II Encontro STEAM

 

 

Apresentação

Todos nós, Professores, nos deparámos em algum momento da nossa carreira com o facto de sentirmos que faltava “algo”, que não percebíamos determinado processo ou conteúdo, por estarem relacionados com outras áreas do saber que não dominamos. Por isso, através da pesquisa individual, ou do trabalho entre pares, ou através da formação contínua, entre outras possibilidades, fomos tentando ultrapassar estes desafios resultantes do facto de “não sabermos tudo”, a juntar à constante evolução da ciência e da tecnologia.

Assim, a busca pelo conhecimento de outras áreas do saber, para além daquela em que nos especializamos, é uma condição fundamental para se “Ser Professor” no século XXI, sendo determinante para a melhoria do desempenho profissional. Esta busca constante de mais conhecimento/informação ganha particular relevância num tempo em que as solicitações tecnológicas e a facilidade de acesso à informação estão à distância de um “clique”.

A abordagem “STEAM” desafia o Professor para o cruzamento e a complementaridade de saberes, integrando a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e a Matemática, para a pesquisa e partilha constantes do conhecimento, incentivando o trabalho interdisciplinar e orientando o ensino para a resolução de problemas, enquanto promove o desenvolvimento do espírito crítico e uma compreensão integrada e criativa das diversas áreas do saber. No I Encontro de Professores STEAM, realizado em 18 de novembro de 2023, em Coimbra, foram lançadas as bases para a realização regular de encontros de Professores de várias áreas disciplinares, o que só por si já seria excelente. O II Encontro de Professores STEAM, no dia 22 de março de 2025, representa uma atualização importante em relação ao primeiro encontro, uma vez que todas as suas sessões práticas foram preparadas entre as diferentes Associações de Professores participantes, traduzindo assim, o trabalho e o espírito STEAM.

Convidamos todos a participarem neste excelente dia, cujas experiências vão ser certamente enriquecedoras!

 

Local, data e horário de realização

Escola Secundária Camilo Castelo Branco | Oeiras - Carnaxide

22 de março de 2025 (sábado)

08h30 - 18h00

 
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Destinatários

Professores dos grupos de docência 100, 110, 230, 240, 250, 500, 520, 530, 600, 610, 910 e 999

 

 

Cartaz

(PDF)

 

Patrocínio

 

 

Parceiros

 

 

 

 

 

 

 

Organização

 

Comissão Organizadora

 

Adão Mendes, APPBG

Ana Carla Campos, APPFQ

Carlos Gomes, APEVT

Célia Ferreira, APECV

Helena Spencer, APPFQ

Iva Neves, APEVT

Joaquim Pinto, APM

Luís Mateus, APROGED

Luís Ribeiro, APEI

Manuela Bigote, APEVT

Manuela Encarnação, APEM

Renata Carvalho, APM

Teresa Torres de Eça, APECV

Vera Viana, APROGED

 

 

Organização

 

 

Programa

II Encontro STEAM

 

08h30

Receção dos participantes

09h00

Sessão de abertura

09h30

Conferência – Uma viagem (muito breve!) pelas imagens mais importantes da história da ciência (e algumas implicações no ensino)

10h30

Pausa para café

11h00

Sessões práticas

SP1ARTMAT | Interligações entre a Matemática e as Artes Visuais (Grupos 110, 230, 240 e 600)

SP2: Abelhas STEAM: Materiais manipuláveis e digitais para exploração da vida das abelhas (Grupos 110 e 230)

SP3: Modelos Geométricos em bambu (Grupos 240, 500 e 600)

SP4: Música com números (Grupos 100, 110, 250, 610, 910 e 930)

SP5: ECOPRINT | Interligações entre a Biologia, a Química e as Artes Visuais (Grupos 510, 520, 240, 530, 600, e 999)

SP6: Geologia e Física na mesma onda! (Grupos 510 e 520)

SP7: Riscar Fora do Plano: O problema do triângulo retângulo na Geometria Esférica (Grupos 230, 240, 500 e 600)

SP8: Os ODS e a Educação Artística: “Impressões” sobre o nosso Planeta (Geral)

SP9: A Ti-Nspire CX II-T nas Aprendizagens Essenciais de Matemática e Físico-Química (Grupos 500 e 510)

SP10: Passarada: Diálogos transdisciplinares (Todos os Grupos - Básico e Secundário)

SP11: STEAM – Mãos na Ciência (Grupos 100 e 110)

13h30

Almoço

14h30

Comunicação: “Oeiras, nós somos STEAM”

15h00

Sessões práticas – repetição das sessões realizadas da parte da manhã

17h30

Encerramento e convívio final

 

 

 

Resumos

CONFERÊNCIA PLENÁRIA
Uma viagem (muito breve!) pelas imagens mais importantes da história da ciência (e algumas implicações no ensino)

Vitor Duarte Teodoro
Instituto de Educação da Universidade Lusófona e FCT da Universidade Nova de Lisboa

Resumo: 

Esta conferência convida professores das áreas curriculares STEAM a explorar como imagens icónicas da história da ciência podem transformar o ensino e a aprendizagem. Serão revisitadas três representações visuais que revolucionaram o entendimento científico: o esboço de Darwin, que sugere a ancestralidade comum de todos os seres vivos; o esquema de Newton, que unifica os movimentos terrestre e celestial; e o gráfico de Hubble, que revela a expansão do universo. Cada imagem será contextualizada na sua época, destacando o seu impacto científico e as possibilidades pedagógicas que oferece na atualidade.
Além disso, serão discutidas conexões entre ciência, artes visuais e música, explorando como a estética e a representação gráfica moldam a compreensão científica. Professores de artes poderão analisar a composição e o simbolismo destas imagens, refletindo sobre o papel do desenho e da ilustração na comunicação do conhecimento. Para os professores de música, será abordado o conceito de padrões e harmonia na natureza, traçando paralelos entre estruturas matemáticas da ciência e a organização do som.
Será discutido como estas representações condensam ideias complexas de forma intuitiva, despertando curiosidade e promovendo a interdisciplinaridade. No final, os participantes refletirão sobre estratégias práticas para integrar estas imagens e narrativas históricas nas suas aulas, tornando o ensino mais atrativo, interdisciplinar e significativo.

[Programa]

 

Sessões Práticas

[Programa]

 

Sessão Prática 1

ARTMAT | Interligações entre a Matemática e as Artes Visuais

Dinamizadores:  Carlos Gomes e Renata Carvalho (APEVT & APM)

Resumo: 

O objetivo desta sessão é familiarizar os participantes com metodologias de ensino com base em estratégias ativas, passíveis de implementação na sala de aula, que articulem aprendizagens de matemática e artes visuais, proporcionando momentos de exploração e apropriação do uso expressivo das técnicas, assim como, de momentos de análise e argumentação matemática acerca de relações numéricas e geométricas, o raciocínio espacial e a modelação geométrica para resolver problemas. 

Na sessão serão propostos dois desafios inspirados nas obras de Wassily Kandinsky que envolvem do ponto de vista da matemática: reconhecer, compor e decompor formas e figuras no plano e o vocabulário geométrico que inclui o círculo, o semicírculo, o ângulo e as linhas direitas, etc.; identificar, representar, classificar e construir triângulos; usar o conceito de perímetro e relacionar a medida do perímetro com as possibilidades de construção de triângulos e as propriedades dos números; e relacionar conhecimentos sobre medida (perímetro) múltiplos de 3 e divisibilidade por 3.  Do ponto de vista das artes visuais, estes desafios, promovem a fruição, a contextualização e a experimentação visual e plástica e suscitam a perceção e a organização do espaço bidimensional tendo em vista uma composição personalizada inspirada nos elementos estruturante da obra do artista. Uma composição pode ser um jogo de relações entre formas, cor, movimento, contraste, etc. Essas explorações podem transmitir sensações, harmonia, frescura, desordem dependendo das relações que se estabelecem entre as partes que compõem a obra. 

[Programa]

 

Sessão Prática 2

Abelhas STEM: Materiais manipuláveis e digitais para exploração da vida das abelhas

Dinamizadores:  Neusa Branco e Bento Cavadas (Escola Superior de Educação de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém)

Resumo: 

Nesta sessão prática será apresentada e discutida uma proposta de trabalho designada “Abelhas STEM”. Esta proposta interdisciplinar explora conexões entre a matemática e as ciências, promove o uso de tecnologia, de materiais manipuláveis e o desenvolvimento de competências transversais. O trabalho a realizar foca-se na análise das características dos alvéolos do favo produzido pelas abelhas, uma estrutura que oferece várias oportunidades de abordagem interdisciplinar. Ao longo da sessão, os participantes irão utilizar materiais físicos e digitais para formular e testar conjeturas e testar modelos. Na primeira parte, irão realizar tarefas para identificar as vantagens da forma hexagonal dos alvéolos, em comparação com outras figuras regulares. Na segunda parte, irão explorar alguns aspetos da forma tridimensional dos alvéolos, para uma melhor compreensão da estrutura do favo. A terceira parte será dedicada a uma atividade com objetos robóticos simples que explora o modo como as abelhas comunicam entre si a existência de uma fonte de alimento que detetaram no exterior da colmeia. No final da sessão, ocorrerá uma discussão sobre a transposição das tarefas propostas para os contextos dos participantes e o potencial desse trabalho para a aprendizagem dos alunos em matemática e ciências.

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Sessão Prática 3

Modelos Geométricos em bambu

Dinamizadores:  Luís Mateus e Pedro Macias Marques (APROGED & APM)

Resumo: 

Objetivos: 

Estudar as simetrias de algumas formas geométricas a partir de modelos tridimensionais produzidos com canas de bambu e respetivas representações gráficas.

Metodologia:

  1. Após uma introdução sobre formas e transformações geométricas, a sessão continuará com a construção de estruturas modulares em bambu.
  2. As formas modulares produzidas na fase anterior serão assembladas para gerar formas tridimensionais. Deverão formar-se quatro grupos de cinco participantes. Cada grupo irá articular as formas modulares de modo a originar uma pirâmide.
  3. Nesta parte da sessão os participantes deverão produzir um conjunto de desenhos geométricos em suporte à escolha do participante (analógico ou digital) que melhor traduzam as simetrias das formas compostas construídas. 
  4. Após a produção destes desenhos, deverá proceder-se a uma pequena investigação sobre as simetrias destas formas. Isto pode ser feito através da identificação, nos desenhos, dos centros (eixos) de simetria de rotação, eixos (planos) de simetria de reflexão, e centro (caso exista) de simetria central. No final poderá ser introduzida a noção de grupo de simetria. E procurar outros conteúdos matemáticos que possam surgir de modo inesperado.

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Sessão Prática 4

Música com números

Dinamizadores:  Manuela Encarnação e Liliana Eira (APEM)

Resumo: 

Neste workshop, iremos explorar a fascinante relação entre a Música e a Matemática, evidenciando como estas duas áreas do conhecimento se interligam e podem ser integradas de forma enriquecedora nos primeiros anos de escolaridade.

A proposta formativa não atribui primazia a nenhuma das áreas, mas promove antes uma complementaridade entre ambas. A Música e a Matemática, pela sua natureza intrinsecamente interligada, possuem um enorme potencial para, em conjunto, favorecer o desenvolvimento das literacias musical e matemática, permitindo a apropriação de conceitos fundamentais e estruturantes de cada domínio.

Ao longo da sessão, iremos focar-nos em temáticas como Números, Álgebra, Timbre, Ritmo, Altura e Forma, através de estratégias de ensino comuns que incentivam a experimentação, a interpretação e a reflexão. Este será um espaço para se explorarem e construírem abordagens inovadoras e integradoras, inspirando práticas que aliam a criatividade musical à lógica matemática no contexto educativo.

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Sessão Prática 5

ECOPRINT | Interligações entre a Biologia, a Química e as Artes Visuais

Dinamizadores:  Célia Ferreira, Adão Mendes e Helena Spencer (APECV, APPBG & APPFQ)

Resumo: 

A oficina de Ecoprint propõe uma abordagem multidisciplinar que integra Artes Visuais, Biologia e Química, permitindo aos alunos do 3º ciclo explorar a impressão botânica de forma criativa. Utilizando folhas e flores, as plantas transferem cores e formas para o papel, sem tintas sintéticas. Esse processo envolve reações químicas naturais, como a interação dos taninos (C₁₄H₁₀O) das plantas com a celulose (CH₁₀O) do papel. O calor e a água quente aceleram a liberação de pigmentos, como as antocianinas (C₁₅H₁₁O), que são absorvidos pelo papel, criando impressões únicas.

Esta técnica permite estudar a diversidade botânica e as propriedades químicas das plantas, como ácidos e pigmentos naturais. Também facilita a compreensão de processos de oxidação e da interação entre plantas e microrganismos. Além disso, o Ecoprint ajuda a observar adaptações das plantas ao meio e pode ser usado como método de conservação botânica. Criativo, sustentável e educativo, o Ecoprint promove um contacto direto com a natureza, permitindo uma aprendizagem prática sobre os recursos naturais e suas aplicações nas ciências. A partir das impressões obtidas os alunos podem ser criativos e transformar as imagens em belas criações.

[Programa]

Sessão Prática 6

Geologia e Física na mesma onda!

Dinamizadores:  Adão Mendes e Ana Carla Campos (APPBG & APPFQ)

Resumo: 

Esta oficina visa proporcionar um espaço de trabalho e debate entre professores de Física e Química (FQ) e de Biologia e Geologia (BG) em torno do tema das ondas, com foco nas ondas sísmicas — ondas mecânicas, transversais ou longitudinais.

O objetivo é revisitar com os professores de Geologia os principais conceitos de mecânica ondulatória, apresentando recursos didáticos, tanto em termos de demonstrações laboratoriais, como de animações e simulações, que permitam explorar de forma prática os fenómenos físicos subjacentes.

Por outro lado, pretende-se que os professores de Física obtenham uma compreensão mais concreta dos conteúdos abordados pelos seus alunos nas disciplinas de Geologia, possibilitando que, ao tratar o tema das ondas no 11.º ano, estabeleçam facilmente conexões com os conteúdos de Geologia lecionados no 10.º ano, reforçando as aprendizagens.

Em suma, esta oficina formativa procura promover uma partilha recíproca de conhecimentos e práticas entre as duas disciplinas, fomentando sinergias que beneficiem o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Observação: Os professores devem levar computador portátil.

[Programa]

 

Sessão Prática 7

Riscar Fora do Plano: O problema do triângulo retângulo na Geometria Esférica

Dinamizadores:  Helena Mena Matos e Vasco Cardoso (Departamentos de Desenho da Faculdade de Belas Arte e de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto)

Resumo: 

Este workshop foi pensado com os objetivos de criar um ambiente experimental para explorar conceitos e resultados da geometria esférica através de atividades baseadas no desenho e demonstrar aos professores do 3.o Ciclo do Ensino Básico e Secundário a viabilidade desta experiência interdisciplinar, e outras homólogas, em contexto de sala de aula.

O tema é o conceito de triângulo retângulo sobre a superfície da esfera, essencial para enunciar o teorema de Pitágoras esférico. A generalização de um triângulo retângulo no plano conduz a discrepâncias entre os triângulos retângulos no plano e na geometria esférica. A tarefa é explorar definições alternativas de triângulo retângulo na esfera que se alinhem mais de perto com os seus equivalentes no plano euclidiano. Para tal, a exploração proposta assenta em atividades que convoquem um raciocínio espacial pelo desenho.

O workshop começa com a aprendizagem do desenho da esfera, introduzindo o conceito de projeção, utilizando o modelo derivado do estudo das secções cónicas. Em seguida, são explorados alguns princípios fundamentais da geometria esférica empregando três escalas, três ferramentas de desenho e três suportes distintos: uma esfera de Lénárt, o papel e um quadro. Com as mesmas ferramentas avança-se para a exploração do triângulo retângulo esférico. Assim, o tema das projeções, tão presente no desenho, atuará transversalmente durante toda a atividade.

[Programa]

Sessão Prática 8

Os ODS e a Educação Artística: “Impressões” sobre o nosso Planeta

Dinamizadores:  Mónica Oliveira e Juliana Ferreira (APECV & APEI)

Resumo: 

Este workshop tem como objetivo explorar a interseção entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Educação Artística, usando a arte como ferramenta para sensibilizar e envolver os participantes nas questões globais que afetam o nosso planeta. A proposta é que, por meio de práticas artísticas, os participantes possam refletir e expressar as suas perceções sobre os diferentes ODS.

Objetivos do Workshop:

  • Sensibilizar para os ODS: Apresentar os principais objetivos de desenvolvimento sustentável e discutir como cada um impacta diretamente o nosso planeta através de diferentes manifestações artísticas.
  • Refletir sobre a Arte e a Sustentabilidade: Explorar como a educação artística pode promover a consciência ambiental, a inclusão social e a transformação cultural.
  • Propor Soluções Criativas: Estimular os participantes a pensarem e a criarem trabalhos artísticos, que abordem os problemas globais e proponham soluções sustentáveis.

Durante o workshop, os participantes serão incentivados a usar diferentes formas de expressão artística, com técnicas de impressão, para representar o impacto dos ODS no quotidiano e no futuro do planeta. Os participantes são convidados a criar um slogan ativista sobre um tema de justiça ambiental ou social que ache importante e a criar um postal utilizando o processo de impressão com monotipia.

Este espaço busca ser inclusivo, interativo e colaborativo, promovendo a reflexão e ação social por meio da educação artística para a sustentabilidade tendo como objetivo um futuro mais justo para todos.

[Programa]

 

Sessão Prática 9

A Ti-Nspire CX II-T nas Aprendizagens Essenciais de Matemática e Físico-Química

Dinamizadores:  Joaquim Pinto, Marisabel Antunes e Nuno Cerejeira (APM & APPFQ)

Resumo: 

Vamos trabalhar conteúdos das Aprendizagens Essenciais de Matemática e Físico-Química usando o ecossistema Ti-Nspire CX II-T, e assim ir ao encontro das competências STEAM capacitando os professores de modo a preparar os alunos para um futuro cada vez mais orientado pela tecnologia. Através desta formação, pretende-se promover não só a aquisição de conhecimentos técnicos e didáticos, mas também o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso numa sociedade em constante evolução. A implementação de práticas interdisciplinares que desenvolvam saberes de forma integradas, a par de novas orientações curriculares em vigor, justificam a pertinência desta sessão.

A metodologia a usar será de “meter a mão na massa” de modo a aprender fazendo.

[Programa]

Sessão Prática 10

Passarada: Diálogos transdisciplinares

Dinamizadores:  Teresa Eça e Adão Mendes (APECV & APPBG)

Resumo: 

Registos gráficos e ilustração com pigmentos naturais estão na origem das artes visuais, as mãos impressas com terra rica em óxido de ferro nas cavernas pré-históricas, tintas elaboradas com rochas e ossos calcinados nos frescos das pirâmides do Antigo Egipto; os templos budistas na Índia, Tibete e China, as casas pintadas do Sudão, objetos rituais das primeiras nações da América do Norte, dos povos aborígenes da Austrália. Neste workshop vamos explorar a ilustração, com o tema pássaros de Portugal, utilizando materiais minerais e vegetais para servir de base a uma conversa sobre articulações transdisciplinares. 

Objetivos do Workshop:

  • Refletir sobre articulações transdisciplinares: Explorar estratégias didáticas transdisciplinares através do desenho para promover curiosidade, espírito crítico e consciência ambiental.
  • Propor Soluções Criativas: Estimular os participantes a pensarem e a criarem através de ferramentas e técnicas visuais.

Durante o workshop, os participantes serão incentivados a refletir de um modo dialógico sobre possibilidades transdisciplinares ou de articulação entre diferentes disciplinas.

[Programa]

Sessão Prática 11

STEAM - Mãos na Ciência

Dinamizadores:  Graça Ribeiro e Rosário Leote (APEI)

Resumo: 

No workshop “STEAM – Mãos na Ciência”, os participantes são convidados a explorar a ligação entre ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), partindo da diversidade cultural que caracteriza as salas de aula. Através de uma reflexão sobre como as diferentes origens culturais influenciam a perceção e a escolha dos alimentos, vamos navegar pelos caminhos que os alimentos percorrem até chegar às nossas mesas.

Os participantes irão desenvolver uma atividade investigativa prática, integrando os conceitos STEAM, e refletindo sobre como adaptar esta abordagem nos seus contextos educativos. O objetivo é promover uma visão inclusiva e experimental do ensino, enriquecendo a aprendizagem das crianças através de atividades que valorizem a diversidade, a resolução de problemas e o pensamento crítico.

[Programa]

 

COMUNICAÇÃO
Oeiras, nós somos STEAM

Câmara Municipal de Oeiras – Gabinete de Ciência e Inovação

Resumo: 

O Programa Ciência Aberta a Oeiras visa afirmar o concelho enquanto território de ciência, inclusivo para todos os cidadãos. Enquadrado na Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia, no eixo Educação e Sociedade, visa aproximar a ciência aos munícipes e às escolas, e estes aos cientistas e suas instituições.

Neste programa, destacam-se três projetos, desenvolvidos em parceria com o Município, e que promovem a educação STEAM:

  1. Lab in a Box – Oeiras, criado pela Fundação Calouste Gulbenkian e coordenado pelo IST. Disponibiliza kits educacionais acessíveis, alinhados aos currículos. Promove uma ciência prática e inclusiva, envolvendo formação docente e recursos online.
  2. Engenharia para Todos, desenvolvido pelo IST Oeiras e INESC-ID, fomenta competências em engenharia, tecnologia e ciências exatas. Iniciativas como “Engenharia nas Escolas de Oeiras” e “Engenharia ao Fim-de-Semana”, envolvem os alunos em desafios práticos e aprofundam temas como robótica, programação e cidades inteligentes.
  3. Clubes de Ciência Viva, com orientação do ITQB NOVA, abrangem onze clubes em várias escolas do concelho, criando espaços interativos para práticas científicas inovadoras, envolvendo toda a comunidade educativa.

Destacamos, ainda, o Projeto Oeiras Innovation Labs, implementado em parceria com a Inov Labs. Promove a experimentação de tecnologias emergentes como inteligência artificial, Internet das Coisas, e incentiva a participação de empresas e comunidade local na criação de ideias e projetos

[Programa]

 

 

 

 

 

 

 

Certificação

Este encontro está certificado como formação de curta duração de 6 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio) através do Centro de Formação da APM.

O certificado será enviado a todos os inscritos no encontro que tenham 100% de assiduidade e manifestem interesse na certificação aquando da sua inscrição.

 

 

 

Inscrições

Data limite de inscrição: 12 de março de 2025

Formulário de inscrição

 

Preços

Professor associado 25,00 €
Professor não associado 50,00 €
Estudante de licenciatura ou mestrado que habilita para a docência (*) 25,00 €

(*) Obrigatórioenviar comprovativode matrícula no ano letivo 2024/2025

Após preencher o formulário de inscrição, deve efetuar a transferência bancária referente ao valor da sua inscrição (Conta APM com IBAN: PT50 0035 0325 0000 6649 9301 0) e enviar de imediato o comprovativo para o email centroformacao@apm.pt

A SUA INSCRIÇÃO SÓ SERÁ VALIDADA E CONFIRMADA APÓS RECEÇÃO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO.

 

Almoço - Ementa

Sopa  Creme abóbora;
Prato de carne – Lombo de porco recheado com farinheira, batata corada e salada mista;
Prato de Peixe  Bacalhau no forno com batata e brócolos cozidos;
Prato vegetariano  Hambúrguer de quinoa e queijo com arroz branco e brócolos cozidos.
Sobremesa – Mousse de chocolate ou  gelado ou fruta da época;
Bebidas – água, sumo diluído e vinhos branco e tinto.