Aprendizagens essenciais de Geometria no 3.º ciclo do ensino básico (Grupo 500) - Turma 1

Online

17-09-2024, 19-09-2024, 24-09-2024, 26-09-2024, 01-10-2024, 03-10-2024, 08-10-2024, 10-10-2024

A data limite de inscrição foi ultrapassada!
Horas de formação:

20 horas

Data Limite de inscrição:

03/09/2024

Formador(es):

  • Marisabel Antunes
  •  

    Cronograma

    Valor da Inscrição:
    Sócios APM (quota 2024 atualizada) – 35€
    Professor de escola sócia (escola com quota 2024 atualizada) - 48€
    Não sócios – 65€
    Novos sócios APM: 42,50€ (inclui quota de @sócio de 2024 + inscrição na formação) - Oferta válida para professores que nunca foram sócios APM.

    Nota: Em caso de desistência após pagamento, esta deverá ser comunicada ao CFAPM até 6 dias úteis antes da sessão 1 para que seja possível fazer a devolução do valor de inscrição.

     

    Destinatários da formação:

    Professores do grupo 500 que lecionam 3.º Ciclo do Ensino Básico

    Condições de Acesso:

    Os formandos necessitam de:

    • computador com acesso estável à internet
    • microfone
    • câmara ligada durante a formação

    Objetivos da formação:

    • Promover a análise e a discussão dos atuais documentos curriculares para o 3.º ciclo do Ensino Básico (com particular ênfase no tema de Geometria, em articulação com capacidades matemáticas transversais);
    • Promover a discussão em torno do que é essencial aprender em Matemática ao longo do 3.º ciclo do ensino básico em Geometria, bem como abordagens que desenvolvem a linguagem e o pensamento geométrico;
    • Promover o aprofundamento do conhecimento matemático e didático dos professores em Geometria e, a criação, exploração e partilha de applets com software de Geometria Dinâmica, nomeadamente o GeoGebra e/ou outro que se considere adequado;
    • Promover a construção de programas em Scratch que concorram para o desenvolvimento do Pensamento
    • Computacional usando a Geometria;
    • Promover a construção de applets em AGD que promovam o desenvolvimento do sentido de visualização espacial, usando a geometria como ferramenta privilegiada de trabalho;
    • Promover o trabalho colaborativo entre professores e, a partilha de experiências em contexto de formação.

    Info Adicional:

    Curso de formação com Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119013/22

    Plataformas de apoio: Moodle e zoom