Explorar conceitos matemáticos em ambientes digitais nos primeiros anos de escolaridade (Grupos 110 e 230)

Online

20-02-2025, 27-02-2025, 10-03-2025, 13-03-2025, 24-03-2025, 04-04-2025, 07-04-2025, 10-04-2025

Horas de formação:

20 horas

Data Limite de inscrição:

09/02/2025

Formador(es):

  • Renata Carvalho
  •  

    Cronograma

    Valor da Inscrição:
    Sócios APM (quota 2025 atualizada) – 35€
    Professor de escola sócia (escola com quota 2025 atualizada) - 48€
    Não sócios – 65€
    Novos sócios APM: 42,50€ (inclui quota de @sócio de 2025 + inscrição na formação) - Oferta válida para professores que nunca foram sócios APM.

    Nota: Em caso de desistência após pagamento, esta deverá ser comunicada ao CFAPM até 6 dias úteis antes da sessão 1 para que seja possível fazer a devolução do valor de inscrição.

    Destinatários da formação:

    Professores dos Grupos 110 e 230

    Condições de Acesso:

    Os formandos necessitam de:

    • computador com acesso estável à internet
    • microfone
    • câmara ligada durante a formação

    Objetivos da formação:

    • Reconhecer a importância da utilização das tecnologias informáticas e, em especial, de materiais manipuláveis virtuais e aplicações interativas, no ensino da Matemática;
    • Despertar o interesse pela integração de diferentes recursos no ensino da Matemática;
    • Explorar materiais manipuláveis virtuais e aplicações interativas, para dispositivos móveis ou outros, que possam apoiar a abordagem de conceitos; matemáticos no 1.º e 2.ºciclo do ensino básico;
    • Desenvolver nos professores capacidades que permitam a pesquisa, a reflexão, a alteração e produção, de forma autónoma e critica, de materiais didáticos para exploração de conteúdos matemáticos com recurso a manipuláveis virtuais e aplicações interativas e desenvolvimento nos alunos de capacidades como o raciocínio matemático, a comunicação e a resolução de problemas;
    • Refletir sobre as vantagens/constrangimentos da utilização destes recursos, do ponto de vista didático e metodológico;
    • Promover o trabalho colaborativo entre professores.

    Info Adicional:

    Curso de formação com Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120263/23

    Plataformas de apoio: Moodle e zoom


    Inscrição na formação