Iniciação ao Scratch: uma ferramenta para explorar matemática nos primeiros anos (grupos 110 e 230)

Online

12-03-2025, 19-03-2025, 26-03-2025, 02-04-2025, 23-04-2025, 30-04-2025, 07-05-2025, 14-05-2025

Horas de formação:

20 horas

Data Limite de inscrição:

02/03/2025

Formador(es):

  • Paula Barros
  •  

    Cronograma

    Valor da Inscrição:
    Sócios APM (quota 2025 atualizada) – 35€
    Professor de escola sócia (escola com quota 2025 atualizada) - 48€
    Não sócios – 65€
    Novos sócios APM: 42,50€ (inclui quota de @sócio de 2025 + inscrição na formação) - Oferta válida para professores que nunca foram sócios APM.

    Nota: Em caso de desistência após pagamento, esta deverá ser comunicada ao CFAPM até 6 dias úteis antes da sessão 1 para que seja possível fazer a devolução do valor de inscrição.

    Destinatários da formação:

    Professores dos grupos 110 e 230

    Condições de Acesso:

    Os formandos necessitam de:

    • computador com acesso estável à internet
    • microfone
    • câmara ligada durante a formação

    Objetivos da formação:

    • Identificar, nas orientações curriculares em vigor, momentos onde a programação visual em Scratch pode ser utilizada como ferramenta para o ensino da matemática nos 1.º e 2.º Ciclos;
    • Aprender a programar utilizando o ambiente de programação visual Scratch;
    • Conhecer algumas das potencialidades da programação visual em Scratch para explorar conteúdos de matemática e para desenvolver o pensamento computacional;
    • Adquirir competências para criar e desenvolver tarefas que permitam explorar conteúdos de matemática recorrendo ao Scratch;
    • Desenvolver o pensamento crítico e criativo;
    • Trabalhar colaborativamente e partilhar experiências em contexto formativo.

    Info Adicional:

    Curso de formação com Registo de acreditação: CCPFC/ACC-132664/24

    Plataformas de apoio: Moodle e zoom


    Inscrição na formação