EDITORIAL01 Tecnologia para que te quero? (Lina Brunheira) ARTIGOS03 Contributos do Geogebra para a compreensão das propriedades e relações entre quadriláteros (Maria da Graça Bruno Pereira)09 A notável identidade e + 1 = 0 (José Luiz Pastore Mello, Carlos Eduardo de Souza Campos Granja)17 A exploração de isometrias nas Pavimentações de Penrose numa turma de 8º ano (João Carlos Terrose)27 Acontecimentos independentes ou incompatíveis? Vamos clarificar os conceitos! (Adelaide Freitas, Maria José Carvalho)34 Crónicas de outros tempos (Mária Cristina Almeida)35 O questionamento oral na sala de aula de Matemática: um elemento propiciador de avaliação formativa? (Luis Fabián Gutiérrez Fallas, Leonor Santos)43 O problema do Baltazer (Eduarda Moura) SECÇÕES42 O problema deste número (José Paulo Viana) Área Perdida24 Tecnologias na Educação Matemática (António Domingos) Vamos à cidade?... (Paulo Alvega)23 Materiais para a aula de Matemática Desporto no verão (Paulo Alvega)32 Caderno de Apontamentos de Geometria (Cristina Loureiro) Geometria partilhada e socialmente construida12 Espaço GTI O dsenvolvimento do pensamento algébrico num contexto de ensino exploratório: Um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade (Célia Mestre)41 Vamos jogar (Helena Rocha) Números e mais números02 Encontros
EDITORIAL
01 Exames no final do 1º e 2º ciclos do ensino básico, para quê?(Maria de Lurdes Serrazina)
ARTIGOS
02 Um ponto de encontro, em todos os sentidos...(Daniela Reyes-Gasperini)
05 Explorando a Geometria no espaço com o GeoGebra 3D(Valdeni Soliani Franco, Ana Paula Canavarro)
14 O grande califa e os poderes mágicos da matemática(Sílvia Zuzarte)
24 O meu tio, José Sebastião e Silva(Maria José Silva Sebastião)26 É mesmo necessário fazer planos de aula?(João Pedro da Ponte, Marisa Quaresma, Joana Mata Pereira)
36 Para uma compreensão dos números inversos à luz do significado da medida de fração(Graciosa Veloso)
41 Uma visita de estudo...mágica!(Ana Sofia Rodrigues Rézio)
SECÇÕES
12 O problema deste número Paralelograma e triângulos(José Paulo Viana)
44 Tecnologias na Educação Matemática(António Domingos)Eu Aluno/a, assumo o controlo da minha própria aprendizagem(Sónia Barbosa)
23 Materiais para a aula de Matemática um quadrado muito especial!(Sílvia Zuzarte)16 Caderno de apontamentos de Geometria A classe dos paralelogramos(Cristina Loureiro)
18 Espaço GTI a discussão coletivia na resolução de problemas envolvendo números inteiros(Joana Galrinho, Neusa Branco)
EDITORIAL01 - Pensando sobre a Matemática para perspetivar o seu ensino (Ana Maria Roque Boavida) ARTIGOS03 - A emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos - entre os livros infantis e os padrões de repetição (Paula Serra e Margarida Rodrigues)13 - O confronto do PMEB2007 com o PMEB2013 nas vizinhanças da demonstração (Patricia Damas Beites)27 - Uma apresentação de <> (Fernando Nunes)33 - Sistemas de numeração: dos egípcios à atualidade (Ricardo Ferreira)37 - O centro desaparecido de uma circunferência (José Luiz Pastore Mello) SECÇÕES10 - O problema deste número (José Paulo Viana) Batalha Geométrica31 - O problema do ProfMat 2015 (José Paulo Viana) Mármore na Praça44 - Tecnologias na Educação Matemática (António Domingos) um inventário para a análise de tarefas que envolvem recursos tecnológicos (Paula Cristina Teixeira, António Domingos)23 - Materiais para a aula de Matemática números grandes24 - Caderno de Apontamentos de Geometria (Cristina Loureiro) Exemplos e contra exemplos para construir o conceito de classe19 - Espaço GTI A Matemática nos primeiros anos de escolaridade em Singapura: Reflexão (Ana Isabel Silvestre)26 - Pense Nisto Compreensão vs apenas memorização (Cristina Tudella)39 - Vamos jogar (Helena Rocha) Dominó Algébrico: o algoritmo da divisão de uma forma lúdica (João Viror Teodoro, Luiz Fernando de Souza Freitas)
Categorias:
EDITORIAL01 - Ousemos de novo, não estamos sós! (A Direção da APM) ARTIGOS03 - A experiência Veiga Simão na Matemática nos terceiro e quarto anos (1972-1975) (Maria Manuela Subtil Pedro, Mária Cristina Almeida)07 - Preparar o futuro... (Eduardo Veloso)11 - Diferenciação pedagógica:Um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade (Ana cristina Tudella, Leonor Santos)19 - Problematizando uma lengalenga (Maria da Conceição de Sousa Cipriano dos Santos)31 - A Educação e Matemática entrevista... José Paulo Viana (A Redação da Educação e Matemática)38 - Arte contemporânea no Ensino das Transformações Geométricas (Diogo Batista, António Guerreiro, António Lopes) SECÇÕES36 - O problema deste número Um cubo e muitos triângulos (José Paulo Viana)45 - Tecnologias na educação matemática (António Domingos)A utilização da calculadora gráfica no currículo do Ensino Básico: Uma experiência no 8º ano (Luísa Lopes, António Domingos)27 - Materiais para a aula de Matemática <> curvas06 - Pontos de vista, reações e ideias Quais são as nossas referências?, (Paulo Correia)28 - Caderno de Apontamentos de Geometria O <> que não é retângulo (Cristina Loureiro)23 - Espaço GTI Ensino de investigações estatísticas na formação inicial de educadores e professores (Raquel Santos)18 - Pense Nisto Descubra as diferenças, (Henrique Manuel Guimarães)30 - Leituras Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (Leonor Santos)
Categorias: