ProfMat 2010 - Aveiro

01/09/2010 a 03/09/2010
Aveiro, Universidade de Aveiro APM

 

 


  

Fotos do ProfMat 2010

 

 

 

 

Com o apoio da

 

 

 

 

A cidade


Mário Sacramento; "O Comércio do Porto" em 22 de Fevereiro de 1969.

Ave Aveiro

Escrevo-te e não sei quem és — como face para sempre talhada! A mais antiga memória que guardo de ti é da ria a transbordar por praças e vielas, nas marés vivas. Sob os lampiões dos Arcos, Rua dos Mercadores abaixo, vogavam bateiras conduzindo os teus íncolas (ia a dizer os teus doges) às soleiras das portas. E eu batia palmas de menino com brinquedo, na janela da avó. Casa escura, com mofo a rato, olhares do José Estêvão no louceiro antigo, um opúsculo do Marques Gomes a dizer-me que um tio de antanho fora decapitado pelo D. Miguel, grades de pimpons nas sacadas de pedra antiga — em que um dia entalei a cabeça (para retomar essa tradição, quem sabe?), tendo sido liberto, depois de muito suor e ferros, por um serralheiro do Mindelo.

Cá fora, os teus ares lavados e tranquilos, escalas tocadas ao piano dos suplícios prendados, uma passagem por baixo do andor de Santa Clara para cortar o freio da língua, luta pelas cavacas do S. Gonçalinho, musicatas nos coretos — e pouco mais...

Salto o calendário e fustiga-me o rosto a saibrada que o vento erguia, corro pela Mina, mergulho nas Pirâmides, pergunto pelo dicionário ao sapateiro da Fonte Nova, faço as primeiras malcriadices no Parque, invejo a farda soldadesca do Luisinho, recebo os tiros do Japão, encaixilho num dos bancos do Jardim uma conversa entre Homem Cristo e Rocha e Cunha, tenho uma icterícia de ovos moles...

Vamos crescendo, os dois, já sem laranjas roubadas na Rua do Gravito e sem aventuras nocturnas pelos arrabaldes — descubro a beleza com que te despedes (te despes) do Sol, perco-me em versos pelos carreiros das marinhas, levo a pasta da namorada à Estação, invento um jornalzinho de estudantes, colaboro no crime nefando de mantear (sob a pêra do José Estêvão!) o anãozito das sentinas... Aprendo a respeitar professores como João Joaquim Pires, José Pereira Tavares, Francisco de Assis Maia, George Agostinho da Silva, António Salgado Júnior, guardo um profundo desprezo por outros, peço dez tostões à minha mãe para comprar O Diabo, lanço uma cervantina burricada pelo teu centro, compenso o José Estêvão ensinando-lhe (junto às grades da estátua) o canto em coro dalnternacional — conspiro adolescentemente...

Que te aconteceu, entretanto? Não dou fé disso. Estavas aí, talvez. Mas há tanto que ler e esgravatar, que só me lembro de te ter nos braços nos bailes dos Bombeiros (Farenheit Adão & Eva), de falar em lobos de Alsácia aos bigodes e à barretina de Homem Cristo, de colher nas palmas das mãos o frio de aço de uma das tuas tão singelas (mas tão típicas!) pontezinhas, de ouvir dizer que um médico te receitara carros de areia e de ler as eruditas notas que um dos teus vates pusera na epopeia em que cantava a descoberta do Brasil... Para onde quer que me volte, descubro, porém, que um braço me acompanha sempre, apontando — como sombra impressa no chão! — o caminho dos meus passos: o do discurso coalhado em bronze do teu tribuna... Lobrigo-o na Barra, mandando calar a ronca; na Costa Nova, mostrando as xávegas desprotegidas; no paredão, invectivando o porto inconcluso; no Senhor das Barrocas, deplorando o que resta do templo; nas cancelas, dizendo porquê? ao tráfego... Nem sempre entendo o que quer, mas que quer, quer!

E redescubro, olhando-o melhor, que eras uma vilazinha apenas, perdida nas brumas do passado... Como eu, cresces desajeitada e errabunda. Largas os calções, engravatas-te, ganhas borbulhas na cara, abres risca na cabeça, asfaltas as pantalonas, escanhoas o arvoredo até ao sangue, pões moderno onde devia ser antigo e antigo onde devia ser moderno, encastelas pornografia barata no fórum administrativo, tiras o nome do teu génio tutelar do frontispício do Liceu, cintas os novos edifícios escolares de casarios que os abafam, coqueteias com um arquitecto francês a perda do teu carácter, ergues altos fornos nas costas da tua sentinela cívica... Deliras, ó púbere! Entrementes, eu trato os filhos do sargento Pires e ele trata-me do pelotão, no Quartel. Pouco tempo tenho, uma vez mais, para dar conta de ti. Passamos um pelo outro, eu trocando a farda pela bata, tu trocando os pergaminhos por licets camarários... Descontas letras onde vendias cafés, proíbes que as casas tenham uma testa mais alta que a do vizinho, assinalas todos os gavetos sem curares de saber que préstimo poderá ter isso nem quantos sejam os que terão instrução para lê-los, fazes concorrência ao Portugal dos Pequeninos como quem ganha saudades dos tempos em que podia brincar... Eu palpo barrigas, tu palpas carteiras. E acontece a tragédia: descubro que envelheço mais depressa do que tu — e sem que tenha podido conhecer-te! Não chegarei a ver-te dona dos teus passos, querida Amiga, e tenho pena, pois virás a ser formosa quando ganhares o juízo que a juventude não tem! Não te passeiam ainda — senão como amostra — as cabeleiras e as barbas psicadélicas. Mas andas tão miniurbe que coro de ver-te!

Passaram os tempos em que davas ovos moles e políticos. (Os ovos eram bons, hoje menos. Os políticos óptimos, mas deu neles a pílula). Deixaste de produzir Cartas Constitucionais, mas ainda promulgas Cartas Comerciais de week-end à John Bull, que barcos de guerra saúdam desflorando-te o porto. E, todavia, és pura ainda, ó Aveiro! Tens o sal, tens o sol, tens o céu encaixilhado nas marinhas — e o bacalhau, sem shorts nem nada, a bronzear-se nos tabuleiros... Serás cidade um dia, ó vila de outrora! Entre les deux ton coeur balance indecisamente — e o meu com o teu... Mas o meu com cãs e o teu indesvendado ainda, como sempre! Foste noiva, foste esposa e és viúva dum só Homem: o que filtra bronze num pedestal eterno... Dele te ficou o segredo de Juvêncio, cujas águas te remoçam transbordando em plenilúnio. Tens dilúvios aguazados, minha Querida, e arcas de Noé que trazem da Terra Nova os hirsutos precursores dos hippies de hoje... Com eles dormes e com eles refloresces, minha Incógnita! O bronze e a salmoira te protejam até à consumação dos séculos!

Amen

 

A Universidade

Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro, criada em 1973, rapidamente se transformou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país. É, actualmente, frequentada por cerca de 13 mil alunos inseridos nos vários programas de graduação e pós-graduação e, desde cedo, assumiu um papel de relevância no panorama universitário. Às modernas infra-estruturas que oferece, alia a excelência do corpo docente e a qualidade da investigação, há muito reconhecida internacionalmente.

A Universidade de Aveiro oferece Licenciaturas nas áreas de ciências e engenharias, comunicação e arte, ciências sociais, saúde, humanidades, contabilidade e educação. A proposta formativa da Universidade de Aveiro não se esgota, porém, no ensino Universitário e inclui, desde 1997, cursos Politécnicos, sendo quatro as escolas superiores que ministram este ensino de vocação mais profissionalizante: Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro; Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro; Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda; Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção – Aveiro Norte.

Pretendendo diversificar a oferta de formação e contribuir para uma mais adequada qualificação de activos, a UA estabeleceu ainda um programa de ensino pós-secundário de curta duração.

Quem pretenda obter formação avançada de reconhecida qualidade, seja antes de ingressar no mercado de trabalho, seja numa perspectiva de formação contínua ou, ainda, para desenvolver investigação científica, encontra na UA um vasto programa de pós-graduação.

Robótica inteligente, telemedicina, comunicações móveis de última geração, bioinformática, genética, novos materiais avançados, protecção ambiental, multimédia e educação. Estas são apenas algumas das áreas de investigação onde a UA tem assumido um papel de destaque. A excelência da investigação é já uma das imagens de marca da Universidade. 83% das suas unidades de investigação foram classificadas como muito boas ou excelentes em avaliações feitas recentemente por especialistas nacionais e estrangeiros. Quatro dessas unidades viram ainda a sua qualidade premiada com a atribuição do estatuto de Laboratório Associado.

A UA não se limita a desenvolver investigação de elevada qualidade. Valorizar economicamente os seus resultados e transferi-los para o sector produtivo é também uma forte aposta da Universidade. A Universidade de Aveiro é um parceiro privilegiado de empresas e de outras entidades nacionais e internacionais, com as quais coopera em diversos projectos e programas e às quais presta importantes serviços, sendo por isso um espaço de investigação onde se desenvolvem produtos e soluções inovadoras que contribuem para o avanço da ciência e tecnologia.

A UA dispõe de uma Unidade de Transferência de Tecnologia, a UAtec, que promove a oferta tecnológica da UA nas empresas, fomenta a investigação dirigida para o mercado, valoriza a propriedade intelectual resultante das actividades de I&D, apoia a criação de empresas de base tecnológica, gere e negoceia os contratos de transferência de tecnologia e elabora novos projectos de I&D em consórcio.

 

 


 

Programa do ProfMat

Conheça o conjunto de atividades que a comissão organizadora do ProfMat 2011 está a preparar para o encontro. Este sítio irá sendo atualizado com as novidades.
 

  • Conferências Plenárias *
  • Painéis *
  • Conferências com discussão *
  • Sessões Práticas *
  • Simpósios de comunicações *
  • Sessões Especiais *
  • Exposições *
  • Informações Gerais *
     

Os resumos das sessões do ProfMat podem ser consultados clicando nas ligações acima.

Veja também listas detalhadas por tipo de sessão, por dia e hora e a compilação dos textos das actas.

 

* Conteúdos brevemente disponíveis.

 

 

 

Esquema Geral - ProfMat

 

Imprimir Esquema Geral do Programa

 

Programa

 

 

 

Comissão Organizadora

 

A Nível Local:

  • Ana Fraga
  • Albertina Monteiro
  • Arsélio Martins
  • Ester Nolasco
  • Liliana Costa
  • Margarida Beça Pereira
  • Teresa Castanhola
  • Teresa Santos
  • Yvonne Catarino

Comissão de Programa:

  • Ana Breda
  • Asélio Martins
  • Domingos Fernandes
  • Jaime Carvalho e Silva
  • Liliana Costa
  • Teresa Bixirão Neto

Comissão de Cursos:

  • Helena Amaral
  • Joaquim António Pinto
  • Asélio Martins

 

 

 

Contatos
 

profmat2010@apm.pt

ProfMat 2010 - Associação de Professores de Matemática
Rua Dr. João Couto, n.º 27-A
1500-236 Lisboa
Tel.: +351 21 716 36 90 / 21 711 03 77
Fax: +351 21 716 64 24

 

Prazos e Preços


O preço de inscrição no ProfMat 2010 inclui as actas do encontro e a participação nos programas científico, cultural e social.
 
Preços ProfMat 2010 Até 15 de Maio (€) Até 15 de Junho (€) Após 15 de Junho (€) (2)
Sócio 80 100 200
Sócio - Estudante (1) 40 50 100
Não Sócio 130 160 300
Não Sócio - Estudante (1) 80 100 200
Acompanhante 40 60 100

(1) Consideram-se estudantes aqueles que estão a frequentar licenciaturas ou mestrados profissionalizantes (deve ser enviado comprovativo da sua situação para a APM). Excluem-se dessa situação os doutorandos e os mestrandos (mestrados académicos).

​(2) A organização informa que não garante pastas e atas aos participantes que se inscrevam depois de 31 de Julho.

 

Para esclarecimento de quaisquer dúvidas poderá contactar a Comissão Organizadora através dos contactos disponibilizados.

 

Forma de Pagamento

Transferência bancária
Para a nossa conta nº 0 3250 0664 9930, NIB 0035 0325 00006649930 10. No caso de optar por esta forma de pagamento, envie o comprovativo por email para o endereço encomenda@apm.pt, com o nº da encomenda a que diz respeito, sob pena de o pagamento não ser considerado.

Multibanco
Pague em qualquer caixa da rede Multibanco. No final da inscrição, a APM envia-lhe um email com os elementos necessários para que efectue o pagamento da sua encomenda em qualquer das caixas da rede Multibanco utilizando a opção Pagamento de Compras.

 

Concurso do ProfMat

CONCURSO “EM CHEIO NA MÉDIA”

Qual vai ser a média dos números propostos por todos os concorrentes a este concurso?

Regras:

    Cada participante escolhe um número entre 100,00 e 999,99 e escreve-o no local indicado do boletim de inscrição.
    Calcula-se a média dos números propostos por todos os concorrentes.
    Ganha quem tiver escrito o número que mais se aproxime da média anteriormente calculada.
    Em caso de empate, ganha o concorrente com o número de inscrição mais baixo.

    Prémio: a indicar durante o ProfMat.

 

Lista de inscritos


Lista dos participantes inscritos (actualizada em 23 de Agosto de 2010, inclui apenas aqueles cuja inscrição está validada).

As inscrições só são validadas após a recepção do pagamento e da confirmação dos dados.

 

 

 

Inscrição

 

 

 

Se pretender algum esclarecimento adicional não hesite em contactar a comissão organizadora - profmat2010@apm.pt


 

 

Alojamento

Veja o mapa da cidade de Aveiro com os alojamentos propostos e outros serviços:

 


Ver mapa maior

 

A reserva deve ser feita directamente para as unidades hoteleiras, com a maior brevidade possível, identificando-se como participante do ProfMat2010.

 

Alimentação


Nos três dias do ProfMat poderá almoçar na cantina da Universidade por 3x 6 €.

Cada refeição é constituída por sopa do dia, prato quente, buffet de saladas, sobremesa, pão e uma bebida. Poderá ainda escolher entre refeição normal ou refeição vegetariana. Por uma questão de organização, só é possível inscrever-se nos almoços para os três dias. É de salientar que junto ao Campus Universitário não existem muitos restaurantes.

 

Cursos

Nos dois dias seguintes ao ProfMat (4 e 5 de Setembro) poderá aprofundar um tema do seu interesse.

A participação num Curso e no Seminário de Investigação em Educação Matemática é incompatível pela coincidência de calendário.

Este ano os cursos propostos são os seguintes:

Nome do Curso Dinamizadores Nível de Ensino

1

Ensinar Matemática utilizando a Ti-nspire (curso de iniciação) João Almiro e João Cavaleiro

Secundário

2

A tecnologia TI-Nspire 2.0: uma mais valia na aprendizagem MACS. Eduardo Cunha

3º ciclo e secundário

3

Como usar o GeoGebra para ensinar e aprender matemática Alexandre Trocado e Jorge Geraldes

2º e 3º ciclos e
secundário

4

Tarefas interactivas para o ensino da matemática - HTML, JavaScript e Geogebra António Ribeiro e José Santos dos Santos

Geral

5

AUTOGRAPH – Matemática Dinâmica no Ensino Secundário Raul Aparício e Maria João Peres

3º ciclo e secundário

6

Tecnologia nos Exames Nacionais? Uma perspectiva à volta do Mundo... José Carlos Balsa e Raquel Farate Bernardo

3º ciclo e secundário

7

Investigações Matemáticas com a TI-Nspire

José Paulo Viana

Secundário

8

Visualização e representação em perspectiva cavaleira Rita Bastos e Eduardo Veloso

Geral

9

Simetria e Transformações Geométricas Ana Martins, Pedro Macias Marques e Sónia Figueirinhas

3º ciclo

 

Curso 01

Designação: Ensinar Matemática utilizando a Ti-nspire (curso de iniciação)
Dinamizadores: João Almiro – Esc. Sec./3 de Tondela (Grupo de Trabalho T3 da APM)
João Cavaleiro – Escola Secundária/3 de Tondela (Grupo de Trabalho T3 da APM)
Nível de Ensino: Secundário

É inquestionável para todos nós que o uso de meios tecnológicos no ensino da Matemática favorece a criação de contextos significativos, permitindo a simulação de
situações e o estudo de novos problemas, facilitando uma abordagem experimental e intuitiva da Matemática, estimulando o espírito de investigação nos alunos e dandolhes um lugar mais activo no processo de aprendizagem.

Neste curso de iniciação à calculadora Ti-nspire pretende-se que os participantes, por um lado, façam uma aprendizagem dos comandos essenciais desta calculadora e, por outro, analisem algumas tarefas de exploração e alguns exemplos de problemas, tendo em vista a sua exploração em sala de aula, aproveitando as potencialidades desta calculadora, que permite fazer simultaneamente o estudo de gráficos de funções, o tratamento de dados na folha de cálculo e a manipulação de figuras geométricas de uma forma dinâmica.
Não será necessário o conhecimento prévio do uso destas calculadoras que serão disponibilizadas a todos os participantes.
Este curso é, no essencial, semelhante ao realizado em 2009 em Viana do Castelo, com as devidas adaptações ao novo sistema operativo 2.0.


Curso 02

Designação: A tecnologia TI-Nspire 2.0: uma mais valia na aprendizagem MACS.
Dinamizador: Eduardo Cunha - Esc. Sec. de Barcelos (Grupo de Trabalho T3 da APM)
Nível de Ensino: 3º Ciclo e Secundário

Neste curso serão trabalhados, essencialmente, actividades de aprendizagem para a disciplina de MACS, podendo no entanto ser adaptadas para quer para o 3ºciclo quer para a Matemática A.
A aplicação folha de cálculo da TI-Nspire constitui uma oportunidade, para professores e alunos, de realização de actividades práticas, com recurso a simulações, no tema Métodos de Apoio à Decisão.
Também nos temas de Modelos Matemáticos, quer financeiros quer populacionais (funções), esta nova tecnologia permite um conjunto de actividades exploratórias que permitem promover a análise e discussão de resultados.
No tema Probabilidades e Estatística serão exploradas as potencialidades de representação gráfica de variáveis qualitativas e quantitativas e a interacção entre os vários tipos de gráficos e a folha de cálculo.
Ainda no tema de Estatística será abordada a Inferência Estatística com recurso às Probabilidades e às simulações.


Curso 03

Designação: Como usar o GeoGebra para ensinar e aprender matemática
Dinamizadores: Alexandre Trocado, INED (Instituto GeoGebra de Portugal)
Jorge Geraldes, Esc. Sec. Dr. Júlio Martins (Instituto GeoGebra de Portugal)
Nível de Ensino: 2º e 3º Ciclos e Secundário

Breve apresentação do software GeoGebra

Exploração do software através da realização de actividades básicas

· As várias formas de criar e alterar objectos matemáticos
· Exportação de figuras criadas no GeoGebra
· A interactividade do GeoGebra: criação automática de páginas Web dinâmicas contendo construções realizadas com GeoGebra

Geometria e transformações geométricas

· Criação de objectos geométricos e obtenção de algumas propriedades
· Criação de padrões geométricos usando as diversas transformações

Relações e Funções

· Criar funções a partir da inserção de expressões algébricas
· Estudo de funções (zeros, extremos locais, derivadas, etc.)
· Definir relações em tabelas e obter representações gráficas

Organização e tratamento de dados: Estatística e Probabilidades

· Utilização da folha de cálculo para criar diagramas e gráficos dinâmicos.


Curso 04

Designação: Tarefas interactivas para o ensino da matemática - HTML, JavaScript e Geogebra
Dinamizadores:     António Ribeiro, Esc. Sec. Gondomar (Instituto GeoGebra de Portugal)
José Santos dos Santos, Esc. Sec. D. Afonso Sanches (Instituto GeoGebra de Portugal)
Destinatários:     Professores com familiaridade com o uso do GeoGebra, preferência aos que frequentaram o primeiro curso do Profmat2009 ou do Minhomat2010

Neste curso se desenvolverá o essencial para a criação de páginas da Web que permitem a iteração do utilizador com conteúdos matemáticos interligando o HTML,
JavaScript e Geogebra. Depois de explorar algumas tarefas e analisar alguns exemplos de páginas interativas com o GeoGebra, serão propostas: a construção de páginas dinâmicas usando os comandos existentes no GeoGebra; o desenvolvimento de algumas noções de HTML necessários para o tratamento de tags HTML relacionados com a applet do GeoGebra; a abordagem de alguns métodos de JavaScript que permitem a comunicação com a applet e aplicações do GeoGebra. No final do curso pretende-se que os participantes tenham alguma autonomia para criar páginas HTML onde se incluem aplicações do GeoGebra e métodos elementares de JavaScript.


Curso 05

Designação: AUTOGRAPH – Matemática Dinâmica no Ensino Secundário
Dinamizadores: Raul Aparício, Esc. Sec. de Ermesinde, Maria João Peres, Agrup. Esc. de Águas Santas / Esc. Sup. de Educação, IPPorto
Nível de Ensino: 3º Ciclo e Secundário

O AUTOGRAPH é uma aplicação de Matemática Dinâmica desenvolvida a partir da experiência de sala de aula. Concebido por e para professores de Matemática, é uma poderosa ferramenta na compreensão e exploração de conceitos ao nível do Ensino Secundário, mas igualmente aplicável no 3º ciclo do Ensino Básico.
O AUTOGRAPH utiliza objectos matemáticos dependentes e seleccionáveis para promover a compreensão e aprendizagem dos princípios básicos de Probabilidade e Estatística, e da Geometria de coordenadas em 2D e em 3D. Está preparado para ser utilizado com projectores de dados, quadros interactivos e ´tablets´. Apresenta dois níveis de funcionamento: Padrão e Avançado. O nível Padrão tem uma interface consideravelmente mais simplificada e um conjunto reduzido de opções para os utilizadores menos experientes ou com menor necessidade de ferramentas matemáticas (mais adequado, por exemplo, ao trabalho com o 3º ciclo).
Este curso tem como objectivo a familiarização dos participantes com algumas das inúmeras potencialidades do AUTOGRAPH nos seus três tipos de páginas:
Páginas 1D – Estatística e Probabilidades (por exemplo: tratamento de dados simples e agrupados, distribuições unidimensionais discretas e contínuas).
Páginas 2D – Geometria no Plano e Distribuições Bidimensionais (por exemplo: gráficos bidimensionais, diagramas de dispersão, equações e gráficos cartesianos, geometria vectorial no plano, gráficos polares).
Páginas 3D – Geometria no Espaço (por exemplo: gráficos tridimensionais, rectas e planos no espaço, geometria vectorial no espaço, volumes de revolução).
Ao longo do curso serão propostas aplicações do AUTOGRAPH a tarefas de sala de aula, preferencialmente direccionadas para o Ensino Secundário.


Curso 06

Designação: Tecnologia nos Exames Nacionais? Uma perspectiva à volta do Mundo...
Dinamizadores: José Carlos Balsa – Escola Secundária da Quinta das Flores, Coimbra, Raquel Farate Bernardo – Escola Secundária da Quinta das Flores, Coimbra
Nível de Ensino: 3º Ciclo e Secundário

Desde 1999/2000 que a calculadora gráfica é obrigatória nos Exames Nacionais do Ensino Secundário de Matemática em Portugal. Nuns problemas o uso da calculadora gráfica é indispensável, noutros a sua utilização é vantajosa e noutros o seu uso é indiferente.

Iremos apresentar uma classificação de problemas dos Exames onde a calculadora gráfica é obrigatória. Discutiremos alguns desses problemas e serão apresentadas propostas de resolução utilizando a calculadora.

Posteriormente analisaremos, na mesma perspectiva, diversos Exames Internacionais (utilizaremos um leque  de Países o mais variado e diferenciado possível),  tendo em conta (sempre que relevante), as classificações obtidas pelos alunos destes Países nos  diferentes projectos internacionais...

Nota: Não será necessário trazerem calculadoras, (pois estas estarão disponíveis durante a sessão) nem serão necessários grandes conhecimentos prévios, (que serão fornecidos sempre que necessário).


Curso 07

Designação: Investigações Matemáticas com a TI-Nspire
Dinamizador: José Paulo Viana, Escola Secundária de Vergílio Ferreira (Grupo de Trabalho T3 da APM)
Nível de Ensino: Secundário

Tirando partido das capacidades da nova unidade portátil TI-Nspire, iremos realizar uma série de investigações matemáticas que poderão ser propostas posteriormente aos alunos do ensino secundário.
É conveniente trazeres a tua TI-Nspire, embora existam unidades disponíveis para quem a não tiver.
Nota: é conveniente que os participantes já tenham tido contacto com a TI-Nspire

Este curso é uma reedição do curso realizado no ProfMat 2009.


Curso 08

Designação: Visualização e representação em perspectiva cavaleira
Dinamizadores: Rita Bastos (Grupo de Trabalho de Geometria da APM), Eduardo Veloso (Grupo de Trabalho de Geometria da APM)
Nível de Ensino: Geral

Neste curso serão introduzidas algumas ferramentas do Geometer´s Sketchpad para a utilização da perspectiva cavaleira na geometria do espaço tridimensional.
A perspectiva cavaleira é o tipo de representação mais habitual no ensino da geometria. Além de aprendizagens técnicas, serão propostos problemas e desenvolvidas actividades de aplicação (visualização e representação de figuras e sólidos de diversos tipos (poliedros, esfera, cone, cilindro, secções cónicas, etc.) com apresentação das novidades da versão 5 do GSP.
Não é essencial uma grande prática anterior do GSP.


Curso 09

Designação: Simetria e Transformações Geométricas
Dinamizadores: Ana Martins, Pedro Macias Marques, Sónia Figueirinhas
Nível de Ensino: 3º Ciclo

A que nos referimos quando dizemos que uma dada figura é simétrica? A tradição poderá levar a que se entenda simetria como sinónimo de simetria axial (ou simetria bilateral), uma ideia a contrariar, para poder encarar-se a simetria como um conceito mais abrangente – e que passa também por designar por reflexão a tradicional simetria axial. O que distingue simetrias de isometrias? Que cuidados e atenções ter, no estudo de umas e de outras?
Com a implementação do novo programa da disciplina para o ensino básico, muitas discussões se têm feito em torno destes temas, que se constituem, na geometria, como uma das suas novidades. Contudo, antes de podermos fazer opções e tomar decisões relativas à sala de aula e ao trabalho a propor aos alunos, há um estudo a fazer pelos professores, que esclareça o que está em causa e que não se cinge a uma mudança de nomenclatura.
Neste curso, propomos explorar a simetria e as transformações geométricas – em que se incluem as isometrias e as semelhanças – através da resolução de propostas de trabalho, mas também da análise e discussão de alguns textos e de definições adoptadas e suas consequências. Reservaremos, igualmente, algum tempo para analisar e discutir enunciados destinados a alunos. A reflexão incidirá igualmente sobre o uso de materiais, entre os quais o manipulável, e suas vantagens e riscos. A visualização, o estabelecimento de conjecturas, a experimentação e a demonstração terão também, com certeza, um lugar de honra.


 

Prazos e preços da inscrição num curso

A inscrição num curso faz-se em simultâneo com a inscrição no ProfMat 2010. O preço de inscrição nos cursos inclui os materiais distribuídos nos mesmos.

  Até 15 de Junho Até 1 de Setembro
Sócio

€ 38

€ 54

Sócio - Estudante

€ 19

€ 27

Não sócio

€ 76

€ 108

Não sócio - Estudante

€ 38

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Se não quer inscrever-se no ProfMat 2010 ou já se inscreveu, e quer inscrever-se num curso, envie-nos para a sede ou para profmat2010@apm.pt um cheque ou o comprovativo de transferência bancária no valor da inscrição no curso, três cursos por ordem de preferência e os seus dados (incluindo o número de inscrição no ProfMat se for caso disso).

 

 

Editado/publicado: 10/03/2021