Em cada jogada uma bola salta por cima de alguma das outras ortogonalmente (mas não na diagonal). A peça sobre a qual se saltou é então retirada. O objetivo do jogo consiste em retirar todas as peças exceto uma (existe uma variante em que a peça que sobra tem de ficar colocada no centro do tabuleiro).
Editorial 01 As Ações Estratégicas de Ensino do Professor nas Aprendizagens Essenciais Joaquim Pinto Artigos 02 Abelhas STEM: Trabalho interdisciplinar entre a matemática e as ciências para a exploração da forma do favo Neusa Branco, Bento Cavadas 18 Trabalho de projeto em matemática Juana Maria Navas Pleguezuelos 24 ProfMat 2024 - As Caldas recebem e tão bem Ana Maria Gonçalves, Anabela Salvado, Filipa Machado, Maria João Ramos, Sónia Dias 26 Conduzir e refletir sobre a discussão matemática coletiva através de um trabalho baseado no estudo de aula Nicole Duarte, João Pedro da Ponte, Filipa Faria 31 As novas aprendizagens essenciais de matemática nos cursos profissionais: principais mudanças, estratégias de implementação e desafios emergentes Cristina Maria Bata Fernandes, Elsa Maria Cardoso Gomes e Marília André do Rosário 37 Pensamento computacional: uma experiência de formação para professores dos primeiros anos Dina Tavares, Ana Oliveira. Hugo Menino 42 XXXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática Lara Almeida 44 O Problema do ProfMat2024 José Paulo Viana Secções 06 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos MathCityMap: Trilhos matemáticos nas Caldas da Rainha Manuel Marques, Dora Pinto, Joana Domingos e Pedro Mesquita 11 Problema deste número Júnior Paulo Afonso Preenchimento de Espaços 12 O problema deste número José Paulo Viana O carrinho telecomandado 13 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Geometria e Pensamento computacional — Contributos para uma reflexão necessária (3) 16 Materiais para a aula de matemática Lâmpadas lógicas Cristina Fernandes, Elsa Gomes, Marília Rosário 40 Materiais para a aula de matemática Orienta-te com grafos Cristina Fernandes, Elsa Gomes, Marília Rosário 45 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM Tarefa para o aluno e Tarefa para Formação no âmbito de composição de transformações geométricas isométricas: relações entre pesquisa, formação e a prática do professor Caroline Silva, Miguel Ribeiro
É o intemporal jogo de estratégia que vai pôr à prova a inteligência dos jogadores As 16 peças de cada um devem mover-se no tabuleiro segundo regras próprias, com o objetivo de proteger o seu rei A cada jogada, os dois adversários irão enfrentar-se até alcançarem o xeque-mate final!
Notas e moedas para brincar e se divertir. Este brinquedo ajuda a identificar e compreender os valores do dinheiro, adquirindo a habilidade de valorizar objetos. Permite que o dinheiro seja contado e organizado.
O Clássico 3 em linha Requer um mínimo de 2 jogadores Tamanho 20x20 cm
Este conjunto faz parte da linha Original Polydron e todas as peças são feitas de plástico ABS As juntas exclusivas encaixam-se facilmente, proporcionando uma dobradiça superior Compatível com Polydron Frameworks e Crystal Polydron Ideal para investigar e compreender formas, ângulos, arestas, vértices, planos e tangentes.
O Jogo clássico dos mosaicos que, por meio de exercícios de concentração e atenção, permite o desenvolvimento da coordenação viso motriz, a criatividade, a orientação espacial e a descriminação de cores. Placa transparente. Idade: 3-6 anos
Um ma(pa)puzzle de 100 peças ilustrado! Descobrir o nosso mundo nunca foi tão divertido. Ilustrações divertidas e informações detalhadas. Dimensões do puzzle : 35 x 25cm Idade: 6 a 99 anos Recomendações: Não recomendado para crianças com menos de 3 anos
Todos adoramos desafios! Estes puzzles são com certeza mais desafiantes do que um puzzle comum, mas não são impossíveis! Para todos os que adoram esse desafio extra, então vão adorar este novo conceito da crocodile creek. Cada puzzle vem numa caixa de forma irregular, com design apelativo. 144 peças. Idade Mínima Recomendada 8 anos
Todos adoramos desafios! Estes puzzles são com certeza mais desafiantes do que um puzzle comum, mas não são impossíveis! Para todos os que adoram esse desafio extra, então vão adorar este novo conceito da crocodile creek. Cada puzzle vem numa caixa de forma irregular, com design apelativo. 144 peças. Idade Mínima Recomendada 8 anos
Puzzle de 750 peças, com design original e exclusivo, tema O MUNDO DOS DINOSSAUROS. Peças muito resistentes e tintas à base de soja. Idade Mínima Recomendada 10 anos
Segundo volume de uma coleção dedicada à literacia financeira destinada a crianças dos 6 aos 12 anos. Para além do conteúdo teórico, contém exemplos práticos que facilitam a aprendizagem e aplicação dos conceitos no dia-a-dia.
Editorial 01Novos (e antigos) recursos para a aula de Matemática Elvira Santos, Lina Brunheira Artigos 02 A voz dos professores - Entrevista escrita a professores das turmas de operacionalização antecipada das AE do Ensino Básico e Secundário Elvira Santos, Manuela Pires e Nuno Valério, da equipa editorial da Educação e Matemática 07 Escoamento da caleira: uma tarefa de modelação matemática realizada num estudo de aula António Júlio Aroeira, Susana Carreira, João Pedro da Ponte 20 Várias curiosidades e algumas perplexidades José Paulo Viana 23 Raciocinar com o GeoGebra Margarida Rodrigues 31 Propriedades do Sistema de Numeração Decimal na fundamentação matemática de critérios de divisibilidade Graciosa Veloso, Pedro Cruz Almeida 36 ARTMAT: uma resposta aos atuais desafios curriculares Renata Carvalho, Carlos Gomes 41 Preparar a discussão matemática coletiva através de um trabalho baseado no estudo de aula Nicole Duarte, João Pedro da Ponte, Filipa Faria 45 Geometria por toda a cidade Filipa Machado, Maria João Ramos Secções 13 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM Formulação de problemas: um estímulo à criatividade matemática Paulo Miranda, Ema Mamede 17 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Geometria e Pensamento computacional — Contributos para uma reflexão necessária (2) 27 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Estudo de famílias de funções com tecnologia, no 10.º ano de escolaridade Sílvia Zuzarte 34 Materiais para a aula de matemática Representar para comparar Leonor Santos, Sandra Raposo, António Cardoso, Paulo Correia e Rui Gonçalo Espadeiro 39 O problema deste número José Paulo Viana O volume do paralelepípedo 40 Problema deste número Júnior Paulo Afonso O parque de estacionamento colorido
Editorial 01 O tempo não pode voltar para trás na formação inicial de professores Hélia Oliveira Artigos 02 O feedback: uma prática de avaliação formativa incontornável Leonor Santos, Sandra Raposo, António Cardoso 10 Encontro de Matemática nos Primeiros Anos, EMPA Joana Conceição 11 Preparar e conduzir a discussão coletiva em matemática Nicole Duarte, Filipa Faria, João Pedro da Ponte 17 Matemática recreativa na Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E.T.P.) Alexandra Sofia Rodrigues 26 Fake News no ensino da matemática! Temos sim, e necessitamos combater e erradicar Miguel Ribeiro, Brenda Graff, Caroline Silva 32 Resolução de tarefas envolvendo pavimentações no 4.º ano de escolaridade Manuela Subtil, Ana Rita Mendes Casimiro 39 Mapeamento de competências nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º ciclo Lina Brunheira, Pedro Almeida Secções 07 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM A seleção e adaptação de tarefas matemáticas para promover a aprendizagem da matemática, Nicole Duarte, João Pedro da Ponte, Hélia Pinto 15 Pontos de vista, reações e ideias ... Entra em (sai de) cena a dezena, a centena: dramatização das operações Adição e Subtração, Ana Paula Garrão, Margarida Raposo 20 O problema deste número José Paulo Viana Estranha adição 21 Problema deste número Júnior Paulo Afonso O dinheiro do Sr. Artur 23 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Geometria e Pensamento computacional — Contributos para uma reflexão necessária (1), Cristina Loureiro 31 Materiais para a aula de matemática Proporcionalidade por um canudo, Sandra Raposo, António Cardoso 36 Pontos de vista, reações e ideias ... A matemática “À maneira de”, Natália Ferreira 45 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Promover a integração do som com tecnologia e matemática, Maria Cristina Costa
O jogo pode ser um meio para ensinar e aprender não apenas valores, mas também conteúdos, constituindo uma excelente ferramenta pedagógica. É neste sentido que o presente livro lança um desafio: a utilização de jogos tradicionais infantis, com forte componente física e motora, para ensino e reforço dos conteúdos abordados nas outras áreas curriculares, a partir de uma perspetiva interdisciplinar, de modo que as crianças vivenciem situações positivas e aumentem o seu interesse pelas matérias. O que pode encontrar neste livro: - 28 jogos e respetivos materiais, regras e benefícios (físico-motores e outros) - Propostas de recriação e variantes - Aprendizagens essenciais - Abordagens interdisciplinares e progressões pedagógicas
O MUNDO DO DINHEIRO é o primeiro volume de uma coleção que pretende levar crianças, dos 6 aos 12 anos de idade, numa viagem pelo mundo da literacia financeira. O Francisco e a Maria são os personagens que irão ajudar na descoberta de muitos factos interessantes sobre o dinheiro e de como podemos usá-lo de forma eficiente. Com eles, vamos aprender conceitos básicos sobre o dinheiro, mas também sobre como ganhar, gastar, poupar e fazer escolhas inteligentes.
Centenas de milhares de pessoas em todo o mundo apreciam os quebra-cabeças de Jan van Haasteren. Cada nova imagem é aguardada com ansiedade pelos fãs.
Quem será o primeiro a trazer o patinho perdido para casa? Prontos? Vamos! Mas cuidado com as surpresas que vais encontrar pelo caminho! Neste jogo as crianças começam a reconhecer os números de 1 a 5 e a associá-los às quantidades correspondentes. Depois começam a contar! Idade Mínima Recomendada 3 anos
Consegues resolver este desafio 3d? Tenta encaixar as 7 peças puzzle na bola. Mas atenção! Mover a peça pequena de início do desafio vale-te um cartão vermelho! Um jogo viciante, que não necessita de livro de desafios. Jogo de lógica e raciocínio para jogar individualmente. Contém: base em forma de bola, 7 peças puzzle.
Jogo de lógica individual que cabe na palma da mão + 6 anos
Consegues construir um cubo a partir das 7 peças do puzzle? Regras Incluídas. Idade + 8 anos
Gostar sem medida é uma narrativa que, de forma lúdica, pretende abordar a questão das conversões métricas, ao mesmo tempo que reflete sobre a importância da amizade.
Editorial 01 Ao trabalho, com esperança e confiança! Rosa Antónia Ferreira Artigos 02 Mesa redonda com autores das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário Rosa Antónia Ferreira, Cristina Cruchinho, Manuela Pires, Paula Gomes, Teresa Olga Duarte 11 A Geometria que queremos João Almiro, Paulo Correia 18 As Aprendizagens Essenciais de Matemática e a inclusão de modelos eleitorais e de representação proporcional: Um passo relevante na formação do cidadão crítico e consciente Manuela Simões, Raul Gonçalves 22 A visibilidade das aplicações da Matemática no contexto do Ensino Profissional de nível secundário Alexandra Sofia Rodrigues, Jaime Carvalho e Silva 27 Um olhar sobre a capacitação de formadores em Matemática B e Matemática dos Cursos Profissionais Alexandra Sofia Rodrigues; Luís Gabriel; Maria Teresa Santos e Nélida Filipe 34 Trabalho de Projeto e experiências recentes Helder Martins, Susana Carreira, Jaime Carvalho e Silva, António Domingos 38 Problemas, simulações (e um sapo aos saltos) José Paulo Viana 43 Impacto do uso de diferentes representações sobre a aprendizagem de funções Helena Rocha 50 TarefALEA’ s Emília Oliveira, Maria Eugénia Graça Martins 53 Como usam os alunos a calculadora gráfica? Duas análises com mais de 20 anos de diferença! Francisca Figueiredo 57 Resolução de problemas: Como analisar a comunicação escrita dos alunos? Letícia Gabriela Martins, Maria Helena Martinho 63 Um voo sobre a matemática, e não só... Raul Gonçalves 80 O projeto «(h)À criatividade Matemática» Justina Neto, Paulo Gil Secções 16 Materiais para a aula de matemática Pontos notáveis em triângulos, João Almiro, Paulo Correia 25 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Calcular a prestação constante de um crédito, Carlos Albuquerque 29 Materiais para a aula de matemática Problema dos produtos, Susana Carreira 47 Materiais para a aula de matemática Slalom, Grupo de trabalho T³ da APM 62 O problema deste número José Paulo Viana Três corredoras 66 Materiais para a aula de matemática Analisando o Desvio Padrão, António José Mendes, Manuel Lagido 70 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM A Gallery Walk como estratégia de aprendizagem ativa: uma experiência no ensino secundário, Marta Santos, Isabel Vale 75 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Curvas Paralelas. A imaginação de um aluno, Cristina Loureiro, Carla Faneco 84 Problema deste número Júnior Paulo Afonso Os cronómetros limitados no tempo
Aprendo com Cartas é a coleção de baralhos pedagógicos destinada a crianças do Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sendo várias as possibilidades de jogos ou abordagens que é possível seguir com cada um destes baralhos, as crianças, de uma forma divertida, irão aprender ou treinar os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Incluem várias sugestões de jogos e permitem seguir outras abordagens. Esta é uma forma pedagógica, lúdica e divertida de aprender ou treinar os conhecimentos adquiridos.
Aprendo com Cartas é a coleção de baralhos pedagógicos destinada a crianças do Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sendo várias as possibilidades de jogos ou abordagens que é possível seguir com cada um destes baralhos, as crianças, de uma forma divertida, irão aprender ou treinar os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Incluem várias sugestões de jogos e permitem seguir outras abordagens. Esta é uma forma pedagógica, lúdica e divertida de aprender ou treinar os conhecimentos adquiridos. Esta coleção inclui as seguintes temáticas: • Animais 3-7 anos • Alfabeto 5-7 anos • Adição 5-7 anos • Subtração 5-7 anos • Multiplicação 7-9 anos • Divisão 7-9 anos
Coleção composta por 4 baralhos de 54 cartas, com quatro jogos diferentes, para ajudar a fixar a matéria aprendida na escola.Joga com a matéria da escola e descobre como é fácil e divertido ter uma mente genial! Neste baralho tens 54 cartas com quatro jogos diferentes para descobrires. Inclui regras, para jogares sozinho ou com os amigos. Põe à prova os teus conhecimentos e descobre o génio que há em ti!Inclui baralho de 54 cartas com jogos: Solitário Genial · Contrarrelógio - Sempre a Somar · Toca a Rodar
Diverte-te a construir todo o tipo de figuras originais com 70 peças magnéticas de formas e cores diferentes! Inspira-te nos 15 cartões com ideias ou constrói os teus próprios modelos! Um jogo enquadrado no conceito de STEM, que desenvolve a criatividade e o pensamento lógico. A caixa aberta transforma-se num quadro branco grande, onde podes dar asas à tua imaginação, desenhar e criar desenhos infinitos com as peças e a caneta com apagador. Tudo isto numa caixa original, de fácil arrumação e transporte. Idade: 3+ anos Medidas: 26,4 x 19,4 x 4,2 cm Inclui: 70 ímans | 15 cartas | 1 marcador de limpeza.
Jogo inventado por João Pedro Neto, em 2004 Um tabuleiro, 60 peças brancas, 60 peças negras, 60 peças verdes (são as peças neutras).
Editorial 01 Desenvolvimento curricular: um processo desafiante, mas complexo Leonor Santos Artigos 02 O (nada ou todo) simples processo de cálculo do IRS: várias oportunidades em sala de aula Diana Barroca, João Carlos Terroso 09 Disposição retangular – Modelo para uma iniciação às relações entre múltiplo e divisor/fator Graciosa Veloso, Pedro Cruz Almeida 14 Instantâneos (que ficam) do ProfMat 2023 Rita Viais, Helena Gomes 16 E lá fomos nós para Barcelos... participar no SIEM! Miguel Ribeiro 17 O Problema do ProfMat 2023 José Paulo Viana 18 Projetos numa aprendizagem da matemática com sentido e para todos Helena Gil Guerreiro, Neusa Branco, Manuela Vicente, Susana Brito 24 Projeto “Matemática em Leiria” Manuel Marques 37 Há Problemas no recreio da nossa Escola! Ana Sofia António 40 Matemática e Maria Keil na Educação Pré-escolar Cristina Gonçalves, António Guerreiro 45 Primeiro Passo em Modelação José Reis Secções 06 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Esticar objetos geométricos — Contributos para a formalização de um conceito intuitivo, Cristina Loureiro 13 Materiais para a aula de matemática Uma circunferência muito especial… Ricardo Pereira, Sílvia Zuzarte, Sofia Veríssimo 28 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM Medida: a iteração da unidade e a construção da régua, Marta Teixeira, Maria de Lurdes Serrazina 33 Problema deste número Júnior Paulo Afonso As medalhas da ourivesaria 34 Pontos de vista, reações e ideias ... Provas de Aferição digitais de 2.º ano… e agora?, Cláudia Canhoto 39 O problema deste número José Paulo Viana Escoamento de água 47 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Pensamento Computacional e Python: relatos de uma experiência de ensino, Helder Martins
Usa as tuas capacidades de raciocínio para montar um carro! Consegues construir um carro de acordo com um plano? Coloca os 4 blocos e leva o teu carro para um test-drive! SmartCar Mini é um puzzle 3D divertido e compacto, com 24 desafios de lógica.
O livro «O conflito sobre as escolas: participação versus hierarquização», publicado em 2023 pela editora Espaço Ulmeiro, testemunha, pela voz de um professor, Pedro Esteves, o que se passou nas escolas portuguesas durante os quase cinquenta anos que decorreram após aquela mudança. Tomando como eixo narrativo as suas memórias fortes, e mobilizando outras, quer pessoais, quer documentais, que o ajudaram a compreender a complexidade dos processos que descreve, o autor mostra como foram possíveis, em escolas e em museus, com o apoio do renascido associativismo docente, iniciativas basistas de enriquecimento dos currículos, quer formais, quer informais. E, depois, mostra como esse movimento de participação foi declinando, sobretudo a partir de meados da década de 90, contrariado pela imposição de novos controlos sociais. O autor mostra ainda como, subjacente a este duplo movimento, esteve a interação entre dois fenómenos: Por um lado, o enorme aumento e diversificação dos atores educativos. Além dos que naturalmente estão envolvidos nas escolas (alunos, professores e pais), surgiram em Portugal os museus, os especialistas, os comentadores públicos, as empresas, as fundações e os municípios, tendo-se também multiplicado as mais diversas e influentes instituições internacionais, como o Banco Mundial, a OCDE, a UNESCO e a União Europeia Por outro lado, a chegada dos agora omnipresentes atores educativos foi acompanhada pela hierarquização da sua voz e das suas iniciativas. O que se reflete através de avaliações uniformizantes, na hierarquização das escolas e dos alunos. Este livro é, portanto, um contributo para a memória das escolas e dos professores da região onde o autor trabalhou, para a reflexão sobre a educação nos últimos cinquenta anos e para a compreensão do que aconteceu ao Portugal social após 25 de Abril de 1974.
Ao longo desta agenda do professor podemos "Conhecer (melhor) Barcelos com a Matemática" e descobrir os encantos e costumes destes genuínos minhotos - as gentes de Barcelos. Será, com certeza, um privilégio para todos esta mini "visita guiada" por esta maravilhosa região, pelas suas tradições, pela sua cultura, pelo ambiente alegre e festivaleiro que a todos nos contagia.
Editorial 01 Não há tempo para ter tempo João Carlos Terroso Artigos 02 O infinito . ideias e envolvimento dos alunos na sua compreensão Alexandra Borges, Cristina Loureiro, Graça Pereira 11 VII Encontro APM-IE Desenvolvimento Profissional e Inovação Curricular em Matemática . para onde podemos ir? Micaela Martins 16 Somando e subtraindo quadrados e a resolução de problemas Manuel Joaquim Saraiva, Rogério Berrincha 19 Um olhar sobre uma grande lição José António Duarte 25 Incluindo elementos lúdicos no ensino-aprendizagem das equações no 7.o ano de escolaridade: Uma experiencia no contexto do E@D Sara Araújo 29 Formação continua de professores: um incentivo ao uso de ambientes digitais na aula de matemática nos primeiros anos de escolaridade Renata Carvalho, Irene Segurado e Nuno Inácio 39 Abrangências da Matemática - O caso da Lei Eleitoral Clorinda Agostinho 43 Feiticeira dos números . Ada Lovelace Marisabel Antunes Secções 08 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM A criatividade na resolução de problemas de Geometria e Medida, Soraia Farinha 13 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro De novo as representações dinâmicas e interativas com o GeoGebra . Quando a pirâmide vira cone Cristina Loureiro, Dina Morais, Paula Figueiredo 21 Materiais para a aula de matemática Onde estão os eixos de reflexão? Alexandra Borges, Cristina Loureiro, Graça Pereira 22 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos A Plataforma Khan Academy no ensino e na aprendizagem da Matemática, Teresa Fernandes 35 Problema deste numero Júnior Paulo Afonso Triangulo de Produto Magico 36 O problema deste numero José Paulo Viana Pontuações desconhecidas 37 Pontos de vista, reações e ideias ... Jogo e Matemática, Luísa Selas
Vamos marcar um golo na Matemática? oferece uma abordagem futebolistica ao novo programa de matemática do 5º ano escolaridade. Com esta obra, os autores prometem transportar o entusiasmo do jogo a uma disciplina que, demasiadas vezes, é considerada pouco atrativa. Com dezenas de exercicios e respetivas soluções, percorrem-se nestas páginas os vários temas da matemática do 5º ano, num contexto amplamente conhecido: futebol! Agora, poderás marcar golos na Matemática.....
Editorial 01 O homem que duplicava livros Lina Brunheira Artigos 02 Eduardo Veloso, um matemático à frente do seu tempo Rita Ponce 10 Matemática e arte. Uma proposta para avaliar as competências do PASEO partindo do painel Começar de Almada Negreiros. Paulo João, Alexandra Sofia Rodrigues 14 Perspetiva na arte do Renascimento: a construção de Alberti Pedro Macias Marques 18 Das frutas do Mercado a alguns conceitos matemáticos Paulo Afonso, Dolores Alveirinho, Ana Rita Branco 21 Os desafios do desenvolvimento curricular – uma retrospetiva sobre o EIEM 2022 Maria do Carmo Botelho, Patrícia Bértolo Teixeira, Tânia Coelho 24 Dois poliedros muito bem relacionados Rita Bastos 27 Generalização em sequências e os conceitos de múltiplo e divisão inteira Graciosa Veloso, Pedro Almeida 32 …Só se puder trazer um amigo José Paulo Viana 33 CreativeLab_Sci&Math | Medidas da alimentação Raquel Santos, Bento Cavadas 40 Uma breve história sobre o conceito de função Isabel Oitavem, Helena Rocha, Reinhard Kahle 44 Permanências. Espaço GTI. Ponto de partida. Espaço de encontros Equipa editorial da EM Secções 07 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Geometria com o Eduardo Veloso 17 Materiais para a aula de matemática Vistas Leonor Santos 23 O problema deste número José Paulo Viana O maior cilindro 31 Problema deste número Júnior Paulo Afonso O enigma do quadrado 37 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM Caixote de cartão: vamos entrar? Explorando posições e formas em contexto de creche Isabel Simões Dias 42 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Eduardo Veloso e a tecnologia Adelina Precatado, Paula Teixeira, Rosário Ribeiro 48 Pense nisto O Eduardo, único e com tanto para ensinar! Leonor Santos
Editorial 01 Representações múltiplas numa perspetiva de matemática para todos Nélia Amado Artigos 02 Representações múltiplas no ensino e aprendizagem da matemática Nélia Amado 07 O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.o ano do novo programa de matemática Ana Paula Canavarro, Lina Brunheira, Manuela Vicente, Susana Brito 13 Polígonos inscritos: do papel e lápis ao GeoGebra Carla Faneco, Nuno Valério 19 As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas Ana Barbosa, Isabel Vale 25 Boas representações para uma boa comunicação Jaime Carvalho e Silva 30 A derivada da função inversa – uma abordagem gráfica Carlos Albuquerque, Susana Carreira 33 Novas aprendizagens essenciais no 1.o ano de escolaridade: representações múltiplas, números e pensamento computacional Célia Mestre, Cristina Martins, Cândida Tourais, Isabel Guerra 39 Representações e raciocínio na aula de matemática João Pedro da Ponte, Marisa Quaresma, Paula Gomes 47 Descodificar e produzir diferentes representações Leonor Santos, Sandra Raposo, António Cardoso, Paulo Correia, Rui Gonçalo Espadeiro 57 Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios Lina Brunheira 62 Preparar e realizar aulas usando diversas representações matemáticas: um processo colaborativo Isabel Velez, João Pedro da Ponte, Maria de Lurdes Serrazina 67 Representações no estudo das frações no 5.o ano de escolaridade Elvira Santos, Cristina Martins, Irene Martins, Susana Serra 76 Representar para resolver! Sandra Nobre 79 O poder das representações matemáticas na resolução de problemas de contagem Mónica Valadão, Nélia Amado, João Pedro da Ponte Secções 17 Pontos de vista, reações e ideias ... As representações em educação matemática Lurdes Serrazina 29 Materiais para a aula de matemática Dobragens numa folha de papel Nélia Amado 38 O problema deste número José Paulo Viana Lances livres 44 Caderno de apontamentos de Geometria Cristina Loureiro Representações dinâmicas e interativas com o GeoGebra — construir, ver, transformar, pensar e discutir Cristina Loureiro, Helena Moreira, Sónia Fernandes 52 Tecnologias na Educação Matemática António Domingos Diferentes representações no estudo de equações diferenciais Nélia Amado, Maria Madalena Dullius, Jaime Carvalho e Silva 71 Espaço GTI - Grupo de trabalho de investigação da APM Processos de raciocínio espacial na articulação entre representações 3D e 2D Joana Conceição, Margarida Rodrigues 82 Leituras A Representação nos “Princípios e Normas para a Matemática Escolar” Cristina Martins, Manuel Vara Pires 85 Henrique Guimarães Ana Paula Canavarro, Cláudia Regina Flores, Fátima Alonso Guimarães, Hélia Oliveira, Hugo Almeida, Isabel Vale, João Pedro da Ponte, José Manuel Matos, Leonor Santos, Luís Saraiva, Lurdes Figueiral, Lurdes Serrazina, Serhii Wakúlenko
"Entre práticas Socioculturais em Cenários Integrados"
A mostrar produtos 0-42 de 489. Ir para página: