Mantêm-se em funções, por terem sido eleitos em 2024: Manuel Marques (Vice-Presidente), Filipa Machado e Ricardo Vicente (vogais).
Cessam funções: Jaime Carvalho e Silva (presidente), Manuel Lourenço e Raúl Gonçalves (vogais).
Cessam funções: Nélia Amado (presidente), Elsa Fernandes e Isabel Vale (vogais).
As eleições estão marcadas para a Assembleia Geral Eleitoral que se realiza no dia 14 de julho e que tem caráter extraordinário, de acordo com a convocatória de 18 de maio.
A Assembleia Geral será formalmente encerrada no terminus do ProfMat com a divulgação dos resultados eleitorais.
A APM agradece a dedicação dos associados que durante os últimos anos desempenharam cargos nos órgãos sociais da Associação. A sua disponibilidade e serviço permitem que a APM continue com a sua vitalidade e significância.
A Mesa Eleitoral funcionará no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, a partir da abertura da Assembleia Geral Eleitoral, no dia 14 de julho e com horário a anunciar durante a realização do ProfMat, para efeitos de votação presencial.
Voto por correspondência
Os boletins de voto (devem ser descarregados e impressos em folhas A4 branca.
Os votos devem chegar à posse da Comissão Eleitoral, dobrados em quatro, dentro de um envelope fechado e anónimo.
Este envelope deve ser introduzido num outro envelope, endereçado e remetido por correio ou entregue pessoalmente na Sede da APM*, devidamente acompanhado do nome, do número do cartão de identificação pessoal e do número do associado. Pode utilizar esta declaração para o efeito.
Só serão considerados os votos por correspondência recebidos e colocados em urna fechada, na Sede da APM, até dois dias antes da abertura da Mesa Eleitoral (18h do dia 12 de julho).
* os associados que entreguem pessoalmente o seu voto, deverão assinar uma declaração de entrega que lhes será facultada no momento e que será apensa ao envelope exterior (que contém a identificação referida em 2). Este envelope só pode ser aberto pelos elementos da Mesa Eleitoral que darão baixa nos cadernos eleitorais.
Candidato a Presidente
Joaquim Pinto (associado n.º 4086) Joaquim Pinto, natural de Sangalhos, com 58 anos, professor de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário; Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Licenciado em Matemática, ramo de Formação Educacional, pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; Mestre em Ensino da Matemática pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; e Doutor em Educação (Didática e Desenvolvimento Curricular) pelo Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Autor de manuais escolares de Matemática para o Ensino Secundário. No presente ano letivo dedicado à Presidência da APM e a Supervisionar Estágio de Matemática do 3.º ciclo e Ensino Secundário no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Professor do quadro de nomeação definitiva da Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra. Integra os Grupos de Trabalho do Ensino Secundário, de História e Memórias do Ensino da Matemática, e T^3 no qual é um formador ativo, da Associação de Professores de Matemática (APM). É Presidente da Direção da Associação de Professores de Matemática. Razões da minha candidatura A lecionar Matemática desde 1992, fui fazendo um percurso pautado pela procura do que melhor é feito no ensino/educação Matemática. Procurei estar sempre atualizado para, deste modo, poder levar para dentro da minha sala de aula uma Matemática atrativa e com sentido. Junto dos colegas com quem tenho trabalhado, sou um impulsionador de novas práticas, partilhando sempre o que fui e vou aprendendo ao longo deste meu caminho. A minha inquietude levou-me a descobrir a Associação de Professores de Matemática (APM), e a fazer-me sócio. Desde o primeiro dia aproveitei tudo o que de melhor esta associação me podia oferecer, e foi muito ao longo dos anos. Nela encontramos toda a disponibilidade e o apoio a todos os professores, ferramentas e atividades educativas de qualidade, formações variadas, momentos de discussão e reflexão, entre outros, que sustentam a nossa prática profissional. A nível pessoal estive sempre pronto a levar a APM ao maior número de professores, fazendo a divulgação junto destes da sua atividade, organizando encontros regionais e nacionais, participando noutros, também de âmbito regional, nacional e internacional realizados nas mais diversas regiões do país e no estrangeiro. Apresentei comunicações, dinamizei sessões práticas e grupos de discussão, entre outros, realçando a importância do conhecimento matemático e de um ensino de qualidade. O meu primeiro ProfMat foi em Almada, no ano de 1996, ano em que a Matemática no Ensino Secundário começou a levar uma grande volta que culminaria em 1997 com a implementação de um novo Programa e com a constituição de uma equipa de professores acompanhantes da sua implementação e da qual me orgulho ter feito parte desde o primeiro instante. O referido ProfMat foi profícuo em discussões sobre o que deveria vir a ser a Matemática nos anos seguintes. E foi um marco muito importante para mim, desde logo abracei a ideia de pertencer à organização do ProfMat de 1997, organizado pelo núcleo de Coimbra e que decorreu na Figueira da Foz. Hoje, tal como ontem, estou na APM de corpo e alma, não me imagino professor sem ter ao lado esta Associação de Professores, a qual sempre que necessitei estava lá. A APM está aqui, para me ajudar, para nos ajudar, para responder às nossas ansiedades, às nossas preocupações. Como entendo, desde há muito, que a APM somos nós Professores de Matemática e que ela só existe porque nós existimos, não resisti ao apelo interior de me voltar a candidatar a Presidente da Direção da APM. Tenho um único intuito e compromisso, continuar a fazer a APM ainda maior, ativa, presente e interventiva, capaz de responder aos grandes desafios que constantemente nos aparecem, estando à altura deles como sempre esteve. Proporcionando a todos uma APM de excelência! |
Candidatos a Vice-Presidentes
Helena Castro (associada n.º 2267) Helena Castro, natural do Funchal, com 56 anos, professora de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário desde 1988. Licenciada em Matemática, ramo de Formação Educacional, pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; PósGraduada em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação e Formação, pelo Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa, Doutoranda de Didática da Matemática, pelo Instituto de Educação. Foi colaboradora do Laboratório de Geometria Intuitiva e Interativa da Faculdade de Ciências de Lisboa. É professora de nomeação definitiva no Agrupamento de Escolas Fernando Namora desde 1997. É membro das equipas PADDE e STEAM e Coordenadora de Projetos do Agrupamento. Razões da minha candidatura Ao longo de mais de três décadas dedicadas ao ensino da Matemática, sempre procurei seguir um caminho de aprendizagem contínua e de inovação pedagógica. Desde os primeiros anos da minha carreira, senti que ensinar Matemática implicava mais do que transmitir conteúdos — era fundamental tornar a disciplina significativa, apelativa e acessível aos alunos. Foi com este espírito que fui construindo uma prática profissional alicerçada no rigor, na curiosidade e na partilha. A minha inquietação e vontade de fazer mais e melhor levaram-me naturalmente a encontrar na Associação de Professores de Matemática (APM) um espaço privilegiado de formação, reflexão e colaboração. Tornar-me sócia foi um passo decisivo — desde então, tenho aproveitado plenamente os recursos, os encontros, as publicações e os momentos de debate promovidos pela Associação, sempre com o objetivo de enriquecer a minha ação educativa e a dos que me rodeiam. Ao longo dos anos, tive também o privilégio de retribuir o muito que recebi, contribuindo ativamente para a divulgação e dinamização das atividades da APM. Participei em congressos, apresentei comunicações em dois ProfMat, apresentei um artigo que foi publicado na revista de APM maio/junho de 2012, procurando valorizar o conhecimento matemático e promover uma visão exigente e humana do ensino. Participei e dinamizei atividades na Feira da Matemática, organizei Olimpíadas de Matemática (nacionais, CPLP e Ibero-americanas, dinamizei duas sessões para professores da Casa das Ciências (Mais do que um simples azulejo – Lisboa e Matemática e Sustentabilidade – Porto). Fui elemento da equipa responsável da Elaboração do Plano de Ação da Matemática na escola e durante vários anos, elemento do Conselho Pedagógico e elemento da Equipa do Projeto Tecnológico de Escola. Fui coordenadora de Diretores de Turma do Ensino Básico e Secundário, elemento da Equipa de Autoavaliação de Escola. Momentos como o ProfMat de 1996, em Almada, primeiro em que participei, foram particularmente marcantes. Desde então, mantive-me disponível para colaborar e contribuir, convicta de que a força da APM está no envolvimento e dedicação dos seus associados. Hoje, reafirmo o meu compromisso com esta Associação que tão profundamente marcou o meu percurso profissional e pessoal. Candidato-me à vice-presidência da Direção da APM com a firme intenção de dar continuidade a um projeto coletivo que coloca os professores no centro das decisões, que promove uma Matemática de qualidade e que está presente onde é preciso, quando é preciso. Coloco a minha experiência, o meu entusiasmo e o meu conhecimento ao serviço da comunidade de professores de Matemática. Quero ajudar a fortalecer a APM como espaço de referência pedagógica, científica e ética — um espaço onde os professores encontram apoio, formação de qualidade, partilha de boas práticas, e onde se sentem representados e valorizados, porque mais do que uma associação, a APM é uma rede viva de professores que acreditam numa escola melhor, numa Matemática mais acessível, e numa profissão com identidade e voz ativa Acredito numa APM ativa, próxima, mobilizadora e preparada para os desafios que enfrentamos. Porque a APM somos todos nós — e juntos podemos torná-la ainda mais forte, mais relevante, mais transformadora. |
Candidatos a Vogais
Carlos Albuquerque (associado n.º 4420)
Foi co-autor de brochuras de apoio ao Reajustamento dos Programas de Matemática (1997-1999), membro do Grupo de Trabalho constituído pela SPM, APM e SPCE que elaborou o documento "A Matemática na Formação Inicial de Professores" (2006) e membro do Grupo de Trabalho de Matemática que elaborou as "Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática" (2020). Foi co-autor das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (2023). Atualmente é membro do Grupo de Trabalho da Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário. Razões da minha candidatura Toda a minha carreira profissional tem sido ligada ao ensino da Matemática. No ensino superior, na formação de professores do ensino básico e ensino secundário, e no desenvolvimento curricular. Acredito num ensino da Matemática que tenha em conta toda a riqueza da Matemática, desde os aspetos mais rigorosos aos aspetos mais intuitivos, desde a Matemática como construção puramente teórica aos aspetos mais aplicados. Acredito que o ensino da Matemática deve ser proposto e dirigido a todos, tendo em conta as diferenças entre os alunos e as diferenças das suas opções pessoais. Candidato-me à Direção da APM para colaborar no desenvolvimento da missão da APM. Em particular, melhorar o ensino da Matemática em todos os níveis de ensino, apoiar a atividade profissional dos professores e participar na definição das políticas educativas são alguns dos objetivos da APM com que me identifico desde há muito e que pretendo ajudar a concretizar. |
Dina Tavares (associada n.º 8376) Dina Tavares, 45 anos, Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, onde leciona desde 2006 na formação inicial e contínua de professores. Licenciada em Ensino da Matemática (2003), pela Universidade de Aveiro; mestre em Matemática (2006) e doutorada em Matemática e Aplicações (2017), pela mesma Universidade. Concluiu a Pós-Graduação em Estatística Avançada e Matemática Financeira (2007) na Universidade de Coimbra. É investigadora no CIDMA e colaboradora no CI&DEI, com interesse em Educação Matemática, STEM, Tecnologias Educativas e Inteligência Artificial na Educação. Começou o seu percurso como docente no ensino básico e secundário em 2003 e é, desde 2008, formadora acreditada de professores. É autora de manuais escolares de diversos níveis de ensino e tem coordenado diversas iniciativas educativas, como o Matematrix e o Campeonato Nacional de Multipli. Entre 2021 e 2025, foi Subdiretora da ESECS, adquirindo experiência em liderança e gestão académica. Tem ainda participado em projetos internacionais na área da Educação para o Desenvolvimento, em países como Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Costa do Marfim. Razões da minha candidatura Sou professora de Matemática, formadora de professores e sócia da Associação de Professores de Matemática (APM) desde o início da minha carreira. Sempre reconheci na APM um pilar essencial na valorização do ensino da Matemática, na formação contínua dos professores e na construção de uma cultura de reflexão, partilha, inovação e exigência. Acredito que o papel da APM é hoje mais decisivo do que nunca. Vivemos um tempo de rápidas transformações — pedagógicas, sociais e tecnológicas — que exigem uma associação atenta, próxima dos contextos reais das escolas e capaz de dar voz aos professores, valorizando o seu trabalho e apoiando os seus desafios diários. A minha candidatura ao cargo de vogal nasce da vontade firme de contribuir para uma APM ainda mais forte, mais presente nas escolas e mais mobilizadora dos seus associados. Trago comigo uma larga experiência no ensino e na formação de professores, consolidada ao longo de mais de 20 anos de dedicação à Educação. Nos últimos quatro anos, integrei a direção de uma Escola Superior que forma professores, o que me deu ferramentas valiosas de liderança, visão estratégica e capacidade de diálogo entre os diferentes níveis de ensino. Quero colocar essa experiência ao serviço da associação, contribuindo para consolidar redes de colaboração, apoiar práticas pedagógicas inovadoras e reforçar o compromisso da APM com uma escola de qualidade, mais inclusiva e mais exigente. Acredito que a missão da APM — enquanto associação de professores para professores — é hoje mais relevante do que nunca. Desta forma, a minha candidatura é, acima de tudo, um compromisso com os professores, com a qualidade do ensino e com o futuro da Educação Matemática em Portugal. |
João Carlos Terroso (associado n.º 10610)
Atualmente, é membro da equipa da Revista Educação e Matemática e do Grupo de Trabalho do Secundário da Associação de Professores de Matemática. Razões da minha candidatura Desde o ano da minha inscrição como sócio da APM, a minha contribuição ativa para o ensino da Matemática tem sido bastante frequente, quer diretamente (a trabalhar com os meus alunos diariamente), quer indiretamente (participando nos “bastidores” deste papel de ser Professor de Matemática). O facto é que Ser Professor de Matemática é um papel que vivo, revivo e assumo diariamente, com muito orgulho e muito gosto de o ser e de o assumir. Assim, e tendo em conta o trabalho já executado com a minha anterior candidatura, pretendo candidatar-me novamente a vogal com vista a continuar a trabalhar nos projetos que me envolvi associativamente e a ajudar a criar novas oportunidades de expandir e a melhorar os ideais associativos que a APM representa e apresenta para a nossa profissão. Candidato-me ao cargo de vogal da direção da APM para poder integrar uma equipa onde posso dar o meu contributo e aprender também, com o compromisso de esforço total para com a própria associação. |
Letícia Martins (associada n.º 7185)
Licenciei-me em Matemática na Universidade do Minho em 2016, concluí o mestrado já referido em 2018, e iniciei logo uma bolsa de investigação nesse mesmo ano, que terminou em 2019 para dar lugar a uma bolsa de doutoramento fornecida pela FCT. Frequentei o Doutoramento em Ciências das Educação, especialidade em Educação Matemática, também na Universidade do Minho, entre 2019 e 2023, tendo já concluído este nível de ensino. Nestes meus anos de associada, tenho colaborado com a APM de forma ativa em diferentes frentes. Integrei o Núcleo Regional de Braga, tendo já participado na organização de encontros regionais (MinhoMat) e nacionais (ProfMat); sou membro da comissão organizadora do concurso Matemáticas na Raia desde 2018; sou vogal da direção da APM desde 2019. Razões da minha candidatura Recandidato-me para a posição de vogal da direção da APM pelo sentido crescente de pertença que sinto nesta associação; pela vontade de continuar a contribuir para melhorar o ensino de Matemática; por todas as boas experiências que esta associação já me proporcionou, e que foram guiando o meu caminho de forma positivamente subtil; e pelos atuais e futuros professores de Matemática, que precisam e precisarão das referências e experiências que a APM consegue dar. Recandidato-me com a certeza de que continuarei a dar o melhor de mim, com a dedicação que coloco habitualmente em tudo o que faço. |