Esta colectânea de textos, editada pela Associação de Professores de Matemática (APM) e a responsabilidade do Grupo de Trabalho de Geometria (GTG), tem por fim o desenvolvimento profissional dos professores nos ensinos básico e secundário,em particular no tema da Geometria. Tentaremos ter em atenção, como factor orientador dos conteúdos que escolhemos para os textos e da forma como são tratados, o propósito cultural que enfatizamos para o currículo de matemática, nomeadamente o conhecimento da sua história, da sua intervenção nas diferentescivilizações e das características próprias como aborda a realidade e se desenvolve como ciência.A colectânea foi iniciada em 2012 e estão publicadas as seguintes obras: - Simetria e Transformações Geométricas - Conexões da Geometria: a recta real - Conexões da Geometria: O plano complexo
Textos de Geometria para ProfessoresEsta colectânea de textos, editada pela APM e da Responsabilidade do Grupo de Trabalho de Geometria (GTG), tem por fim o desenvolvimento profissional dos professores nos ensinos básico e secundário, em particular no tema da geometria. Tentaremos ter em atenção, como factor orientador dos conteúdos que escolhemos para os textos e da forma como são tratados, o propósito cultural que enfatizamos para o currículo de matemática, nomeadamente o conhecimento da sua história, da sua intervenção nas diferentes civilizações e das características próprias como aborda a realidade e se desenvolve como ciência.
Categorias:
Edições APM
Autor: Eduardo Veloso Referência APM: PM010979 Data: 2014-09-22 00:00:00 Observações: A Colectânea foi iniciada em 2012, com a publicação da obra Simetria e Transformações Geométricas. Editora: APM Páginas: 64.0 ISBN: 978-972-8768-57-7
Os Cadernos de Educação Matemática são uma colecção de antologias de tradução ou originais portugueses que, por motivos diversos, são de difícil acesso para os professores. Cada caderno reúne um tema diferente e tem como objectivo colocar à disposição dos professores textos de referência fundamental sobre o tema indicado. Numa organização de João Pedro da Ponte podemos encontrar neste caderno alusivo ao uso do computador na Educação Matemática, os textos: "Álgebra por computador" de Fitch, Pavelle e Rothstein, "Ensinar crianças a serem matemáticas vs ensinar Matemática" por Seymour Papert, "Tecnologia e Educação Matemática - uma revisão de desenvolvimentos recentes e problemas importantes" por James T. Fey e "A Matemática contará?" por Ball,Higgo, Oldknow, Straker e Wood.
Categorias:
Edições APM
Autor: João Pedro da Ponte (org.) Referência APM: PM010025 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 112.0 ISBN: 972-9053-17-0
Os Cadernos de Educação Matemática são uma colecção de antologias de tradução ou originais portugueses que, por motivos diversos, são de difícil acesso para os professores. Cada caderno reúne um tema diferente e tem como objectivo colocar à disposição dos professores textos de referência fundamental sobre o tema indicado. Numa organização do grupo TEM (grupo português de Teoria da Educação Matemática) podemos encontrar neste caderno, alusivo à sociologia da matemática, os textos: "A base cultural da matemática" por Raymond Wilder, "Sobre a sociologia da matemática" por Dirk J. Struik e "As raízes sociais da matemática pura" por Sal Restivo. Do autor David Bloor encontramos "Uma abordagem naturalista da matemática", "Poderá existir uma matemática alternativa?" e "Negociação no pensamento lógico e matemático".
Categorias:
Edições APM
Autor: Grupo TEM (org.) Referência APM: PM010026 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 133.0 ISBN: 972-9053-76-6
Este caderno visa fornecer aos professores algum material sobre História da Matemática, permitindo mais facilmente a sua integração na sala de aula.Este caderno contém a tradução de artigos sobre a História da Matemática:"O raciocínio geométrico na tradição árabe (séculos IX - XV)" por Ahmed Djebbar e "Os métodos que podem substituir a álgebra: Exemplos da tradição matemática árabe" por Ezzaim Laabid.Contém igualmente duas actividades: "uma balança e duas tentativas" e "4*3,5=14 e 9:4=2,25".Esta colecção é da responsabilidade do Grupo de Trabalho sobre a História e Ensino da Matemática (GTHEM) da APM.
Este caderno visa fornecer aos professores algum material sobre História da Matemática, permitindo mais facilmente a sua integração na sala de aula.Este caderno contém a tradução de artigos sobre a História da Matemática:"Porquê estudar a História da Matemática?" por Dirk Struik, "A utilização da História em Educação Matemática" por John Fauvel e "Quer dar significado ao que ensina? Tente a História da Matemática" por Frank J. Swetz.Esta colecção é da responsabilidade do Grupo de Trabalho sobre a História e Ensino da Matemática (GTHEM) da APM.
Esta publicação reúne as actas de um seminário sobre a avaliação realizado em 1991, na Escola Secundária Marquesa de Alorna. São apresentados os textos que serviram de base ás intervenções e ás principais conclusões das discussões sobre os temas propostos para os grupos de trabalho, bem como a documentação de apoio que foi enviada aos participantes, antes da realização do seminário.
Categorias:
Edições APM
Autor: Henrique Guimarães, Leonor Cunha Leal e Paulo Abrantes( org.) Referência APM: PM010021 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 97.0
O papel dos dados estatísticos e das probabilidades, na matemática escolar, tem mudado rapidamente, tanto na ênfase crescente que lhes é atribuída como nos seus métodos de ensino. Neste "Lidar com Dados e Probabilidades" considera-se primeiro o modo como as pessoas usam naturalmente o seu entendimento de dados e probabilidades nas suas experiências diárias. A principal secção do livro pretende dar argumentos para enfatizar estas capacidades naturais de aprender a partir de explorações. Cinco temas são exemplificados com actividades de sala de aula: recolha de dados feita pelos alunos, comunicação, resolução de problemas, raciocínio e conexões.
Categorias:
Edições APM
Autor: NCTM Referência APM: PM010015 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Adenda Series, uma colecção de textos que se destina a proporcionar aos professores uma base extensa de ideias e recursos, para a concretização das recomendações dos Standards. Esta publicação está organizada por temas e anos de escolaridade. Editora: APM Páginas: 83.0 ISBN: 9729053960
No mundo à nossa volta vemos objectos manufacturados. Muitos são constituídos por elementos com forma linear ou circular. Esses elementos baseiam-se na geometria de Euclides - isto é, têm origem em segmentos, ângulos, triângulos, quadriláteros, poliedros, circunferências, esferas, e assim por diante. Esta é a geometria do conjunto de pontos, da recta, e dos instrumentos de construção euclidianos. A geometria euclidiana sintética descreve de forma apropriada muitos aspectos do nosso mundo.
Categorias:
Edições APM
Autor: NCTM Referência APM: PM010014 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Adenda Series, uma colecção de textos que se destina a proporcionar aos professores uma base extensa de ideias e recursos, para a concretização das recomendações dos Standards. Esta publicação está organizada por temas e anos de escolaridade. Editora: APM Páginas: 84.0 ISBN: 972-9053-34-0
A geometria informal e o raciocínio espacial constituem aspectos vitais do currículo de matemática dos 2º e 3º ciclos. Modelar, registar e participar em actividades e experiências a nível espacial, organizadas em torno de modelos concretos, pode ajudar os alunos a descobrir, visualizar e representar conceitos e propriedades das figuras geométricas da realidade física. Quando lhes são dadas oportunidades para planificar, construir modelos, desenhar, agrupar, classificar e envolver-se em fantasias geométricas e criatividade matemática, através da resolução de problemas, os alunos experimentam a diversão e o desafio de aprender geometria. É através de explorações e investigações geométricas que os alunos desenvolvem as suas intuições espaciais e entendem os conceitos necessários ao funcionamento eficaz num mundo a três dimensões.
Categorias:
Edições APM
Autor: NCTM Referência APM: PM010013 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Adenda Series, uma colecção de textos que se destina a proporcionar aos professores uma base extensa de ideias e recursos, para a concretização das recomendações dos Standards. Esta publicação está organizada por temas e anos de escolaridade. Editora: APM Páginas: 98.0 ISBN: 9729053979
Adenda 6º ano
Preço: 3.00
Preço Sócio: 2.00 Ref.: PM010012
Adenda Series, uma colecção de textos que se destina a proporcionar aos professores uma base extensa de ideias e recursos, para a concretização das recomendações dos Standards. Esta publicação está organizada por temas e anos de escolaridade.
Adenda Series, uma colecção de textos que se destina a proporcionar aos professores uma base extensa de ideias e recursos, para a concretização das recomendações dos Standards. Esta publicação está organizada por temas e anos de escolaridade.
Adenda Series, uma colecção de textos que se destina a proporcionar aos professores uma base extensa de ideias e recursos, para a concretização das recomendações dos Standards. Esta publicação está organizada por temas e anos de escolaridade.
ÍNDICE7 - Introdução9 - Planificação do ensino e aprendizagem da matemática Lurdes Serrazina33 - Discussões coletivas no ensino-aprendizagem da matemática João Pedro da Ponte57 - O desenvolvimento do sentido da multiplicação de números racionais: uma trajectória hipotética de aprendizagem Hélia Pinto89 - Cálculo mental com números racionais no 6º ano de escolaridade: A discussão dos erros dos alunos Irene Segurado, Margarida Abreu e Renata Carvalho111 - A percentagem numa construção comparticipada dos números racionais Helena Gil Guerreiro e Lurdes Serrazina139 - O contributo da discussão de sala de aula na promoção do desenvolvimento do sentido de número em alunos do 2º ano de escolaridade Elvira Ferreira173 - A planificação e as resoluções dos alunos na resolução de problemas na aula de matemática: um contexto de ensino exploratório no 2º ciclo Neuza Branco e Joana Galrinho197 - O conhecimento para ensinar matemática na prática lectiva de uma futura professora do 2º ciclo; O conceito de percentagem Nádia Ferreira e João Pedro da Ponte223 - O conhecimento didático de estatística de uma futura educadora de infância e professora do 1º ciclo Raquel Santos e João Pedro da Ponte
A exploração do ensino de situações da vida real, em que a matemática se aplica, pode ajudar a mostrar aos alunos uma disciplina mais viva, dinâmica e interessante. Este exemplo de exploração, envolvendo aspectos da Matemática, do desenho e da Biologia, compreende uma breve história da organização social das abelhas. O estudo aprofundado sobre o formato dos alvéolos e um registo do trabalho dos alunos, serviu de inspiração a este livro.
Categorias:
Edições APM
Autor: Ana Luìsa Teles, Ana Vieira, Aniss Ali e Fátima Antunes Referência APM: PM010004 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 77.0
A formação inicial dos futuros educadores de infância e professores de Matemática dos ensinos básico e secundário, em particular no que respeita à sua componente matemática, tem uma importância determinante na qualidade da formação matemática dos jovens. Neste livro estão reunidas recomendações gerais para a formação matemática dos futuros professores.
Categorias:
Edições APM
Autor: Carlos Albuquerque, Eduardo Veloso, Isabel Rocha, Leonor Santos, Lurdes Serrazina e Suzana Nápoles Referência APM: PM010076 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM e SPCE Páginas: 51.0
Um breve olhar sobre os momentos mais significativos da última década do século XV e do século XVI,poderá dar uma visão global sobre como eram Portugal e o mundo no tempo anterior a Pedro Nunes.
Este trabalho faz a ponte entre jogos matemáticos e aprendizagem, desde a perspectiva teórica até aos exemplos concretos de jogos matemáticos jogados por alunos. Depois de uma análise detalhada de vários jogos, procede-se à descruição de alguns, cujas caraterísticas os tornam adequados para uma utilização em sala de aula. Nesta publicação podemos ainda encontrar extractos de interacções, envolvendo os alunos enquanto jogavam alguns desses jogos.
Categorias:
Edições APM
Autor: António Júlio César de Sá Referência APM: PM010001 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 179.0 ISBN: 9729053499
Esta publicação assinala exatamente um quarto de século de existência da nossa Associação e por isso decidiu-se reunir um texto por cada ano, compilando num <> um pouco da intervenção e do desenvolvimento da APM.
Categorias: