O quinto encontro de professores organizado pela Associação de Professores de Matemática (APM) e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa), no âmbito do protocolo de colaboração entre estas instituições, será dedicado à reflexão sobre Gestão Curricular em Matemática no quadro dos atuais documentos curriculares de natureza geral e específicos da disciplina.
Pretende-se, com este encontro, proporcionar um tempo e um espaço de formação de professores e aprofundar a reflexão e o debate em algumas questões relativas à Matemática no Currículo. Com esta finalidade apresenta-se um Programa do encontro com três Sessões plenárias — uma conferência seguida de debate, um painel de síntese dos Grupos de Discussão e um painel temático — e sessões paralelas de Grupos de Discussão por ciclos de escolaridade.
Este encontro, cuja realização estava prevista para maio de 2020, foi suspenso devido à pandemia da COVID-19 que entretanto nos assolou. Retoma-se agora numa realização em plataforma digital, com um programa ajustado às novas circunstâncias.
A Associação de Professores da Matemática e o Instituto de Educação convidam à participação os professores do ensino básico e do ensino secundário, a quem o encontro é particularmente dirigido.
O encontro será certificado como ação de curta duração de 5 horas (Despacho n.º 5741/2015 Artigo 3.º) para os grupos de docência 110, 230 e 500.
Plataforma ZOOM (a ligação será enviada aos inscritos uns dias antes da realização do encontro)
29 de maio de 2021, entre as 9:45h e as 16:45h — informação atualizada
Professores dos grupos de docência 110, 230 e 500
Doutorandos e mestrandos na área do Ensino da Matemática
Ana Cláudia Henriques, IE-ULisboa
Hélia Oliveira, IE-ULisboa
Joana Mata-Pereira, IE-ULisboa
João Pedro da Ponte, IE-ULisboa
Leonor Santos, IE-ULisboa
Marisa Quaresma, IE-ULisboa
Lucília Teles, APM
Lurdes Figueiral, APM
Renata Carvalho, APM
Folheto (PDF)
29 MAIO 2021 (Informação atualizada)
09h45 - 10h00 | Sessão de abertura |
10h00 - 11h00 |
Conferência plenária Ana Paula Canavarro Moderação: João Pedro da Ponte |
11h00 - 11h15 | Pausa |
11h15 - 13h15 | Grupos de discussão Organizados por níveis e ciclos de ensino (1.º ceb, 2.º ceb, 3.º ceb, secundário) |
13h15 - 14h30 | Pausa para Almoço |
14h30 - 15h00 |
Painel de síntese dos grupos de discussão Moderação: Renata Carvalho |
15h00 - 16h30 |
Painel plenário Moderação: Lina Brunheira Helena Gil Guerreiro |
16h30 - 16h45 | Sessão de encerramento |
V ENCONTRODE PROFESSORES APM-IE |
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Ana Paula Canavarro
A situação curricular relativa ao ensino da Matemática em Portugal está, desde há uns anos, a clamar por urgente revisão, que se justifica por razões múltiplas. Uma delas é a atual inexistência de um currículo de Matemática que seja articulado e coerente, adequado aos atuais desafios societais, e que esteja em sintonia com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O currículo de Matemática é uma peça incontornável e basilar do processo de desenvolvimento curricular que os professores precisam de levar a cabo e por isso é da maior relevância que o conheçam e compreendam como dele podem tirar partido. Tem portanto toda pertinência que esta conferência seja um momento privilegiado para a apresentação da primeira versão do novo currículo de Matemática para o ensino Básico que está em elaboração.
Objetivo
Discutir e refletir modos possíveis de articular as Aprendizagens Essenciais e a área de competência Pensamento crítico e pensamento criativo prevista no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, na sala de aula de Matemática
Organização e Funcionamento
O Grupo de Discussão (GD) será dirigido a um ciclo de ensino específico (1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário), com uma proposta de trabalho que se direciona a um dos anos de escolaridade desse ciclo. Cada GD tem a duração prevista de 2 horas, com um primeiro momento de trabalho em pequenos grupos e discussão coletiva e um segundo momento de apresentação de uma experiência realizada em sala de aula por um(a) professor(a) convidado/a.
Cada participante deverá inscrever-se no encontro de acordo com o nível de ensino do grupo de discussão em que pretende participar. O número de participantes por grupo de discussão é limitado a 50 pessoas.
GD 1.º Ciclo | Célia Mestre, Fátima Freitas (Coordenadoras) | Rui Candeias |
GD 2.º Ciclo | Irene Segurado, Marisa Quaresma (Coordenadoras) | Conceição Santos |
GD 3.º Ciclo | Lucília Teles, Paulo Alvega (Coordenadores) | Jenny Campos |
GD Ensino Secundário | Ana Cláudia Henriques, Hélia Jacinto (Coordenadoras) | Ana Cristina Tudella |
Lina Brunheira (moderadora)
Helena Gil Guerreiro
Paula Figueiredo
Maria José Marques
Sílvia Zuzuarte
A pandemia impôs mudanças drásticas na forma como ensinamos matemática, particularmente com a imposição do ensino à distância no primeiro período de confinamento, mas também na atualidade, onde a modalidade presencial coexiste com o acompanhamento de alunos à distância. Neste último caso, os professores têm recorrido a diferentes ferramentas de comunicação, desde o telefone, chats, plataformas de videoconferência ou de partilha e edição de documentos. Também o ensino presencial sofreu alterações por via do necessário distanciamento social, perturbador de interações entre professor e alunos e entre estes. Mas não foi só a forma como ensinamos que mudou. Foi necessário repensar os objetivos curriculares, quer no que respeita a conteúdos, mas também a capacidades, ajustando-os ao tempo e ferramentas disponíveis e considerando a sua importância relativa.
Neste painel debatemos esta difícil experiência que vivemos como profissionais, perspetivando as lições que dela tiramos e devemos ter em conta no futuro quando, finalmente, as várias barreiras que nos separam caírem.
Ana Paula Canavarro
O professor é entendido como aquele que ensina. Dar aulas e avaliar os alunos são as duas atividades profissionais que ao professor são inequivocamente reconhecidas. No entanto, a montante, a preparação letiva é uma atividade incontornável, que se inicia com um conjunto de decisões, tomadas com critérios pessoais e/ou coletivos, que podem ser explícitos ou implícitos, e de onde resulta afinal o currículo a ensinar. Neste processo, o professor tem de gerir diversos recursos, a começar pelo currículo oficial que nem sempre é considerado, tendo em conta os fatores de influência específicos do contexto escolar em que trabalha sob o risco de definir um currículo que não se adequa, em última análise, aos respetivos alunos. Nesta conferência, entre exemplos e teoria, reclamo que o processo de gestão curricular, complexo e exigente, constitui o ponto de partida de todo o trabalho do professor, o qual, individualmente e com os colegas, está fatalmente destinado a exercer o seu papel de protagonista curricular — e, por tal, por todos deve ser valorizado.
Objetivo
Discutir e refletir modos possíveis de articular as Aprendizagens Essenciais e a área de competência Pensamento crítico e pensamento criativo prevista no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, na sala de aula de Matemática
Organização e Funcionamento
O Grupo de Discussão (GD) será dirigido a um ciclo de ensino específico (1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário), com uma proposta de trabalho que se direciona a um dos anos de escolaridade desse ciclo. Cada GD tem a duração prevista de 2 horas, com um primeiro momento de trabalho em pequenos grupos e discussão coletiva e um segundo momento de apresentação de uma experiência realizada em sala de aula por um(a) professor(a) convidado/a.
Cada participante deverá inscrever-se no encontro de acordo com o ano e nível de ensino do grupo de discussão em que pretende participar. O número de participantes por grupo de discussão é limitado a 50 pessoas.
GD 1.º ciclo
Célia Mestre, Fátima Freitas (coordenadoras)
Rui Candeias
GD 2.º ciclo
Irene Segurado, Marisa Quaresma (coordenadoras)
Conceição Santos
GD 3.º ciclo
Lucília Teles, Paulo Alvega (coordenadores)
Jenny Campos
GD Ens. Secundário
Ana Cláudia Henriques, Hélia Jacinto (coordenadoras)
Ana Cristina Tudella
Lina Brunheira (moderadora)
Helena Gil Guerreiro
Paula Figueiredo
Maria José Marques
Sílvia Zuzuarte
A pandemia impôs mudanças drásticas na forma como ensinamos matemática, particularmente com a imposição do ensino à distância no primeiro período de confinamento, mas também na atualidade, onde a modalidade presencial coexiste com o acompanhamento de alunos à distância. Neste último caso, os professores têm recorrido a diferentes ferramentas de comunicação, desde o telefone, chats, plataformas de videoconferência ou de partilha e edição de documentos. Também o ensino presencial sofreu alterações por via do necessário distanciamento social, perturbador de interações entre professor e alunos e entre estes. Mas não foi só a forma como ensinamos que mudou. Foi necessário repensar os objetivos curriculares, quer no que respeita a conteúdos, mas também a capacidades, ajustando-os ao tempo e ferramentas disponíveis e considerando a sua importância relativa.
Neste painel debatemos esta difícil experiência que vivemos como profissionais, perspetivando as lições que dela tiramos e devemos ter em conta no futuro quando, finalmente, as várias barreiras que nos separam caírem.
Este encontro está certificado como formação de curta duração de 5 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio).
O certificado será enviado a todos os inscritos no encontro que tenham 100% de assiduidade.
Professores dos grupos de docência 110, 230 e 500
Doutorandos e mestrandos na área do Ensino da Matemática
Dia 07 de maio de 2021 (até às 24h) — nova data
As inscrições fazem-se por ciclo de ensino e estão limitadas à lotação dos respetivos grupos de discussão (50 pessoas por ciclo de ensino).
IMPORTANTE: Não é permitida a mudança de grupo de discussão, pelo que, se já não tem vaga para o grupo pretendido e não tenciona mesmo fazer parte de outro grupo, por favor não se inscreva nesse outro grupo e envie-nos e-mail (apmsocio@gmail.com) para aguardar vaga no grupo pretendido.
Os links Zoom de acesso às sessões serão disponibilizados antes do Encontro.
Sócios da APM com estatuto de estudantes | Gratuito |
Estudantes do IE-ULisboa |
Gratuito |
Estudantes de outras instituições | 10,00 € |
Sócios APM | 10,00 € |
professores de escolas associadas da APM | 15,00 € |
professores não associados |
20,00 € |
Após preencher o formulário de inscrição deve efetuar a transferência bancária referente ao valor da sua inscrição para a conta APM com IBAN: PT50003503250000664993010 e enviar o comprovativo de pagamento para o e-mail apmsocio@gmail.com, no prazo de 48 horas.
A SUA INSCRIÇÃO SÓ SERÁ VALIDADA APÓS RECEÇÃO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO.