AlgarMat22

09/09/2022 a 10/09/2022
EB João de Deus - S. Bartolomeu de Messines

 

 

PROGRAMA

 

Sexta-feira – 9 de setembro de 2022 (Online)

 

15:00/15:10Nota de Boas Vindas [Coordenador do Núcleo]

15:10/16:00Conferência Plenária

A literacia estatística e a competição internacional de Posters do ISPL

Maria Manuel Nascimento, Departamento de Matemática, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Nos dias de hoje somos atingidos todos os dias por notícias que envolvem estatística. Mais já se fala nas enormes quantidades de dados manipulados por nós e por quem, por trás das nossas contas (de email, das redes sociais, etc.) manipula os nossos anúncios e quase "adivinha" o que gostamos... Mas onde é que isto tudo começa? Como podemos abordar o tema dos dados, entusiasmando os nossos alunos e a nós próprios enquanto seus professores? Como é que a literacia estatística - não sendo um bicho papão - pode ajudar-nos a ligar os nossos interesses com a participação ativa, quer como elementos da comunidade educativa, quer como cidadãos críticos e interventivos. Nesta conferência vou tentar abordar como tudo pode começar e continuar do pré-escolar ao ensino superior e por aí adiante!... Entretanto, se estiverem muito curiosos(as), podem ir pesquisar o que quererá dizer ISLP (ficam as dicas: IASE e ISI …).

 

16:10/19:10 – Sessões Práticas

 

O Scratch na aprendizagem da matemática

João Torres, Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Pré-escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo & 3.º Ciclo

O Scratch é uma linguagem de programação por blocos, criada no MIT. É de utilização gratuita e com ela os alunos podem desenvolver projetos sobre diferentes temas e com diferentes objetivos. Ao programar, os alunos serão confrontados com a utilização de coordenadas, unidades de medida, percentagens, variáveis e outras relacionadas com a aprendizagem da Matemática. Nesta sessão exploraremos as potencialidades do Scratch que permitem abordar alguns temas na área da Matemática. Depois de uma breve explicação sobre o funcionamento do Scratch, os professores serão desafiados a construir um projeto que pudessem propor aos seus alunos para trabalhar alguns conteúdos relacionados com a aprendizagem da Matemática.

N.º Máximo de Participantes: 30

 

 

 

Ambientes digitais para o desenvolvimento de aprendizagens essenciais dos Números

Renata Carvalho, Centro de Formação da APM

1.º Ciclo & 2.º Ciclo

O recurso a ambientes digitais para explorar conceitos matemáticos está devidamente enquadrado nas orientações curriculares que entram em vigor em 2022/23, pelo que devem fazer parte das práticas dos professores. Esta sessão prática pretende explorar alguns ambientes digitais para a aprendizagem dos Números nos primeiros anos.

N.º Máximo de Participantes: 20

 

Matemática interativa com ClassPoint

Filipe Galego, Agrupamento de Escolas Martinho Árias

2.º Ciclo, 3.º Ciclo & Secundário

O PowerPoint ainda é a ferramenta de eleição de muitos professores para apresentação de conteúdos. O ClassPoint é um poderoso addon, totalmente integrado no PowerPoint e que o transforma numa ferramenta interativa. Permite ao professor realizar vários tipos de questões e atividades interativas, tendo acesso, em tempo real, às respostas dos alunos e possibilitando, a análise e discussão das mesmas com os alunos, melhorando a motivação e o envolvimento destes nas atividades das aulas. O ClassPoint é uma ferramenta potente, simples de usar e muito útil no ensino a distância e no ensino presencial, que consegue transformar qualquer aula.

Nota: Os professores inscritos terão acesso a um certificado de presença oficial do ClassPoint e uma licença Pro gratuita durante 3 meses.

N.º Máximo de Participantes: 40

 

Aprender matemática com programação e robôs

Paulo Torcato, Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

3.º Ciclo & Secundário

Objetivo: Explorar as potencialidades da utilização do simulador VR VEX no processo de ensino/aprendizagem com atividades de Matemática. Conteúdos: Discussão pedagógica em torno das aprendizagens essenciais e do PASEO, nas quais se introduzem as linguagens de programação visual e a robótica; Ambiente de trabalho do VR VEX: Conceitos introdutórios de eletrónica: sensores e atuadores; Conceitos básicos de programação com estruturas de controlo: decisões e ciclos; Programação de sensores e atuadores; Utilização de variáveis; Apresentação de desafios para alunos; Criação de atividades interdisciplinares; Apresentação das atividades interdisciplinares elaboradas.

N.º Máximo de Participantes: 30

 

 

 

Sábado – 10 de setembro de 2022 (Presencial)

 

[Auditório da Caixa Agrícola de São Bartolomeu de Messines]

 

08:30/09:00 – Receção dos Participantes

09:00/09:45 – Sessão de Abertura e Apresentação do Programa

Câmara Municipal de Silves

Delegado Regional de Educação

Diretor do Agrupamento de Escolas

Caixa Agrícola de São Bartolomeu de Messines

Associação de Professores de Matemática

Escola Básica João de Deus

Núcleo do Algarve da APM

 

09:45/10:05 – Espaço Projetos do Agrupamento de Escolas de Silves

Design Thinking … outra metodologia de aprendizagem

Margarida Santos, Paulo Dionísio & Ludmila Susana, Agrupamento de Escolas de Silves

A participação da Escola Secundária de Silves no Projeto Design4Climate resulta por convite efetuado pela universidade grega, “Panepistimio Thessalias”. Este projeto pretende desenvolver uma plataforma digital educativa cuja finalidade visa a promoção e a implementação da prática metodológica do Design Thinking para os alunos do Ensino Profissional. A utilização desta ferramenta digital permite criar abordagens e estratégias diversificadas, as quais têm a possibilidade de disponibilizar diversos meios de comunicação digitais num único ambiente virtual. Com isso, é possível propor metodologias inteiramente inovadoras, suportadas pelas TIC, no sentido de potenciar o gosto pela descoberta, o pensamento criativo e a aprendizagem ativa. 

 

10:05/11:00Conferência Plenária – Resultados da Investigação

Compreender as operações com frações: Qual a importância da modelação?

Sofia Graça, IEUL – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Esta conferência apresenta os resultados de um estudo qualitativo e interpretativo sobre as compreensões reveladas por alunos do 5.º ano nas operações com frações, antes e após uma experiência de ensino que se baseou no uso de modelos geométricos. Os dados foram recolhidos através de dois testes e quatro entrevistas semiestruturadas individuais. Antes da experiência de ensino, o conhecimento dos alunos das operações de adição e subtração restringia-se à aplicação de regras (muitas vezes, erradamente). Após a experiência de ensino, os alunos demonstraram compreender a base concetual das quatro operações, associando as etapas da modelação às etapas do respetivo algoritmo.   

 

 

11:00/11:15 – Pausa para Café e Bolinhos

 

11:15/13:15Sessão Plenária

À descoberta dos fundos oceânicos

João Fernandes, Cristina Ligeiro, Paula Loureiro & Filomena Monteiro, Academi@ STEM Mangualde

A Academi@ STEM Mangualde tem como missão promover o sucesso, inclusão e qualidade da aprendizagem dos alunos, partindo de contextos locais, convocando de forma integrada conhecimentos, capacidades, atitudes e valores das disciplinas STEM. Os três eixos de intervenção são: (i) Desenvolvimento curricular; (ii) Desenvolvimento profissional; e (iii) Organização e gestão escolar. A título de exemplo, neste evento, apresentar-se-á uma atividade relacionada com o investigar assuntos sobre o movimento das placas tectónicas, idades das rochas/sedimentos presentes no fundo do oceano e o discutir questões de sustentabilidade do planeta. A atividade apela ao uso de diversas ferramentas tecnológicas como o Google Earth e o Geogebra para investigar os assuntos referidos.  

 

13:15/15:00Almoço Livre

 

[Escola Básica João de Deus, São Bartolomeu de Messines]

 

15:00/16:00 – Relatos de Experiências

 

Simpósio 01

Projeto Giramat

Nélida Filipe, Carla Damásio, Cláudia Rosa & Lina Carriço, Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres

Pré-escolar

O projeto GiraMat resultou da proposta do departamento de Matemática em estabelecer uma articulação curricular com o departamento do pré-escolar. Neste projeto estão envolvidas várias salas, educadoras e 2 docentes do grupo 500. O principal objetivo é incutir desde cedo o gosto pela Matemática, levando as crianças a desenvolver a capacidade de comunicar matematicamente e resolver problemas simples. As atividades foram sempre introduzidas de uma forma lúdica de modo a mostrar que a Matemática pode ser divertida, tentando, para tal, escolher tarefas onde fosse possível manusear materiais e/ou fomentar uma interação em grupo. Nesta partilha serão apresentados excertos de vídeos de aulas, fotos de tarefas e o hino do Giramat cantando e coreografado pelas nossas crianças do pré-escolar.

N.º Máximo de Participantes: 25

 

Simpósio 02

Plano Nacional das Artes – Projeto Cultural de Escola. A matemática na transdisciplinaridade do currículo

Lina Campos, Escola Secundária de Loulé e Plano Nacional de Artes

Pré-escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo & Secundário

No âmbito do programa Indisciplinar a Escola, do Plano Nacional das Artes, as escolas desenvolvem projetos culturais a partir do seu contexto sociocultural e meio envolvente, que pretendem, entre outros:  promover a transdisciplinaridade do currículo; fomentar a colaboração entre agentes artísticos, a comunidade educativa e outros intervenientes; articular diferentes perfis de aprendizagem; contribuir para o sucesso escolar, o desenvolvimento pessoal numa perspetiva de integração das artes da cultura e do património com a vida, com base no acesso, na inclusão e na participação ativa e responsável dos cidadãos mais jovens no seu Km2 cultural. Para todos com cada um.  Nesta sessão, serão apresentados vários exemplos de aprendizagem da matemática, em diferentes níveis de ensino, através de atividades desenvolvidas em Projetos Culturais de Escola. 

N.º Máximo de Participantes: 25

 

Simpósio 03

Uma visão holística da Matemática: Ambientes oníricos entre três continentes

Maria da Conceição Santos, Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira

Pré-escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo & 3.º Ciclo

A matemática faz parte do sonho que comanda a vida. Nesse sonho da vida ou na vida do sonho, irei partilhar convosco algumas experiências emancipadoras e transformadoras.  Essas experiências têm o sabor das gentes do Sul: da Europa, América e África. A linguagem é comum, a da matemática que nos pode inspirar a ir mais além, sem barreiras, nem fronteiras. As particularidades vivenciadas em cada continente são fruto da coragem de acreditar que a diversidade nos enriquece e que é possível aproveitarmos ao máximo as potencialidades de cada um. O ensino-aprendizagem da Matemática tem de ser transformador! Nesta comunicação, seremos transportados para um ambiente onírico que amplia campos de possibilidades no âmbito da educação matemática, com uma visão holística e integral. 

N.º Máximo de Participantes: 25

 

Simpósio 04

Jigsaw e não só…

Mónica Matos, Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes

2.º Ciclo

Atualmente, a escola é desafiada a acompanhar o desenvolvimento do tecnológico, do digital e da sociedade e a proporcionar aos alunos uma aprendizagem ativa que os capacite para enfrentar os desafios do século XXI. Neste contexto, a organização do trabalho do professor é uma etapa de enorme responsabilidade para a orientação e acompanhamento dos alunos na construção da aprendizagem. Com este relato pretende-se partilhar uma experiência de sala de aula, na qual foi explorada uma sequência de tarefas matemáticas integrando metodologias de aprendizagem ativas, competências digitais, avaliação formativa e feedback, com o objetivo primordial de colocar o aluno no centro da aprendizagem.

N.º Máximo de Participantes: 25

 

Simpósio 05

Matemática recreativa na escola

Luís Bernardino, Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho

1.º Ciclo, 2.º Ciclo & 3.º Ciclo

A resolução de tarefas recreativas, relacionadas com a Matemática, ajuda ao desenvolvimento do raciocínio e do pensamento abstrato. Iremos partilhar a forma como iniciámos e desenvolvemos um projeto, no qual alunos do 1º ciclo trabalharam, em sessões regulares, tarefas que abordam assuntos distintos do currículo da Matemática, indo mesmo para além deste. Iremos, igualmente, partilhar o plano para a extensão do projeto aos 2º e 3º ciclos, esperando receber contributos para a sua melhoria.

N.º Máximo de Participantes: 25

 

16:00/16:30 – Pausa para Café e Bolinhos

 

16:30/19:30 – Sessões Práticas

 

Sessão Prática 01

Deslizar, Rodar, Voltar e Ampliar

António Guerreiro, Matilde Moita & Patrícia Dias, Universidade do Algarve

Pré-escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo & 3.º Ciclo

As transformações geométricas, numa superfície plana, são um assunto específico da geometria que trata de variações no posicionamento (isométricas) ou na dimensão (homotetias), de uma dada figura. Estas surgem nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e nas novas Aprendizagens Essenciais da Matemática. No pré-escolar e nos 1.º e 2.º ciclos surgem as reflexões e rotações. No 3.º ciclo, as transformações geométricas são ampliadas com as translações, as reflexões deslizantes e as homotetias. Nesta sessão prática iremos trabalhar as transformações geométricas a partir de materiais manipuláveis sem recurso a uma abordagem tecnológica.   

N.º Máximo de Participantes: 20

 

Sessão Prática 02

Gamificar na disciplina de Matemática

David Costa, EDUCOM-APTE/DGE

Pré-escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo & Secundário

Nesta sessão prática os participantes terão a oportunidade de experimentar as dinâmicas habitualmente associadas ao jogo no ensino e aprendizagem da matemática. Na primeira parte, a experimentação ocorrerá na perspetiva do aluno - inicialmente, como utilizador; seguir-se-á o debate em torno da atividade desenvolvida e do seu potencial pedagógico bem como as suas oportunidades de utilização; na segunda parte da sessão, os participantes terão a possibilidade de construir a sua própria atividade educativa a partir de um modelo previamente preparado.

Cada participante deverá ter acesso a telemóvel ou tablet com ligação à internet, bem como PC com acesso à internet. 

N.º Máximo de Participantes: 20

 

Sessão Prática 03

Inteligência Artificial (IA) para Todos

Raul Guerreiro, Universidade do Algarve

2.º Ciclo, 3.º Ciclo & Secundário

O objetivo da Inteligência Artificial (IA) é ensinar os computadores a aprender (machine learning). Nesta atividade prática, envolvendo todos os participantes, iremos explorar em conjunto, os problemas de Classificação e Regressão (método supervisionado) e Agrupamento ou Segmentação (método não supervisionado). O software que vamos utilizar será o Orange Data Mining. Trata-se de uma ferramenta open source que permite criar todo fluxo de trabalho de um projeto de data mining. Este software é ideal para quem quer praticar machine learning mas não pretende aprender a codificar ou para iniciantes que pretendem aplicar alguns conceitos, bem como para experts no assunto.

Cada participante deverá ter computador portátil.

N.º Máximo de Participantes: 20

 

Sessão Prática 04

Resolução de problemas em ambientes digitais

Sandra Nobre, Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira

2.º Ciclo, 3.º Ciclo & Secundário

Nesta sessão prática abordaremos a resolução de problemas como uma atividade central da Matemática e um contexto privilegiado para a abordagem de vários conceitos matemáticos.  Será proposto o uso de tecnologias digitais para a resolução de variados problemas e analisadas as vantagens do uso dessas ferramentas.

Cada participante deverá ter computador portátil.

N.º Máximo de Participantes: 20

 

Sessão Prática 05

O pensamento computacional no currículo de Matemática do 3.º ciclo

Rui Gonçalo Espadeiro, CCTIC da Universidade de Évora

3.º Ciclo

O pensamento computacional está presente, como capacidade matemática, no novo documento curricular da Matemática para o ensino básico. Como tal, deverá ser integrado na atividade matemática através de tarefas ricas e poderosas que permitam, para além da abordagem a conteúdos matemáticos específicos, desenvolver práticas de pensamento computacional. Neste workshop irão ser propostas algumas tarefas, criadas a partir de exemplos das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 3.º ciclo, com potencial para desenvolver o pensamento computacional.

Cada participante deverá ter computador portátil.

N.º Máximo de Participantes: 20

 

Sessão Prática 06

Estatística com o R Commander

Susana Fernandes, Universidade do Algarve

3.º Ciclo & Secundário

O R Commander é o interface gráfico do programa estatístico R. O R é um programa gratuito e "open source" com funcionalidades e versatilidade equiparadas a programas estatísticos comerciais como o SPSS, sendo por isso muito utilizado no meio académico. Nesta sessão prática iremos experimentar como é fácil utilizar o R Commander para: construir tabelas de frequências; construir gráficos de barras, histogramas, diagramas de extremos e quartis, etc.; calcular medidas de localização e medidas de dispersão; determinar retas de regressão; calcular probabilidades de distribuições conhecidas (binomial, normal, etc.); determinar intervalos de confiança; etc.

Cada participante deverá ter computador portátil com acesso à internet. 

N.º Máximo de Participantes: 20

 

19:30 – Encerramento

 

 

 

Inscrições até 2 de setembro de 2022

Preços:

Sócios da APM (Quota 2022) – 5 euros (sem creditação) – 15 euros (com creditação)

Educadores e Professores de Escolas Associadas da APM (Quota 2022) – 15 euros (sem creditação) – 25 euros (com creditação)

Educadores e Professores do Agrupamento de Escolas de Silves – 15 euros (sem creditação) – 25 euros (com creditação)

Estudantes (licenciatura/mestrado profissionalizante) – 10 euros (sem creditação)

Educadores e Professores (Não sócio APM) – 20 euros (sem creditação) – 30 euros (com creditação)

Comissão Organizadora – Convidados – Grátis (com ou sem creditação)

 

Comissão Organizadora:

Ana Reis, Agrupamento de Escolas de Silves

António Guerreiro, Universidade do Algarve

Carlos Guerra, Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas

David Costa, EDUCOM-APTE/DGE

Elisabete Garrocho, Agrupamento de Escolas de Silves

Francisco Guia, Agrupamento de Escolas de Silves

Helena Martins, Agrupamento de Escolas de Silves

Luís Bernardino, Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho

Maria da Conceição Santos, Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira

Maria Graça Salgado, Agrupamento de Escolas de Silves

Marinha Rocha, Agrupamento de Escolas de Silves

Nuno Garção, Agrupamento de Escolas de Silves

Olga Ludovico, Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas

Pedro Santos, Agrupamento de Escolas de Silves

Sandra Nobre, Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira

Stephanie Silva, Agrupamento de Escolas de Silves

Susana Fernandes, Universidade do Algarve

Editado/publicado: 21/07/2022