VIII Encontro de Professores APM-IE

Apresentação

Numa iniciativa conjunta da Associação de Professores de Matemática e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o VIII Encontro APM-IE terá como tema A tecnologia na aprendizagem da Matemática. Num momento em que a tecnologia ganha crescente expressão nos currículos de matemática dos diferentes níveis de ensino, questões importantes se impõem quanto à sua integração na sala de aula.

O programa do encontro contará com uma conferência plenária por Susana Carreira e um painel, com a moderação de Joaquim Pinto, e participação de Elisabete Cunha, Jaime Silva, Raul Gonçalves e Renata Carvalho, que se debruçará sobre a temática da aprendizagem da Matemática com a tecnologia. Parte essencial do encontro serão os grupos de discussão, dedicados a cada um dos ciclos de ensino, onde ocorrerá a partilha de experiências relativas ao uso da tecnologia, proporcionando uma oportunidade de reflexão sobre as potencialidades e desafios associados a esta temática.

A Associação de Professores da Matemática e o Instituto de Educação convidam à participação os professores de Matemática do ensino básico e do ensino secundário, a quem o encontro é particularmente dirigido.

O encontro será certificado como ação de curta duração de 5 horas (Despacho n.º 5741/2015 Artigo 3.º) para os grupos de docência 110, 230 e 500.

 

Local, data e horário de realização

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

20 de abril de 2024 (sábado)

09h30 - 16h45

 

Destinatários

Professores dos grupos de docência 110, 230 e 500

Doutorandos e mestrandos na área do Ensino da Matemática

 

Cartaz

(PDF) (PNG

 

Comissão Organizadora

 

Ana Cláudia Henriques, IE-ULisboa

Hélia Jacinto, IE-ULisboa

Hélia Oliveira, IE-ULisboa

João Pedro da Ponte, IE-ULisboa

Marisa Quaresma, IE-ULisboa

Joaquim Pinto, APM

Manuel Marques, APM

Nadia Ferreira, APM

Renata Carvalho, APM

 

Programa

A TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

 

09h30 - 09h45 Sessão de abertura (Anfiteatro 1)
09H45 - 10h45

CONFERÊNCIA PLENÁRIA (Anfiteatro 1)
Tecnologias digitais na aula de Matemática: rumo à competência digital matemática

[Resumo

Susana Carreira
Universidade do Algarve

Moderação: João Pedro da Ponte
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

10h45 - 11h15 Pausa
11h15 - 13h15

GRUPOS DE DISCUSSÃO
Organizados por ciclos de ensino (1.º CEB, 2.º CEB, 3.º CEB, Ensino Secundário)

[Resumo

1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Sala 3)

Intervenientes:

Graça Pereira
Agrupamento de Escolas de Alapraia

Elisabete Marques
Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre

Moderação:  Nádia Ferreira 
ISPA - Instituto Universitário, APM

 

3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Sala 5)

Intervenientes:

António Cardoso
Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz

Filipe Galego
Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere

Moderação:  Hélia Oliveira
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Sala 4)

Intervenientes:

Leonor Pimenta
Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires

Ana Cláudia Simões
Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia

Moderação:  Marisa Quaresma                
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

 

ENSINO SECUNDÁRIO (Sala 6)

Intervenientes:

Manuel Marques
Associação de Professores de Matemática

Sílvia Zuzarte
Agrupamento de Escolas de Casquilhos

Moderação:  Hélia Jacinto
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

13h15 - 14h30 Pausa para Almoço*
14h30 - 15h00

PAINEL DE SÍNTESE DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO (Anfiteatro 1)

Moderação:  Renata Carvalho
Associação de Professores de Matemática

15h00 - 16h30

PAINEL PLENÁRIO (Anfiteatro 1)
Aprendizagem da Matemática com tecnologia

[Resumo                               

Intervenientes:

Elisabete Cunha
Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Jaime Carvalho e Silva
Universidade de Coimbra

Raul Gonçalves
Agrupamento de Escolas de Ermesinde

Renata Carvalho
Associação de Professores de Matemática

Moderação:  Joaquim Pinto
Associação de Professores de Matemática

16h30 - 16h45 Síntese e encerramento

Mais informações sobre o almoço no separador Inscrições.

PROGRAMA - (PDF)

 

Organização

 

 

Resumos

CONFERÊNCIA PLENÁRIA
Tecnologias digitais na aula de Matemática: rumo à competência digital matemática

Susana Carreira
Universidade do Algarve

Resumo: 

Tomando como ponto de partida a perspetiva assumida nas atuais Aprendizagens Essenciais de Matemática para o ensino básico e secundário relativamente à utilização das tecnologias digitais na aula de Matemática, será considerada a relevância da sua integração à luz do conceito de competência digital matemática.

Serão sugeridos exemplos de tarefas matemáticas em que a exploração de conceitos e processos matemáticos surgem fortemente mediados pela utilização de ferramentas digitais. Tais propostas darão o ensejo para discutir a integração da tecnologia na aula de Matemática e as suas implicações sobre o desenvolvimento da competência digital matemática dos alunos.

[Programa]

GRUPOS DE DISCUSSÃO

Objetivo: 

Discutir e refletir sobre dinâmicas que envolvam o uso de tecnologias na aprendizagem da Matemática.

Organização e funcionamento: 

O Grupo de Discussão (GD) tem a duração prevista de 2h e será dirigido a um ciclo de ensino específico (1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário). Serão partilhadas práticas que envolvam o uso de tecnologias na aprendizagem da Matemática, por professores convidados, onde os participantes terão oportunidade de explorar tarefas matemáticas em ambientes digitais. Todos os participantes devem ter consigo um dispositivo móvel (Portátil, tablet ou telemóvel).

[Programa]

PAINEL PLENÁRIO
Aprendizagem da Matemática com tecnologia

Moderação:  Joaquim Pinto
Associação de Professores de Matemática

Resumo: 

As Aprendizagens Essenciais para o Ensino Básico e Ensino Secundário de Matemática preconizam a utilização de ferramentas tecnológicas como recursos incontornáveis e potentes para o ensino e a aprendizagem. Recomendam explicitamente a utilização de aplicações diversas disponíveis na internet, ambientes de Geometria Dinâmica, folha de cálculo, calculadoras gráficas, e a programação em Scratch e Python.

Com toda esta panóplia de artefactos, importa perceber como é que eles passam a ser uma ferramenta epistémica na mão do aluno.

A propósito destas recomendações, pretende-se com este painel discutir e partilhar experiências em torno das seguintes questões.

Questões:

i. Como é que a tecnologia deve ser integrada no ensino da matemática? Qual o seu potencial e que dificuldades se podem esperar encontrar? Que mudanças podem trazer ao modo como se ensina?

ii. Qual o papel da formação de professores (inicial e contínua) no desenvolvimento profissional dos professores para que o uso da tecnologia possa ser uma ferramenta epistémica na sala de aula?

[Programa]

 

Certificação

Este encontro está certificado como formação de curta duração de 5 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio) através do Centro de Formação da APM.

O certificado será enviado a todos os inscritos no encontro que tenham 100% de assiduidade e manifestem interesse na certificação aquando da sua inscrição.

 

 

Inscrições

Data limite de inscrição: 12 de abril de 2024

As inscrições fazem-se por ciclo de ensino e estão limitadas à lotação dos respetivos grupos de discussão.

IMPORTANTE: Não é permitida a mudança de grupo de discussão, pelo que, se já não tem vaga para o grupo pretendido e não tenciona fazer parte de outro grupo, por favor não se inscreva nesse outro grupo e envie-nos e-mail (apm-ie@apm.pt) para aguardar vaga no grupo pretendido.

 

Preços

Sócio da APM com estatuto de estudante Gratuito
Estudante ou orientador cooperante do IE-ULisboa Gratuito
Estudante de outras instituições 10,00 €
Sócio da APM 10,00 €
Professor de escola associada da APM 15,00 €
Professor não associado 20,00 €

 

Após preencher o formulário de inscrição deve efetuar a transferência bancária referente ao valor da sua inscrição para a conta APM com IBAN: PT50 0035 0325 00006649930 10enviar o comprovativo de pagamento para o e-mail apm-ie@apm.ptno prazo de 48 horas.

A SUA INSCRIÇÃO SÓ SERÁ VALIDADA E CONFIRMADA APÓS RECEÇÃO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO.

 

Almoço

Será possível almoçar no Bar do Instituto de Educação no dia do encontro.

O preço do almoço com menu completo (sopa, prato peixe/prato carne, sobremesa do dia, café) é de 10.00€ base, podendo variar conforme as escolhas de cada um (bebida, sobremesa, etc.)

Para se poder encomendar o serviço ao concessionário do Bar, solicitamos que nos indique se pretende, ou não, almoçar no IE nesse dia. Para isso, no formulário de inscrição manifeste a sua intenção.

Esta manifestação de interesse NÃO É UMA INSCRIÇÃO, NEM ESTÁ SUJEITA A PAGAMENTO PRÉVIO. É apenas um levantamento que esperamos seja o mais aproximado possível do que venha a acontecer no dia do evento, para evitar desperdícios e para que todos quantos o desejam tenham a sua refeição.

 

Formulários de inscrição

Escolha o grupo em que se pretende inscrever:

         1.º CEB          

 

          2.º CEB          

 

          3.º CEB          

  Ens. Secundário