IX Encontro de Professores APM-IE

Apresentação

O IX Encontro APM-IE, uma parceria entre a Associação de Professores de Matemática e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, está agendado para 31 de maio de 2025, sob o tema "Conexões no ensino e aprendizagem da Matemática". Este encontro visa explorar como as conexões entre diferentes temas matemáticos e outras áreas disciplinares podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.

O programa contará com uma conferência plenária conduzida por Mónica Villarreal, professora na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, que abordará o papel das conexões como uma ponte vital entre a matemática e o mundo real.  O evento também incluirá um painel plenário, que contará com Ana Paula Canavarro, Joaquim Pinto, João Almiro e Susana Colaço e será moderado por Hélia Oliveira. Serão também dinamizados os habituais grupos de discussão que visam proporcionar uma plataforma para diálogo e troca de experiências acerca desta temática entre os professores dos diversos ciclos de ensino.

Este encontro é especialmente dirigido a professores de Matemática do ensino básico e do ensino secundário, oferecendo uma oportunidade para reflexão, discussão e desenvolvimento profissional. Neste sentido, o IX Encontro APM-IE será certificado como ação de formação de curta duração de 5 horas (Despacho n.º 5741/2015 Artigo 3.º) para os docentes dos grupos 110, 230 e 500.

A Associação de Professores de Matemática e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa convidam todos os interessados a participar neste dia de partilha e enriquecimento profissional!

Local, data e horário de realização

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

31 de maio de 2025 (sábado)

09h30 - 16h45

 

Destinatários

Professores dos grupos de docência 110, 230 e 500

Doutorandos e mestrandos na área do Ensino da Matemática

 

Cartaz

 

Comissão Organizadora

 

Hélia Jacinto, IE-ULisboa

Hélia Oliveira, IE-ULisboa

João Pedro da Ponte, IE-ULisboa

Marisa Quaresma, IE-ULisboa

Joaquim Pinto, APM

Nadia Ferreira, APM

Renata Carvalho, APM

Ricardo Vicente, APM

 

Programa

Conexões no ensino e aprendizagem da Matemática

 

09h30 - 09h45 Sessão de abertura (Anfiteatro 1)
09H45 - 10h45

CONFERÊNCIA PLENÁRIA (Anfiteatro 1)
Modelação matemática como ponte entre a matemática e o mundo real no contexto escolar

[Resumo] 

Mónica Villarreal
Universidade Nacional de Córdoba, Argentina

Moderação: João Pedro da Ponte
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

10h45 - 11h15 Pausa
11h15 - 13h15

GRUPOS DE DISCUSSÃO
Organizados por ciclos de ensino (1.º CEB, 2.º CEB, 3.º CEB, Ensino Secundário)

[Resumo]

1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Sala 3)

Intervenientes:

Célia Cascais
Agrupamento de Escolas da Ericeira

Moderação:  Marisa Quaresma                
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

 

3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Sala 5)

Intervenientes:

Ana Margarida Baioa
Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Auguso Correia, Tavira

Moderação:  Hélia Oliveira
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Sala 4)

Intervenientes:

Joana Latas
Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa e CIEP, Universidade de Évora

Moderação:  Ricardo Vicente                
Agrupamento de Escolas de Perafita, APM

 

ENSINO SECUNDÁRIO (Sala 6)

Intervenientes:

Júlio Aroeira
Escola Básica e Secundária da Madalena

Moderação:  Hélia Jacinto
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

13h15 - 14h30 Pausa para Almoço
14h30 - 15h00

PAINEL DE SÍNTESE DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO (Anfiteatro 1)

Moderação:  Nadia Ferreira
ISPA -- Instituto Universitário e Associação de Professores de Matemática

15h00 - 16h30

PAINEL PLENÁRIO (Anfiteatro 1)

Estabelecer conexões na (e com a) matemática: um caminho sempre em construção

Moderação:  Hélia Oliveira
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

[Resumo]

Intervenientes:

Ana Paula Canavarro
Universidade de Évora

João Almiro
Escola Secundária de Tondela

Joaquim Pinto
Associação de Professores de Matemática

Susana Colaço
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

[Programa]

16h30 - 16h45

Síntese e encerramento

Hélia Oliveira e Joaquim Pinto

 

Resumos

CONFERÊNCIA PLENÁRIA

Modelação matemática como ponte entre a matemática e o mundo real no contexto escolar

Mónica Villarreal
Universidade Nacional  de Córdoba, Argentina

Resumo: 

A modelação matemática é um processo científico que, no contexto escolar, facilita a conexão entre a matemática e situações do quotidiano, bem como fenómenos naturais ou sociais, com o objetivo de resolver problemas associados a essas circunstâncias. Este enfoque abrange diversas perspetivas, que se refletem em diferentes tipos de tarefas de modelação, variando no seu nível de abertura e complexidade. Além disso, os processos de modelação são enriquecidos pelo uso de várias tecnologias e evidenciam a relevância da recolha e análise de dados.

Com base em experiências realizadas em aulas de matemática no ensino básico e secundário, serão apresentados exemplos de tarefas de modelação relacionadas com situações do mundo real. Por exemplo: o design de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, o estudo do derretimento de glaciares ou a exploração de relações entre medidas antropométricas, entre outros. Em cada caso, serão destacados tanto os conceitos matemáticos envolvidos como as tecnologias utilizadas.

[Programa]

GRUPOS DE DISCUSSÃO

Objetivo
Discutir e refletir sobre práticas e tarefas de ensino e aprendizagem que promovam o estabelecimento de conexões na aula de Matemática.

Organização e Funcionamento
O Grupo de Discussão (GD) tem a duração prevista de 2h e será dirigido a um ciclo de ensino específico (1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário). Serão partilhadas práticas que promovam o estabelecimento de conexões na aula de Matemática, por professores convidados, onde os participantes terão oportunidade de explorar tarefas matemáticas adequadas a cada ciclo de ensino. 

[Programa]

PAINEL PLENÁRIO

Estabelecer conexões na (e com a) matemática: um caminho sempre em construção

Moderação:  Hélia Oliveira
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Resumo: 

Completaram-se 25 anos sobre a edição dos Princípios e Normas para a Matemática Escolar, pelo NCTM, em que as conexões emergiram com identidade própria, defendendo-se neste documento que os alunos ao estabelecerem conexões poderiam desenvolver uma compreensão mais profunda da matemática e vê-la como um todo coerente. Nacionalmente, decorreram 10 anos desde que foi publicado um número especial da Educação e Matemática, em que no seu editorial, Susana Carreira, argumentava que não basta ver as conexões matemáticas, mas que “é necessário fazê-las”. Propomos retomar, neste painel, a discussão sobre a temática das conexões matemáticas: as conexões que os alunos podem fazer “através” ou no seio da matemática, isto é, relações que podem estabelecer entre temas, conceitos, representações e processos internos à própria matemática, mas também das relações que podem estabelecer entre a matemática e a realidade ou com outras áreas de conhecimento.

Apesar do destaque que esta temática ganhou, mais recentemente, nas orientações curriculares nacionais, em especial, ao surgir como capacidade transversal, é pertinente debater acerca das oportunidades que os alunos têm de a desenvolver e como tal pode ser conseguido na prática. Assim, algumas das questões que servirão de mote a este painel são:

- De que falamos quando nos referimos a conexões matemáticas?

- Que papel desempenham as conexões matemáticas na aprendizagem da Matemática?

- Que obstáculos e desafios se levantam à promoção das conexões matemáticas ao longo da escolaridade?

- Como proporcionar aos alunos a experiência de fazerem conexões na (e com a) matemática?

Pretendemos com este painel trazer perspetivas e pontos de entrada múltiplos relativamente ao caminho a percorrer pelos alunos no estabelecimento de conexões na aprendizagem da matemática.

[Programa]

 

Certificação

Este encontro está certificado como formação de curta duração de 5 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio) através do Centro de Formação da APM para os professores dos grupos 110, 230 e 500.

O certificado será enviado a todos os inscritos no encontro que tenham 100% de assiduidade e manifestem interesse na certificação aquando da sua inscrição.

 

Inscrições

Data limite de inscrição: 23 de maio de 2025

As inscrições fazem-se por ciclo de ensino e estão limitadas à lotação dos respetivos grupos de discussão.

IMPORTANTE: Não é permitida a mudança de grupo de discussão, pelo que, se já não tem vaga para o grupo pretendido e não tenciona fazer parte de outro grupo, por favor não se inscreva nesse outro grupo e envie-nos e-mail (centroformacao@apm.pt) para aguardar vaga no grupo pretendido.

 

Preços

Sócio da APM com estatuto de estudante Gratuito
Estudante ou orientador cooperante do IE-ULisboa Gratuito
Estudante de outras instituições 10,00 €
Sócio da APM 10,00 €
Professor de escola associada da APM 15,00 €
Professor não associado 20,00 €

 

Após preencher o formulário de inscrição deve efetuar a transferência bancária referente ao valor da sua inscrição para a conta APM com IBAN: PT50 0035 0325 00006649930 10enviar o comprovativo de pagamento para o e-mail: centroformacao@apm.pt, de imediato.

A SUA INSCRIÇÃO SÓ SERÁ VALIDADA E CONFIRMADA APÓS RECEÇÃO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO.

 

Almoço

Será possível almoçar no Bar do Instituto de Educação no dia do encontro.

O preço do almoço com menu completo (sopa, prato peixe/prato carne, sobremesa do dia, café) é de 11.00€ base, podendo variar conforme as escolhas de cada um (bebida, sobremesa, etc.)

Para se poder encomendar o serviço ao concessionário do Bar, solicitamos que nos indique se pretende, ou não, almoçar no IE nesse dia. Para isso, no formulário de inscrição manifeste a sua intenção.

Esta manifestação de interesse NÃO É UMA INSCRIÇÃO, NEM ESTÁ SUJEITA A PAGAMENTO PRÉVIO. É apenas um levantamento que esperamos seja o mais aproximado possível do que venha a acontecer no dia do evento, para evitar desperdícios e para que todos quantos o desejam tenham a sua refeição.

 

Formulários de inscrição

Escolha o grupo em que se pretende inscrever:

         1.º CEB          

 

          2.º CEB          

 

          3.º CEB          

  Ens. Secundário