar estudantes habilitados a raciocinar estocasticamente, torna-se necessário reflectir sobre a formação que possuem os futuros professores que vão ensinar essas temáticas. O presente estudo surgiu na senda desta preocupação e teve como objectivos orientadores:(a) Identificar dificuldades e processos de raciocínio de futuros professores em aspectos elementares ligados aos conteúdos de estatística e probabilidades; (b) Identificar dificuldades de futuros professores no planeamento e execução de aulas sobre o tema;(c) Descobrir os factores subjacentes às opções que os futros professores adoptam na sua prática lectiva; (d) compreender de que forma as dificuldades sentidas influencieam a sua prática e (e) Averiguar se a prática induz uma reflexão sobre as dificuldades e provoca mudanças de raciocínio.
Categorias:
Teses
Autor: Paula Maria Pereira de Barros Referência APM: PM040152 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 282.0
O presente estudo incide sobre as concepções de perímetro e de área e os processos de resolução de problemas desenvolvidos por alunos do 6º ano,num contexto de utilização de materiais manipulativos.
Categorias:
Teses
Autor: Manuel Celestino Vara Pires Referência APM: PM040001 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 199.0
Este trabalho teve como objectivo desenvolver um estudo crítico,reflexivo e analítico sobre a construção de peças de cerâmica e de outros acontecimentos da vida quotidiana dos ceramistas para,por meio dele,detectar,compreender e analisar o conhecimento matemático que os envolve,bem como a maneira que o transmitem.
Categorias:
Teses
Autor: Wanderleya Nara Costa Referência APM: PM040150 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 105.0
O presente estudo, de tipo exploratório, pretende analisar se o registo vídeo permite o desenvolvimento de processos metacognitivos em futuros professores de matemática do 2º ciclo do ensimo básico,aquando da resolução de problemas.
Categorias:
Teses
Autor: Paulo José Martins Afonso Referência APM: PM040149 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 208.0
Com esta investigação pretende-se compreender de que modo as experiências culturais dos alunos exploradas de um ponto de vista matemático, em contexto de sala de aula, constituem um caminho para tornar visível a matemática nelas implícita.
Esta investigação pretende averiguar qual a importância das interacções sociais na construção do conhecimento matemático dos alunos.
Categorias:
Teses
Autor: Orlando Carlos Marques de Oliveira Referência APM: PM040146 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 326.0
O objectivo deste estudo é descrever e analisar a comunicação estabelecida pelos professores de matemática de 2º ciclo do ensino básico,no contexto das aulas de apoio desta disciplina.
Categorias:
Teses
Autor: Maria Margarida Romão Referência APM: PM040145 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 342.0
Este estudo procurou dar resposta á problemática levantada por uma turma de 11º ano com dificuldades e/ou desinteresse na aprendizagem da matemática.
Categorias:
Teses
Autor: M. Teresa Pimentel Cardoso Referência APM: PM040144 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 225.0
Este estudo,procura dar conta da problemática do insucesso escolar em geral, e do insucesso na disciplina de Matemática em particular.
Categorias:
Teses
Autor: Idílio Machado Ruivo Referência APM: PM040143 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 215.0
O presente estudo procurou fazer um levantamento das concepções acerca do infinito entre alunos de uma turma do 10º ano de escolaridade, do curso tecnológico de design,que frequentavam a disciplina de métodos quantitativos, e verificar até que ponto estas podiam ser questionadas e possivelmente alteradas.
Categorias:
Teses
Autor: Maria Helena Martinho Referência APM: PM040142 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 174.0
Este estudo investiga como se vem desenvolvendo a prática educativa de alguns professores de matemática,que deram aulas de álgebra elementar ao longo de suas trajetórias profissionais e,que vivenciaram a implantação/discussão da matemática moderna no nosso sistema educacional.
Categorias:
Teses
Autor: Marco António Geraldo de Oliveira Referência APM: PM040140 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tses de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 120.0
Este estudo tem como objectivo:compreender e analisar as perspectivas dos professores de matemática do ensino secundário sobre o discurso envolvido na condução das aulas,relacionando-o com as tarefas propostas aos alunos;e perceber a influência que a reflexão em grupo sobre o discurso envolvido na condução das tarefas de aprendizagem pode ter no seu desenvolvimento profissional.
Categorias:
Teses
Autor: João Pedro Soares Almiro Referência APM: PM040139 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 325.0
Esta investigação insere-se no domínio do desenvolvimento profissional dos professores do 1º ciclo e decorre no contexto de um trabalho colaborativo,envolvendo uma actividade conjunta de três docentes e da autora deste estudo na discussão e reflexão sobre as novas propostas pedagógicas ao nível do ensino da matemática para o 1º ciclo e a sua concretização em termos de tarefas para a sala de aula.
Categorias:
Teses
Autor: Maria da Graça Gomes Vieira Correia Referência APM: PM040138 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 313.0
Esta investigação inscreve-se no domínio do desenvolvimento profissional dos professores do 1ºciclo e tem como objectivo analisar e compreender odesenvolvimento profissional dos professores do 1ºciclo e seu contributo para as práticas de sala de aula com enfoque na aula de matemática.
Categorias:
Teses
Autor: Elvira da Graça Ferreira Referência APM: PM040137 Data: 2000-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 292.0
Autor: Ana Cristina Ferreira Referência APM: PM040136 Data: 1998-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 164.0
O conhecimento profissional do professor e as investigações na sala de aula: um estudo nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. O objectivo desta Tese é contribuir para a compreensão do conhecimento profissional do professor de Matemática envolvido no desenvolvimento de tarefas de investigação na sala de aula, focando-se em quatro questões orientadas: - Como é que os professores colocam em prática as tarefas de investigação, considerando a planificação e condução das aulas? - Que dificuldades sentem os professores no desenvolvimento de tarefas de investigação na sala de aula? - Como é que o conhecimento didáctico dos professores influencia o desenvolvimento de tarefas de investigação? - Como é que o conhecimento didáctico dos professores é influenciado pelo desenvolvimento de tarefas de investigação?
Este estudo analisa o conhecimento matemático e didáctico do professor estagiário associado á realização de trabalho investigativo na aula de matemática.
Categorias:
Teses
Autor: Lina Maria Amador Brunheira Assunção Referência APM: PM040133 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 268.0
A grande finalidade deste estudo é compreender como funciona o pensamento dos sujeitos quando estes são postos a resolver situações ligadas á matemática, em particular aos números racionais.
Categorias:
Teses
Autor: Isolina Oliveira Referência APM: PM040132 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 210.0
A presente investigação incidiu no contexto do estágio integrado da licenciatura em ensino de matemática e incidiu sobre as concepções que um grupo de professores estagiários de matemática possuíam sobre o conceito de função.
Categorias:
Teses
Autor: António José Cadete Alves Referência APM: PM040131 Data: 2000-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 149.0
Este estudo investigou as concepções de professores acerca da matemática e da utilização de computadores,procurando destacar e discutir eventuais relações entre essas concepções e as práticas lectivas.Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa,entrevistando oito professores de matemática e acompanhando-os num programa de formação, no âmbito do qual se observaram reuniões e aulas onde foram utilizados os computadores.
Categorias:
Teses
Autor: António Filipe Azevedo Referência APM: PM040130 Data: 1993-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 240.0
Autor: José António de Oliveira Duarte Referência APM: PM040129 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 290.0
Neste trabalho procura-se indicar as características de um software para apoiar o estudo numérico e gráfico das sucessões numéricas, no ensino secundário.
Categorias:
Teses
Autor: Fátima Regina Duarte Jorge Referência APM: PM040126 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 321.0
A mostrar produtos 168-210 de 530.
Ir para página: