O Design de Tarefas para construir Trilhos Matemáticos — MOOC no âmbito do projeto MaSCE

No âmbito do Projeto MaSCE³ - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe, financiado pelo programa Erasmus+, no qual o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é parceiro, será realizado o curso Online Aberto e Massivo (MOOC) “O Design de Tarefas para construir Trilhos Matemáticos”, dirigido a professores de todos os níveis de ensino que ensinam matemática. 
 
O objetivo do MOOC é capacitar os participantes para o uso autónomo do potencial do sistema MathCityMap (MCM), para que possam desenhar as suas próprias Tarefas de Trilhos Matemáticos e usá-las com os seus alunos. Esta é uma proposta concreta de formação online que visa a atualização e aperfeiçoamento de práticas pedagógicas. A partilha e o desenvolvimento de uma comunidade online é um aspeto muito importante do MOOC porque os modelos de aprendizagem colaborativa são mais frutíferos, não apenas para os alunos. O objetivo final consiste na criação de um trilho matemático, constituído pelas tarefas desenhadas durante o MOOC. Tudo isto será possível graças à utilização dos recursos disponibilizados pelo MOOC e do apoio dos formadores, de forma a melhorar as práticas e renovar o ensino e torná-lo funcional face às necessidades dos alunos do século XXI.

Todas as informações sobre o MOOC estão disponíveis no anúncio em português no pdf e em inglês no site do projeto em: http://masce.eu/mooc/  

As inscrições abrem no dia 15 de fevereiro e o curso tem início a 8 de março (duração de 12 semanas).
 

Publicado/editado: 15/02/2021