Centenas de milhares de pessoas em todo o mundo apreciam os quebra-cabeças de Jan van Haasteren. Cada nova imagem é aguardada com ansiedade pelos fãs.
Quem será o primeiro a trazer o patinho perdido para casa? Prontos? Vamos! Mas cuidado com as surpresas que vais encontrar pelo caminho! Neste jogo as crianças começam a reconhecer os números de 1 a 5 e a associá-los às quantidades correspondentes. Depois começam a contar! Idade Mínima Recomendada 3 anos
Consegues resolver este desafio 3d? Tenta encaixar as 7 peças puzzle na bola. Mas atenção! Mover a peça pequena de início do desafio vale-te um cartão vermelho! Um jogo viciante, que não necessita de livro de desafios. Jogo de lógica e raciocínio para jogar individualmente. Contém: base em forma de bola, 7 peças puzzle.
Jogo de lógica individual que cabe na palma da mão + 6 anos
Este engenhoso conjunto de embalagem apresenta-se num formato compacto com uma tampa, ideal para levar consigo para jogar em qualquer lugar. Adequado tanto para crianças como para adultos, o IQ Waves é o companheiro perfeito para quem procura desafiar a sua mente enquanto se desloca. Está pronto para surfar as ondas do seu cérebro? Deixe-se levar!
Consegues construir um cubo a partir das 7 peças do puzzle? Regras Incluídas. Idade + 8 anos
Gostar sem medida é uma narrativa que, de forma lúdica, pretende abordar a questão das conversões métricas, ao mesmo tempo que reflete sobre a importância da amizade.
Editorial 01 Ao trabalho, com esperança e confiança! Rosa Antónia Ferreira Artigos 02 Mesa redonda com autores das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário Rosa Antónia Ferreira, Cristina Cruchinho, Manuela Pires, Paula Gomes, Teresa Olga Duarte 11 A Geometria que queremos João Almiro, Paulo Correia 18 As Aprendizagens Essenciais de Matemática e a inclusão de modelos eleitorais e de representação proporcional: Um passo relevante na formação do cidadão crítico e consciente Manuela Simões, Raul Gonçalves 22 A visibilidade das aplicações da Matemática no contexto do Ensino Profissional de nível secundário Alexandra Sofia Rodrigues, Jaime Carvalho e Silva 27 Um olhar sobre a capacitação de formadores em Matemática B e Matemática dos Cursos Profissionais Alexandra Sofia Rodrigues; Luís Gabriel; Maria Teresa Santos e Nélida Filipe 34 Trabalho de Projeto e experiências recentes Helder Martins, Susana Carreira, Jaime Carvalho e Silva, António Domingos 38 Problemas, simulações (e um sapo aos saltos) José Paulo Viana 43 Impacto do uso de diferentes representações sobre a aprendizagem de funções Helena Rocha 50 TarefALEA’ s Emília Oliveira, Maria Eugénia Graça Martins 53 Como usam os alunos a calculadora gráfica? Duas análises com mais de 20 anos de diferença! Francisca Figueiredo 57 Resolução de problemas: Como analisar a comunicação escrita dos alunos? Letícia Gabriela Martins, Maria Helena Martinho 63 Um voo sobre a matemática, e não só... Raul Gonçalves 80 O projeto «(h)À criatividade Matemática» Justina Neto, Paulo Gil Secções 16 Materiais para a aula de matemática Pontos notáveis em triângulos, João Almiro, Paulo Correia 25 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Calcular a prestação constante de um crédito, Carlos Albuquerque 29 Materiais para a aula de matemática Problema dos produtos, Susana Carreira 47 Materiais para a aula de matemática Slalom, Grupo de trabalho T³ da APM 62 O problema deste número José Paulo Viana Três corredoras 66 Materiais para a aula de matemática Analisando o Desvio Padrão, António José Mendes, Manuel Lagido 70 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM A Gallery Walk como estratégia de aprendizagem ativa: uma experiência no ensino secundário, Marta Santos, Isabel Vale 75 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Curvas Paralelas. A imaginação de um aluno, Cristina Loureiro, Carla Faneco 84 Problema deste número Júnior Paulo Afonso Os cronómetros limitados no tempo
Coleção composta por 4 baralhos de 54 cartas, com quatro jogos diferentes, para ajudar a fixar a matéria aprendida na escola. Joga com a matéria da escola e descobre como é fácil e divertido ter uma mente genial! Neste baralho tens 54 cartas com quatro jogos diferentes para descobrires. Inclui regras, para jogares sozinho ou com os amigos. Põe à prova os teus conhecimentos e descobre o génio que há em ti! Inclui baralho de 54 cartas com jogos: Solitário Genial · Contrarrelógio - Sempre a Somar · Toca a Rodar
Joga com a matéria da escola e descobre como é fácil e pertido ter uma mente genial! Neste baralho tens 54 cartas com quatro jogos diferentes para descobrires. Inclui regras, para jogares sozinho ou com os amigos. Põe à prova os teus conhecimentos e descobre o génio que há em ti!
Aprendo com Cartas: Atividades é a coleção de caixas pedagógicas, destinada a crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Cada caixa inclui 60 atividades ESCREVE E APAGA e a oferta de uma caneta mágica para que as crianças, de uma forma divertida, possam aprender ou treinar os conteúdos programáticos. Estas cartas podem ser facilmente usadas pelos pais e pelas crianças em casa, ou pelos professores e educadores na sala de aula.
Aprendo com Cartas é a coleção de baralhos pedagógicos destinada a crianças do Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sendo várias as possibilidades de jogos ou abordagens que é possível seguir com cada um destes baralhos, as crianças, de uma forma divertida, irão aprender ou treinar os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Incluem várias sugestões de jogos e permitem seguir outras abordagens. Esta é uma forma pedagógica, lúdica e divertida de aprender ou treinar os conhecimentos adquiridos.
Aprendo com Cartas é a coleção de baralhos pedagógicos destinada a crianças do Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sendo várias as possibilidades de jogos ou abordagens que é possível seguir com cada um destes baralhos, as crianças, de uma forma divertida, irão aprender ou treinar os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Incluem várias sugestões de jogos e permitem seguir outras abordagens. Esta é uma forma pedagógica, lúdica e divertida de aprender ou treinar os conhecimentos adquiridos. Esta coleção inclui as seguintes temáticas: • Animais 3-7 anos • Alfabeto 5-7 anos • Adição 5-7 anos • Subtração 5-7 anos • Multiplicação 7-9 anos • Divisão 7-9 anos
Coleção composta por 4 baralhos de 54 cartas, com quatro jogos diferentes, para ajudar a fixar a matéria aprendida na escola.Joga com a matéria da escola e descobre como é fácil e divertido ter uma mente genial! Neste baralho tens 54 cartas com quatro jogos diferentes para descobrires. Inclui regras, para jogares sozinho ou com os amigos. Põe à prova os teus conhecimentos e descobre o génio que há em ti!Inclui baralho de 54 cartas com jogos: Solitário Genial · Contrarrelógio - Sempre a Somar · Toca a Rodar
O IQ Twins vem num prático estojo de viagem e inclui 120 desafios, do fácil ao especialista, o que o torna ótimo para crianças e adultos. Você está pronto para este quebra-cabeça de treino cerebral?
Cálculos e velocidade! Um verdadeiro desafio de cálculo para a mente: gira a roleta, lança os dados e encontra os pares antes dos outros! Idade Mínima Recomendada 7 Anos
Diverte-te a construir todo o tipo de figuras originais com 70 peças magnéticas de formas e cores diferentes! Inspira-te nos 15 cartões com ideias ou constrói os teus próprios modelos! Um jogo enquadrado no conceito de STEM, que desenvolve a criatividade e o pensamento lógico. A caixa aberta transforma-se num quadro branco grande, onde podes dar asas à tua imaginação, desenhar e criar desenhos infinitos com as peças e a caneta com apagador. Tudo isto numa caixa original, de fácil arrumação e transporte. Idade: 3+ anos Medidas: 26,4 x 19,4 x 4,2 cm Inclui: 70 ímans | 15 cartas | 1 marcador de limpeza.
Editorial 01 Desenvolvimento curricular: um processo desafiante, mas complexo Leonor Santos Artigos 02 O (nada ou todo) simples processo de cálculo do IRS: várias oportunidades em sala de aula Diana Barroca, João Carlos Terroso 09 Disposição retangular – Modelo para uma iniciação às relações entre múltiplo e divisor/fator Graciosa Veloso, Pedro Cruz Almeida 14 Instantâneos (que ficam) do ProfMat 2023 Rita Viais, Helena Gomes 16 E lá fomos nós para Barcelos... participar no SIEM! Miguel Ribeiro 17 O Problema do ProfMat 2023 José Paulo Viana 18 Projetos numa aprendizagem da matemática com sentido e para todos Helena Gil Guerreiro, Neusa Branco, Manuela Vicente, Susana Brito 24 Projeto “Matemática em Leiria” Manuel Marques 37 Há Problemas no recreio da nossa Escola! Ana Sofia António 40 Matemática e Maria Keil na Educação Pré-escolar Cristina Gonçalves, António Guerreiro 45 Primeiro Passo em Modelação José Reis Secções 06 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Esticar objetos geométricos — Contributos para a formalização de um conceito intuitivo, Cristina Loureiro 13 Materiais para a aula de matemática Uma circunferência muito especial… Ricardo Pereira, Sílvia Zuzarte, Sofia Veríssimo 28 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM Medida: a iteração da unidade e a construção da régua, Marta Teixeira, Maria de Lurdes Serrazina 33 Problema deste número Júnior Paulo Afonso As medalhas da ourivesaria 34 Pontos de vista, reações e ideias ... Provas de Aferição digitais de 2.º ano… e agora?, Cláudia Canhoto 39 O problema deste número José Paulo Viana Escoamento de água 47 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Pensamento Computacional e Python: relatos de uma experiência de ensino, Helder Martins
Usa as tuas capacidades de raciocínio para montar um carro! Consegues construir um carro de acordo com um plano? Coloca os 4 blocos e leva o teu carro para um test-drive! SmartCar Mini é um puzzle 3D divertido e compacto, com 24 desafios de lógica.
Os blocos coloridos de luxo são divertidos de criar e brincar, ao mesmo tempo que permitem que você jogue o clássico jogo Jenga. Inclui: 55 peças de blocos multicoloridos. Os blocos coloridos de luxo são divertidos de criar e brincar, ao mesmo tempo que permitem que você jogue o clássico jogo Jenga. Inclui: 55 peças de blocos multicoloridos. Ótima atividade em grupo ensina a competição saudável.
O livro «O conflito sobre as escolas: participação versus hierarquização», publicado em 2023 pela editora Espaço Ulmeiro, testemunha, pela voz de um professor, Pedro Esteves, o que se passou nas escolas portuguesas durante os quase cinquenta anos que decorreram após aquela mudança. Tomando como eixo narrativo as suas memórias fortes, e mobilizando outras, quer pessoais, quer documentais, que o ajudaram a compreender a complexidade dos processos que descreve, o autor mostra como foram possíveis, em escolas e em museus, com o apoio do renascido associativismo docente, iniciativas basistas de enriquecimento dos currículos, quer formais, quer informais. E, depois, mostra como esse movimento de participação foi declinando, sobretudo a partir de meados da década de 90, contrariado pela imposição de novos controlos sociais. O autor mostra ainda como, subjacente a este duplo movimento, esteve a interação entre dois fenómenos: Por um lado, o enorme aumento e diversificação dos atores educativos. Além dos que naturalmente estão envolvidos nas escolas (alunos, professores e pais), surgiram em Portugal os museus, os especialistas, os comentadores públicos, as empresas, as fundações e os municípios, tendo-se também multiplicado as mais diversas e influentes instituições internacionais, como o Banco Mundial, a OCDE, a UNESCO e a União Europeia Por outro lado, a chegada dos agora omnipresentes atores educativos foi acompanhada pela hierarquização da sua voz e das suas iniciativas. O que se reflete através de avaliações uniformizantes, na hierarquização das escolas e dos alunos. Este livro é, portanto, um contributo para a memória das escolas e dos professores da região onde o autor trabalhou, para a reflexão sobre a educação nos últimos cinquenta anos e para a compreensão do que aconteceu ao Portugal social após 25 de Abril de 1974.
Ao longo desta agenda do professor podemos "Conhecer (melhor) Barcelos com a Matemática" e descobrir os encantos e costumes destes genuínos minhotos - as gentes de Barcelos. Será, com certeza, um privilégio para todos esta mini "visita guiada" por esta maravilhosa região, pelas suas tradições, pela sua cultura, pelo ambiente alegre e festivaleiro que a todos nos contagia.
Editorial 01 Não há tempo para ter tempo João Carlos Terroso Artigos 02 O infinito . ideias e envolvimento dos alunos na sua compreensão Alexandra Borges, Cristina Loureiro, Graça Pereira 11 VII Encontro APM-IE Desenvolvimento Profissional e Inovação Curricular em Matemática . para onde podemos ir? Micaela Martins 16 Somando e subtraindo quadrados e a resolução de problemas Manuel Joaquim Saraiva, Rogério Berrincha 19 Um olhar sobre uma grande lição José António Duarte 25 Incluindo elementos lúdicos no ensino-aprendizagem das equações no 7.o ano de escolaridade: Uma experiencia no contexto do E@D Sara Araújo 29 Formação continua de professores: um incentivo ao uso de ambientes digitais na aula de matemática nos primeiros anos de escolaridade Renata Carvalho, Irene Segurado e Nuno Inácio 39 Abrangências da Matemática - O caso da Lei Eleitoral Clorinda Agostinho 43 Feiticeira dos números . Ada Lovelace Marisabel Antunes Secções 08 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM A criatividade na resolução de problemas de Geometria e Medida, Soraia Farinha 13 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro De novo as representações dinâmicas e interativas com o GeoGebra . Quando a pirâmide vira cone Cristina Loureiro, Dina Morais, Paula Figueiredo 21 Materiais para a aula de matemática Onde estão os eixos de reflexão? Alexandra Borges, Cristina Loureiro, Graça Pereira 22 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos A Plataforma Khan Academy no ensino e na aprendizagem da Matemática, Teresa Fernandes 35 Problema deste numero Júnior Paulo Afonso Triangulo de Produto Magico 36 O problema deste numero José Paulo Viana Pontuações desconhecidas 37 Pontos de vista, reações e ideias ... Jogo e Matemática, Luísa Selas
Vamos marcar um golo na Matemática? oferece uma abordagem futebolistica ao novo programa de matemática do 5º ano escolaridade. Com esta obra, os autores prometem transportar o entusiasmo do jogo a uma disciplina que, demasiadas vezes, é considerada pouco atrativa. Com dezenas de exercicios e respetivas soluções, percorrem-se nestas páginas os vários temas da matemática do 5º ano, num contexto amplamente conhecido: futebol! Agora, poderás marcar golos na Matemática.....
Editorial 01 O homem que duplicava livros Lina Brunheira Artigos 02 Eduardo Veloso, um matemático à frente do seu tempo Rita Ponce 10 Matemática e arte. Uma proposta para avaliar as competências do PASEO partindo do painel Começar de Almada Negreiros. Paulo João, Alexandra Sofia Rodrigues 14 Perspetiva na arte do Renascimento: a construção de Alberti Pedro Macias Marques 18 Das frutas do Mercado a alguns conceitos matemáticos Paulo Afonso, Dolores Alveirinho, Ana Rita Branco 21 Os desafios do desenvolvimento curricular – uma retrospetiva sobre o EIEM 2022 Maria do Carmo Botelho, Patrícia Bértolo Teixeira, Tânia Coelho 24 Dois poliedros muito bem relacionados Rita Bastos 27 Generalização em sequências e os conceitos de múltiplo e divisão inteira Graciosa Veloso, Pedro Almeida 32 …Só se puder trazer um amigo José Paulo Viana 33 CreativeLab_Sci&Math | Medidas da alimentação Raquel Santos, Bento Cavadas 40 Uma breve história sobre o conceito de função Isabel Oitavem, Helena Rocha, Reinhard Kahle 44 Permanências. Espaço GTI. Ponto de partida. Espaço de encontros Equipa editorial da EM Secções 07 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Geometria com o Eduardo Veloso 17 Materiais para a aula de matemática Vistas Leonor Santos 23 O problema deste número José Paulo Viana O maior cilindro 31 Problema deste número Júnior Paulo Afonso O enigma do quadrado 37 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM Caixote de cartão: vamos entrar? Explorando posições e formas em contexto de creche Isabel Simões Dias 42 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Eduardo Veloso e a tecnologia Adelina Precatado, Paula Teixeira, Rosário Ribeiro 48 Pense nisto O Eduardo, único e com tanto para ensinar! Leonor Santos
Editorial 01 Representações múltiplas numa perspetiva de matemática para todos Nélia Amado Artigos 02 Representações múltiplas no ensino e aprendizagem da matemática Nélia Amado 07 O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.o ano do novo programa de matemática Ana Paula Canavarro, Lina Brunheira, Manuela Vicente, Susana Brito 13 Polígonos inscritos: do papel e lápis ao GeoGebra Carla Faneco, Nuno Valério 19 As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas Ana Barbosa, Isabel Vale 25 Boas representações para uma boa comunicação Jaime Carvalho e Silva 30 A derivada da função inversa – uma abordagem gráfica Carlos Albuquerque, Susana Carreira 33 Novas aprendizagens essenciais no 1.o ano de escolaridade: representações múltiplas, números e pensamento computacional Célia Mestre, Cristina Martins, Cândida Tourais, Isabel Guerra 39 Representações e raciocínio na aula de matemática João Pedro da Ponte, Marisa Quaresma, Paula Gomes 47 Descodificar e produzir diferentes representações Leonor Santos, Sandra Raposo, António Cardoso, Paulo Correia, Rui Gonçalo Espadeiro 57 Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios Lina Brunheira 62 Preparar e realizar aulas usando diversas representações matemáticas: um processo colaborativo Isabel Velez, João Pedro da Ponte, Maria de Lurdes Serrazina 67 Representações no estudo das frações no 5.o ano de escolaridade Elvira Santos, Cristina Martins, Irene Martins, Susana Serra 76 Representar para resolver! Sandra Nobre 79 O poder das representações matemáticas na resolução de problemas de contagem Mónica Valadão, Nélia Amado, João Pedro da Ponte Secções 17 Pontos de vista, reações e ideias ... As representações em educação matemática Lurdes Serrazina 29 Materiais para a aula de matemática Dobragens numa folha de papel Nélia Amado 38 O problema deste número José Paulo Viana Lances livres 44 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Representações dinâmicas e interativas com o GeoGebra — construir, ver, transformar, pensar e discutir Cristina Loureiro, Helena Moreira, Sónia Fernandes 52 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Diferentes representações no estudo de equações diferenciais Nélia Amado, Maria Madalena Dullius, Jaime Carvalho e Silva 71 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM Processos de raciocínio espacial na articulação entre representações 3D e 2D Joana Conceição, Margarida Rodrigues 82 Leituras A Representação nos “Princípios e Normas para a Matemática Escolar” Cristina Martins, Manuel Vara Pires 85 Henrique Guimarães Ana Paula Canavarro, Cláudia Regina Flores, Fátima Alonso Guimarães, Hélia Oliveira, Hugo Almeida, Isabel Vale, João Pedro da Ponte, José Manuel Matos, Leonor Santos, Luís Saraiva, Lurdes Figueiral, Lurdes Serrazina, Serhii Wakúlenko
"Entre práticas Socioculturais em Cenários Integrados"
Bento de Jesus Caraça nasceu a 18 de Abril de 1901, no seio de uma familia de trabalhadores rurais, em Vila Viçosa, e faleceu em Lisboa, a 25 de Junho de 1948.
Aprendo com Cartas - Frações - é um jogo com 54 cartas para 2 jogadores dos 7 aos 10 anos.
Aprendo com Cartas - Adição - é um jogo com 54 cartas para 2 jogadores dos 5 aos 7 anos.
Aprendo com cartas - Números - 54 cartas para 2 jogadores dos 3 aos 6 anos.
Aprendo com Cartas - Multiplicação - inclui sugestões de jogos - 54 cartas para dois jogadores - dos 7 aos 9 anos.
Editorial 01 A APM somos todos nós! Joaquim Pinto Artigos 02 Permanências. Caderno de Apontamentos de Geometria. Um caderno com muitas páginas por escrever Equipa editorial da EM 07 Sequências e Funções - um Estudo de Aula nos 7.º e 8.º anos Andreia Bento, Carmen Machado 12 Henrique Manuel Guimarães, com certeza Equipa editorial da EM 14 Dificuldades ou oportunidades geradoras de aprendizagem dos números racionais? Uma perspetiva integradora do desenvolvimento numérico Cristina Morais 18 ProfMat 2022 – Uma grande viagem Mónica Valadão 19 SIEM XXXII – O regresso ao presencial Nádia Ferreira 20 OBRIGADO, Lurdes Equipa editorial da EM 22 Projeto Python Maria João Silva 30 Problemas e polémicas Mária Cristina Almeida 36 Os desafios de um problema geométrico Fernanda Menina, Sandra Guerreiro 44 O Problema do ProfMat 2022 José Paulo Viana Secções 11 O problema deste número José Paulo Viana Somando e subtraindo quadrados 25 Materiais para a aula de matemática Visitar os amigos, Sílvia Zuzarte 26 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Velas para todos os gostos Cristina Loureiro, Sandra Dias 32 Pontos de vista, reações e ideias ... Um problema de contagem com solução vazia, Roberto Stenio de Albuquerque, Luís Borges Gouveia 34 Pontos de vista, reações e ideias ... Do clube de Programação e Robótica para a sala de aula Sílvia Zuzarte 40 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Para quando um upgrade da tecnologia nas escolas? Rute Perdigão 45 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM Aprendizagem dos Lugares Geométricos através da resolução de problemas e do pensamento computacional com um robô enfermeiro Sónia Martins, Cátia Santos
Coloque as peças do quebra-cabeça, passe a bola para os outros jogadores da sua equipa e marque o golo da vitória! Com 48 tarefas de amador a profissional. Você consegue fazer a bola rolar neste jogo de viagem super divertido com peças de quebra-cabeça magnéticas? Conteúdo: 1 tabuleiro de jogo compacto, 10 peças magnéticas de quebra-cabeça (5 com jogadores, 5 com caminhos), 48 desafios e soluções.
Encaixa as peças coloridas no cubo! Este pequeno cubo vem cheio de diversão. Retira as 8 peças coloridas e tenta voltar a encaixá-las. Não necessitas de preparação ou ponto de partida, é só encaixar e jogar! Parece simples? Existem mais de 50 formas de completar este cubo, mas encontrar uma forma certa pode ser mais desafiante do que pensas! Este puzzle 3D inclui 48 desafios, de fácil a especialista. Idade Mínima Recomendada: 6 Anos
Uma história com Matemática Inclui atividades 2º e 3º anos
Editorial 01 Matemática para um mundo melhor Jaime Carvalho e Silva Artigos 02 Permanências. 25 anos de Tecnologias na Educação Matemática. Inovação, esperança e (in)sucesso na sala de aula. Equipa editorial da EeM 06 Conexões matemáticas em debate: matemática no património cultural material de Setúbal Fátima Mendes 11 Meses dos aniversários: uma experiência no 3.º ano com o novo programa de Matemática do Ensino Básico Ana Paula Canavarro, Manuela Vicente 17 Uma abordagem às Figuras planas com tarefas no Geogebra - novas Aprendizagens Essenciai António Barral Cardoso, Sandra Lino Raposo 24 Manipuláveis virtuais — contributos e novos desafios para a conceção de tarefas Cristina Loureiro, Renata Carvalho 33 A Matemática e elementos do Pensamento Computacional contidos em atividades programadas em Scratch Jeanne Dobgenski, Angélica Silva 38 Diário de um estudo de aula: reflexões de duas futuras professoras do 1.º CEB Raquel Sofia Antunes Vieira, Bárbara Brites dos Santos Crespo, Carolina Tomás Santos Fontes, Natalina José Antunes Batista Patrício, Susana Alexandre dos Reis 43 A avaliação a pares e o desenvolvimento da comunicação matemática escrita Daniela Freitas Secções 23 Materiais para a aula de matemática Jogo do Trinca-Espinhas, Cristina Cruchinho, Irene Segurado, Manuela Pires 30 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Recursos didáticos na aula de Matemática: contributos do Geoplano Virtual na dedução do Teorema de Pitágoras por alunos do 8.º ano Sónia Martins, Sandra Silva 36 Pense nisto O azimute, as colisões elásticas e a maravilhosa curiosidade dos alunos, Teresa Moreira 41 O problema deste número José Paulo Viana Pastas e mochilas 47 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Uma outra face da utilização do GeoGebra Cristina Loureiro, Sandra Dias 50 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM Paula Cristina Lopes, Dina Abreu
Editorial 01 Somos juntos Helena Gil Guerreiro, Manuela Pires Artigos 02 Permanências. O problema deste número. Mais de 30 anos a dar problemas Equipa editorial da EeM 07 Multiplicação de números inteiros: processos de cálculo mental e sua fundamentação matemática Pedro Almeida, Graciosa Veloso 17 A Grafia Matemática Braille e o Cubarítmo na aprendizagem da matemática de alunos com cegueira Carlota Brazileiro 23 A Roda da Sorte e um pouco de matemática José Paulo Viana 26 Degrau a degrau: escadas numéricas- da exploração de regularidades à formulação de generalizações Rita Fernandes 33 Mathina, aprendendo matemática enquanto lê e joga Associação Atractor 39 Aulas à la carte: uma viagem ao #EstudoEmCasa Luciana Brito, Cláudia Canha Nunes, Ana Isabel Silvestre 41 O movimento da Matemática Moderna e o aluno Marcelo Rebelo de Sousa Teresa Maria Monteiro Secções 11 Materiais para a aula de matemática Multiplicação de números inteiros Pedro Almeida, Graciosa Veloso 12 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Tecnologia relevante Paulo Correia 15 O problema deste número José Paulo Viana A posição do ano da Raquel 29 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Propriedades da reflexão (isometria) e a sua utilidade ao alcance das crianças Cristina Loureiro, Graça Pereira 37 Vamos jogar Helena Rocha Sequências e mais sequências Margarida Carvalho, Helena Rocha 43 Academi@ STEM Mangualde - Lançamento de livro e site José Miguel Sousa, Fábio Ribeiro, Didier Dias 45 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM O estudo de aula como promotor do desenvolvimento do conhecimento didático de uma professora do 2.º ciclo Nicole Duarte, Hélia Pinto, João Pedro da Ponte
A mostrar produtos 42-84 de 530. Ir para página: