A 25.ª edição do Encontro Nacional MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS – EMPA 2022, promovido pela Associação de Professores de Matemática, com a colaboração da Associação de Profissionais de Educação de Infância, irá decorrer nos dias 4 e 5 de novembro de 2022, tendo como anfitriã a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (www.esec.pt).
Este Encontro é dirigido a educadores de infância e a professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, a estudantes da formação inicial de professores e a todos os que se interessam pelas aprendizagens matemáticas, em particular nos primeiros anos. Neste sentido, pretende-se proporcionar momentos de partilha, reflexão e discussão sobre práticas pedagógicas e investigação no âmbito do ensino e da aprendizagem da Matemática nos primeiros anos.
Nesta edição, pretende-se evidenciar e reforçar a articulação entre os níveis de educação envolvidos com o objetivo de estimular a comunicação, cooperação e colaboração entre os profissionais dos vários ciclos do Ensino Básico desde a Educação de Infância ao 2.º CEB. Em que medida os currículos são facilitadores da aproximação Pré/1.º ciclo e 1.º/2ºciclos? Que experiências têm ajudado a quebrar as barreiras tantas vezes referidas como obstáculos à aprendizagem das crianças? Haverá percursos de desenvolvimento em espiral favoráveis à aprendizagem, tanto da matemática como de outras áreas? Que contributos tem dado a formação de professores e educadores de infância para a valorização de práticas de desenvolvimento progressivo ao longo dos vários níveis da escolaridade?
Serão considerados eixos temáticos transversais aos níveis educativos em questão, como a robótica educativa e a utilização de outros recursos tecnológicos, as conexões na (e com) Matemática, as representações matemáticas, a aprendizagem colaborativa, entre outros. Certos de que a partilha e aprofundamento de saberes é uma necessidade e um estímulo para inovação de práticas dos educadores e professores, aguardamos pela vossa participação, contribuindo para o enriquecimento destes dois dias de duração do encontro.
O encontro será de novo presencial, embora seja possível a participação à distância em algumas sessões.
Este ano, o EMPA é acolhido, integrando a sua organização, pelo Instituto Politécnico de Coimbra, através da sua Escola Superior de Educação.
Sobre Coimbra
Coimbra é a cidade "académica" e não precisa de apresentações, no entanto não resistimos em deixar-vos aqui um estimulante vídeo sobre Coimbra, editado pela Câmara Municipal de Coimbra, assim como a hiperligação para o site do Turismo da Região Centro onde poderão encontrar (boas) pistas para roteiros de visitas por estas terras.
Nota: Participantes que optem pela participação online terão acesso apenas à transmissão, via zoom, de conferências, simpósios e painel plenário. Não têm acesso às sessões práticas.
Sexta-feira, 4 de novembro de 2022
Horas
SESSÕES
13:00
ABERTURA DO SECRETARIADO DO ENCONTRO(Junto ao auditório)
14:30
14:45
APONTAMENTO MUSICAL (Auditório)
14:45
15:15
SESSÃO DE ABERTURA(Auditório)
Rui Antunes, Presidente da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra
Joaquim Pinto, Presidente da Associação de Professores de Matemática
Luís Ribeiro, Presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância
Fernando Martins, Representante da Comissão Organizadora
15:15
17:15
CONFERÊNCIA PLENÁRIA
Robótica educativa nas aprendizagens matemáticas: que desafios?(Geral) (Resumo)(Auditório)
Moderadora: Catarina Cruz, ESE do Instituto Politécnico de Coimbra
Ricardo Silva, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, ESSE do Instituto Politécnico de Coimbra, NIEFI
Maria de Fátima Antunes Martins Castilho, Agrupamento de Escolas Caranguejeira
Márcia Pereira, Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Coimbra
Maria Francisca Pessoa, Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Coimbra
17:15
17:30
PAUSA
17:30
20:00
SESSÕES PRÁTICAS
SP1 - Conceção e discussão de tarefas de Geometria e Medida com recurso a manipuláveis virtuais (1.º e 2.º CEB) (Resumo) (Sala 5)
Cristina Loureiro, ESE do Instituto Politécnico de Lisboa
Renata Carvalho, APM, ESE Instituto Politécnico de Lisboa, UIDEF-Instituto de Educação
SP2 - Diferenciação pedagógica com a plataforma MILAGE APRENDER+ (Geral) (Resumo) (Sala 7)
Mauro Figueiredo, Universidade do Algarve
SP3 - A plataforma Khan Academy na sala de aula de matemática – 1.º e 2.º ciclos (1.º e 2.º CEB) (Resumo) (Sala 3)
Teresa Fernandes, Fundação Altice
SP5 - Scratch, matemática e as novas aprendizagens essenciais (1.º e 2.º CEB) (Resumo) (Sala 1)
Paula Maria Barros, Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança
SP6 - Deslizar, Rodar e Voltar (Geral) (Resumo) (Sala 17)
António Guerreiro, ESE e Comunicação, Universidade do Algarve
SP8 - Potenciar a aprendizagem da matemática com o Kahoot! (1.º CEB) (Resumo) (Sala de Música)
Maria Gorete Fonseca, Agrupamento de Escolas da Lourinhã & UIDEF da Universidade de Lisboa
SP4- Artefactos digitais da Plataforma Hypatiamat e mecanismos de monitorização (1.º e 2.º CEB) (Resumo) (Sala 1)
Ricardo Pinto, ESE Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, NIEFI, Associação Hypatiamat
José Martins, Associação Hypatiamat
SP7 - Brincar (afinal) é coisa séria: aprender matemática com significado (EPE e 1.º CEB) (Resumo) (Sala 3)
Maria Figueiredo, ESE de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu
Helena Gomes, ESE de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu
SP9 – Desenvolver o pensamento computacional na aula de Matemática do 1.º ciclo (1.º CEB) (Resumo) (Sala 7)
Célia Mestre, ESE Setúbal, Instituto Politécnico de Setúbal
Renata Carvalho, APM, ESE Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, UIFEF-Instituto de Educação
SP10 – Programação tangível e inclusão da Matemática nos primeiros anos: Projeto TANGIN (1.º e 2.ºCEB) (Resumo) (Sala 8)
Isabel Cabrita, Universidade de Aveiro
Maria José Loureiro, Universidade de Aveiro
Cecília Guerra, Universidade de Aveiro
SP11- Que tarefas para abordar o tema Dados no 1.º e 2.º ciclos?(1.º e 2.º CEB) (Resumo) (Sala 9)
Irene Segurado, Escola Básica e Secundária Dr. Rui Grácio
11:30
11:45
PAUSA
11:45
13:15
SIMPÓSIO DE COMUNICAÇÕES
SIMPÓSIO A (Sala 1)
Moderadores: Cristina Martins & António Guerreiro
CO.A.1 - Abordagem STEAM: do concetual a ideação de uma atividade (Pré e 1.ºCiclo) (Resumo)
Patrícia Teixeira, Centro de Investigação em Educação Básica/Instituto Politécnico de Bragança
Cristina Martins, Centro de Investigação em Educação Básica/Instituto Politécnico de Bragança
Helena Rocha, CICS.NOVA, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa
CO.A.2 - Aprendizagens essenciais no 1.º ano: de uma tarefa a uma sequência de tarefas (Pré e 1.ºCiclo) (Resumo)
Célia Mestre, Agrupamento de Escolas Romeu Correia; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
Cristina Martins, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
Cândida Tourais, Agrupamento de Escolas de Azeitão
Isabel Guerra, Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Bragança
CO.A.3 - O livro infantil como desencadeador de aprendizagens matemáticas no âmbito do sentido de medida (Pré e 1ºCEB) (Resumo)
Inês Esteves, Débora Pinto, Paula Farinho, Ana Mendes, Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE)
SIMPÓSIO B (Sala 3)
Moderadores: Manuel Vara Pires & Fernando Martins
CO.B.1 - Da azeitona ao azeite: uma experiência de ensino e aprendizagem para crianças (Pré e 1ºCEB) (Resumo)
Cristiana Patrícia de Sousa Ribeiro, Maria Luísa Azevedo, Cristina Mesquita, Manuel Vara Pires - Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança
CO.B.2 - Perceber o pensamento funcional de crianças no contexto das sequências de repetição (Pré e 1ºCEB) (Resumo)
Joana Cabral - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
CO.B.3 - O jogo na Natureza como potenciador da aprendizagem de conteúdos matemáticos (1.º CEB) (Resumo)
Ana Oliveira - Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra, AE Rainha Santa Isabel
Fernando Martins – Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra
Rui Mendes – Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra
CO.B.4 - Artefactos digitais da plataforma Hypatiamat para promover os sentidos da multiplicação (1.ºCEB) (Resumo)
Yelitza Freitas - Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra, IIA, NIEFI
Ricardo Pinto - Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra, IIA, NIEFI, Associação Hypatiamat
Ana Gomes - Escola Básica da Solum Sul
Virgílio Rato - Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra, IIA, NIEFI
Fernando Martins - Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra, IIA, NIEFI, Instituto de Telecomunicações
SIMPÓSIO C (Sala 7)
Moderadores: Cristina Loureiro & Helena Amaral
CO.C.1 - O processo de ensino e de aprendizagem dos números: experiências em sala de aula (1.ºCEB) (Resumo)
Sandra Regina D’ Antonio Verrengia, Lucilene Lusia Adorno de Oliveira, Leila Pessôa da Costa, Kauana Grizotti, Vilian Andreia Pereira - Universidade Estadual de Maringá – PR, Brasil e Escola Municipal Olinda Dias Pereira, Sarandi – PR, Brasil.
CO.C.2 - Aspectos significativos para apreensão do conceito de número: refletindo sobre a avaliação (1.ºCEB) (Resumo)
Sandra Regina D’ Antonio Verrengia, Lucilene Lusia Adorno de Oliveira, Leila Pessôa Da Costa, Kauana Grizotti – Universidade Estadual de Maringá – PR, Brasil e Escola Municipal Olinda Dias Pereira, Sarandi – PR, Brasil.
CO.C.3 - Utilização do GeoGebra nos 1.º e 2.º ciclos Ensino Básico — Experiências e reflexões (1.º e 2.º CEB) (Resumo)
Cristina Loureiro – Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa
Helena Amaral - Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos
SIMPÓSIO D (Sala 8)
Moderadores: Margarida Abreu & Irene Segurado
CO.D.1 - Explorar conceitos matemáticos em ambientes digitais: uma experiência de formação contínua de professores (1.º e 2.º CEB) (Resumo)
Renata Carvalho - Associação de Professores de Matemática, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, UIDEF Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
CO.D.2 - Utilização do GeoGebra no 1.º Ciclo Ensino Básico — à descoberta dos eixos de reflexão (1.º e 2.º CEB) (Resumo)
M.ª da Graça Pereira, Alexandra Borges - Agrupamento de Escolas de Alapraia
CO.D.3 - A resolução de problemas no desenvolvimento do pensamento computacional com recurso à robótica educativa (1.º e 2.º CEB) (Resumo)
Ana Lúcia Bento Miguens - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
13:15
14:45
PAUSA PARA ALMOÇO
14:45
16:15
CONFERÊNCIAS TEMÁTICAS
CT1 — Conexões na (e com) a matemática (Geral) (Resumo) (Sala 1)
Isabel Vale, ESE, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Ana Barbosa, ESE, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
CT2 — Aprender a programar, programar para aprender (EPE e 1.º CEB) (Resumo) (Sala 3)
João Vítor Torres, ESE do Instituto Politécnico de Setúbal
CT3 — O estudo de aula como promotor do desenvolvimento do conhecimento didático dos professores que ensinam matemática nos primeiros anos (EPE e 1.º CEB) (Resumo) (Sala 7)
Maria Gorete Fonseca, Agrupamento de Escolas da Lourinhã & UIDEF da Universidade de Lisboa
Ana Paula Novo, Agrupamento de Escolas da Lourinhã
Andreia Magro, Agrupamento de Escolas da Lourinhã
16:15
16:30
PAUSA
16:30
18:30
PAINEL PLENÁRIO
Transições entre diferentes etapas educativas: como?(Geral) (Resumo) (Auditório)
Moderadoras: Fátima Freitas e Sofia Graça
Raquel Maricato, (SASUC- EPE)
Ana Oliveira, Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel (Eiras -1.º CEB)
Isabel Duque, Centro de Apoio Social (CASPAE – EPE e 1.º CEB)
Amélia Robalo, Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo
Robótica Educativa nas aprendizagens matemáticas: que desafios?
(AUDITÓRIO)
Catarina Cruz (1)
Ricardo Silva (2)
Maria de Fátima Antunes Martins Castilho (3)
Márcia Pereira (4)
Maria Francisca Pessoa (4)
Escola/Instituição
(1)ESE do Instituto Politécnico de Coimbra
(2)Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, CIDTFF—Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, ESE do Instituto Politécnico de Coimbra, NIEFI
(3)Agrupamento de Escolas Caranguejeira
(4)Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Coimbra
Resumo
Os robôs têm sido perspetivados como artefactos prementes em diversos níveis educativos e várias áreas curriculares, promovendo contextos interdisciplinares. Nos anos 60, a linguagem de programação Logo e os robôs Turtle contribuíram para o despoletar da Robótica Educativa (RE), constituindo-se um ponto de partida para iniciativas futuras. No entanto, é nos últimos anos, com os avanços tecnológicos e a acessibilidade a estas ferramentas, que estes artefactos têm marcado presença em novos “espaços” educativos, nos quais a sua integração e a inovação de metodologias têm contribuído para mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem.
As orientações curriculares sugerem, desde a Educação Pré-Escolar, a inclusão destas ferramentas em contextos pedagógicos, no entanto, colocam-se algumas questões: Que tipos de robôs existem e quais os mais adequados para determinados níveis de ensino? Como criar cenários de aprendizagem interdisciplinares, envolvendo a RE, para promover aprendizagens efetivas? De que conhecimentos os educadores e professores necessitam para integrar a RE nas práticas educativas e letivas? Poderá a RE promover a transição de aprendizagens entre diferentes níveis educativos?
Nesta conferência, será apresentado o estado da arte sobre o desenvolvimento da RE, e seu impacto na promoção de aprendizagens, e serão apresentados casos de experiências pedagógicas usando a RE, esperando-se contribuir para a reflexão de como transformar a RE em ferramenta epistémica.