EDITORIAL01 - Ser professor: uma reflexão nos 30 anos da APM (Lurdes Figueiral) ARTIGOS12 - (Re)criação de materiais manipuláveis para o ensino-aprendizagem das fórmulas para a área do paralelogramo e do triângulo no 5º ano de escolaridade do Ensino Básico (Sara Ribeiro, Pedro Palhares)25 - Low-Performing Students: uma discussão sobre o relatório mais recente da OCDE (Pedro Abrantes)32 - Simetria na arte: uma experiência com os alunos do curso profissional de Design de Interiores e Exteriores (Sílvia Zuzarte)36 - O desperdício alimentar: o estudo de uma turma de 3º ano (Joana Conceição) SECÇÕES19 - O problema deste número Frações harmónicas(José Paulo Viana)42 - Tecnologias na Educação Matemática (António Domingos) A Tecnologia como potencial catalisador de inovação (Rui Gonçalo Espadeiro)31 - Materiais para a aula de MatemáticaAs moedas do Planeta Gnu (Helena Maria Amaral)29 - Pontos de vista, reações e ideias... cumprir o programa (Celina Pereira)10 - Caderno de Apontamentos de GeometriaGeometria partilhada e socialmente construída (2) (Cristina Loureiro)21 - Espaço GTIIdentificando círculos (Maria Paula Ropdrigues)44 - Para este número selecionámosCompreensão relacional e compreensão instrumental (Richard R. Skemp)03 - 30 anos APMAPM - Intervenção na Política Educativa (Isabel Rocha)Porque existem associações de professores? (João Pedro da Ponte)O Pergunta Agora, passado presente e futuro (Ana Martins, Helena Amaral, Fernando Nunes, Sónia Figueirinhas, Susana Diego)
EDITORIAL01 Criatividade matemática individual e coletiva (Isabel Vale e Teresa Pimentel) ARTIGOS03 Criatividade: Conceito e desafios (Maria de Fátima Morais)09 A criatividade nas (re)soluções visuais de problemas (Isabel Vale)16 Técnicas de criatividade para estimular o pensamento matemático (Cleyton Hércules Gontijo)25 Alunos em ação no Congresso Matemático: Relato de uma experiência (Teresa Pimentel)31 Da resolução de problemas à criatividade num contexto pré-escolar (Conceição Vieira)52 À descoberta da criatividade na aula de Matemática (Sandra Pinheiro)57 Trilhos matemáticos: promovendo a criatividade de futuros professores (Ana Barbosa, Isabel Vale, Rosa Antónia Tomás Ferreira)65 Estratégias para trabalhar com grandezas e medidas que favorecem a criatividade em matemática (Alexandre Tolentino de Carvalho, Mateus Pinheiro de Farias, Cleyton Hércules Gontijo)70 A atividade de projeto, a criatividade e a voz dos alunos (Manuela Pires)77 A criatividade na perspetiva de (alguns) matemáticos (Rosa Antónia Tomás Ferreira) SECÇÕES50 O problema deste número (José Paulo Viana) Equivalentes ou não?44 Tecnologias na educação matemática (António Domingos) Ambientes tecnológicos para o desenvolvimento da criatividade em matemática em contextos exploratórios (Artur Coelho e Isabel Cabrita)39 Materiais para a aula de matemática O que te sugere esta imagem? (Teresa Pimentel!)42 Caderno de apontamentos de Geometria (Cristina Loureiro) Torradas com manteiga08 Pontos de vista, reações e ideias... criatividade com estes programas? (Renata Carvalho)40 Pense nisto será que a criatividade é só para génios? (Isabel Vale)
EDITORIAL01 Tecnologia para que te quero? (Lina Brunheira) ARTIGOS03 Contributos do Geogebra para a compreensão das propriedades e relações entre quadriláteros (Maria da Graça Bruno Pereira)09 A notável identidade e + 1 = 0 (José Luiz Pastore Mello, Carlos Eduardo de Souza Campos Granja)17 A exploração de isometrias nas Pavimentações de Penrose numa turma de 8º ano (João Carlos Terrose)27 Acontecimentos independentes ou incompatíveis? Vamos clarificar os conceitos! (Adelaide Freitas, Maria José Carvalho)34 Crónicas de outros tempos (Mária Cristina Almeida)35 O questionamento oral na sala de aula de Matemática: um elemento propiciador de avaliação formativa? (Luis Fabián Gutiérrez Fallas, Leonor Santos)43 O problema do Baltazer (Eduarda Moura) SECÇÕES42 O problema deste número (José Paulo Viana) Área Perdida24 Tecnologias na Educação Matemática (António Domingos) Vamos à cidade?... (Paulo Alvega)23 Materiais para a aula de Matemática Desporto no verão (Paulo Alvega)32 Caderno de Apontamentos de Geometria (Cristina Loureiro) Geometria partilhada e socialmente construida12 Espaço GTI O dsenvolvimento do pensamento algébrico num contexto de ensino exploratório: Um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade (Célia Mestre)41 Vamos jogar (Helena Rocha) Números e mais números02 Encontros
EDITORIAL 01 Exames no final do 1º e 2º ciclos do ensino básico, para quê?(Maria de Lurdes Serrazina) ARTIGOS 02 Um ponto de encontro, em todos os sentidos...(Daniela Reyes-Gasperini) 05 Explorando a Geometria no espaço com o GeoGebra 3D(Valdeni Soliani Franco, Ana Paula Canavarro) 14 O grande califa e os poderes mágicos da matemática(Sílvia Zuzarte) 24 O meu tio, José Sebastião e Silva(Maria José Silva Sebastião)26 É mesmo necessário fazer planos de aula?(João Pedro da Ponte, Marisa Quaresma, Joana Mata Pereira) 36 Para uma compreensão dos números inversos à luz do significado da medida de fração(Graciosa Veloso) 41 Uma visita de estudo...mágica!(Ana Sofia Rodrigues Rézio) SECÇÕES 12 O problema deste número Paralelograma e triângulos(José Paulo Viana) 44 Tecnologias na Educação Matemática(António Domingos)Eu Aluno/a, assumo o controlo da minha própria aprendizagem(Sónia Barbosa) 23 Materiais para a aula de Matemática um quadrado muito especial!(Sílvia Zuzarte)16 Caderno de apontamentos de Geometria A classe dos paralelogramos(Cristina Loureiro) 18 Espaço GTI a discussão coletivia na resolução de problemas envolvendo números inteiros(Joana Galrinho, Neusa Branco)
EDITORIAL01 - Pensando sobre a Matemática para perspetivar o seu ensino (Ana Maria Roque Boavida) ARTIGOS03 - A emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos - entre os livros infantis e os padrões de repetição (Paula Serra e Margarida Rodrigues)13 - O confronto do PMEB2007 com o PMEB2013 nas vizinhanças da demonstração (Patricia Damas Beites)27 - Uma apresentação de <
Categorias:
Autor: Vários
Referência APM: PM050132
Data: 2015-05-27 00:00:00
Editora: APM
Páginas: 48.0
EDITORIAL01 - Ousemos de novo, não estamos sós! (A Direção da APM) ARTIGOS03 - A experiência Veiga Simão na Matemática nos terceiro e quarto anos (1972-1975) (Maria Manuela Subtil Pedro, Mária Cristina Almeida)07 - Preparar o futuro... (Eduardo Veloso)11 - Diferenciação pedagógica:Um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade (Ana cristina Tudella, Leonor Santos)19 - Problematizando uma lengalenga (Maria da Conceição de Sousa Cipriano dos Santos)31 - A Educação e Matemática entrevista... José Paulo Viana (A Redação da Educação e Matemática)38 - Arte contemporânea no Ensino das Transformações Geométricas (Diogo Batista, António Guerreiro, António Lopes) SECÇÕES36 - O problema deste número Um cubo e muitos triângulos (José Paulo Viana)45 - Tecnologias na educação matemática (António Domingos)A utilização da calculadora gráfica no currículo do Ensino Básico: Uma experiência no 8º ano (Luísa Lopes, António Domingos)27 - Materiais para a aula de Matemática <
Categorias:
Autor: Vários
Referência APM: PM050131
Data: 2015-03-24 00:00:00
Editora: APM
Páginas: 48.0
A mostrar produtos 42-84 de 48. Ir para página: