XXIII Encontro Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º Ciclos)

07/11/2020 a 07/11/2020
Online APM

 

 

XXIII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º Ciclos)

MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS é o epíteto de um encontro nacional promovido pela Associação de Professores de Matemática. Especialmente dedicado a docentes da educação Pré-Escolar e do Ensino Básico (1.º e 2.º ciclos) acolhe também estudantes da formação inicial desde que as Escolas Superiores de Educação começaram a ser os anfitriões do evento.

Quando a Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve se prontificou a receber esta XXIII edição, a segunda a realizar-se no Algarve, ninguém suspeitava que a realidade do espaço seria um bem adiado pela necessidade de manter as condições de prevenção da saúde pública. Mas se a adversidade impõe o adiamento de uma realização presencial, a tenacidade da comissão organizadora encontrou, na realização online, uma forma de não interromper a ocorrência anual que se mantém desde o ano 2000.

O 23.º ENCONTRO NACIONAL – A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS será realizado online a 7 de novembro de 2020. São objetivos essenciais deste encontro:

  • Proporcionar momentos de encontro e reflexão entre docentes do Ensino Básico, Educadores de Infância, estudantes e outros profissionais ligados a estes níveis de ensino.

  • Promover a permuta de conhecimentos e experiências relacionadas com o ensino e aprendizagem da Matemática nos primeiros anos de escolaridade.

Todos os anos, mas talvez com maior razão este ano, é importante mantermos e reavivarmos o desejo de fazer sempre melhor. O que para muitos de nós foi a novidade do ensino a distância não traz novidade nos objetivos dos que vivem dedicados à educação: melhorar as práticas para uma melhor qualidade da educação. Participe!

 

Participe no desafio do 23

Reserve já o dia 7 de novembro

Inscreva-se, participe e divulgue

 

Programa e resumos (pdf)

Horas Sessões

08:50

 

09:05
 



09:15

 

 


11:00

Receção
Momento musical com violoncelo:
André Correia da Rocha

 

Abertura
Presidente da APM: Lurdes Figueiral
Diretora do CFAPM: Renata Carvalho


Painel Plenário

Os desafios do ensino a distância nos primeiros anos de escolaridade
Susana Ferreira, AE Rio Arade
Sylvie Baltazar, AE Tomás Cabreira
Nuno Garção, AE de Silves
Ana Paiva, FCHS – Universidade do Algarve

11:00
11:15
Pausa

11:15

 

 

 

 

 

 

 

 

12:15

Conferências Temáticas

ConfT1 — Brincar, livre iniciativa e aprendizagens matemáticas, nos espaços exteriores, em educação de infância (Pré-escolar)
Gabriela Portugal, Universidade de Aveiro, CIDTFF
moderação: Cristina Loureiro 

ConfT2 — Matemática na rua (1 e 2 CEB)
Maria Conceição Santos, AE Tomás Cabreira
Susana Fernandes, Universidade do Algarve
moderação: Margarida Rodrigues e Neusa Branco

12:20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13:15

Simpósios de Comunicações

SC A — 1.º e 2.º CEB (moderação: Irene Segurado)

— Afinal a divisão aumenta! O uso de modelos na compreensão da divisão de frações.
Sofia Graça, Instituto de Educação – Universidade de Lisboa

— Escadas Numéricas – Investigação em matemática no 1.º ciclo e 2.º ciclo do Ensino Básico
Rita Fernandes, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação – ESELx

— Uma experiência motivadora: “O UBBU”
Paulo Jorge Fazenda Salvado Xavier, Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã

 

SC B — 1.º CEB (moderação: Margarida Abreu)

— CODEINNOVA – Um currículo de Programação para o Ensino Básico
Maria José Rodrigues, Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres

— ETWINNING matemático
Fernando das Neves Baptista, Agrupamento de escolas A Lã e a Neve, Escola dos Penedos Altos, Covilhã

— Jogo do Semáforo e Técnicas de Multiplicação
David Filipe Caldeira Martins, Agrupamento de Escolas Silves Sul / Centro de Ciência Viva de Tavira (CCVT)

 

SC C — 1.º e 2.º CEB (moderação: Margarida Abreu)

— O estudo de aula na formação inicial de professores dos primeiros anos Destinatários: Futuros professores e professores em serviço
Linda Cardoso, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 

— Práticas reflexivas de uma futura professora de matemática
Manuel Vara Pires, Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança

— Recursos educativos digitais para o 1.º e o 2.º ciclos do Ensino Básico
Catarina Delgado, Escola Superior de Educação – IP de Setúbal 
Fátima Mendes, Escola Superior de Educação – IP de Setúbal

 

SC D — 1.º CEB (moderação: Helena Amaral)

— (Re)Inventar o Ensino da Matemática no Ensino à Distância  
Sílvia Leandra de Sousa Moreira, Colégio Casa Mãe 

— Quando o humor é sério: Possibilidades para a aula de Matemática
Luís Menezes, Escola Superior de Educação de Viseu

— O Papel do erro na formulação e resolução de problemas
Ana Lúcia Bento Miguens, PaRK- International School

 

SC E — Pré-escolar e 1.º CEB (moderação: Cristina Loureiro)

— “Com quem me pareço”
Leila Pessôa Da Costa, Universidade Estadual de Maringá
Sandra Regina D’Antonio Verrengia, Universidade Estadual de Maringá
Regina Maria Pavanello, Universidade Estadual de Maringá

— Desenhar em geometria
Joana Conceição, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 
Margarida Rodrigues, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 

— “Encaixando bolas”
Leila Pessôa Da Costa, Universidade Estadual de Maringá
Sandra Regina D’Antonio Verrengia, Universidade Estadual de Maringá
Regina Maria Pavanello, Universidade Estadual de Maringá 

 

SC F — 1.º CEB (moderação: António Guerreiro)

— Projeto Erasmus+ E-STEAM: Estarão os “estereótipos de género” nas áreas E-STEAM a condicionar as escolhas futuras dos/das alunos/alunas?
Nuno Miguel Castelinho Garção, Agrupamento de Escolas de Silves

— Alguns contributos de um robô para uma aprendizagem interdisciplinar!
Ana Caseiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
Ricardo Machado, Instituto Superior de Educação e Ciências, Escola Superior de Educação de Lisboa, & CICS.NOVA

— A utilização do Google Classroom no 1.º Ciclo
José Couto, EDUFOR

13:20
14:30
Almoço

14:30







































 

 

 




16:30

Sessões Práticas

SP1 — Recursos digitais no trabalho com números e operações no 1.º ciclo (1 CEB)
Neusa Branco e Susana Colaço – ESE Santarém

SP2 — Recursos digitais e interativos para a Matemática no 1º Ciclo (1 CEB)
Ana Oliveira, Associação Atractor

SP3 — Manipuláveis virtuais: um recurso para explorar matemática (1 e 2 CEB)
Renata Carvalho, APM

SP4 — Cubos digitais e cubos reais (1 e 2 CEB) 
Cristina Loureiro, ESE de Lisboa
Graça Pereira, AE de Alapraia

SP5 — Aprender a distância ou presencialmente com a plataforma MILAGE (Geral) 
Mauro Figueiredo, Universidade do Algarve
Ana Paula Natal, AE da Cidadela

SP6 — A utilização dos recursos digitais Khan Academy na aprendizagem da matemática – 1.º e 2.º ciclos (1 e 2 CEB)
Teresa Fernandes, Fundação Altice

SP7 — Cálculo Mental na adição e subtração de números inteiros (1 CEB) 
Graciosa Veloso, Professora Aposentada
Pedro Almeida, ESE Lx

SP8 — Mural Padlet: desafiar, fazer e comunicar matemática (1 e 2 CEB) 
Lina Brunheira- ESE Lx
Marisa Gregório, AE Rainha Dona Leonor

SP9 — Ambientes de Geometria Dinâmica no estudo da Simetria (1 e 2 CEB) 
Helena Gomes, ESE de Viseu
Cátia Rodrigues, ES Viriato

SP10 — Google Earth como ferramenta de observação, pesquisa e execução (2 CEB) 
Fábio Ribeiro, Câmara Municipal de Mangualde
Didier Dias, Academi@ STEM Mangualde

SP11 — Educação Financeira “Sonhamos e … Concretizamos” (Pré-escolar) 
Lina Nascimento, Jardim de Infância da Vila do Bispo

SP12 — A promoção da Comunicação Matemática por via de Problemas com mais do que uma solução (1 e 2 CEB)
Paulo Afonso e Dolores Alveirinho, ESE Castelo Branco 
António Lopes, AE Amato Lusitano
José Filipe, AE Afonso de Paiva
Nuno Santos, Escola Tecnológica Profissional Albicastrense
Ricardo Portugal, Professor e Explicador de Matemática

16:30
16:45
Pausa
16:45


17:45
Conferência Plenária

Práticas Interdisciplinares em Matemática e Ciências nos Primeiros Anos (Geral) 
Nelson Mestrinho e Bento Cavadas, ESE de Santarém
17:45
18:00
Encerramento

 

Plataformas de apoio ao Encontro: MOODLE e ZOOM

 

Este Encontro é certificado como ação de curta duração de 6 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio) para os grupos 100, 110 e 230

 

Inscrições

 

Valor das inscrições

– Associados APM/APEI: 10€

– Professores de escola associada APM: 15€

– Estudantes de licenciatura ou mestrado profissionalizante (enviar obrigatoriamente comprovativo de matrícula no ano letivo 2020/21): 5€

– Estudantes de licenciatura ou mestrado profissionalizante associados APM/APEI (enviar obrigatoriamente comprovativo de matrícula no ano letivo 2020/21): Gratuito

– Não Associados: 20€

 

A INSCRIÇÃO INCLUI OFERTA DE UM VALE DE 10% DE DESCONTO EM COMPRAS NA LOJA APM.

Inscrições até 30 de outubro de 2020 

EM CASO DE DESISTÊNCIA A PARTIR DAS 0H DO DIA 4 DE NOVEMBRO,  NÃO HAVERÁ LUGAR À DEVOLUÇÃO DO VALOR DA INSCRIÇÃO. 

Limite de participantes: 250

(caso seja atingido o limite máximo de 250 inscritos, as inscrições poderão encerrar antes de 30 de outubro)

 

 

Participe

Se pretende participar no encontro com uma Comunicação num dos simpósios, envie-nos a sua proposta.

Comunicações em simpósios (15 min)
As comunicações para os simpósios no Encontro “A Matemática nos primeiros anos” de 2020 são propostas e dinamizadas por participantes no encontro, fundamentalmente sobre temas e abordagens de ensino e materiais didáticos. As comunicações têm a duração de 15 minutos, reservando-se um momento de 15 minutos para discussão.

Submissão de Comunicações
Os participantes no encontro podem submeter propostas de comunicações. As propostas devem incluir um resumo em Português. A extensão dos resumos não deve ultrapassar os 1500 caracteres (incluindo espaços).  Os textos das propostas devem respeitar rigorosamente as normas de formatação que constam nos respetivos modelos disponibilizados e ser enviados para centroformacaoapm@gmail.com até ao dia 19 de outubro de 2020

 

Informação adicional

  • Cada autor só pode submeter no máximo 2 comunicações com o seu nome;
  • Todos os autores que apresentam a comunicação têm de se inscrever no encontro;
  • Só será entregue certificado a quem apresentar a comunicação.

 

A comunicação de aceitação é realizada até 25 de outubro podendo ser solicitada previamente informação adicional se necessário

 

Modelo para submissão de Comunicação

Editado/publicado: 02/11/2021