A nossa história
O Grupo de Trabalho sobre História e Ensino da Matemática realizou a sua primeira reunião no dia 1 de Março de 1993, motivado essencialmente pelo interesse crescente demonstrado pelos sócios da APM e dos professores de Matemática em geral, pela problemática da integração da História da Matemática no ensino desta disciplina.
Esse interesse, que se tem demonstrado a nível mundial, está também presente nos programas do Ensino Básico e Secundário.
As principais orientações de trabalho que têm motivado o grupo, ao longo da sua existência, são as seguintes:
Objectivos e realizações permanentes do GTHEM
Com o sentido de promover e estimular uma perspectiva histórica no ensino e aprendizagem da matemática o GTHEM tem desenvolvido as seguintes actividades permanentes:
Organização
O GTHEM dirige as suas iniciativas para a participação e colaboração de todos os sócios da APM.
O Grupo tem planificado as suas iniciativas, reunindo-se periodicamente, na sede da APM, onde aproveitamos para falar sobre a História da Matemática.
Os seus elementos partilham entre si as tarefas necessárias ao funcionamento do GTHEM.
As actividades aqui apresentadas são algumas das que foram elaboradas no âmbito dos projectos de formação do GTHEM.
Algumas destas actividades farão parte da brochura a publicar pelo GTHEM.
A Tabuinha de Larsa
O sistema de numeração decimal, consagrado na cultura ocidental, é aqui comparado com o sistema de numeração babilónico, de grande riqueza histórica.
Os alunos poderão, nesta actividade, trabalhar um sistema não decimal, analisar e interpretar um importante documento histórico de natureza matemática e aprofundar o seu conhecimento do sistema decimal.
O TPC de Dumusi
Nesta actividade pretende-se que os alunos fiquem a conhecer a forma como os babilónicos representavam os números e que possam estabelecer comparações entre o sistema de numeração desse povo e o nosso.
Com a leitura do texto introdutório da actividade, pretende-se que os alunos situem a actividade numa época da história (no ano 1800 a.C. na Babilónia), e que identifiquem uma situação de aprendizagem ocorrida nessa época.
Na segunda parte os alunos têm oportunidade de investigar como se multiplicava na Babilónia e aplicar os seus conhecimentos para calcular um produto simples.
As fracções entre os egípcios
As operações com fracções entre os egípcios apresentam peculiaridades muito interessantes do ponto de vista histórico-cultural. Esta actividade trabalha a daição e a divisão (não inteira) de fracções, a partir de um documento célebre (o papiro de Rhind), no contexto da cultura egípcia. Pretende-se que o aluno tome contacto com a cultura matemática deste povo, desenvolva a capacidade de calcular mentalmente e conheça um algoritmo alternativo da divisão.
Números e contas à moda do Egipto
Na primeira parte desta actividade o objectivo é dar a conhecer aos alunos os sinais utilizados pelos egípcios para representar os números e levá-los a estabelecer comparações entre a simbologia egípcia e a nossa.
Após a exemplificação de uma multiplicação à moda do Egipto o aluno vai investigar como se organizava naquele tempo uma conta de multiplicar e como se efectuava o seu calculo, estabelecendo a comparação entre as técnicas utilizadas e as actuais.
A formulação das perguntas está feita no sentido de reportar o alunos para essa época.
Na feira de Moncorvo
Com esta actividade pretende-se proporcionar aos alunos o confronto com uma situação matemática do dia-a-dia num determinado contexto histórico-social.
Ao colocar o aluno perante questões face às quais tenha de decidir, tendo em conta aspectos de vária ordem, incentiva-se a sua capacidade de análise e crítica.
Com esta actividade os alunos poderão compreender que o sistema métrico constituiu uma evolução face aos sistemas anteriores, que facilitou e uniformizou o trabalho com unidades.
Todos os sócios da APM são convidados a tomar parte activa nas iniciativas do GTHEM.
Um tipo de colaboração mais permanente consistirá na participação regular nas iniciativas do Grupo. O que implicaria uma maior disponibilidade, participando nas reuniões periódicas do Grupo e efectuando algumas tarefas entre as reuniões.
Se estiver interessado nesse tipo de colaboração, escreva-nos nesse sentido, para: gthem@apm.pt
Grupo de Trabalho de História e Ensino da Matemática
APM - Associação de Professores de Matemática
Rua Dr. João Couto 27 – A
1500-236 Lisboa