Geoplano 15 cm. Geoplano dupla face inclui 30 elásticos de cores. Numa das faces tem 5 x5 pinos e na outra tem formas circulares, 24 + 5 pinos Pinos com segurança para elásticos. Ideal para a Escola.
Jogo dos divisores 5º ano e seguintes
Coleção Histórias PLIM! apresenta histórias com Matemática para o 2.º e os 3.º anos
Começa a época dos saldos. À porta daquela sapataria, forma-se uma grande fila de clientes, cada qual com suas particularidades. A dona, senhora Montês, atende-os com enorme simpatia e eficácia, tendo para isso de realizar alguns cálculos. Porém a certa altura, surge uma cliente especial que a deixa muito atrapalhada. É que não consegue perceber quantos pares de sapatos serão necessários para a calçar. Decide então, fechar a loja. Uma história rimada que, de forma bastante lúdica, aborda a questão dos números pares e indiretamente, desafia as crianças a ultrapassarem as capacidades de cálculo da vendedora.
Quadrados Magnéticos em Espuma (200 unidades) Conjunto de 200 quadrados magnéticos coloridos (amarelos, azuis, verdes e vermelhos) com 2.5cm de medida de comprimento de lado. Podem utilizar-se para a exploração de diversos conceitos geométricos, numéricos, no trabalho com padrões, entre outros.
Editorial 01 Programação e Pensamento Computacional João Torres, Miguel Figueiredo Artigos 02 Pensamento Computacional Jeannette M. Wing 05 O Pensamento Computacional no currículo de Matemática Rui Gonçalo Espadeiro 11 Aprender Matemática para programar ou programar para aprender Matemática? João Torres, Miguel Figueiredo 15 Pensamento Computacional e Robótica nos primeiros anos de escolaridade Ana Chambel, João Grácio 19 Era uma vez a Matemática com o Scratch - História de uma viagem, ou uma viagem de histórias? Teresa Marques 27 Oportunidades de integração do Pensamento Computacional e da programação no Ensino Secundário Raul Aparício Gonçalves 31 Pensamento Computacional e Matemática Carlos Albuquerque 39 A Tecnologia ajuda a Matemática... A Matemática ajuda a Tecnologia... Relato de um episódio no Ensino Profissional João Carlos Terroso, Kalleby Santos 43 Pequena introdução à criptografia Jaime Carvalho e Silva 55 Programação tangível e a Matemática nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico Filipe T. Moreira, Maria José Loureiro 60 MatemaTIC: um projeto-piloto para integração do Pensamento Computacional no 1.º ciclo do Ensino Básico Renata Carvalho, Neusa Branco, Rui Gonçalo Espadeiro 65 Aprendizagens, competências e tecnologias – Um caminho para o ensino do séc. XXI Eduardo Cunha 69 Inteligência Artificial na educação: um último grande desafio? Marco Neves 73 Projeto Python Manuel Marques 83 Clubes de Programação e Robótica João Marques, João Sá Secções 18 Pontos de vista, reações e ideias ... CODEINNOVA – Um currículo de programação para o Ensino Básico, José Miguel Sousa 24 Cadernos de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro A ver estrelas — contributos para desenvolver o pensamento computacional 49 O problema deste número José Paulo Viana Poupança para férias 51 Materiais para a aula de Matemática Espirais curiosas Adelina Precatado 52 Pontos de vista, reações e ideias ... III Encontro APM – FESPM Renata Carvalho 53 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Pensamento computacional no ensino em França Jaime Carvalho e Silva 59 Materiais para a aula de Matemática Construir rosáceas com o Scratch Sílvia Zuzarte 77 Espaço GTI - Grupo de Trabalho de Investigação da APM Aprendizagem da Matemática e desenvolvimento do Pensamento Computacional? Elsa Fernandes, Sónia Abreu, Paula Cristina Lopes, Sónia Martins 81 Pontos de vista, reações e ideias ... Brincar com o fogo Fernando Frederico
Consegues ligar os pontos? Regras do jogo incluídas Idade:+ 8
Faz os cálculos e encaixa os números! Regras do jogo incluídas Idade: +7
Consegues construir um cubo a partir das 6 peças coloridas? Regras Incluídas. Idade + 10 anos
Editorial 01 Gostar de matemática, é caso raro? Hélia Jacinto Artigos 02 Circo Matemático - Uma década de Matemagia Tiago Hirth 06 O jogo do clipe Irene Segurado 09 Jogos matemáticos gravados na pedra na região de Castelo Branco Helena Campos Pinho, Rui Duarte, Ana Filipa Alves, Beatriz Sarreira, Joana Dias 15 O meu primeiro ProfMat Mariana Dias 2021, um ProfMat “aos quadradinhos” Ana Cristina Tudella 26 Opções curriculares num Programa de Matemática para o Ensino Secundário Jaime Carvalho e Silva 34 Escalar a Matemática nos Jogos Olímpicos Hélder Pinto, Cristina Silva 38 Da Apresentação de Produções à construção das aprendizagens Susana Brito 45 Sessão especial da Educação e Matemática no ProfMat 2011 - contributos dos professores Equipa editorial da Educação e Matemática Secções 14 Vamos jogar Helena Rocha Situações de jogo Moinho, Pedro Almeida 19 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Resolução de problemas com recurso à utilização das tecnologias - uma experiência na formação de professores com foco nas práticas de sala de aula, Nélia Amado, Susana Carreira 23 Cadernos de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Da reflexão à construção de figuras com simetria de reflexão, Cristina Loureiro, Graça Pereira 31 Espaço GTI - Grupo de Trabalho de Investigação da APM Quantas fichas estão no saco? Teresa Olga Duarte 37 Materiais para a aula de Matemática Será mesmo igual? Cristina Loureiro, Graça Pereira 42 O problema deste número José Paulo Viana Um losango no retângulo 44 O Problema do ProfMat 2021 José Paulo Viana Quatro números especiais (e mais um)
Ótimo para os alunos explorarem atividades práticas comparando área, volume e capacidade. características do produto: tamanho grande 10 cm feito de plástico transparente durável placas base removíveis com tampas de fácil abertura. Contém: 17 sólidos
Editorial 01 Novos desafios para a Matemática na escola Lurdes Serrazina Artigos 03 Novas orientações curriculares de Matemática do Ensino Básico Ana Paula Canavarro 07 Propagação da doença Manuela Pires 10 Recuperação e consolidação das aprendizagens Entrevista a João Pedro da Ponte 11 Geometria como património cultural imaterial em Angola! Joana Latas, Jaime Carvalho e Silva 13 Oportunidades para a comunicação escrita na aprendizagem da matemática Luís Menezes 20 Avaliação formativa, feedback escrito e resolução de problemas nas aulas de matemática: uma experiência com alunos do 2.º ciclo José Costa 24 Ubiratan, convidava à paz Henrique Manuel Guimarães 33 Teremos Triângulo? José Paulo Viana 36 Desterritorialização didática de erros relacionados com (x+y)2 Misleine Andrade Ferreira Peel, Patrícia Damas Beites, Maria de Fátima de Jesus 43 Estratégias para o cálculo de diferenças de números inteiros e sua fundamentação matemática Graciosa Veloso, Pedro Almeida Secções 02 O problema deste número José Paulo Viana Questões de escolha múltipla 12 Pontos de vista, reações e ideias... Sobre as distâncias à superfície da Terra, José Paulo Viana 17 Pense Nisto Maldito CAS, Teresa Moreira 19 Materiais para a aula de Matemática Geometria, para que te quero!, Luís Menezes 26 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Aprendizagens (e competências) matemáticas com TI-Python, Eduardo Cunha, Raul Aparício Gonçalves 30 Caderno de Apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Ensino da geometria com o Geogebra — duas experiências em diálogo, Cristina Loureiro, Graça Pereira 39 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação Cálculo algébrico simbólico (CAS) em contexto de sala de aula com alunos do ensino secundário, Helder Martins, António Domingos
Editorial 01 Um ano depois Helena Gil Guerreiro, Sílvia Zuzarte Artigos 03 Abelhas STEM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar entre a matemática e as ciências no 2.º Ciclo Bento Cavadas, Neusa Branco, Joana Nunes, Mafalda D’Oliveira, Raquel Rucha, Vânia Ferro 11 O macaco educado: um antigo brinquedo matemático José Luiz Pastore Mello 17 A tecnologia GeoGebra ao serviço do ensino e da aprendizagem à distância da Matemática Luciana Pereira de Brito 23 Proposta do uso de tecnologias digitais no ensino da matemática: equações do 1.º grau para as séries finais do ensino fundamental Daniel de Traglia Amancio, Daniel Trevisan Sanzovo 29 A comunicação matemática na baixa visão e cegueira Carlota Brazileiro 34 Planos de aula dos professores estagiários de Matemática nos anos 30 Ana Santiago 39 Adição e subtração de números inteiros: papel das propriedades operatórias na fundamentação dos processos de cálculo Graciosa Veloso Secções 02 O problema deste número José Paulo Viana Coincidências múltiplas 07 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Utilização de calculadoras gráficas no ensino secundário, Helder Martins, António Domingos 15 Materiais para a aula de Matemática Abelhas STEM, Bento Cavadas, Neusa Branco, Joana Nunes, Mafalda D’Oliveira, Raquel Rucha, Vânia Ferro 21 Pontos de vista, reações e ideias... Os Números Ímpares como desencadeadores de múltiplas Conexões Matemáticas – Uma experiência na Formação Inicial de Professores, Paulo Afonso 27 Vamos jogar Helena Rocha Um jogo nos engarrafamentos, José Paulo Viana 36 Caderno de Apontamentos de Geometria Cristina Loureiro O novo Parque público – uma resolução com recurso à geometria 45 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação O papel do feedback do Geogebra na construção de significados matemáticos, Júlio Paiva
01 E de repente tudo mudou… Cristina Morais, João Terroso, Helena Rocha Artigos 02 Como o Google caça seus talentos José Luiz Pastore Mello 16 Reinvenção do ensino a distância: a inovação ao ritmo de cada professor Helena Rocha, Isabel Oitavem, Floriano Viseu, Sónia Palha 23 Ensino Secundário – Ensino Superior: (Des)Conexões Albano Silva 29 O voo dos condores — 1 bando, 2 bandos e os seguintes… Elisabete Gonçalves dos Santos, Cristina Loureiro 34 Vale a pena ensinar Matemática? António M. Fernandes 42 Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS): Uma breve história de uma boa ideia! Manuela Simões 45 Uma viagem pelo mundo dos números – Relato de uma experiência na Formação Inicial de Professores Paulo Afonso Secções 05 Pontos de vista, reações e ideias… Avaliação semestral ou como “reduzir” de três períodos para quatro os momentos de avaliação, Cesário Silva A propósito da organização semestral do calendário escolar, Catarina Ferreira, Helena Gil Guerreiro 08 Espaço GTI Valorizar o raciocínio espacial no ensino e na aprendizagem da geometria (e não só), Lina Brunheira 13 Materiais para a aula de Matemática Frascos de perfume, Cristina Loureiro 14 Pontos de vista, reações e ideias… Uma aula visual sobre soma de frações, Leonardo Barichello 21 Cadernos de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Relacionar, classificar e estruturar 27 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Calculadora de quatro operações no primeiro ciclo, porque não?, Ana Margarida S.M. Simões Dias O.S. 41 O problema deste número José Paulo Viana Quem será o campeão
Editorial Abaixo a escola aos quadradinhos! Rita Bastos Artigos Mensagem de sua excelência o Presidente da República ao ProfMat 2001 Jorge Sampaio Sobre o ProfMat 2001 — Dois testemunhos Ana Paula Júlio; Nuno Candeias Ser professor(a) — tributo a Bento de Jesus Caraça Cecília Costa Os omnipresentes códigos de barras Pedro Esteves O problema do ProfMat 2001 José Paulo Viana A la Castelnuovo ou muito se engana quem julga Susana Diego Secções Actualidades Literacia Matemática: como vão os nossos alunos?, António Marques Fernandes; Helena Rocha Dossier 1º Ciclo Encontros do 1º ciclo para quê? Algumas reflexões Lurdes Serrazina Materiais para a aula de Matemática Pilhas de latas António Bernardes; Cristina Loureiro Dossier 1º Ciclo Pôr a mão na massa (La main à la pâte) Jean-Marie Kraemer Dossier 1º Ciclo Educação Matemática e Comunicação: uma abordagem no 1º ciclo Darlinda Moreira Dossier 1º Ciclo A Matemática é de todos — Uma exposição interactiva com materiais e ideias para o 1º ciclo Amélia Silva; Ana Isabel Santos; Ana Sofia António; Arlete Alves; Cristina Loureiro; Esmeraldina Aveiro; Helena Gonçalves; Inês Alberto; Inês Pernes; José Tomás Gomes; Madalena Paixão; Patrícia Guerra Figueiredo; Rute Ferreira; Sandra Nunes; Sónia Figueirinhas O problema deste número, José Paulo Viana O número da minha casa Tecnologias na educação matemática, Branca Silveira Geometria: o sinal de STOP e o Cabri Vidal Minga Tecnologias na educação matemática, Branca Silveira Disponível em breve versão 4 do Geometer s Sketchpad Eduardo Veloso Pontos de vista, reacções e ideias ... Uma experiência em avaliação de relatórios Alexandre Pais; Ana Isabel Coutinho Pontos de vista, reacções e ideias ... Novas Matemáticas, a necessidade de mudar António José Gouveia Gomes Encontros Encontros 2002 Redacção da E.M.
Placa em espuma verde com 32 triângulos rectângulos.
Placa em espuma azul com 36 triângulos.
Placa em espuma amarela com 48 triângulos rectângulos isósceles.
Editorial 01 Não há mais tempo a perder! Leonor Santos Artigos 03 A avaliação pedagógica em matemática: um desafio e uma inevitabilidade? Leonor Santos 09 Avaliação da resolução de problemas, mais um problema? Lina Brunheira 15 A importância dos critérios na avaliação das aprendizagens Jorge Pinto 20 Coavaliação ao serviço da regulação da aprendizagem e do ensino da área do paralelogramo Elvira Lázaro dos Santos 27 A avaliação no contexto do ensino da matemática do ensino básico Rui Candeias, Sandra Chumbo 33 IB Matemática: oportunidades para o desenvolvimento de práticas de avaliação ao serviço das aprendizagens Sílvia Semana 44 O que pensam os alunos sobre a avaliação? Leonor Santos, Jorge Pinto 51 Dificuldades diagnosticadas no pensamento geométrico de alunos do 6.º ano em provas de aferição Paula Vieira da Silva 57 Porquê refletir sobre os resultados do PISA? João Almiro 65 Desenvolver a autorregulação na aprendizagem da matemática Paulo Dias 81 O projeto MAIA Entrevista a Domingos Fernandes Secções 02 O problema deste número José Paulo Viana Diferentes classificações 25 Materiais para a aula de Matemática Área do paralelogramo Irene Martins, Valter Dias 38 Pense Nisto O efeito Covid e a avaliação, Marisa Gregório 39 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Avaliação formativa digital: conceitos e cenários de aprendizagem, Hélder Pais 62 Caderno de Apontamentos de Geometria Cristina Loureiro A avaliação para as aprendizagens pode ajudar quando a resolução do problema não é bem sucedida? 70 Pontos de vista, reações e ideias...O feedback escrito na construção do raciocínio proporcional: uma experiência, em contexto de sala, Ana Clara Dias, Fátima Lopes, Irene Martins, Purificação Garrido 73 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação Que instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática são usados com maior frequência pelos professores em Portugal? Um quarteto (in)esperado, Hélia Jacinto, Elvira Santos, Ana Isabel Silvestre 77 Pontos de vista, reações e ideias...Olhares de Encarregados de Educação sobre a avaliação, Telma Peres, Rita Cunha, Mariana Dias, Vanda Zuzarte, Ângela Balça, Alexandra Teixeira 84 Para este número selecionámos Mudando a prática de sala de aula, Dylan Wiliam
Editorial 01 Resistir e investir Ana Paula Canavarro Artigos 03 Pequenos projetos com grandes resultados: criatividade, autonomia e empenho Nélia Amado, Susana Carreira 10 Da área ao volume – quando a intuição nos desafia Lina Brunheira 13 Entrevista aos professores autores das aulas de Matemática do 9.º ano do projeto #EstudoEmCasa Paulo Almeida, Paulo Correia, Susana Almeida, Vânia Mateus 18 Projeto interdisciplinar «Eu sinto logo je suis»: Uma colaboração entre Francês - Português - Matemática Nuno Inácio, Sónia Mendes, Susana Silva 20 Aprender e Ensinar Matemática online: possibilidades das Salas Simultâneas Hélia Jacinto, Paula Diogo 26 Articulando Matemática A e Aplicações Informáticas: Iterações, o Método das Bisseções sucessivas e o Teorema de Bolzano-Cauchy Ana Isabel Cunha, Cristina Cruchinho, Maria José Carvalho, 31 Uma partilha de práticas com matemática no Jardim de Infância Ana Isabel Pinto Desterro, Elvira Ferreira 40 E@D: Práticas e Aprendizagens Uma experiência de avaliação a distância, Sílvia Zuzarte Discussão de estratégias e cálculo mental, mesmo a distância…, Susana Brito Uma experiência com tecnologias durante o projeto #ESTUDOEMCASA, Manuela Gabriel Sobre a aplicação Milage Aprender +, Marta Caseiro E de repente muito mudou..., Anabela Gaio Secções 02 Pense Nisto Avaliação externa em tempos estranhos - entranha-se alguma coisa? Cristina Cruchinho, Joaquim Félix 08 Cadernos de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Resolução de problemas, geometria dinâmica e disseções 25 Materiais para a aula de Matemática O produto de polinómios com Algebra Tiles, Paulo Almeida, Susana Almeida, Vânia Mateus, Paulo Correia 30 O problema deste número José Paulo Viana Os apurados 36 Espaço GTI - Tecnologias na Educação Matemática - Grupo de Trabalho de Investigação da APM-António Domingos A calculadora gráfica no ensino básico – uma conexão entre os domínios de Funções do 7.º ano e Geometria do 9.º ano, Maria Manuela Subtil, António Domingos
Editorial 01 E se agora tudo começasse a mudar... A Direção da APM Artigos 02 Diário matemático de uma epidemia em Portugal José Paulo Viana 07 Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? João Pedro da Ponte, Marisa Quaresma, Joana Mata Pereira 18 E@D: Para lá do espelho Cristina Cruchinho, Filipa Machado, Helena Gil Guerreiro 25 Dar sentido ao ensino das (e com as) frações Isabel Rocha, Manuela Pires 33 Di-vi-so-res – como encontrá-los? Uma experiência exploratória no 1.º ciclo do ensino básico Fátima Alexandrino, Gorete Fonseca 45 Os dilemas do acesso ao Ensino Superior Jaime Carvalho e Silva Secções 12 Espaço GTI Polígonos e poliedros: trabalhar a relação 2D-3D, Joana Conceição, Margarida Rodrigues 16 Cadernos de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Estruturas e Geometria Dinâmica 24 Pense Nisto Quem quer comprar um livro com 100% de devolução? José Luiz Pastore Mello 32 Materiais para a aula de Matemática Condições da Campanha 100% de volta, José Luiz Pastore Mello 37 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Promover a aprendizagem das STEM através de uma aplicação de realidade aumentada, Maria Cristina Costa, António Manso, Paulo Santos, Francisco Monteiro 41 O problema deste número José Paulo Viana Um “polígono” curvo 43 Pontos de vista, reações e ideias… O que pensam os alunos sobre E@D, Ana Cunha, Cristina Cruchinho, Heitor Miranda, Sofia Ribeiro
A cidadania e a cultura, a ciência e a inovação, constituem os pilares do edifício do ensino superior do futuro. Um edifício onde se cultive a qualidade e a excelência, a boa gestão e a competitividade, o mérito e o empreendedorismo, sempre presentes nos processos e nos conteúdos do ensino, da investigação e da prestação de serviços. Um edificil que só estará iluminado enquanto a liderança, a governação académica e a organização institucional privilegiarem a ética, o rigor, o mérito e o risco. É com base neste pensamento condutor que, ao longo da obra, se equacionam as respostas a dar, através do ensino superior, aos desafios da sociedade do conhecimento, se define um novo modelo de relacionamento entre o poder político, o governo académico e a sociedade civil, se propõem novos mecanismos de regulação e de financiamento, e se apontam caminhos para uma dimensão europeia e internacional das instituições. A irracionalidade do actual sistema e a consequente tolerância da mediocridade, permitidas por falta de ambição, por incapacidade do poder do Estado, pela primazia do lucro nalgumas entidades privadas e por anacrónico corporativismo de algum poder académico, são insustentáveis. Por isso, a qualidade e a excelência, intrinsecamente ligadas a uma avaliação com consequências visíveis na opinião pública, devem determinar uma inadiável reorganização e modernização, baseada na flexibilidade e na programação estratégica. Considera-se, consequentemente, imprescindível adoptar um novo modelo de governo académico que reforce lideranças e integre a presença responsabilizante de componentes externas da sociedade, para atenuar o corporativismo e dinamizar parcerias criativas das instituições de ensino superior com as empresas e outras organizações públicas e privadas. Mas, tudo isto deve desenvolver-se num quadro de independência do pensamento que fortaleça as Universidades e Instituições Politécnicas como garantes da consciência crítica da Nação e do exercício da soberania do conhecimento. Um desafio para uma década, até 2010.
Nos anos 30, quando foi estabelecido contacto com tribos da Nova Guiné que até então tinham permanecido isoladas do mundo exterior e ignoravam a sua existência, descobriu-se que sorriam e franziam o sobrolho sem ambiguidade como qualquer ocidental, apesar das centenas de milhares de anos de separação desde o último ancestral comum partilhado. O «sorriso» de um babuíno é uma ameaça; o sorriso de um homem é um sinal de agrado: é a sua natureza humana em todo o mundo. Partindo do pressuposto de que existe uma natureza humana típica, e sem negar a existência de diferenças culturais e de particularidades humanas, Matt Ridley, autor de Genoma, acredita que é fácil tomar como garantida a semelhança sólida que subjaz à raça humana. A sopa de olhos de ovelha, um abanar de cabeça que significa sim, a privacidade ocidental, os rituais de circuncisão, as siestas da tarde, as religiões, as linguagens, as diferenças na frequência do sorriso entre um empregado de restaurante russo e um americano – existe uma míriade de particularidades humanas, bem como de características universais. É impossível entender a natureza humana sem compreender como esta evoluiu, assim como é impossível perceber como evoluiu a natureza humana sem compreender como evoluiu a sexualidade humana. Tomando o sexo como tema central da nossa evolução, A Rainha de Copas é um inquérito à natureza dessa natureza humana.
Abraham Pais, o reputado físico norte-americano que privou com Einstein durante os últimos nove anos da sua vida, oferece-nos, com este seu livro, um guia da vida e do pensamento do mais célebre cientista do nosso século. Recorrendo a numerosos artigos inéditos e relatos pessoais, a sua narrativa ilumina a figura do homem e do pensador com rigor e vivacidade notáveis, tornando esta a mais autorizada biografia intelectual de Einstein.
Quer seja um génio da programação, um especialista em lógica ou alguém que adora jogos matemáticos, este livro de enigmas vai desafiá-lo e mantê-lo acordado pela noite dentro. Na tradição de Sherlock Holmes, o Dr. Ecco aplica a lógica e alguma matemática para resolver crimes, encontrar tesouros e explorar o espaço. Criado por Dennis E. Shasha, o Dr. Ecco apareceu pela primeira vez no final dos anos 80 como um brilhante investigador matemático em As Enigmáticas Aventuras do Dr. Ecco (Gradiva, 1992). O seu mais recente trabalho, Os Ciberenigmas do Dr. Ecco, relata as proezas e as desventuras deste «omni-heurista» (aquele que resolve todos os enigmas) e detective privado de renome. Acompanhado pelo colega, o professor Justin Scarlet, e pela sobrinha Liane, Ecco confronta-se com uma série de enigmas que lhe são colocados por arqueólogos, desenhadores de estações espaciais, designers, generais, criminosos (reformados) e alguns cidadãos normais. Quer esteja a investigar um ataque de antraz (um enigma criado por Sasha bastante tempo antes do 11 de Setembro), a combater o crime no metropolitano, ou a proteger o caribu do Alasca da ameaça de uma conduta de gás, o Dr. Ecco aceita todos os desafios e utiliza a matemática e a lógica para lutar contra terroristas, contrabandistas e espiões. Organizado em oito temas (desde «Geometria Combinatória» a «Cifras e Segredos»), este livro vai desafiá-lo a utilizar a mente e o computador de maneiras que nunca antes imaginou. «É raro podermos dizer, com rigor e em termos categóricos, o que é o melhor, mas de Dennis Shasha podemos afirmar que é o melhor criador de enigmas, vivo. O seu novo Dr. Ecco é mais fascinante, mais intrigante, mais envolvente e mais delicioso do que eu jamais poderia imaginar pudesse ser um livro do género. Mesmo as pessoas que nunca tenham resolvido um ‘ciber-enigma’ (ou sequer planeado fazê-lo) não conseguirão parar de o ler.» por DAVID GELERNTER, professor de Ciência Computacional, Universidade de Yale
O que é um número? Como o obter? Através de que método se pode justificar-lhe a existência? Das operações elementares às demonstrações sofisticadas, passando pelas equações, este livro permite abordar os números com o rigor e precisão dos raciocínios matemáticos.
A singularidade desta obra está na ligação que faz entre a contenção rigorosa das provas e uma abundância de aplicações de problemas económicos padrão. A abordagem que o autor faz aos modelos dinâmicos é magistral e está destinada a ser um ponto de referência para os profissionais da economia. Este livro é um verdadeiro e indispesável manual para estudantes dado serem guiados degrau a degrau com explicações e argumentações detalhadas e uma referência para a generalidade dos investigadores em economia.
Neste volume II, com a resolução pormenorizada de diversos exemplos, pretende-se ajudar o leitor a acompanhar a leitura do volume I, consolidando os conhecimentos de cálculo matricial que vão sendo adquiridos. Através de alguns destes exemplos, faz-se ainda um desenvolvimento de outras noções anteriormente abordadas.
O volume I deste texto apresenta, de modo elementar mas, rigoroso, alguns conceitos básicos de cálculo matricial, detalhadamente exemplificados.
Este livro dirige a reflexão do leitor para estartégias possíveis de fazer face, de forma pragmática eficaz e motivada, ao problema. Aqui é acentuada a importância do diálogo Norte/Sul que, por si, permitirá este renovar de abordagem que exige a >>mundialização<< do problema.
Esta obra tem como finalidade apresentar as principais sísteses teóricas e um estudo empírico realizado sobre a indisciplina em contexto escolar, bem como os principais motivos para a sua eclosão e ensaiar estratégias limitadoras da sua acção.
Traçando as grandes linhas do funcionamento do nosso cérebro e explicando a proveniência de certas dificuldades de concentração, o autor, nesta obra, apresenta um método de aprendizagem bastante eficaz baseado na sugestopedia. Este método tem por objectivo utilizar o som e as imagens, a relaxação e a respiração para estudar e reter, de forma durável, o conteúdo de um livro ou a matéria de um curso.
Acabar com o insucesso escolar. O insucesso escolar não é uma fatalidade, é o que clama o montepelleriano Hubert Montagner, psicólogo e especialista do comportamento animal. Fruto de anos de observação, a sua teoria límpida: a escola nivela os valores, não toma suficientemente em conta a individualidade de cada criança e os seus ritmos pessoais de desenvolvimento intelectual. Não se contentando em salientar uma constatação, dá a pais e professores pistas que permitem construir uma escola diferente.
Obra que foi primeiramente concebida e realizada para servir de instrumento de trabalho pedagógico para professores, educadores ou formadores de adultos, é um verdadeiro suporte metodológico destinado a todos os intervenientes que desejem formular, realizar e avaliar um projecto de intervenção no meio educativo onde trabalham.
O presente estudo analisa o raciocínio proporcional dos alunos antes e depois do ensino formal da Proporcionalidade Directa.O seu objectivo é saber quais os tipos de estratégia que os alunos utilizam, em que situações têm tendência para utilizar estratégias mais formais e ainda de que modo identificam situações em que existe ou não Proporcionalidade Directa.
Este estudo visa a avaliação qualitativa dos resultados dentro do programa de etnomatemática,com base na teoria de Paulo Freire e na etnografia como método de pesquisa.
Este estudo tem por objectivo a interpretação das representações sociais de uma professora no que se refere ao ensino de geometria.
O objectivo desta investigação é analisar o processo de generalização dos novos programas de matemática do 5º ano de escolaridade, tal como é vivido e sentido pelos professores.
Este trabalho tem como objectivo estudar as concepções de professores de matemática,sobre o ensino e a aprendizagem, e as suas práticas da sala de aula .
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