XXVIII Encontro Matemática nos Primeiros Anos

[ENCONTRO] [DESAFIO] [LOCAL] [C ORGANIZADORA] [C CIENTÍFICA] [PROGRAMA 08 | 15] [RESUMOS CP | CT | SP | CO | PP ] [FORMAÇÃO] [INSCRIÇÕES] [SUBMISSÃO COMUNICAÇÕES

 

 

 

O Encontro Matemática nos Primeiros Anos: EMPA 2025 realiza-se nos dias 8 e 15 de novembro de 2025. O dia 8 de novembro é realizado em modo presencial na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e o dia 15 de novembro, online via zoom.

 

   

Encontro 

Quem gosta vem, quem ama fica...
E o EMPA regressa quinze anos depois a Viana do Castelo, a alma do Minho!
De coração ao peito e olhos postos no futuro,
a matemática nos primeiros anos ganha aqui novo fôlego.

Depois da edição de 2024 em Viseu, o Encontro A Matemática nos Primeiros Anos (EMPA) ruma agora ao Alto Minho, até Viana do Castelo —cidade de mar e monte, de romaria e saber, onde o coração bate ao ritmo da tradição e da renovação.

Desde 1998, o EMPA tem sido um espaço privilegiado para refletir sobre os desafios e caminhos da educação matemática nos primeiros anos. A edição de 2025 reafirma esse compromisso, reunindo educadores, professores e investigadores para pensar, discutir e partilhar ideias em torno de temas atuais e centrais em educação matemática.

Neste encontro, que é também celebração, convidamo-lo a mergulhar nas ideias, nas conversas e nas descobertas. Que cada momento vivido aqui ecoe nas salas de aula e transforme, com sentido, o ensino e a aprendizagem da matemática.

Viana recebe-vos com braços abertos — e quem sabe? Quem gosta vem, quem ama… fica!

 

Ana Barbosa e Isabel Vale (ESE de Viana do Castelo)

 

[Voltar ao Início]  

 

 

Desafio

Participe no desafio (a disponibilizar brevemente)

 

[Voltar ao Início]

   

Escola Superior de Educação de Viana do Castelo

Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Este ano, o EMPA é acolhido pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, através da integração, na comissão organizadora, da Escola Superior de Educação.

 

 

 

Sobre Viana do Castelo

Viana do Castelo é uma das mais bonitas cidades do norte de Portugal. A sua participação nos Descobrimentos portugueses e, mais tarde, na pesca do bacalhau mostram a sua tradicional ligação ao mar. Mais informação poderá ser pesquisada aqui: https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/viana-do-castelo

 

[Voltar ao Início]

 



Comissão Organizadora 

Ana Barbosa

Dina Alvarenga

Elizabete Cunha

Fátima Fernandes

Isabel Vale

Lina Fonseca

Margarida Abreu

Nadia Ferreira

Renata Carvalho

Ricardo Vicente

[Voltar ao Início]

 

 

Comissão Científica 

Ana Barbosa

António Guerreiro

Cristina Loureiro

Fernando Martins

Helena Gomes

Irene Segurado

Isabel Vale

Manuel Vara Pires

Margarida Abreu

Nadia Ferreira

Nuno Bastos

Olga Pestana

Paula Barros

Paulo Afonso

Pedro Almeida

Renata Carvalho

Ricardo Vicente

[Voltar ao Início]

 

Cartaz do encontro

 

 

 

[Voltar ao Início]

 

Programa e resumos 

Programa (PDF) 

 

Sábado, 08 de novembro de 2025 (Presencial - Escola Superior de Educação de Viana do Castelo)

Horas SESSÕES

 09:00 

ABERTURA DO SECRETARIADO DO EVENTO

09:30

11:30 

PAINEL PLENÁRIO

Matemática lá fora 

Moderadora: Nadia Ferreira

Participantes:

Isabel Duque, CASPAE - IPSS de Coimbra

Fátima Fernandes, ESE do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Neusa Branco, ESE do Instituto Politécnico de Santarém

11:30

12:00

COFFEE-BREAK COM MOMENTO MUSICAL

12:00

 

 

 

13:00

CONFERÊNCIAS TEMÁTICAS

CT1 — Form@tive - aprendizagem de futuros professores baseada em desafios (1.º CEB)

 Isabel Cabrita, Universidade de Aveiro

CT2 — Aprendizagem Ativa da Matemática: Espaços, Estratégias e Tarefas Desafiantes (1.º e 2.º CEB)

 Ana Barbosa e Isabel Vale, ESE do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

CT3 — O Pensamento Computacional e a taxonomia de Bloom no processo de criação de recursos educativos digitais através de e-atividades (Geral)

 Elisabete Cunha, ESE do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

13:00

14:30

ALMOÇO

14:30

15:30

TRILHO MATEMÁTICO

15:30


 

 

18:00

SESSÕES PRÁTICAS

SP1 - Educação financeira, consumo e sustentabilidade  (EPE, 1.º e 2.º CEB)

Lina Fonseca e Fátima Fernandes, ESE do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

SP2 - Thinkercad na Matemática - quando as ideias ganham forma (1.º e 2.º CEB)

Dina Liliana Pires Alvarenga, ESE do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

SP3 - Escape Room: Uma viagem no tempo com o pensamento computacional (EPE, 1.º e 2.º CEB)

Elisabete Cunha, ESE do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

SP4 - A Gallery Walk: uma estratégia ativa para promover capacidades matemáticas usando as tarefas com múltiplas resoluções (1.º e 2.º CEB)

Isabel Vale e Ana Barbosa, ESE do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

SP5 - Explorar Dados e Probabilidades: da sala de aula para o mundo! (1.º e 2.º CEB)

Célia Mestre, ESE do Instituto Politécnico de Setúbal

SP6 - Projeto Hypatiamat - Visão holística (1.º e 2.º CEB)

Ricardo Pinto, Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC. NIEFI, Associação Hypatiamat

José Martins, Associação Hypatiamat

Fernando Martins, Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC. inED

SP7 - Formulação de problemas diferentes para uma mesma solução (1.º e 2.º CEB)

Paulo Afonso, ESE do Instituto Politécnico de Castelo Branco

 18:15 

VERDE DE HONRA


 

 

[Voltar ao Início]

 

 

 

Sábado, 15 de novembro de 2025 (Online) - Via Zoom - As sessões com links Zoom serão posteriormente enviadas por e-mail para cada um dos participantes.

Horas SESSÕES

10:15

10:30

ABERTURA

10:30
 

12:15

SIMPÓSIOS DE COMUNICAÇÕES

SIMPÓSIO A

CO. A.1 - Espaço/s para aprender Matemática na Educação Pré-Escolar: o conhecimento do/a educador/a e a organização do ambiente educativo (EPE)

Helena Gomes, ESE do Instituto Politécnico de Viseu e CIDMA, Universidade de Aveiro

Maria Figueiredo, ESE do Instituto Politécnico de Viseu e CI&DEI, IP de Viseu

CO. A.2 - Enseñar probabilidad en educación infantil: luces y sombras en la formación del profesorado (EPE, 1.º CEB)

Claudia Vásquez, Pontificia Universidad Católica de Chile

CO. A.3 - Matemática em ação na educação pré-escolar: conversas, provocações e usos de cubos de cor (e outros jogos) como pontes para a descoberta. (EPE, 1.º CEB)

Maria Manuela Neto Pascoal

 

SIMPÓSIO B

CO. B.1 - As capacidades matemáticas transversais nos 1.º e 2.º anos de escolaridade (1.º CEB)

Célia Mestre, ESE do Instituto Politécnico de Setubal

CO. B.2 - Capacidades matemáticas transversais - Novas brochuras para o 3.º e 4.º anos (1.º CEB)

Neusa Branco, ESE do Instituto Politécnico de Santarém

Helena Gil Guerreiro, AE Braamcamp Freire, ESE - Instituto Politécnico de Lisboa

Lina Brunheira, ESE do Instituto Politécnico de Lisboa

Ana Paula Canavarro, Universidade de Évora

Manuela Vicente, AE Gabriel Pereira

Susana Brito, AE Braamcamp Freire

CO. B.3 - O desenvolvimento do pensamento computacional: uma experiència de ensino exploratório no 4.º ano de escolaridade (1.º CEB)

Pascoal Costa, AE de Ponte de Lima

Catarina Vasconcelos Gonçalves, inED ESE do Instituto Politécnico de Viana do Castelo 

CO. B.4 - O desenvolvimento do pensamento computacional na matemática desde o 1.º ano de escolaridade (1.º CEB)

Rosa Rocha

Pascoal Costa, AE de Ponte de Lima

Catarina Vasconcelos Gonçalves, inED ESE do Instituto Politécnico de Viana do Castelo 

 

SIMPÓSIO C

CO. C.1 - Educação Matemática Inclusiva: o caminho para uma Matemática de excelência para todos (Geral)

Ricardo Vicente, AE Júlio Dinis - Grijó

CO. C.2 - Conexões entre matemática e educação visual/ expressão plástica (1.º e 2.º CEB)

Anabela Gaio, AE de Camarate D' Nuno Álvares Pereira

Susana Serra, AE Moinhos da Arroja, Odivelas

CO. C.3 - Identificação e análise de conexões: um estudo com alunos do ensino básico (1.º e 2.º CEB)

Catarina Fonseca, ESE do Instituto Politécnico de Bragança 

Adorinda Gonçalves, ESE do Instituto Politécnico de Bragança 

Manuel Vara Pires, ESE do Instituto Politécnico de Bragança

CO. C.4 - Um exemplo de exploração de um contexto de interdisciplinaridade entre matemática e as artes visuais (1.º e 2.º CEB)

Cristina Morais, AE Pioneiros da Aviação Portuguesa

Helena Gil Guerreiro, AE Braamcamp Freire/ ESE do Instituto Politécnico de Lisboa 

Joana Conceição, AE José Cardoso Pires

 

 SIMPÓSIO D

CO. D.1 - Desigualdade triangular através do ensino exploratório: um estudo com alunos do 5.º ano do 2.º CEB (1.º e 2.º CEB)

Carolina Maria Luis Aires de Abreu, ESE do Instituto Politécnico de Coimbra 

Ana Elisa Esteves Santiago, ESE do Instituto Politécnico de Coimbra 

Nuno Lopes Martins, ESE do Instituto Politécnico de Coimbra

CO. D.2 - Capacidades matemáticas transversais - Novas brochuras para o 2.º ciclo (2.º CEB)

Elvira Santos, ESE da Lusofonia, Instituto Politécnico da Lusofonia 

Irene Martins, EB 2,3 de Álvaro Velho - AE Álvaro Velho 

Susana Serra, EB 2,3 Moinhos da Arroja - AE Moinhos da Arroja 

Lina Brunheira, ESE do Instituto Politécnico de Lisboa 

CO. D.3 - Explorando estatística e pensamento computacional: uma experiência de aprendizagem ativa (2.º CEB)

Marcela de Seabra, (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança

António Domingos, FCT NOVA, CICS.NOVA, Universidade NOVA de Lisboa 

Manuel Vara Pires, (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança

 

SIMPÓSIO E

CO. E.1 - Inverter a relação teoria-prática na formação inicial de professores (1.º e 2.º CEB)

António Guerreiro, ESEC da Universidade do Algarve 

Rute Rocha, ESEC da Universidade do Algarve

Isabel Guerra, Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Bragança 

CO. E.2 - Flexibilidade em cálculo mental na adição e na subtração, numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número: uma experiência no 2.º ano (1.º CEB)

Carlota Pedro, IE da Universidade de Lisboa 

CO. E.3 - Fornos solares no laboratório: aprendizagens matemáticas (Geral)

Patrícia Teixeira, CITeD, Instituto Politécnico de Bragança 

Ricardo Ramos, CITeD, Instituto Politécnico de Bragança  

Cristina Martins, CITeD, Instituto Politécnico de Bragança 

Maria José Rodrigues, CITeD, Instituto Politécnico de Bragança  

CO. E.4 - Uma tarde com a matemática dos nossos países: construindo pontes culturais (1.º e 2.º CEB)

Patrícia Teixeira, CITeD, Instituto Politécnico de Bragança 

Paula Maria Barros, CITeD, Instituto Politécnico de Bragança 

12:30

14:00

ALMOÇO

14:00

 

 

 

 

16:30

SESSÕES PRÁTICAS

SP8 - O jogo Multipli como ferramenta de aprendizagem matemática (1.º e 2.º CEB) 

Ana Oliveira e Fernando Sebastião, Instituto Politécnico de Leiria 

SP9 - Despertar o Gosto pela Matemática com a Milage nos primeiros anos (1.º e 2.º CEB)

Mauro Figueiredo, Universidade do Algarve 

SP10 – Recursos educativos digitais e interativos no ensino da Matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico (1.º CEB

Associação Atractor, Matemática Interativa 

SP11 – "Matematicando" com Materiais de Fim Aberto (EPE) 

Rui João Teles da Silva Ramalho, ESE de Paula Frassinetti

SP12 – Pavimentações com ferramentas Geogebra (1.º e 2.º CEB)

Carla Faneco, AE de Sampaio 

Cristina Loureiro, ESE do Instituto Politécnico de Lisboa

Nuno Valério, AE Professor Reynaldo dos Santos

SP13 – Resolver problemas para aprender matemática: o método de Polya no ensino básico (1.º e 2.º CEB)

António Guerreiro, Universidade do Algarve

Enrique Martinez - Jiménez, Universidade de Córdova (Espanha)

16:30
 

 

18:30

CONFERÊNCIA PLENÁRIA

As representações e a aprendizagem da matemática nos primeiros anos

Lurdes Serrazina, ESE do Instituto Politécnico de Lisboa (professora coordenadora aposentada)

18:30

ENCERRAMENTO

[Voltar ao Início]

 

   

 

 

 

 

Submissão de comunicações

Participe

Simpósios de Comunicações 
Se pretende participar no EMPA 2025 com uma Comunicação num dos simpósios, envie-nos a sua proposta. Cada simpósio tem a duração de 1 hora e 30 minutos, integrando três comunicações, no máximo.
 

Comunicações em Simpósios (15 min)
As comunicações para os simpósios são propostas e dinamizadas por participantes no encontro, fundamentalmente sobre temas e abordagens de ensino e materiais didáticos. Cada comunicação tem a duração de 15 minutos, reservando-se o restante tempo para a discussão coletiva.
 

Submissão de Comunicações
Os participantes no EMPA 2025 podem submeter propostas de comunicações. As propostas devem incluir um resumo em português. A extensão dos resumos não deve ultrapassar os 1500 carateres (incluindo espaços). Os textos das propostas devem respeitar rigorosamente as normas de formatação que constam no respetivo modelo disponibilizado e ser enviados para empa2025apm@gmail.com até ao dia 14 de julho de 2025.

Informação adicional:

Cada autor só pode submeter no máximo 2 (duas) comunicações com o seu nome;
Todos os autores que apresentam a comunicação têm de estar inscritos no encontro;
Só é entregue certificado a quem apresentar a comunicação.

A comunicação de aceitação é realizada até 31 de julho de 2025, podendo ser solicitada previamente informação adicional se necessário.

 

Modelo obrigatório para submissão de Comunicação

[Voltar ao Início]