Dificuldades de acesso à página e ao moodle da APM

Têm-nos chegado relatos de professores que não conseguem aceder às nossas páginas https://moodle.apm.pt/ e https://www.apm.pt/ através dos computadores que recentemente têm sido entregues às escolas, uma vez   que bloqueiam o acesso, sem dar sequer a opção de avançar conhecendo os riscos.

Imediatamente contactámos o Gabinete do Senhor Ministro da Educação e, no próprio dia, recebemos contacto telefónico e resposta que aqui reproduzimos e que pode ajudar a obviar os problemas identificados.

Não existem restrições no acesso a sites que estejam pré-configuradas nos equipamentos distribuídos pela Escola Digital.

Todavia, as escolas devido à grande diversidade de plataformas e soluções adotadas, têm autonomia na configuração dos kits que lhes foram entregues no sentido de os adaptarem à sua realidade local, podendo eventualmente resultar nas limitações sentidas no acesso aos vossos sites.

Sugerimos a adoção de um processo de despiste e apoio que passe por:

1.       Auto diagnóstico, tentando uma resolução pelo próprio professor em primeira linha, incluindo de seguida uma lista de questões não exaustiva:

a.       Verificar se a ligação à internet está ativa;

b.       Experimentar aceder com outro browser de preferência pouco utilizado (Chrome, Edge IE, Firefox…);

c.       Verificar se se conseguem ligar a outro site no mesmo momento;

d.       Verificar os parâmetros do browser para eventuais bloqueios aos sites mencionados;

e.       Verificar os parâmetros de segurança do sistema operativo para eventuais bloqueios aos sites mencionados;

f.        Verificar com outros professores da escola, com equipamentos similares, se conseguem aceder aos sites? (poderá ajudar quem fez a configuração a identificar a origem do problema);

g.       Verificar novamente mais tarde para excluir eventuais inacessibilidades pontuais dos sites, por estarem em manutenção por exemplo.

2.       Apoio no despiste por elementos técnicos de apoio, local ou na sede do agrupamento, dado que algumas escolas centralizam a preparação e instalação de software específico nos computadores e poderão estar habilitadas a entender e corrigir o problema;

3.       Na sede de cada agrupamento existe pelo menos 1 ponto de contacto com a equipa da Escola Digital que, se nada mais resultar, podem aceder e registar tickets na plataforma de registo de incidentes, para análise pela equipa de suporte. Estes tickets devem ser detalhados com o máximo de informação possível que ajude a despistar o problema ou até a obter recomendações dos fornecedores. Deve, nomeadamente, ser identificado o docente, através do qual conseguimos saber as características de todos os equipamentos atribuídos, o seu estado na plataforma de registo de equipamentos, se existem recomendações específicas e qual o fornecedor envolvido para contacto.

 

Mais informações aqui.

 


Publicado/editado: 21/04/2021