Numa iniciativa conjunta da Associação de Professores de Matemática e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o VIII Encontro APM-IE terá como tema A tecnologia na aprendizagem da Matemática. Num momento em que a tecnologia ganha crescente expressão nos currículos de matemática dos diferentes níveis de ensino, questões importantes se impõem quanto à sua integração na sala de aula.
O programa do encontro contará com uma conferência plenária por Susana Carreira e um painel, com a moderação de Joaquim Pinto, e participação de Elisabete Cunha, Jaime Silva, Raul Gonçalves e Renata Carvalho, que se debruçará sobre a temática da aprendizagem da Matemática com a tecnologia. Parte essencial do encontro serão os grupos de discussão, dedicados a cada um dos ciclos de ensino, onde ocorrerá a partilha de experiências relativas ao uso da tecnologia, proporcionando uma oportunidade de reflexão sobre as potencialidades e desafios associados a esta temática.
A Associação de Professores da Matemática e o Instituto de Educação convidam à participação os professores de Matemática do ensino básico e do ensino secundário, a quem o encontro é particularmente dirigido.
O encontro será certificado como ação de curta duração de 5 horas (Despacho n.º 5741/2015 Artigo 3.º) para os grupos de docência 110, 230 e 500.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
20 de abril de 2024 (sábado)
09h30 - 16h45
Professores dos grupos de docência 110, 230 e 500
Doutorandos e mestrandos na área do Ensino da Matemática
Ana Cláudia Henriques, IE-ULisboa
Hélia Jacinto, IE-ULisboa
Hélia Oliveira, IE-ULisboa
João Pedro da Ponte, IE-ULisboa
Marisa Quaresma, IE-ULisboa
Joaquim Pinto, APM
Manuel Marques, APM
Nadia Ferreira, APM
Renata Carvalho, APM
09h30 - 09h45 | Sessão de abertura (Anfiteatro 1) | |
09H45 - 10h45 |
CONFERÊNCIA PLENÁRIA (Anfiteatro 1) [Resumo] Susana Carreira Moderação: João Pedro da Ponte |
|
10h45 - 11h15 | Pausa | |
11h15 - 13h15 |
GRUPOS DE DISCUSSÃO [Resumo] |
|
1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Sala 3) Intervenientes: Graça Pereira Elisabete Marques Moderação: Nádia Ferreira
3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Sala 5) Intervenientes: António Cardoso Filipe Galego Moderação: Hélia Oliveira |
2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Sala 4) Intervenientes: Leonor Pimenta Ana Cláudia Simões Moderação: Marisa Quaresma
ENSINO SECUNDÁRIO (Sala 6) Intervenientes: Manuel Marques Sílvia Zuzarte Moderação: Hélia Jacinto |
|
13h15 - 14h30 | Pausa para Almoço* | |
14h30 - 15h00 |
PAINEL DE SÍNTESE DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO (Anfiteatro 1) Moderação: Renata Carvalho |
|
15h00 - 16h30 |
PAINEL PLENÁRIO (Anfiteatro 1) [Resumo] Intervenientes: Elisabete Cunha Jaime Carvalho e Silva Raul Gonçalves Renata Carvalho Moderação: Joaquim Pinto |
|
16h30 - 16h45 | Síntese e encerramento |
* Mais informações sobre o almoço no separador Inscrições. |
PROGRAMA - (PDF)
CONFERÊNCIA PLENÁRIA
Tecnologias digitais na aula de Matemática: rumo à competência digital matemática
Susana Carreira
Universidade do Algarve
Resumo:
Tomando como ponto de partida a perspetiva assumida nas atuais Aprendizagens Essenciais de Matemática para o ensino básico e secundário relativamente à utilização das tecnologias digitais na aula de Matemática, será considerada a relevância da sua integração à luz do conceito de competência digital matemática.
Serão sugeridos exemplos de tarefas matemáticas em que a exploração de conceitos e processos matemáticos surgem fortemente mediados pela utilização de ferramentas digitais. Tais propostas darão o ensejo para discutir a integração da tecnologia na aula de Matemática e as suas implicações sobre o desenvolvimento da competência digital matemática dos alunos.
[Programa]
GRUPOS DE DISCUSSÃO
Objetivo:
Discutir e refletir sobre dinâmicas que envolvam o uso de tecnologias na aprendizagem da Matemática.
Organização e funcionamento:
O Grupo de Discussão (GD) tem a duração prevista de 2h e será dirigido a um ciclo de ensino específico (1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário). Serão partilhadas práticas que envolvam o uso de tecnologias na aprendizagem da Matemática, por professores convidados, onde os participantes terão oportunidade de explorar tarefas matemáticas em ambientes digitais. Todos os participantes devem ter consigo um dispositivo móvel (Portátil, tablet ou telemóvel).
[Programa]
PAINEL PLENÁRIO
Aprendizagem da Matemática com tecnologia
Moderação: Joaquim Pinto
Associação de Professores de Matemática
Resumo:
As Aprendizagens Essenciais para o Ensino Básico e Ensino Secundário de Matemática preconizam a utilização de ferramentas tecnológicas como recursos incontornáveis e potentes para o ensino e a aprendizagem. Recomendam explicitamente a utilização de aplicações diversas disponíveis na internet, ambientes de Geometria Dinâmica, folha de cálculo, calculadoras gráficas, e a programação em Scratch e Python.
Com toda esta panóplia de artefactos, importa perceber como é que eles passam a ser uma ferramenta epistémica na mão do aluno.
A propósito destas recomendações, pretende-se com este painel discutir e partilhar experiências em torno das seguintes questões.
Questões:
i. Como é que a tecnologia deve ser integrada no ensino da matemática? Qual o seu potencial e que dificuldades se podem esperar encontrar? Que mudanças podem trazer ao modo como se ensina?
ii. Qual o papel da formação de professores (inicial e contínua) no desenvolvimento profissional dos professores para que o uso da tecnologia possa ser uma ferramenta epistémica na sala de aula?
[Programa]
Este encontro está certificado como formação de curta duração de 5 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio) através do Centro de Formação da APM.
O certificado será enviado a todos os inscritos no encontro que tenham 100% de assiduidade e manifestem interesse na certificação aquando da sua inscrição.
Data limite de inscrição: 12 de abril de 2024
As inscrições fazem-se por ciclo de ensino e estão limitadas à lotação dos respetivos grupos de discussão.
IMPORTANTE: Não é permitida a mudança de grupo de discussão, pelo que, se já não tem vaga para o grupo pretendido e não tenciona fazer parte de outro grupo, por favor não se inscreva nesse outro grupo e envie-nos e-mail (apm-ie@apm.pt) para aguardar vaga no grupo pretendido.
Sócio da APM com estatuto de estudante | Gratuito |
Estudante ou orientador cooperante do IE-ULisboa | Gratuito |
Estudante de outras instituições | 10,00 € |
Sócio da APM | 10,00 € |
Professor de escola associada da APM | 15,00 € |
Professor não associado | 20,00 € |
Após preencher o formulário de inscrição deve efetuar a transferência bancária referente ao valor da sua inscrição para a conta APM com IBAN: PT50 0035 0325 00006649930 10 e enviar o comprovativo de pagamento para o e-mail apm-ie@apm.pt, no prazo de 48 horas.
A SUA INSCRIÇÃO SÓ SERÁ VALIDADA E CONFIRMADA APÓS RECEÇÃO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO.
Será possível almoçar no Bar do Instituto de Educação no dia do encontro.
O preço do almoço com menu completo (sopa, prato peixe/prato carne, sobremesa do dia, café) é de 10.00€ base, podendo variar conforme as escolhas de cada um (bebida, sobremesa, etc.)
Para se poder encomendar o serviço ao concessionário do Bar, solicitamos que nos indique se pretende, ou não, almoçar no IE nesse dia. Para isso, no formulário de inscrição manifeste a sua intenção.
Escolha o grupo em que se pretende inscrever:
1.º CEB |
2.º CEB |
3.º CEB |
Ens. Secundário |