V Encontro APM-IE

15/05/2021 a 15/05/2021
Online APM e IE-ULisboa

 

Por motivo de agendamento da segunda dose de vacinação, para muitos professores, para o dia 15 de maio, este encontro foi adiado para 29 de maio

Apresentação

O quinto encontro de professores organizado pela Associação de Professores de Matemática (APM) e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa), no âmbito do protocolo de colaboração entre estas instituições, será dedicado à reflexão sobre Gestão Curricular em Matemática no quadro dos atuais documentos curriculares de natureza geral e específicos da disciplina.

Pretende-se, com este encontro, proporcionar um tempo e um espaço de formação de professores e aprofundar a reflexão e o debate em algumas questões relativas à Matemática no Currículo.  Com esta finalidade apresenta-se um Programa do encontro com três Sessões plenárias — uma conferência seguida de debate,  um painel de síntese dos Grupos de Discussão e um painel temático — e sessões paralelas de Grupos de Discussão por ciclos de escolaridade.

Este encontro, cuja realização estava prevista para maio de 2020, foi suspenso devido à pandemia da COVID-19 que entretanto nos assolou.  Retoma-se agora numa realização em plataforma digital, com um programa ajustado às novas circunstâncias.

A  Associação de Professores da Matemática e o Instituto de Educação convidam à participação os professores do ensino básico e do ensino secundário, a quem o encontro é particularmente dirigido.

O encontro será certificado como ação de curta duração de 5 horas (Despacho n.º 5741/2015 Artigo 3.º) para os grupos de docência 110, 230 e 500.

 

Local, data e horário de realização

Plataforma ZOOM (a ligação será enviada aos inscritos uns dias antes da realização do encontro)

29 de maio de 2021, entre as 9:45h e as 16:45h — informação atualizada

 

Destinatários

Professores dos grupos de docência 110, 230 e 500

Doutorandos e mestrandos na área do Ensino da Matemática

 

Comissão Organizadora

Ana Cláudia Henriques, IE-ULisboa

Hélia Oliveira, IE-ULisboa

Joana Mata-Pereira, IE-ULisboa

João Pedro da Ponte, IE-ULisboa

Leonor Santos, IE-ULisboa

Marisa Quaresma, IE-ULisboa

Lucília Teles, APM

Lurdes Figueiral, APM

Renata Carvalho, APM

 

Material de divulgação

Folheto (PDF)

Cartaz (PDF) (JPG)

 

 

Programa

 

GESTÃO CURRICULAR EM MATEMÁTICA

29 MAIO 2021 (Informação atualizada)

 

09h45 - 10h00 Sessão de abertura
10h00 - 11h00

Conferência plenária
Currículo e Aprendizagens Essencias em Matemática — a nova proposta para o Ensino Básico

Ana Paula Canavarro
Universidade de Évora

Moderação: João Pedro da Ponte
IE – ULisboa

11h00 - 11h15 Pausa
11h15 - 13h15 Grupos de discussão
Organizados por níveis e ciclos de ensino
(1.º ceb, 2.º ceb, 3.º ceb, secundário)
13h15 - 14h30 Pausa para Almoço
14h30 - 15h00

Painel de síntese dos grupos de discussão

Moderação:  Renata Carvalho
Associação de Professores de Matemática

15h00 - 16h30

Painel plenário
Lições da pandemia sobre o ensino e aprendizagem da matemática

Moderação:  Lina Brunheira
ESE – IPL

Helena Gil Guerreiro
Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, Lisboa
Paula Figueiredo
Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, Lisboa
Maria José Marques
Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, Amora
Sílvia Zuzuarte
Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro

16h30 - 16h45 Sessão de encerramento

 

 

V ENCONTRO

DE PROFESSORES APM-IE

 

 

Resumos

 

 

Conferência plenária
Currículo e Aprendizagens Essenciais em Matemática — a nova proposta para o Ensino Básico

Ana Paula Canavarro

A situação curricular relativa ao ensino da Matemática em Portugal está, desde há uns anos, a clamar por urgente revisão, que se justifica por razões múltiplas. Uma delas é a atual inexistência de um currículo de Matemática que seja articulado e coerente, adequado aos atuais desafios societais, e que esteja em sintonia com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O currículo de Matemática é uma peça incontornável e basilar do processo de desenvolvimento curricular que os professores precisam de levar a cabo e por isso é da maior relevância que o conheçam e compreendam como dele podem tirar partido. Tem portanto toda pertinência que esta conferência seja um momento privilegiado para a apresentação da primeira versão do novo currículo de Matemática para o ensino Básico que está em elaboração.

 

 

 

Grupos de discussão

Objetivo

Discutir e refletir modos possíveis de articular as Aprendizagens Essenciais e a área de competência Pensamento crítico e pensamento criativo prevista no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, na sala de aula de Matemática

Organização e Funcionamento

O Grupo de Discussão (GD) será dirigido a um ciclo de ensino específico (1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário), com uma proposta de trabalho que se direciona a um dos anos de escolaridade desse ciclo. Cada GD tem a duração prevista de 2 horas, com um primeiro momento de trabalho em pequenos grupos e discussão coletiva e um segundo momento de apresentação de uma experiência realizada em sala de aula por um(a) professor(a) convidado/a.

Cada participante deverá inscrever-se no encontro de acordo com o nível de ensino do grupo de discussão em que pretende participar. O número de participantes por grupo de discussão é limitado a 50 pessoas.

 

GD 1.º Ciclo Célia Mestre, Fátima Freitas (Coordenadoras) Rui Candeias
GD 2.º Ciclo Irene Segurado, Marisa Quaresma (Coordenadoras) Conceição Santos  
GD 3.º Ciclo Lucília Teles, Paulo Alvega (Coordenadores) Jenny Campos
GD Ensino Secundário Ana Cláudia Henriques, Hélia Jacinto (Coordenadoras) Ana Cristina Tudella

 

 

 

Painel plenário
Lições da pandemia sobre o ensino e aprendizagem da matemática

Lina Brunheira (moderadora)

Helena Gil Guerreiro
Paula Figueiredo
Maria José Marques
Sílvia Zuzuarte

A pandemia impôs mudanças drásticas na forma como ensinamos matemática, particularmente com a imposição do ensino à distância no primeiro período de confinamento, mas também na atualidade, onde a modalidade presencial coexiste com o acompanhamento de alunos à distância. Neste último caso, os professores têm recorrido a diferentes ferramentas de comunicação, desde o telefone, chats, plataformas de videoconferência ou de partilha e edição de documentos. Também o ensino presencial sofreu alterações por via do necessário distanciamento social, perturbador de interações entre professor e alunos e entre estes. Mas não foi só a forma como ensinamos que mudou. Foi necessário repensar os objetivos curriculares, quer no que respeita a conteúdos, mas também a capacidades, ajustando-os ao tempo e ferramentas disponíveis e considerando a sua importância relativa.

Neste painel debatemos esta difícil experiência que vivemos como profissionais, perspetivando as lições que dela tiramos e devemos ter em conta no futuro quando, finalmente, as várias barreiras que nos separam caírem.

 

Resumos

 

Conferência plenária
Gestão curricular em Matemática: a face oculta do trabalho do professor

Ana Paula Canavarro

O professor é entendido como aquele que ensina. Dar aulas e avaliar os alunos são as duas atividades profissionais que ao professor são inequivocamente reconhecidas. No entanto, a montante, a preparação letiva é uma atividade incontornável, que se inicia com um conjunto de decisões, tomadas com critérios pessoais e/ou coletivos, que podem ser explícitos ou implícitos, e de onde resulta afinal o currículo a ensinar. Neste processo, o professor tem de gerir diversos recursos, a começar pelo currículo oficial que nem sempre é considerado, tendo em conta os fatores de influência específicos do contexto escolar em que trabalha sob o risco de definir um currículo que não se adequa, em última análise, aos respetivos alunos. Nesta conferência, entre exemplos e teoria, reclamo que o processo de gestão curricular, complexo e exigente, constitui o ponto de partida de todo o trabalho do professor, o qual, individualmente e com os colegas, está fatalmente destinado a exercer o seu papel de protagonista curricular — e, por tal, por todos deve ser valorizado.

 

Grupos de discussão

Objetivo

Discutir e refletir modos possíveis de articular as Aprendizagens Essenciais e a área de competência Pensamento crítico e pensamento criativo prevista no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, na sala de aula de Matemática

Organização e Funcionamento

O Grupo de Discussão (GD) será dirigido a um ciclo de ensino específico (1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário), com uma proposta de trabalho que se direciona a um dos anos de escolaridade desse ciclo. Cada GD tem a duração prevista de 2 horas, com um primeiro momento de trabalho em pequenos grupos e discussão coletiva e um segundo momento de apresentação de uma experiência realizada em sala de aula por um(a) professor(a) convidado/a.

Cada participante deverá inscrever-se no encontro de acordo com o ano e nível de ensino do grupo de discussão em que pretende participar. O número de participantes por grupo de discussão é limitado a 50 pessoas.                     

GD 1.º ciclo

Célia Mestre, Fátima Freitas (coordenadoras)

Rui Candeias

GD 2.º ciclo

Irene Segurado, Marisa Quaresma (coordenadoras)

Conceição Santos

GD 3.º ciclo

Lucília Teles, Paulo Alvega (coordenadores)

Jenny Campos

GD Ens. Secundário

Ana Cláudia Henriques, Hélia Jacinto (coordenadoras)

Ana Cristina Tudella

 

Painel plenário
Lições da pandemia sobre o ensino e aprendizagem da matemática

Lina Brunheira (moderadora)

Helena Gil Guerreiro
Paula Figueiredo
Maria José Marques
Sílvia Zuzuarte

A pandemia impôs mudanças drásticas na forma como ensinamos matemática, particularmente com a imposição do ensino à distância no primeiro período de confinamento, mas também na atualidade, onde a modalidade presencial coexiste com o acompanhamento de alunos à distância. Neste último caso, os professores têm recorrido a diferentes ferramentas de comunicação, desde o telefone, chats, plataformas de videoconferência ou de partilha e edição de documentos. Também o ensino presencial sofreu alterações por via do necessário distanciamento social, perturbador de interações entre professor e alunos e entre estes. Mas não foi só a forma como ensinamos que mudou. Foi necessário repensar os objetivos curriculares, quer no que respeita a conteúdos, mas também a capacidades, ajustando-os ao tempo e ferramentas disponíveis e considerando a sua importância relativa.

Neste painel debatemos esta difícil experiência que vivemos como profissionais, perspetivando as lições que dela tiramos e devemos ter em conta no futuro quando, finalmente, as várias barreiras que nos separam caírem.

Certificação

Este encontro está certificado como formação de curta duração de 5 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio).

O certificado será enviado a todos os inscritos no encontro que tenham 100% de assiduidade.

 

Inscrições

 

Destinatários

Professores dos grupos de docência 110, 230 e 500

Doutorandos e mestrandos na área do Ensino da Matemática

 

Prazo de inscrição

Dia 07 de maio de 2021 (até às 24h) — nova data

As inscrições fazem-se por ciclo de ensino e estão limitadas à lotação dos respetivos grupos de discussão (50 pessoas por ciclo de ensino).

IMPORTANTE: Não é permitida a mudança de grupo de discussão, pelo que, se já não tem vaga para o grupo pretendido e não tenciona mesmo fazer parte de outro grupo, por favor não se inscreva nesse outro grupo e envie-nos e-mail (apmsocio@gmail.com) para aguardar vaga no grupo pretendido.

Os links Zoom de acesso às sessões serão disponibilizados antes do Encontro.

 

Preços

Sócios da APM com estatuto de estudantes Gratuito
Estudantes do IE-ULisboa

Gratuito

Estudantes de outras instituições 10,00 €
Sócios APM 10,00 €
professores de escolas associadas da APM 15,00 €
professores não associados

20,00 €

 

Após preencher o formulário de inscrição deve efetuar a transferência bancária referente ao valor da sua inscrição para a conta APM com IBAN: PT50003503250000664993010  e enviar o comprovativo de pagamento para o e-mail apmsocio@gmail.com, no prazo de 48 horas.

A SUA INSCRIÇÃO SÓ SERÁ VALIDADA APÓS RECEÇÃO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO.


Formulário de Inscrição

Por motivo de agendamento da segunda dose de vacinação, para muitos professores, para o dia 15 de maio, este encontro foi adiado para 29 de maio; também a data de inscrição foi alargada até 7 de maio

        1.º CEB        

        2.º CEB        

        3.º CEB        

  E. Secundário  

Inscrições encerradas
 

 

 

 

 

Editado/publicado: 03/03/2022