O sexto encontro de professores organizado pela Associação de Professores de Matemática e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no âmbito do protocolo de colaboração entre estas instituições, será dedicado ao Raciocínio matemático e representações no quadro dos atuais documentos curriculares da disciplina.
Pretende-se com este encontro, proporcionar um tempo e um espaço de formação de professores e aprofundar a reflexão e o debate em algumas questões relativas a capacidades matemáticas presentes no currículo. Com esta finalidade apresenta-se um programa do encontro com três Sessões plenárias — uma conferência seguida de debate, Raciocínio e representações na sala de aula de Matemática, um painel de apresentação das conclusões de Grupos de Discussão e um painel sobre Aprendizagens Essenciais e Capacidades Matemáticas Transversais — e sessões paralelas de Grupos de Discussão por ciclos de escolaridade.
O encontro realiza-se em Lisboa no Instituto de Educação, a 14 de maio de 2022, entre as 9h30 e as 16h45.
A Associação de Professores da Matemática e o Instituto de Educação convidam à participação os professores do ensino básico e do ensino secundário, a quem o encontro é particularmente dirigido.
O encontro será certificado como ação de curta duração de 5 horas (Despacho n.º 5741/2015 Artigo 3.º) para os grupos de docência 110, 230 e 500.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
14 de maio de 2022
Professores dos grupos de docência 110, 230 e 500
Doutorandos e mestrandos na área do Ensino da Matemática
Alessandro Ribeiro, IE-ULisboa
Ana Cláudia Henriques, IE-ULisboa
Hélia Oliveira, IE-ULisboa
Joana Mata-Pereira, IE-ULisboa
João Pedro da Ponte, IE-ULisboa
Leonor Santos, IE-ULisboa
Marisa Quaresma, IE-ULisboa
Lucília Teles, APM
Lurdes Figueiral, APM
Renata Carvalho, APM
Programa (PDF)
Recomendamos a leitura prévia deste artigo:
Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? de João Pedro da Ponte, Marisa Quaresma, Joana Mata-Pereira
09h30 - 9h45 | Sessão de abertura |
9H45 - 10h45 |
Conferência plenária Joana Mata-Pereira Moderação: João Pedro da Ponte |
10h45 - 11h15 | Pausa |
11h15 - 13h00 | Grupos de discussão Organizados por níveis e ciclos de ensino (1.º ceb, 2.º ceb, 3.º ceb, secundário) |
13h00 - 14h30 | Pausa para Almoço* |
14h30 - 15h00 |
Painel de síntese dos grupos de discussão Moderação: Renata Carvalho |
15h00 - 16h30 |
Painel plenário Moderação: Hélia Oliveira Ana Paula Canavarro |
16h30 - 16h45 | Sessão de encerramento |
* Será possível almoçar no Bar do Instituto de Educação no dia do encontro (14 de maio).
VI ENCONTRODE PROFESSORES APM-IE
Organização |
Joana Mata-Pereira
Enquanto professores satisfaz-nos dizer que este ou aquele aluno tem um raciocínio brilhante! Mas se queremos todos os nossos alunos a raciocinar matematicamente, temos de apoiá-los e desafiá-los. Cabe-nos então questionar O que podemos fazer para desenvolver o raciocínio matemático dos nossos alunos? Que papel podem ter as representações matemáticas? Num momento em que o Raciocínio Matemático e as Representações Matemáticas voltam a ter um lugar de destaque nos documentos curriculares, torna-se pertinente apresentar e discutir estas capacidades matemáticas transversais. Assim, nesta conferência será abordado o raciocínio matemático, os principais processos que lhe estão subjacentes e a sua articulação com as representações matemáticas. Procurando destacar o papel destas duas capacidades matemáticas transversais na compreensão da Matemática, serão apresentadas situações de sala de aula com tarefas e ações do professor que promovem o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos, com foco em diferentes representações. Na sua essência, a conferência abordará propostas de ação para a sala de aula de Matemática, onde o raciocínio e as representações têm um papel central.
Objetivo
Discutir e refletir sobre processos de raciocínio matemático e o uso de representações matemáticas, a partir da análise de resoluções de uma tarefa pelos alunos.
Organização e Funcionamento
O Grupo de Discussão (GD) será dirigido a um ciclo de ensino específico (1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário), com uma proposta de trabalho que se direciona a um dos anos de escolaridade
desse ciclo. Cada GD tem a duração prevista de 1h45, com uma primeira parte de trabalho em pequenos grupos, seguido de uma discussão coletiva, e uma segunda parte de apresentação de
uma experiência realizada em sala de aula por um(a) professor(a) convidado/a.
Cada participante deverá inscrever-se no encontro de acordo com o ano e nível de ensino do grupo de discussão em que pretende participar. Solicita-se que leia o artigo que lhe foi previamente enviado, com maior atenção para a secção “Processos de raciocínio matemático: Conjeturar, generalizar e justificar”.
O número de participantes por grupo de discussão é limitado.
1.º ciclo
Coordenadora: Lurdes Serrazina
Professora convidada: Cristina Morais
2.º ciclo
Coordenadora: Lina Brunheira
Professora convidada: Marisa Gregório
3.º ciclo
Coordenadora: Leonor Santos
Professora convidada: Sandra Nobre
Ensino secundário
Coordenadora: Ana Cláudia Henriques
Professora convidada: Ana Luísa Paiva
Hélia Oliveira (moderação)
Ana Paula Canavarro
Hélia Jacinto
Neusa Branco
Paula Gomes
De há longo tempo que à disciplina de matemática tem estado associada a promoção de um conjunto de capacidades consideradas muito relevantes para a formação dos nossos alunos. Em documentos curriculares anteriores foram contempladas capacidades transversais como conteúdo de aprendizagem na matemática, contudo, nas novas Aprendizagens Essenciais para o ensino básico as capacidades matemáticas transversais ganham um particular destaque como objetivo de aprendizagem e o seu leque alarga-se. Focando-nos particularmente nas capacidades de comunicação matemática, resolução de problemas, conexões matemáticas e no pensamento computacional, contamos com a experiência particular das intervenientes neste painel plenário para discutir questões como:
Pretendemos, assim, contribuir para a reflexão e debate sobre estas capacidades matemáticas transversais e a possibilidade da sua promoção junto dos nossos alunos, perspetivando a implementação das novas Aprendizagens Matemáticas no ensino básico, no próximo ano letivo.
Este encontro está certificado como formação de curta duração de 5 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio).
O certificado será enviado a todos os inscritos no encontro que tenham 100% de assiduidade.
Professores dos grupos de docência 110, 230 e 500
Doutorandos e mestrandos na área do Ensino da Matemática
Dia 10 de abril de 2022 (até às 24h)
As inscrições fazem-se por ciclo de ensino e estão limitadas à lotação dos respetivos grupos de discussão (50 pessoas por ciclo de ensino).
IMPORTANTE: Não é permitida a mudança de grupo de discussão, pelo que, se já não tem vaga para o grupo pretendido e não tenciona mesmo fazer parte de outro grupo, por favor não se inscreva nesse outro grupo e envie-nos e-mail (apmsocio@gmail.com) para aguardar vaga no grupo pretendido.
Sócios da APM com estatuto de estudantes | Gratuito |
Estudantes do IE-ULisboa |
Gratuito |
Estudantes de outras instituições | 10,00 € |
Sócios APM | 10,00 € |
Professores de escolas associadas da APM | 15,00 € |
Professores não associados |
20,00 € |
Após preencher o formulário de inscrição deve efetuar a transferência bancária referente ao valor da sua inscrição para a conta APM com IBAN: PT50003503250000664993010 e enviar o comprovativo de pagamento para o e-mail apmsocio@gmail.com, no prazo de 48 horas.
A SUA INSCRIÇÃO SÓ SERÁ VALIDADA APÓS RECEÇÃO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO.
inscrições encerradas; qualquer assunto, envie correio para apmsocio@gmail.com