Discussão Pública das Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Secundário

 

CONTRIBUTOS PARA A DISCUSSÃO PÚBLICA DAS

Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário

Matemática A, Matemática B, Matemática Aplicada às Ciências Sociais, Matemática do Ensino Profissional

 

A Associação de Professores de Matemática (APM) participou na consulta pública dos documentos relativos às novas propostas de Aprendizagens Essenciais (AE) para Matemática A, Matemática B e Matemática do Ensino Profissional, e ainda das atuais Aprendizagens Essenciais da disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS).

Este processo, com o seu início a 7 de junho e término a 15 de setembro, foi promovido pela Direção da APM, sendo as iniciativas tomadas repartidas pela direção cessante e pela direção atual, que tomou posse a 9 de julho durante o ProfMat22 em Setúbal.

Considerando o trabalho desenvolvido no âmbito das várias estruturas organizativas da APM, em particular o Grupo de Trabalho do Secundário, o Conselho Nacional e a Direção e, ainda, os momentos de apresentação, debate e reflexão criados em encontros organizados pela APM, em particular no ProfMat22, e, como não poderia deixar de ser, considerando também a participação dos sócios através da consulta realizada ou de livre participação, a direção da APM apresentou os seus primeiros contributos na reunião conjunta com outras associações e o Grupo de Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (RCAEMES).

A APM foi parte ativa, por vezes pró-ativa, no que concerne à revisão dos documentos curriculares em vigor para as disciplinas de Matemática, quer no Ensino Básico quer no Ensino Secundário. A APM, através de vários dos seus sócios e elementos de seus Grupos de Trabalho, contribuiu para o processo da elaboração do relatório de recomendações sobre o ensino, a aprendizagem e a avaliação na disciplina de Matemática, e depois para os documentos propostos para a revisão dos documentos curriculares em vigor.

Assim, considerou a APM que no prazo dado para término da discussão pública destes documento faria mais sentido fazer chegar ao grupo de trabalho, e tornar posteriormente público, um conjunto de contributos, que não traduzem uma análise pormenorizada de conteúdos, capacidades e atitudes, mas sim uma visão geral e o levantamento de algumas reflexões e sugestões próprias da diversidade e pluralidade das participações existentes dentro da própria APM.

Desta forma, a Direção da APM, designou o documento enviado a 15 de setembro por "Contributos para a discussão pública das AEMES" e disponibiliza-o agora AQUI publicamente, sabendo que é com certeza um documento ainda em aberto e que é complementado por todos os contributos que cada sócio da APM, cada professor de Matemática, teve a oportunidade de fazer chegar ao GT RCAEMES.

A Direção da APM