As conexões no ensino e aprendizagem da matemática nos primeiros anos (Grupos 110 e 230)

Online

27-02-2025, 06-03-2025, 13-03-2025, 20-03-2025, 03-04-2025, 24-04-2025, 08-05-2025, 29-05-2025

Horas de formação:

20 horas

Data Limite de inscrição:

16/02/2025

Formador(es):

  • Ana Barbosa
  • Isabel Vale
  • Cronograma

    Valor da Inscrição:
    Sócios APM (quota 2025 atualizada) – 35€
    Professor de escola sócia (escola com quota 2025 atualizada) - 48€
    Não sócios – 65€
    Novos sócios APM: 42,50€ (inclui quota de @sócio de 2025 + inscrição na formação) - Oferta válida para professores que nunca foram sócios APM.

    Nota: Em caso de desistência após pagamento, esta deverá ser comunicada ao CFAPM até 6 dias úteis antes da sessão 1 para que seja possível fazer a devolução do valor de inscrição.

    Destinatários da formação:

    Professores dos grupos 110 e 230

    Condições de Acesso:

    Os formandos necessitam de:

    • computador com acesso estável à internet
    • microfone
    • câmara ligada durante a formação

    Objetivos da formação:

    • Reconhecer a utilidade e relevância das conexões na aprendizagem da matemática;
    • Ter uma visão global da diferença entre conexões internas e externas da matemática;
    • Identificar, caracterizar e criar tarefas desafiadoras e integradoras, promotoras de diferentes conexões matemáticas para uma prática ativa e de inquirição;
    • Identificar e caracterizar contextos promotores das conexões matemáticas de acordo com os objetivos e nível de ensino;
    • Identificar estratégias de ensino e aprendizagem, que promovam um ambiente propício para uma aprendizagem ativa, mobilizadora do estabelecimento de conexões;
    • Mobilizar conhecimentos e aplicar estratégias que permitam elaborar trabalhos integradores de diferentes conteúdos, capacidades e recursos;
    • Promover o trabalho colaborativo e partilhar experiências entre professores.

    Info Adicional:

    Curso de formação com Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122192/23

    Plataformas de apoio: Moodle e zoom


    Inscrição na formação