ProfMat e SIEM 2021 — Santarém

02/07/2021 a 03/07/2021
Santarém | Online APM

 

 

XXXVI ProfMat — Apresentação

Imprima o cartaz e divulgue na sua escola!

Em 2021 o Profmat regressa a Santarém, mas desta vez em condições muito particulares. Há 18 anos fomos mais de um milhar de participantes que nesta cidade partilhámos as nossas experiências e convivemos com a proximidade de que tanto gostamos. Confrontados com um afastamento forçado, mas necessário, adiámos o nosso reencontro na esperança de conseguir em 2021 organizar um Encontro como os de sempre, em contacto não mediado, mesmo que com os sorrisos escondidos. Não sendo possível um encontro no formato habitual, decidimos não adiar mais, estamos a preparar o primeiro ProfMat online

O Encontro deste ano estará organizado em torno de três grandes temáticas – o currículo de Matemática, a aula de Matemática, com incidência nas práticas de alunos e professores, as tecnologias no ensino da Matemática e as conexões matemáticas e interdisciplinaridade, propondo assim um programa abrangente e atual. No primeiro dia contamos oferecer duas conferências plenárias, a incidir sobre questões do currículo e da avaliação, um painel plenário, que discutirá as tecnologias no presente e no futuro do ensino e aprendizagem da Matemática, a par de um conjunto alargado de conferências com discussão, simpósios de comunicação e sessões práticas. Na manhã de sábado continuaremos com os simpósios e sessões práticas, a que se seguirão conferências com discussão e uma última conferência plenária, já em articulação com o programa do SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática.

Na esperança de que a distância, desta vez, nos consiga aproximar, convidamos-vos a participar no ProfMat2021.

 

Organização

O ProfMat e o SIEM são organizações da Associação de Professores de Matemática

Em 2021, esta organização é conjunta com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

 

 

Cartaz para download

 

Santarém

E mesmo sem irmos agora a Santarém, podemos sempre fazer uma visita virtual à capital do gótico português e à sua região, para ficarmos com o desejo de a tornar real.

 

 

 

 

Esquema Geral — ProfMat

 

 

Esquema Geral para impressão

 

 

 

Comissão — ProfMat

XXXVI ProfMat
2021
Santarém

 

 

Alda Apolinário * Célia Mestre **
Clara Martins * Helena Gerardo *
Inês Rodrigues * Luís Menezes **
Luís Piedade * Lurdes Serrazina **
Nelson Mestrinho * ** Neusa Branco * **
Raquel Santos * Renata Carvalho * **
Susana Colaço * **  

 

* Comissão Organizadora ProfMat 2021
** Comissão do Programa ProfMat 2021

 

 

 

Contactos

profmat2021.apm@gmail.com

ProfMat 2021 - Associação de Professores de Matemática
Rua Dr. João Couto, n.º 27-A
1500-236 Lisboa
Tel.: +351 21 716 36 90 / 21 711 03 77

 

 

 

Apoios

 

 

 

 

Colabore

Colabore no ProfMat apresentando uma Comunicação, por exemplo, sobre uma experiência curricular ou um projeto em que tenha participado, ou dinamizando uma Sessão Prática sobre um assunto do seu interesse e que queira partilhar e discutir com colegas.

Envie a sua proposta de colaboração, resumo e requisição de equipamento necessário no modelo abaixo até 15 de maio para profmat2021.apm@gmail.com

Comunicação da aceitação de propostas até ao dia 7 de junho.

Modelo para proposta de Comunicação

Modelo para proposta de Sessão Prática

 

 

 

Certificação

Este encontro será certificado como duas formações de curta duração, uma de 6 horas na sexta-feira dia 2 de julho e outra de 4 horas no sábado dia 3 de julho (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio).

O certificado de formação de curta duração será enviado a todos os inscritos no encontro que tenham 100% de assiduidade e que tenham manifestado interesse na certificação.

Todos os participantes receberão um certificado de participação.

 

 

 

Prazos

ProfMat:  
Inscrição ProfMat 1.º prazo até 10 de junho
Submissões de SP ou CO até 15 de maio
Notificação de aceitação até 7 de junho
Inscrição ProfMat 2.º prazo 11 de junho a 25 de junho
   
SIEM  
Inscrição SIEM 1.º prazo até 10 de junho
Submissões de Comunicações e/ou cartazes até 15 de maio
Notificação de aceitação e indicações de revisão até 7 de junho
Submissão da versão final revista para publicação em atas até 22 de junho
Inscrição SIEM 2.º prazo 11 de junho a 25 de junho

 

 

 

Preços

 

  Inscrição até 10 de junho Inscrição entre 11 e 25 de junho
  ProfMat SIEM ProfMat + SIEM ProfMat SIEM ProfMat + SIEM
Sócio 20,00 € 15,00 € 30,00 € 30,00 € 22,50 € 45,00 €
Professor
escola sócia
30,00 € 22,50 € 45,00 € 40,00 € 30,00 € 60,00 €
Não sócio 40,00 € 30,00 € 60,00 € 50,00 € 37,50 € 75,00 €
Estudante 20,00 € 15,00 € 30,00 € 30,00 € 22,50 € 45,00 €

 

Nota: São considerados estudantes os que frequentam licenciatura ou mestrado que habilita para a docência. A inscrição de estudante no ProfMat ou ProfMat +SIEM inclui quota de sócio estudante APM até 31 de dezembro de 2021. Obrigatório envio de comprovativo de matrícula 2020/21.

 

Data limite de devoluções

Até 25 de junho as desistências são reembolsadas em 50% do valor pago. Após esta data, não se devolve pagamento de inscrições.

 

 

Processo de Inscrição

O processo de inscrição só se considera concluído com o respetivo pagamento.

O pagamento faz-se por transferência bancária para a conta APM da CGD com IBAN:PT50003503250000664993010 e enviar comprovativo para centroformacaoapm@gmail.com (até 48 horas após efetuar a sua inscrição).

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas relativas à inscrição deverá contactar a Comissão Organizadora através do endereço do CFAPM, centroformacaoapm@gmail.com

 

 

Inscrição

A Inscrição será iniciada num formulário que encontrará
ao clicar no botão:

 

 

 

Materiais — ProfMat 2021

Os materias que forem cedidos pelos conferencistas serão disponibilizados depois da realização do ProfMat.

 

 

 

XXXI SIEM — Apresentação

Em 1990, nas Caldas da Rainha, realizou-se pela primeira vez o Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) junto ao ProfMat. Desde então, a sua realização tem-se mantido regularmente, havendo nas últimas realizações um dia comum aos dois encontros. O SIEM tem este ano a sua trigésima primeira edição, pela primeira vez on-line, desta vez a seguir ao ProfMat, coincidindo o último dia deste com primeiro do SIEM.

O SIEM é uma organização do GTI (Grupo de Trabalho de Investigação) que, através da sua Comissão Coordenadora convida para cada realização uma Comissão Científica responsável pelo respetivo programa. A sua realização junto ao ProfMat pretende cumprir um dos seus objetivos, a divulgação e partilha da investigação, em particular a que se realiza em Portugal, junto dos professores que ensinam Matemática.

Este ano o tema principal dos dois encontros é o do currículo. O SIEM inclui quatro sessões em plenário. Desde logo a conferência plenária em conjunto com o ProfMat, da responsabilidade de Ana Paula Canavarro, Afinal como estamos de programa de Matemática no Ensino Básico? Ainda em comum com o ProfMat realizam-se as conferências com discussão: Desenvolver o raciocínio matemático a partir de estudos de aula por João Pedro da Ponte, Pensamento algébrico e desenvolvimento profissional de professores: explorando tarefas formativas com foco no raciocínio dos estudantes do ensino básico, por Alessandro Ribeiro, A colaboração na formação de professores que ensinam Matemática, por Marcia Cyrino e Potencialidades do humor gráfico no ensino e na aprendizagem da Matemática por Luís Menezes e Pablo Flores. O programa do SIEM inclui, para além do espaço GTI, mais duas conferências plenárias, uma da responsabilidade de Berinderjeet Kaur, The intended and enacted school mathematics curriculum in Singapore e outra de Paola Sztajn sobre Desenvolvimento curricular em Matemática nos EUA.

Terão também lugar, à semelhança do que tem acontecido em encontros anteriores, simpósios de apresentação e discussão de comunicações propostas pelos participantes.

Acreditamos que o SIEM constitui uma oportunidade de encontro e interação entre a comunidade dos professores que ensinam Matemática e a comunidade dos investigadores em Educação Matemática. Para além da participação de investigadores portugueses, temos este ano, tirando partido da sua realização online, uma maior participação de investigadores internacionais, provenientes de diferentes países (Brasil, Espanha, Estados Unidos e Singapura).

Pensamos que vai valer a pena participar no SIEM 2021.

 

Programa cultural

 

 

 

Submissão de Comunicações ou Cartazes

Os participantes no SIEM podem submeter propostas de comunicações ou cartazes, a serem apresentadas em simpósios com discussão. As comunicações têm 15 minutos para apresentação e os cartazes têm 5 minutos para apresentação. Todos os trabalhos serão sujeitos a revisão científica por pares, com base em critérios uniformes indicados pela comissão científica relativos a clareza, estrutura, relevância e coerência da proposta. Os textos das propostas devem seguir rigorosamente as indicações formais abaixo fornecidas e ser enviadas, até 15 de maio, para siem2021.apm@gmail.com.

A notificação de aceitação é realizada pela comissão científica até 7 de junho e a submissão da versão final revista para publicação em atas deve ser enviada até 22 de junho.

 

Comunicações

As propostas de comunicação devem inclui dois resumos: um em Português e o outro em Inglês. A extensão do texto integral, excluindo os resumos, não deve ultrapassar 30000 carateres, incluindo espaços. O texto da comunicação será publicado nas Atas e deve respeitar rigorosamente as normas de formatação que constam no modelo.

Modelo para submissão de Comunicação

 

 

Cartazes

As propostas de cartaz devem ter, no máximo, 6000 carateres, incluindo espaços. O texto da proposta será publicado nas Atas e deve respeitar rigorosamente as normas de formatação que constam no modelo.

Modelo para submissão de Cartaz

 

XXXI SIEM — Atas

A disponibilizar no início de julho

 

 

 

Comissão Científica — SIEM

 

Ana Isabel Silvestre Hélia Jacinto
Hélia Pinto Lurdes Serrazina
Neusa Branco Susana Colaço
 

 

A Comissão Organizadora do ProfMat 2021 colabora na organização do XXXI SIEM em diversos aspetos da organização local.

 

Contactos

siem2021.apm@gmail.com

SIEM 2021 - Associação de Professores de Matemática
Rua Dr. João Couto, n.º 27-A
1500-236 Lisboa
Tel.: +351 21 716 36 90 / 21 711 03 77

 

 

 

Esquema Geral — SIEM 

 

 

Esquema Geral para impressão

 

 

XXXI SIEM

Conferências Plenárias

1h

 

The intended and enacted school mathematics curriculum in Singapore

Sábado, 3 de julho, 9:15 h - 10:15 h
 

Berinderjeet Kaur, National Institute of Education, Singapore

 

Resumo

The intended school mathematics curriculum is revised periodically. The revision is guided by a number of considerations. One of them is the need for the young in Singapore to be global citizens of the future. Intentions must be translated into actions and teachers are the agents who translate the intended curriculum into the enacted curriculum. Research on mathematics practices of secondary school mathematics teachers have led us to speculate that the instructional core of their instruction is guided by three activity segments, namely development of concepts and procedures, student work and review of student work. In the lecture the presenter will share insights on the intended and enacted school mathematics curriculum in Singapore.

 

Berinderjeet Kaur, National Institute of Education, Singapore

Berinderjeet Kaur is a Professor of Mathematics Education at the National Institute of Education in Singapore. She holds a PhD in Mathematics Education from Monash University in Australia. She has been with the Institute for the last 30 years and is one of the leading figures of Mathematics Education in Singapore. In 2010, she became the first full professor of Mathematics Education in Singapore. She has been involved in numerous international studies of Mathematics Education and was the Mathematics Consultant to TIMSS 2011. She was also a core member of the MEG (Mathematics Expert Group) for PISA 2015. She is passionate about the development of mathematics teachers and in turn the learning of mathematics by children in schools. Her accolades at the national level include the public administration medal in 2006 by the President of Singapore, the long public service with distinction medal in 2016 by the President of Singapore and in 2015, in celebration of 50 years of Singapore’s nation building, recognition as an outstanding educator by the Sikh Community in Singapore for contributions towards nation building.

 

 

 

Afinal, como estamos de programa de Matemática no Ensino Básico?

Sábado 3 de julho, 12h30 - 13h30
 


Ana Paula Canavarro, Departamento de Pedagogia e Educação, Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora

 

Resumo

A disponibilizar em breve

 

Ana Paula Canavarro, Departamento de Pedagogia e Educação, Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora

Ana Paula Canavarro é Professora Associada na Universidade de Évora, na Escola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educação. É membro integrado do Centro de Investigação em Psicologia e Educação (CIEP) da Universidade de Évora e colaboradora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), da Universidade de Lisboa. É a atual presidente da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática. Na Universidade de Évora, coordena o curso de Mestrado em Ensino da Matemática e integra a direção do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação e do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo. Os seus interesses na área da investigação têm, sobretudo, incidido no desenvolvimento e conhecimento profissional de professores e nas práticas curriculares dos professores que ensinam Matemática. Coordena o Projeto MatÉvora, um projeto de desenvolvimento e investigação que encoraja crianças e professores à exploração de conexões matemáticas com a cidade, contribuindo para uma educação integrada promotora de competências necessárias para o século 21. Tem participado em projetos financiados pela FCT e pela FCG e tem proferido conferências convidadas em congressos nacionais e internacionais e publicado em revistas nacionais e internacionais na área da Investigação em Educação Matemática. É sócia fundadora da Associação de Professores de Matemática, tendo sido diretora da Revista Educação e Matemática durante nove anos. Já colaborou diversas vezes com o Ministério da Educação, tendo pertencido às Comissões de Acompanhamento do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos e do Plano para a Ação em Matemática e, mais recentemente, ao Grupo de Trabalho em Matemática. Atualmente coordena o Grupo responsável pela revisão curricular em curso do programa de Matemática no Ensino Básico.

 

 

 

Sábado 3 de julho, 16h30 - 17h30
 


Paola Sztajn, Department of Teacher Education and Learning Sciences, NC State University, EUA

 

Resumo

A disponibilizar em breve

 

 

 

 

 

 

XXXI SIEM

Conferências com Discussão

1h

 

A disponibilizar em breve

 

 

XXXI SIEM

Simpósios de Comunicações e Cartazes

1h 45 Min

A disponibilizar depois de 22 de junho

 

 

XXXI SIEM

Espaço GTI

 

 

A disponibilizar em breve

 

 

ProfMat 2021

Conferências Plenárias

1h

As conferências plenárias são intervenções de fundo no ProfMat realizadas por pessoas convidadas pela organização e com reconhecida experiência na área em que vão intervir. Incidem sobre temas de interesse geral e realizam-se em espaços do programa de forma a que todos os participantes tenham possibilidades de assistir.

 

 

CP 01 - Para uma Reflexão Crítica Acerca do Currículo, da Pedagogia e da Avaliação

Sexta-feira, 2 de julho, 10 h - 11 h
GERAL

Domingos Fernandes, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

 

Resumo

Nesta conferência são discutidas ideias relacionadas com a recorrente necessidade de transformar e melhorar as escolas e as suas práticas para aprofundar as relações entre a educação e o desenvolvimento das aprendizagens. Nestes termos, parte-se do princípio de que as escolas estão no cerne dos processos de renovação e, consequentemente, emerge uma diversidade de questões relacionadas com as finalidades, as funções e os objetivos da Escola e com o papel dos professores como profissionais do ensino, como intelectuais e como investigadores das suas próprias práticas. De igual modo, é incontornável discutir o currículo e a pedagogia e o ensino e a avaliação, num tempo em que as práticas pedagógicas que mais predominam e que refletem os poderes sociais dominantes, não respondem às necessidades e aos imperativos éticos e políticos das sociedades democráticas. Assim, nesta comunicação, apresentam-se e discutem-se estas questões a partir de investigação produzida nas últimas décadas e na ideia de que as escolas devem servir, em larga medida, para que os alunos aprendam a pensar através de práticas pedagógicas intelectualmente exigentes e capazes de se sintonizarem e de trabalharem com as diferenças.

 

Domingos Fernandes, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Domingos Fernandes é Professor Catedrático na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador integrado no Centro de Investigação  e Estudos de Sociologia (CIES). Tem sido coordenador de programas de Mestrado e de Doutoramento em Educação na especialidade de Avaliação em Educação. Foi professor visitante numa diversidade de universidades internacionais tais como a Texas A&M University, nos Estados Unidos, a Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, e a Universidade de La Salle, na Colômbia. Tem sido coordenador de vários projetos de investigação e de avaliação, nacionais e internacionais, financiados no âmbito de concursos públicos, abertos e competitivos. É autor de cerca de 250 publicações.  Presentemente é coordenador nacional do Projeto MAIA (Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica).

 

 

 

 

CP 02 - Opções curriculares num Programa de Matemática para o Ensino Secundário

Sexta-feira, 2 de julho, 14 h - 15 h
GERAL

Jaime Carvalho e Silva, Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra

 

Resumo

A disponibilizar em breve

 

 

Jaime Carvalho e Silva, Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra

Professor Associado do Departamento de Matemática da FCT da Universidade de Coimbra. Responsável por disciplinas do 1.º ano de cursos de Engenharia / Ciências / Gestão e do Mestrado em Ensino de Matemática da FCTUC.

Orientador de estágio de futuros professores de Matemática. Autor de Textos para o Ensino Básico, Secundário e Superior. Premiado duas vezes com o prémio Sebastião e Silva da SPM para manuais escolares. Co-autor dos programas de Matemática para o Ensino Secundário de 1997 e 2003, incluindo Matemática A e B, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Matemática dos Cursos Profissionais e Artísticos. Membro da Comissão Executiva e Secretário-Geral do ICMI-Comissão Internacional para a Instrução Matemática (2008-2010 e 2010-2012 respetivamente). 

Coordenador do Grupo de Trabalho de Matemática nomeado pelo ME (2018-2020).

 

 

 

 

 

CP 03 - Afinal, como estamos de programa de Matemática no Ensino Básico?

Sábado 3 de julho, 12h30 - 13h30
GERAL


Ana Paula Canavarro, Departamento de Pedagogia e Educação, Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora

 

Resumo

A disponibilizar em breve

 

Ana Paula Canavarro, Departamento de Pedagogia e Educação, Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora

Ana Paula Canavarro é Professora Associada na Universidade de Évora, na Escola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educação. É membro integrado do Centro de Investigação em Psicologia e Educação (CIEP) da Universidade de Évora e colaboradora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), da Universidade de Lisboa. É a atual presidente da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática. Na Universidade de Évora, coordena o curso de Mestrado em Ensino da Matemática e integra a direção do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação e do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo. Os seus interesses na área da investigação têm, sobretudo, incidido no desenvolvimento e conhecimento profissional de professores e nas práticas curriculares dos professores que ensinam Matemática. Coordena o Projeto MatÉvora, um projeto de desenvolvimento e investigação que encoraja crianças e professores à exploração de conexões matemáticas com a cidade, contribuindo para uma educação integrada promotora de competências necessárias para o século 21. Tem participado em projetos financiados pela FCT e pela FCG e tem proferido conferências convidadas em congressos nacionais e internacionais e publicado em revistas nacionais e internacionais na área da Investigação em Educação Matemática. É sócia fundadora da Associação de Professores de Matemática, tendo sido diretora da Revista Educação e Matemática durante nove anos. Já colaborou diversas vezes com o Ministério da Educação, tendo pertencido às Comissões de Acompanhamento do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos e do Plano para a Ação em Matemática e, mais recentemente, ao Grupo de Trabalho em Matemática. Atualmente coordena o Grupo responsável pela revisão curricular em curso do programa de Matemática no Ensino Básico.

 

 

 

ProfMat 2021

Painel Plenário

1h 45Min

Sessão especialmente organizada para promover uma discussão sobre um tema de atualidade com vários intervenientes convidados para o efeito. É preparada e conduzida por um moderador convidado pela organização que solicita intervenções dos vários intervenientes do painel sobre o tema em discussão, e em resposta a questões da assistência que em momento próprio é convidada a intervir.

 

 

PP - Tecnologias no ensino e na aprendizagem da Matemática: desafios e lições para um futuro pós-pandemia

Sexta-feira 2 de julho, 17h30 - 19h15
GERAL

 

Moderadora: Hélia Jacinto, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Participantes:

  • Cláudia Nunes, Direção-Geral da Educação
  • Paulo Correia, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal
  • Neuza Pedro, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

 

Resumo

A disponibilizar em breve

 

 

 

ProfMat 2021

Conferências com Discussão

1h

As conferências com discussão são intervenções realizadas por pessoas convidadas pela organização para intervir em áreas ou temas considerados de interesse para os participantes. Incidem sobre assuntos muito diversificados e são seguidas de um espaço de discussão com os presentes, moderada por uma pessoa convidada para o efeito.

 

A disponibilizar em breve

 

 

ProfMat 2021

Sessões Práticas

2h

As sessões práticas são, por regra, sessões propostas e dinamizadas por participantes no encontro, sobre temas, abordagens e materiais didáticos, em que é prevista a realização de trabalho prático e discussão, com um momento final para debate coletivo. conferências com discussão são intervenções realizadas por pessoas convidadas pela organização para intervir em áreas ou temas considerados de interesse para os participantes. Incidem sobre assuntos muito diversificados e são seguidas de um espaço de discussão com os presentes, moderada por uma pessoa convidada para o efeito.

 

A disponibilizar depois de 7 de junho

 

 

ProfMat 2021

Simpósios de Comunicações

2h

Os simpósios de comunicações são espaços que reúnem trabalhos com alguma afinidade temática, com a apresentação de comunicações (15 minutos), divulgando experiências, projetos, trabalhos, investigações ou outras intervenções com relevância na educação matemática. Têm uma duração global que permita a apresentação das comunicações e um tempo de discussão para que a audiência possa formular questões, no final das apresentações.

 

A disponibilizar depois de 7 de junho.

 

 

ProfMat 2021

Exposições

 

A disponibilizar em breve

 

 

ProfMat 2021

Sessões Especiais

45 Min

A disponibilizar em breve

 

 

Editado/publicado: 26/04/2021