ÉvoraMat2023

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ÉVORAMAT 2023, o regresso!

 

Com energia renovada e revitalizadora, está de volta aquele espaço de conforto pensado por professores, dirigido a professores e que junta professores de Matemática que partilham e procuram respostas para inquietações comuns. Após uma pausa de cinco anos, o Évoramat está de regresso!

Será já no próximo dia 4 de março e, este ano, é a Escola Secundária de Alcácer do Sal que será a anfitriã do evento.  O encontro será temático e é com o foco no “Ensino, avaliação e aprendizagem no contexto das novas aprendizagens de Matemática” que serão levantadas e refletidas questões nas sessões plenárias e partilhadas práticas e reflexões nas sessões práticas com discussão, por e para professores. E porque Alcácer do Sal a isso convida, estamos a preparar um espaço cultural onde não faltará uma viagem pelo tempo que nos levará até ao tão ilustre alcacerense, Pedro Nunes.

O Evoramat2023 será uma formação certificada como ação de curta duração (ACD) de 6 horas. Mais informação será divulgada muito em breve. Esteja atento e, entretanto, reserve a data de 4 de março na agenda e venha participar neste (re)encontro de professores de Matemática.

Vemo-nos em Alcácer do Sal!

Comissão Organizadora do Évoramat 2023

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LOCAL

 

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CARTAZ

ÉvoraMat 2023 - cartaz em pdf

 

 

 

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PROGRAMA

 

9h30 - Sessão de abertura
 
10h - Plenária
Perspectiva na arte do Renascimento, Pedro Macias Marques, Universidade de Évora
 
11h - Intervalo
 
11h15 -  Conferência com discussão
Resolução de Problemas na Educação Matemática: Investigação, Currículo e Desenvolvimento Curricular, António Borralho, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
 
12h15 - Conferência com discussão
Avaliar para aprender: O que muda na sala de aula? , Elsa Barbosa, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora; Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício.
 
13h15 - Almoço
 
14h30 - Sessão práticas
 
Construir tarefas com as tarefas do GeoGebra | Geral
Paulo Correia
Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal
 
Introdução ao Python no âmbito das AE de Matemática do secundário | Ensino Secundário
António Cardoso
Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz
Para esta sessão prática é necessário computador e uma conta Google.
 
O desenvolvimento do pensamento computacional com recurso ao Scratch | 2º e 3º do Ensino Básico
Gonçalo Espadeiro
Agrupamento de Escolas de Redondo 
 
Da OTD aos Dados: o que muda com as novas AE? | 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Célia Mestre
Escola Superior de Educação de Setúbal (Professora requisitada)
 
17h30 - Sessão de encerramento / Assembleia Geral do Núcleo Regional de Évora - APM 
 
18h00 - Espaço cultural, Visita ao Museu Municipal Pedro Nunes 

 

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Ana Isabel Miranda, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal
Ana Paula Júlio, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal
António Varela, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal
Carla Costa, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal
Elisa Pedro, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal
Elsa Barbosa, Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, Núcleo Regional de Évora da APM
Isabel Espinho, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal
Joana Latas, Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, Núcleo Regional de Évora da APM
Jorge Pereira, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal
Luís Batista, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal
Patrícia Azevedo, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal
Paulo Correia, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal
Sofia Delgadinho, Agrupamento de Escolas de Santo António, Núcleo Regional de Évora da APM
Susana Semião, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal

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INSCRIÇÕES
 
Sócio -  20€
Não Sócio-  30€

Almoço incluído.

FORMULÁRIO de INSCRIÇÃO - ATÉ DIA 24 de FEVEREIRO

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RESUMOS
 
 
 
 
 
10h - Plenária
Perspectiva na arte do Renascimento, Pedro Macias Marques, Universidade de Évora
 
O estudo da perspectiva é uma óptima oportunidade para trabalharmos propriedades elementares da geometria. Foi no Renascimento que surgiram as primeiras construções rigorosas de perspectiva linear, evoluindo depois, até ao nascimento da geometria projectiva.
Com o pretexto da edição do livro digital “Arte e Geometria no Renascimento”, do Eduardo Veloso, o último trabalho que fez, vamos olhar para construções geométricas propostas por Leon Battista Alberti (1404 - 1472) e por Piero della Francesca (c. 1416/17 - 1492). Tentaremos percebê-las tal como foram propostas, mas também usando ferramentas disponíveis hoje em dia, como a perspectiva cavaleira.
 

 
 
 
 
 
11h15 -  Conferência com discussão
Resolução de Problemas na Educação Matemática: Investigação, Currículo e Desenvolvimento Curricular, António Borralho , Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
Desde os trabalhos de Pólya (1887-1985), especialmente a partir da publicação do seu livro, How to solve it (1945), a resolução de problemas foi ganhando preponderância, passando mesmo a ter um papel central, a partir dos anos 80 do século XX com as propostas do National Council of Teachers of Mathematics (NCTM), na investigação, no currículo e no desenvolvimento curricular. As publicações do NCTM e os estudos de desenvolvimento curricular e de didática da matemática que passaram a generalizar-se de uma forma global, convergem na atual definição de Literacia Matemática, dada pela OCDE:
Capacidade de um indivíduo formular, aplicar e interpretar a matemática em contextos diversos.
Inclui raciocinar matematicamente e usar conceitos matemáticos, procedimentos, factos e ferramentas para descrever, explicar e prever fenómenos.
Capacita o indivíduo para reconhecer o papel que a matemática desempenha no mundo e para formular juízos e decisões fundamentadamente, enquanto cidadão participativo, empenhado e reflexivo. (OECD, 2017, p. 67)
Esta definição assenta em duas capacidades matemáticas estruturantes: o raciocínio matemático e a resolução de problemas. A resolução de problemas está hoje, de forma inequívoca, presente no cerne dos currículos de matemática, constituindo-se como uma capacidade transversal dos currículos dos mais diversos países, para além de constituir uma das capacidades mais valorizadas no mundo do trabalho, das empresas e da investigação.
Esta comunicação, pretende fornecer uma panorâmica do trabalho desenvolvido à volta da resolução de problemas a nível do currículo, do desenvolvimento curricular,da investigação e das suas relações.
 
OECD (2017). PISA 2015 Assessment and Analytical Framework, Science, Reading, Mathematic, Financial Literacy and Collaborative Problem Solving. OECD Publishing.
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12h00 - Conferência com discussão
Avaliar para aprender: O que muda na sala de aula? , Elsa Barbosa, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora; Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício.
 
Avaliar para a aprendizagem (Avaliação Formativa) tem como principal objetivo fazer com que os alunos aprendam com compreensão, desenvolvendo competências do domínio cognitivo e metacognitivo. A avaliação formativa é uma construção social complexa, um processo fortemente pedagógico, integrado plenamente no ensino e na aprendizagem, deliberado, interativo e cuja função principal é a de regular e melhorar as aprendizagens dos alunos. Nesta perspetiva, é necessário haver um estreito relacionamento entre a avaliação, o currículo, as estratégias a desenvolver em sala de aula, e as metodologias, o que obriga, sempre que possível, que as tarefas de aprendizagem sejam coincidentes com as de avaliação.  
O ensino exploratório, onde as tarefas assumem um papel de destaque, é o tipo de ensino mais adequado ao desenvolvimento da avaliação formativa e é caracterizado pela maneira como a informação é introduzida, pela  natureza das tarefas propostas aos alunos, bem como pelo feedback fornecido e pela atividade em sala de aula daí decorrente. A investigação tem vindo a demonstrar que este ensino, devidamente articulado com a avaliação, promove a participação dos alunos, implicando-os no desenvolvimento das suas aprendizagens. 
 
 

 
 
 
 
FORMAÇÂO
ACD com 6 horas de formação acreditada
 
 
 

 

 

 

APOIOS
 
 
 
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