JOGOS DO MUNDO (Todos os níveis de ensino)

A Exposição Jogos do Mundo foi concebida pelos Núcleos do Porto e de Viseu da APM no âmbito do ano temático - Matemática e Jogo. A sua descrição, bem como as fotos de cada um dos painéis, pode ser vista no site Ano Temático.

É composta por 30 jogos de tabuleiro que, há séculos ou mesmo milénios, vêm fascinando os mais diversos povos e culturas em todos os continentes. A maior parte continua a existir na actualidade, outros evoluíram para jogos que hoje nos são familiares. Apenas o jogo Cram é de invenção recente, de meados do século XX.

A maior parte dos jogos é de estratégia abstracta, isto é, o factor acaso não intervém no jogo ou, pelo menos, não é decisivo. No entanto, esta exposição também inclui jogos com dados, que representaram e ainda representam uma parte importante do património dos jogos. Além do facto da existência de dados não significar que não se jogue de modo estratégico.

Cada jogo é apresentado através do tabuleiro, das regras e de um conjunto de notas. Sempre que possível faz-se um breve resumo da sua história. É ainda indicada a bibliografia e os sites consultados.

Esta exposição resulta de um intenso trabalho de pesquisa e, em muitos casos, os materiais consultados não são consensuais na formulação de algumas regras. Foi necessário, pois, fazer opções, para que os jogos pudessem ser apresentados sem ambiguidades.

A  Associação de Professores de Matemática convida-o a entrar no universo fascinante dos jogos e passar algum tempo a viajar à volta do mundo !

 

MATERIAL DA EXPOSIÇÃO:

3 Caixas de madeira 60cm x 53cm (Tabuleiros dos Jogos)

2 Caixas de madeira 107cm x 67cm x 21cm (Cartazes)

1 Tabuleiro gigante 128cm x 39cm x 9cm (Ouri)

1 Cavalete do tabuleiro 103cm x 74cm x 53cm (Ouri)

12 Caixas c/bases circulares e ganchos em ferro 61cm x 42cm x 32cm (suportes de placares)

1 Caixa 66cm x 44cm x 43cm (Toalhas)

1 Caixa 61cm x 42cm x 32cm (Peças, dossier e livro)

39 Ferros dos placares 180cm x 2cm

 

Para efectuar o transporte, dadas as dimensões das caixas, é necessário uma carrinha grande tipo Iveco ou Ford Transit.

 

 

GALERIA:

Algumas fotos da Exposição