O IX Encontro APM-IE, uma parceria entre a Associação de Professores de Matemática e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, está agendado para 31 de maio de 2025, sob o tema "Conexões no ensino e aprendizagem da Matemática". Este encontro visa explorar como as conexões entre diferentes temas matemáticos e outras áreas disciplinares podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
O programa contará com uma conferência plenária conduzida por Mónica Villarreal, professora na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, que abordará o papel das conexões como uma ponte vital entre a matemática e o mundo real. O evento também incluirá um painel plenário, que contará com Ana Paula Canavarro, Joaquim Pinto, João Almiro e Susana Colaço e será moderado por Hélia Oliveira. Serão também dinamizados os habituais grupos de discussão que visam proporcionar uma plataforma para diálogo e troca de experiências acerca desta temática entre os professores dos diversos ciclos de ensino.
Este encontro é especialmente dirigido a professores de Matemática do ensino básico e do ensino secundário, oferecendo uma oportunidade para reflexão, discussão e desenvolvimento profissional. Neste sentido, o IX Encontro APM-IE será certificado como ação de formação de curta duração de 5 horas (Despacho n.º 5741/2015 Artigo 3.º) para os docentes dos grupos 110, 230 e 500.
A Associação de Professores de Matemática e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa convidam todos os interessados a participar neste dia de partilha e enriquecimento profissional!
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
31 de maio de 2025 (sábado)
09h30 - 16h45
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Professores dos grupos de docência 110, 230 e 500
Doutorandos e mestrandos na área do Ensino da Matemática
Hélia Jacinto, IE-ULisboa
Hélia Oliveira, IE-ULisboa
João Pedro da Ponte, IE-ULisboa
Marisa Quaresma, IE-ULisboa
Joaquim Pinto, APM
Nadia Ferreira, APM
Renata Carvalho, APM
Ricardo Vicente, APM
09h30 - 09h45 | Sessão de abertura (Anfiteatro 1) | |
09H45 - 10h45 |
CONFERÊNCIA PLENÁRIA (Anfiteatro 1) [Resumo] Mónica Villarreal Moderação: João Pedro da Ponte |
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10h45 - 11h15 | Pausa | |
11h15 - 13h15 |
GRUPOS DE DISCUSSÃO [Resumo] |
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1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Sala 3) Intervenientes: Célia Cascais Moderação: Marisa Quaresma
3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Sala 5) Intervenientes: Ana Margarida Baioa Moderação: Hélia Oliveira |
2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Sala 4) Intervenientes: Joana Latas Moderação: Ricardo Vicente
ENSINO SECUNDÁRIO (Sala 6) Intervenientes: Júlio Aroeira Moderação: Hélia Jacinto |
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13h15 - 14h30 | Pausa para Almoço | |
14h30 - 15h00 |
PAINEL DE SÍNTESE DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO (Anfiteatro 1) Moderação: Nadia Ferreira |
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15h00 - 16h30 |
PAINEL PLENÁRIO (Anfiteatro 1) Estabelecer conexões na (e com a) matemática: um caminho sempre em construção Moderação: Hélia Oliveira [Resumo] Intervenientes: Ana Paula Canavarro João Almiro Joaquim Pinto Susana Colaço [Programa] |
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16h30 - 16h45 |
Síntese e encerramentoHélia Oliveira e Joaquim Pinto |
Modelação matemática como ponte entre a matemática e o mundo real no contexto escolar
Mónica Villarreal
Universidade Nacional de Córdoba, Argentina
Resumo:
A modelação matemática é um processo científico que, no contexto escolar, facilita a conexão entre a matemática e situações do quotidiano, bem como fenómenos naturais ou sociais, com o objetivo de resolver problemas associados a essas circunstâncias. Este enfoque abrange diversas perspetivas, que se refletem em diferentes tipos de tarefas de modelação, variando no seu nível de abertura e complexidade. Além disso, os processos de modelação são enriquecidos pelo uso de várias tecnologias e evidenciam a relevância da recolha e análise de dados.
Com base em experiências realizadas em aulas de matemática no ensino básico e secundário, serão apresentados exemplos de tarefas de modelação relacionadas com situações do mundo real. Por exemplo: o design de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, o estudo do derretimento de glaciares ou a exploração de relações entre medidas antropométricas, entre outros. Em cada caso, serão destacados tanto os conceitos matemáticos envolvidos como as tecnologias utilizadas.
[Programa]
Objetivo
Discutir e refletir sobre práticas e tarefas de ensino e aprendizagem que promovam o estabelecimento de conexões na aula de Matemática.
Organização e Funcionamento
O Grupo de Discussão (GD) tem a duração prevista de 2h e será dirigido a um ciclo de ensino específico (1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário). Serão partilhadas práticas que promovam o estabelecimento de conexões na aula de Matemática, por professores convidados, onde os participantes terão oportunidade de explorar tarefas matemáticas adequadas a cada ciclo de ensino.
[Programa]
Estabelecer conexões na (e com a) matemática: um caminho sempre em construção
Moderação: Hélia Oliveira
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Resumo:
Completaram-se 25 anos sobre a edição dos Princípios e Normas para a Matemática Escolar, pelo NCTM, em que as conexões emergiram com identidade própria, defendendo-se neste documento que os alunos ao estabelecerem conexões poderiam desenvolver uma compreensão mais profunda da matemática e vê-la como um todo coerente. Nacionalmente, decorreram 10 anos desde que foi publicado um número especial da Educação e Matemática, em que no seu editorial, Susana Carreira, argumentava que não basta ver as conexões matemáticas, mas que “é necessário fazê-las”. Propomos retomar, neste painel, a discussão sobre a temática das conexões matemáticas: as conexões que os alunos podem fazer “através” ou no seio da matemática, isto é, relações que podem estabelecer entre temas, conceitos, representações e processos internos à própria matemática, mas também das relações que podem estabelecer entre a matemática e a realidade ou com outras áreas de conhecimento.
Apesar do destaque que esta temática ganhou, mais recentemente, nas orientações curriculares nacionais, em especial, ao surgir como capacidade transversal, é pertinente debater acerca das oportunidades que os alunos têm de a desenvolver e como tal pode ser conseguido na prática. Assim, algumas das questões que servirão de mote a este painel são:
- De que falamos quando nos referimos a conexões matemáticas?
- Que papel desempenham as conexões matemáticas na aprendizagem da Matemática?
- Que obstáculos e desafios se levantam à promoção das conexões matemáticas ao longo da escolaridade?
- Como proporcionar aos alunos a experiência de fazerem conexões na (e com a) matemática?
Pretendemos com este painel trazer perspetivas e pontos de entrada múltiplos relativamente ao caminho a percorrer pelos alunos no estabelecimento de conexões na aprendizagem da matemática.
[Programa]
Este encontro está certificado como formação de curta duração de 5 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio) através do Centro de Formação da APM para os professores dos grupos 110, 230 e 500.
O certificado será enviado a todos os inscritos no encontro que tenham 100% de assiduidade e manifestem interesse na certificação aquando da sua inscrição.
Data limite de inscrição: 23 de maio de 2025
As inscrições fazem-se por ciclo de ensino e estão limitadas à lotação dos respetivos grupos de discussão.
IMPORTANTE: Não é permitida a mudança de grupo de discussão, pelo que, se já não tem vaga para o grupo pretendido e não tenciona fazer parte de outro grupo, por favor não se inscreva nesse outro grupo e envie-nos e-mail (centroformacao@apm.pt) para aguardar vaga no grupo pretendido.
Sócio da APM com estatuto de estudante | Gratuito |
Estudante ou orientador cooperante do IE-ULisboa | Gratuito |
Estudante de outras instituições | 10,00 € |
Sócio da APM | 10,00 € |
Professor de escola associada da APM | 15,00 € |
Professor não associado | 20,00 € |
Após preencher o formulário de inscrição deve efetuar a transferência bancária referente ao valor da sua inscrição para a conta APM com IBAN: PT50 0035 0325 00006649930 10 e enviar o comprovativo de pagamento para o e-mail: centroformacao@apm.pt, de imediato.
A SUA INSCRIÇÃO SÓ SERÁ VALIDADA E CONFIRMADA APÓS RECEÇÃO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO.
Será possível almoçar no Bar do Instituto de Educação no dia do encontro.
O preço do almoço com menu completo (sopa, prato peixe/prato carne, sobremesa do dia, café) é de 11.00€ base, podendo variar conforme as escolhas de cada um (bebida, sobremesa, etc.)
Para se poder encomendar o serviço ao concessionário do Bar, solicitamos que nos indique se pretende, ou não, almoçar no IE nesse dia. Para isso, no formulário de inscrição manifeste a sua intenção.
Escolha o grupo em que se pretende inscrever:
1.º CEB |
2.º CEB |
3.º CEB |
Ens. Secundário |
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