O encontro “Ensino dos Números e Álgebra” é o segundo encontro de professores organizado pela Associação de Professores de Matemática e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no âmbito de um protocolo de colaboração entre estas instituições, e tem como propósito principal refletir e debater o ensino dos Números e da Álgebra nos diferentes níveis de escolaridade, assumindo-se também como um momento e um espaço de formação de professores.
Pretende-se, com este encontro, aprofundar a reflexão e o debate em algumas questões didáticas relativas ao ensino dos Números e Álgebra. Com esta finalidade propõe-se um programa do encontro com quatro sessões plenárias — duas conferências seguidas de discussão e um painel, sobre aspectos específicos do tema do encontro, e uma mesa redonda sobre o mais recente documento do National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) cuja tradução a APM acaba de lançar, “Princípios para a Ação: assegurar a todos o sucesso em Matemática”.
O encontro realiza-se em Lisboa no Instituto de Educação, a 20 de maio de 2017, entre as 9h e as 17h30. A Associação de Professores da Matemática e o Instituto de Educação convidam à participação os professores do ensino básico e do ensino secundário, a quem o encontro é particularmente dirigido.
Os participantes que o desejarem poderão ver creditada a sua participação no encontro.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
20 de maio de 2017 (sábado)
09h00 às 17h30
Professores dos grupos de docência 110, 230 e 500
Doutorandos e mestrandos na área do Ensino da Matemática
Ana Cláudia Henriques, IE-UL
Henrique Manuel Guimarães, IE-UL
Joana Mata-Pereira, IE-UL
Lurdes Figueiral, APM
Renata Carvalho, APM
Teresa Moreira, APM
Na organização do encontro colaborou um grupo alargado de pessoas constituído por:
Adelina Precatado (APM), Ana Cláudia Henriques (IE-UL), Hélia Oliveira (IE-UL), Henrique Manuel Guimarães (IE-UL),
João Pedro da Ponte (IE-UL), Joana Mata-Pereira (IE-UL), Leonor Santos (IE-UL), Lurdes Figueiral (APM), Marisa Quaresma (IE-UL),
Renata Carvalho (APM), Teresa Moreira (APM)
Dia 20 de maio 2017
08:30 - 09:00 | Receção |
09:00 - 09:30 | Sessão de abertura |
09:30 - 10:45 |
Conferência plenária 1 O pensamento relacional na aprendizagem dos números e das operações no ensino básico Renata Carvalho, Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral; UIDEF do IE- ULisboa Moderação: Lurdes Figueiral, Associação de Professores de Matemática |
10:45 - 11:15 | Pausa para café |
11:15 - 12:30 |
Conferência plenária 2 O que pensam alunos e professores sobre a Álgebra da escola básica Alessandro Ribeiro, Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC), da Universidade Federal do ABC (UFABC), Brasil Moderação: Leonor Santos, IE- ULisboa |
12:30 - 14:00 | Almoço |
14:00 - 15:30 |
Painel Plenário Tecnologias digitais no ensino dos números e álgebra Adelina Precatado, Escola Secundária de Camões, Lisboa Elvira Santos,Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho, Barreiro Helena Romano, Agrupamento de Escolas Ordem de Santiago, Setúbal Hélia Jacinto, Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo Moderação: Hélia Oliveira, IE- ULisboa |
08:30 - 09:00 | Pausa para café |
16:00 - 17:15 |
Mesa redonda Assegurar a todos o sucesso em Matemática – os Princípios para a Ação do NCTM Apresentação: Fernando Nunes, Professor aposentado do ensino básico (grupo 230) Comentários: Teresa Moreira, ES José Gomes Ferreira, Lisboa Joana Mata-Pereira, IE- ULisboa Moderação: Ana Henriques, IE- ULisboa |
17:15 - 17:30 | Sessão de encerramento |
Os participantes que pretendam aceder aos créditos que este encontro proporciona deverão ter em atenção a necessidade da frequência de pelo menos 2/3 do número total de horas do encontro e da elaboração de um relatório reflexivo expressamente elaborado para o efeito. Este relatório deverá ser acompanhado de uma apresentação, elaborada em grupo, que sumarize o trabalho realizado a partir de uma proposta que será feita no Grupo de Trabalho em que participar.
Avaliação: A avaliação, para efeitos da obtenção dos créditos, traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previsto no nº 2 do artigo 46º do ECD aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, e terá em conta os seguintes itens com os respetivos pesos:
- assiduidade (40%)
A contabilização da assiduidade é feita por sessão, através da assinatura na Folha de Registo de Presenças (a falta a qualquer uma das conferências e painel plenários penaliza 0,4 valores; a falta a cada sessão de trabalho de grupo penaliza 0,5 valores).
- relatório reflexivo individual (60%)
Este relatório consiste num texto crítico-reflexivo para cuja elaboração será indicado um conjunto de tópicos orientadores constantes num guião previamente disponibilizado via correio eletrónico. O relatório deverá ser redigido de acordo com o formato indicado no mesmo guião e enviado em formato pdf para o endereço que será disponibilizado durante o encontro, até 15/06/2016. Deverá incluir em anexo a apresentação do trabalho realizada em grupo, atrás referida (a sua não inclusão acarretará uma penalização de 1 valor).
1.º prazo (até 26 de abril de 2016)
Sem pedido de creditação | Com pedido de creditação * | |
Sócios da APM | Gratuito | 20,00 € |
Docentes e alunos do IE-ULisboa | Gratuito | 20,00 € |
Não sócios da APM | 25,00 € | 40,00 € |
* 0,6 unidades de crédito
2.º prazo (de 27 de abril a 7 de maio de 2016)
Sem pedido de creditação | Com pedido de creditação * | |
Sócios da APM | 15,00 € | 30,00 € |
Docentes e alunos do IE-ULisboa | 15,00 € | 30,00 € |
Não sócios da APM | 37,50 € | 60,00 € |
* 0,6 unidades de crédito
Após preencher o formulário de inscrição deve efetuar a transferência bancária referente ao valor da sua inscrição para a conta APM com IBAN: PT50 0035 0325 00000420630 84 e enviar o comprovativo de pagamento para o e-mail encomenda@apm.pt, no prazo de 48 horas.
A SUA INSCRIÇÃO SÓ SERÁ VALIDADA E CONFIRMADA APÓS RECEÇÃO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO.