Este trabalho está dividido em 4 partes,em que as 3 primeiras proporcionam os elementos necessários que conduzem á proposta de um programa educativo,especialmente destinado ao desenvolvimento de capacidades metacognitivas em alunos do 3ºciclo do ensino básico em Portugal.A quarta parte é constituída pela proposta de um programa de intervenção para desenvolver capacidades metacognitivas na área da resolução de problemas de matemática,em alunos do 3º ciclo do ensino básico em Portugal.Além disto,faz-se referência aos elementos teóricos básicos para o design de um programa de intervenção,e as características gerais que este deve cumprir.
Este estudo envolve quatro professoras de matemática do ensino secundário de escolas do grande Porto que frequentaram,durante o verão de 98,acções de formação sobre o uso das novas tecnologias(calculadora gráfica e o programa Cabri II).
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Autor: Maria José da Silva Bahia Ribeiro Referência APM: PM040079 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 182.0
Este estudo tem como objectivo principal compreender aspectos do desenvolvimento do sentido do número racional não inteiro em alunos do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e procurou responder às seguintes questões: a) quais são os obstáculos das crianças à apropriação do sentido do número racional fraccionário?b) que estratégias pessoais os alunos privilegiam na resolução de problemas com números racionais?c) como se processa a passagem das estratégias informais para a representação simbólica dos números racionais, quer sob a forma de fracção, quer na forma decimal?
Vivem-se hoje (de novo) tempo de reforma. Tempos de reforma educativa com um renovado enfoque sobre o aluno e sobre a aprendizagem. Os documentos de política educativa (legais e de enquadramento conceptual), visando o aprofundamento da Lei da Bases do Sistema Educativo de 1986, vêm enfatizando que as decisões são agora partilhadas com professores e Escolas, isto é, com quem (re)constroí o currículo.Esta investigação centrou-se em Área Projecto, como a primeira aproximação ao objecto de estudo, orientando-se o nosso esforço (entre 1998/99 e 2000/01) para a compreensão de um processo de inovação que envolvia a implantação desta área numa escola.
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Autor: João José Marques da Silva Referência APM: PM040076 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa da própria colecção. Editora: APM Páginas: 366.0
O objectivo deste trabalho é a construção de um ambiente de aprendizagem inteligente, capaz de simular a interação entre vários agentes, durante um processo de ensino-aprendizagem, em sala de aula.
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Autor: Augusto Manuel José Eusébio Referência APM: PM040075 Data: 1995-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 122.0
esta investigação centra-se na introdução de tarefas investigativas na aprendizagem da Matemática no 1ºCiclo. O estudo tem por objectivo descrever os processos vividos pelos alunos quando colocados perante uma tarefa investigativa, tentando perceber os processos matemáticos utilizados, a mobilização de conteúdos e competências, o envolvimento na actividade e as interacções estabelecidas.
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Autor: Helena Maria Reis Pacheco de Amaral Referência APM: PM040074 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 312.0
O presente estudo insere-se na área da educação matemática e decorreu numa turma do 3º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico.Pretendeu-se estudar a visualização espacial e a costrução de conceitos matemáticos nas crianças.
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Autor: Maria de Fátima Gordo Referência APM: PM040071 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 188.0
O objectivo principal deste estudo é compreender em que situações,porquê e como é que os alunos utilizam a calculadora gráfica na resolução de questões no ambito do estudo de funções no 12º ano de escolaridade.Para tal pretende-se obter resposta para as seguintes questões:- Que relação estabelecem os alunos com a calculadora gráfica?- Que razões levam os alunos a optar por utilizar ou não a calculadora gráfica na resolução de uma questão?- Que papel reservam os alunos à calculadora gráfica na resolução de uma questão?A natureza das questões envolvidas levou à adopção de uma metodologia de natureza qualitativa e á opção pela realização de estudos de caso, envolvendo três alunos de uma turma do 12º ano de escolaridade.
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Autor: Maria João Semião Referência APM: PM040205 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 162.0
Apresenta-se uma exploração didáctica de alguns temas de probabilidades,recorrendo a programas de simulação que escrevemos na linguagem visual basic.
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Autor: Maria Júlia de Oliveira Ferreira Referência APM: PM040068 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 198.0
Este trabalho pretende estudar as concepções e práticas de três professores do ensino básico, pertencentes a três gerações diferentes,acerca da resolução de problemas,raciocínio e comunicação.
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Autor: Luciano José Dourado Veia Referência APM: PM040067 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 237.0
Este estudo decorreu no contexto de uma experiência pedagógica levada a cabo em duas turmas do 7º ano de escolaridade em que se valorizou a exploração de situações problemáticas e a resolução de problemas e em que a calculadora foi encarada como um importante instrumento facilitador da aprendizagem.
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Autor: Joana Maria Leitão Brocardo Porfírio Referência APM: PM040066 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 309.0 ISBN: 972-9053-38-3
O processo sincrético-analítico-sintético a compreensão das abstrações enquanto mediações constitui-se num dos pressupostos que orienta o ensino de matemática na execução de procedimentos metodológicos coerentes com a lógica de elaboração desses conceitos. Procurando desenvolver a análise dessa concepção da relação abstrato concreto,esse trabalho considera o exemplo específico do ensino de geometria analítica de 1ºe2ºgraus.
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Autor: José Roberto Boettger Giardinetto Referência APM: PM040065 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 182.0
Este estudo pretende descrever as representações sociais de alunos de matemática da unidade de ciências exactas e humanas da universidade do Algarve em situação de estágio pedagógico e de alunos de matemática /ciências da natureza da escola S. de educação do Algarve em situação de prática pedagógica a propósito da pessoa do supervisor e do processo de supervisão.
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Autor: António Manuel Guerreiro Referência APM: PM040064 Data: 1998-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 105.0
Autor: Maria da Conceição Costa Referência APM: PM040061 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 120.0
Autor: Maria Guilhermina Nogueira Referência APM: PM040060 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 120.0
Este estudo visa a compreensão das formas como alunos do 1ºano do ensino superior concebem a matemática e a sua aprendizagem.
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Autor: Susana Torrado da Rosa Referência APM: PM040057 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção.Tese de Mestrado. Editora: APM Páginas: 326.0
O estudo decorreu durante os 2 primeiros anos do desenvolvimento de um projecto de uma turma de currículos alternativos do 3ºciclo do ensino básico constituída por alunos com várias repetências no seu currículo,e um passado com assiduidade muito irregular.
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Autor: Ana Maria Prudêncio Vieira Referência APM: PM040051 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 350.0
Este estudo pretende saber qual o alcance,as potencialidades e as dificuldades associadas á realização de diferentes tipos de tarefas na aula de matemática no ensino secundário na perspectiva de professores e alunos.
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Autor: Maria Manuela da Silva Pires Referência APM: PM040050 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 342.0
Esta investigação, na área do desenvolvimento profissional dos professores do 1º ciclo,decorre no quadro de um programa de formação contínua.
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Autor: Maria Isabel Antunes Rocha Referência APM: PM040048 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 392.0
As dificuldades existentes com o ensino do cálculo diferencial e integral nos cursos iniciais da universidade constituíram a grande motivação para este trabalho.
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Autor: Maria Cristina Bonomi Barufi Referência APM: PM040047 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 184.0
Este estudo inclui-se no âmbito da aprendizagem escolar de matemática de alunos do 6ºano de escolaridade,problematizando a construção do conceito de proporcionalidade directa,mmediada pela utilização da calculdora.
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Autor: Isabel M. Glória Duarte Paula Referência APM: PM040046 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 186.0
Este estudo incide sobre as vivências de professores de matemática do 2ºciclo do ensino básico na relação e integração da calculadora no processo de ensino e aprendizagem da matemática no quadro de um programa de formação contínua,ao longo de um ano lectivo.
Fez-se uma experiência com alunos do primeiro ano do curso de Marketing do instituto superior de contabilidade e administração do Porto(I.S.C.A.P.)com reconhecida deficiência a matemática.
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Autor: Maria de Fátima Freitas e Cruz Domingues Referência APM: PM040044 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 239.0
O estudo decorreu numa turma do 10ºano, no ano lectivo de 1993/94, e teve como objectivo investigar como os alunos, que aprendem sobre funções com meio computacionais, compreendem o conceito da função.
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Autor: António Manuel Domingos Referência APM: PM040041 Data: 1994-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 234.0
Autor: Hélia Maria Araújo Manuel Machado Sousa Referência APM: PM040038 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 240.0
Este estudo situa-se no âmbito da aprendizagem escolar da matemática de alunos do 7ºano de escolaridade.
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Autor: Elsa Maria Fernandes Referência APM: PM040037 Data: 1998-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 262.0
Investigou-se como é que os alunos exploram,realizam,justificam e investigam-contruções num AGD e como é isso os habilita a compreender objectos e relações geométricas, a formular conjecturas e a elaborar argumentos indutivos e dedutivos.
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Autor: Maria Margarida Junqueira Referência APM: PM040036 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 306.0
Este estudo incidiu sobre a aprendizagem escolar da estimação da matemática,no 2º ciclo do ensino básico com o objectivo de compreender os processos utilizados pelos alunos quando produzem estimativas em contexto de aula e de identificar as suas atitudes e concepções face á estimação.
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Autor: Maria Manuela Oliveira e Azevedo Referência APM: PM040035 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 220.0
Este estudo,tem como principal objectivo a análise da actividade matemática dos alunos no contexto de actividades de investigação e exploração matemática.
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Autor: Ercílio Mendes Referência APM: PM040034 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 247.0
O objectivo desta investigação consistiu em conhecer e compreender as principais dificuldades reveladas por alunos do ensino superior durante a exploração de situações de aplicação e de modelação matemática, com recurso a ferramentas computacionais.
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Autor: Fernanda Tavares Referência APM: PM040033 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 242
Autor: Guida Maria Pinto de Abreu Referência APM: PM040030 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 312.0
Autor: M. Cecília Morais Monteiro Referência APM: PM040029 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 358.0
Autor: Maria de Lurdes Marquês Serrazina Referência APM: PM040028 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 406.0
As obras de Isidoro de Sevilha (550-636) tinham finalidades pedagógicas, relativas à formaçãode clérigos ou da Nobreza.Dentre estas obras algumas dizem respeito ao conhecimento Matemático.
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Autor: Arlete de Jesus Brito Referência APM: PM040023 Data: 1999-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 150.0
Este estudo incide sobre a implementação das tecnologias por futuros professores de matemática na sala de aula.Para além de tratar as questões da integração das tecnologias na aula de matemática, o estudo tem como suporte teórico o mentoring e a apredizagem como participação em comunidades de prática.
Este estudo apresenta compreensões da pesquisadora sobre processos de pensamento matemático de estudantes de cálculo diferencial e integral que trabalham em ambiente computacional,abordando questões matemáticas relacionadas ao conceito de derivada.
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Autor: Mónica Ester Villarreal Referência APM: PM040022 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 402.0
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