ProfMat 2015 - Évora

26/03/2015 a 28/03/2015
Évora, ES Gabriel Pereira APM

 


Imprima o cartaz e divulgue na sua escola!O Encontro Nacional de Professores de Matemática, anualmente organizado pela APM, regressa a Évora em 2015.

Aqui tivemos oportunidade de comemorar os dez anos de ProfMat, em 1995, e os vinte anos em 2005. Aqui esperamos reencontrar-nos, todos, para comemorar os 30 anos de Encontros.

De Encontro da APM, de encontro connosco próprio, de encontros uns com os outros. Momento de balanço e de partilha: de práticas, de anseios, de trabalhos, de medos  e de sonhos. E também de vontades por aquilo em que continuamos a acreditar.

Nos últimos 30 anos vivemos momentos altos e momentos baixos.

Momentos de grande exaltação colectiva em que acreditámos que (quase) tudo era possível. Momentos de forte investimento no nosso crescimento e desenvolvimento profissionais. Vimos algumas coisas em que acreditávamos verem concretizar-se. Assistimos a períodos de forte investimento na valorização da nossa condição docente e vimos as aprendizagens dos nossos alunos tornarem-se mais sólidas porque feitas com mais sentido e significado. Vimos o País a ter melhores prestações em estudos internacionais como o PISA ou o TIMMS e a tornar-se frequente alunos portugueses a serem notícia por resultados alcançados em concursos internacionais nas áreas da matemática. Enfim a Matemática deixara de ser notícia apenas por más razões. Por isso sentíamos que haviam valido a pena o nosso empenho e os nossos quereres.

Nos últimos dez anos alguns movimentos de sentidos contraditórios vieram entretanto, gradualmente a acontecer. A nossa vida enquanto profissionais de educação deixou, para muitos, de ser perspectivável , a vida nas escolas tornou-se muitas vezes desmotivadora e com isso algum desinvestimento individual foi-se instalando. O currículo viu-se amputado de áreas de estudo e de trabalho, algumas disciplinas viram reduzidas as cargas horárias semanais, tudo isto sem um fio condutor ou uma visão de conjunto sobre um todo que se quereria coerente. Apesar disso aspectos positivos na matemática foram percepcionados também por muitos. O programa de formação e de acompanhamento à experimentação e implementação de um novo programa para o ensino básico é disso exemplo.

Entretanto, num ápice, sem estudos de avaliação de suporte e sem justificação sustentável, eis que somos surpreendidos por novos programas para o ensino básico, primeiro, e para o ensino secundário a seguir.  Assentes num formalismo exacerbado em nome de uma cientificidade de carácter muitas vezes duvidoso, com uma extensão e com uma rigidez de aplicação que parece ignorar que não pode haver aprendizagem sem compreensão, real, dos conceitos. E logo num ano em que se assinala o centenário de José Sebastião e Silva que ousou sonhar, tal como nós, que era possível ensinar matemática a todos, com intuição, rigor e compreensão.

É pois neste contexto que o ProfMat 2015 vai acontecer. Por isso o tema central do Encontro ser “A Matemática e o Currículo Escolar”.

Sendo certo que não é possível ensinar tudo a todos e tudo da mesma forma, qual o papel que a Matemática deve desempenhar na formação dos nossos alunos num contexto de 18 anos de escolaridade obrigatória? De todos os alunos!

Porque acreditamos que as nossas escolas não podem ser locais de entretenimento nos intervalos dos treinos para a realização de exames, porque ousamos continuar a sonhar que é possível desejar aprender e desejar ensinar, convidamos todos, de novo, a mais uma vez continuarmos a encontrar-nos.

Na nossa APM, para
“Dizer de viva voz

Que não estamos sós…”

Em Évora, cidade branca de todas as encruzilhadas, na primavera de 2015! No XXXI ProfMat!

 

 

Vídeo Apresentação ProfMat 2015

 


 

Descubra tudo o que se passou no ProfMat 2015 ...

 

 

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Receção e secretariado
A receção do ProfMat 2015 terá lugar no dia 25 de março (4ª feira), entre as 21h00 e as 23h00, no átrio do pavilhão A3, e no dia 26 de março (5ª feira), entre as 8h e as 13h, no mesmo local.

O secretariado do Encontro funciona no Gabinete das Artes, no Piso 0 do Pavilhão A3 no seguinte horário:

  • No dia 26 de março, das 13h30 às 17h30;
  • No dia 27 de março, das 11h às 12h30 e das 13h30 às 16h30;
  • No dia 28 de março, das 8h30 às 11h00 e das 14h00 às 16h00.

 


 

Programa do ProfMat
 

Conheça antecipadamente o conjunto de atividades que a comissão organizadora do ProfMat 2015 está a preparar para o encontro. Este sítio será permanentemente atualizado com as novidades.
 

  • Conferências Plenárias (1h15min) *
  • Painéis Plenários (2h) *
  • Painel Paralelo (1h30m) *
  • Conferências com Discussão (1h) *
  • Sessões Práticas com Discussão (3h) *
  • Simpósios de Comunicações (20min para cada comunicação + 10min para discussão) *
  • Comunicações com demonstração (1h) *
  • Sessões Especiais (1h) *

* Conteúdos brevemente disponíveis.
 



Conferências Plenárias (1h 15m)
As conferências plenárias são intervenções de fundo no ProfMat realizadas por pessoas convidadas pela organização e com reconhecida experiência na área em que vão intervir. Incidem sobre temas de interesse geral e realizam-se em espaços do programa de forma a que todos os participantes tenham possibilidades de assistir.

Acerca do papel dos professores em tempos de regressão das políticas públicas de educação -  Domingos Fernandes, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Currículo(s) de Matemática - Carlos Albuquerque, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Desenvolvimento do pensamento algébrico - Célia Mestre, Agrupamento de Escolas Romeu Correia.
 



Painéis Plenários (2h)
Será um momento de discussão com vários intervenientes sobre um tema de actualidade potencialmente controverso. É preparado e conduzidos por um moderador convidado pela organização que, em conjunto com esta, endereça convites aos restantes membros do painel. Prevêem-se intervenções dos vários membros por solicitação do moderador e em resposta a questões da assistência que é convidada a intervir em momento próprio do painel.

Que Matemática para o Ensino Obrigatório em Portugal? Paulo Correia (moderador), Agrupamento de Escolas de Álcacer do Sal.

Que políticas educativas para o desenvolvimento sustentado do ensino da Matemática em Portugal? - Joana Brocardo (moderadora), Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

O projeto “Desenvolver a literacia estatística”: contributos para uma reflexão em torno da educação estatística - Hélia Oliveira (moderadora), Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
 


 

Conferências com Discussão (1h)
As conferências com discussão são intervenções realizadas por pessoas convidadas pela organização para intervir em áreas ou temas considerados de interesse para os participantes. Incidem sobre assuntos muito diversificados e são seguidas de um espaço de discussão com os presentes, moderada por uma pessoa convidada para o efeito.
 

Títulos:

Como a encontrar a mulher (ou homem) dos nossos sonhos, e sabe-se lá que mais ... - José Paulo Viana, Aposentado.

"A Astronomia dos Lusíadas" de Luciano Pereira da Silva - Carlota Simões, Universidade de Coimbra.

J. Sebastião e Silva e as inovações no ensino da Matemática em Portugal - Anabela Teixeira, Universidade de Lisboa; e Jaime Carvalho e Silva, Universidade de Coimbra.

Avaliação de desempenho docente versus Plano da Matemática: Contributos para o desenvolvimento profissional dos docentes - Luís Martins, Escola Secundária de Aljustrel.

Sangue, suor e lágrima - Jorge Nuno Silva, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Para uma relação mais positiva com a Matemática: O papel dos afetos e das competições matemáticas - Rosa Ferreira, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Práticas tradicionais ribeirinhas e educação matemática: Travessias para além da sala de aula - Maria Augusta Brito, Universidade Federal do Pará e Isabel Lucena, Universidade Federal do Pará.

A minha bicicleta calcula áreas - Rogério Martins, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O ensino da Estatística nas recentes orientações curriculares - Ana Henriques, Institudo de Educação da Universidade de Lisboa, José António Fernandes, Universidade do Minho.

Lógica nos programas de matemática - António Fernandes, Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa.

Percursos didáticos em geometria: Aprendizagens e dilemas - Cristina Loureiro, Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa.

Formas de pensamento lógico dos alunos em problemas de raciocínio analítico - Susana Carreira, Universidade do Algarve.
 



Comunicações com demonstração (1h)
As comunicações com demonstrações são sessões nas quais as abordagens, as práticas ou os materiais que fazem parte do conteúdo da comunicação serão compartilhados e discutidos. Encorajam-se para estas sessões temas que proporcionem uma sessão tão dinâmica quanto possível através de materiais, abordagens, ou práticas a serem demonstradas. Estas sessões pretendem envolver os participantes ativamente durante a apresentação. Por exemplo, pode recorrer-se a um vídeo, a trabalhos, a resolução de tarefas, etc., que serão compartilhados com os participantes proporcionando-lhes a oportunidade de experimentar e discutir bem como ver como determinados desafios podem ser aplicados.

O resumo para uma proposta de uma comunicação com demonstração deve ter no máximo 500 palavras. Este deve incluir os objetivos da sessão, o que será demonstrado e o que os participantes vão realizar, o número máximo de participantes e quaisquer requisitos especiais (tecnologia, espaço, outro) necessários.
 


 

Sessões Práticas com discussão (3h)
As sessões práticas são sessões propostas e dinamizadas por participantes no encontro, fundamentalmente sobre temas, abordagens e materiais didácticos, em que é prevista a realização de trabalho prático. Estas sessões têm a duração de três horas reservando-se os últimos 30 minutos para discussão.
 


 

Simpósios de Comunicações (2h)
Os simpósios de comunicações são espaços que reúnem trabalhos com alguma afinidade temática, com a apresentação sucessiva de comunicações divulgando experiências, projectos, trabalhos, investigações ou outras intervenções com relevância na educação matemática. Têm a duração global de 120 minutos com espaço para que a audiência possa formular questões, no final das apresentações.
 



Sessões Especiais (1h)
As sessões especiais são propostas de intervenção que, pela sua natureza e incidência temática, não se enquadram junto das restantes sessões do ProfMat, sendo-lhes destinadas no programa um espaço ´extra-horário´ de fim-de-tarde.

 

 

 

Esquema Geral - ProfMat

 

Imprimir Esquema Geral do Programa

 

 

 

 

 

Comissão do ProfMat 2015
 

António Borralho Hélia Jacinto
Ana Felgueiras Isabel Vale
Ana Paula Júlio Jaime Carvalho e Silva
António Cardoso Joaquim Félix
Artur Bruno Joana Latas
Elsa Barbosa Lídia Santos
Carla Mesquita Lopes Margarida Guégués
Carlos Rosmaninho Maria Teresa Santos
Rui Gonçalo Espadeiro Sofia Delgadinho

 

 

 

Contatos
 

profmat2015@apm.pt

ProfMat 2015 - Associação de Professores de Matemática
Rua Dr. João Couto, n.º 27-A
1500-236 Lisboa
Tel.: +351 21 716 36 90 / 21 711 03 77
Fax: +351 21 716 64 24

 

Apoios

 

 

 

 

Colabore

Colabore no ProfMat apresentando uma Comunicação, por exemplo, sobre uma experiência curricular ou um projeto em que tenha participado ou dinamizando uma Sessão Prática com Discussão sobre um assunto do seu interesse e que queira discutir e partilhar com colegas, ou uma novidade este ano, apresentando uma Comunicação com Demonstração caso a sua comunicação fale sobre novas abordagens, práticas ou materiais que gostasse de compartilhar e discutir com os colegas.

Envie a sua proposta de colaboração, resumo e requisição de equipamento necessário, até 8 de Fevereiro para profmat2015@apm.pt.
 

Calendarização
 

  • 8 de Fevereiro – Envio de proposta de colaboração, resumo e requisição de equipamento
  • 29 de Março – envio de texto integral para revisão para o email profmat2015@apm.pt
  • 15 de Junho – resposta da Comissão Científica
  • 15 de Julho – envio de texto final (corrigido)
  • 30 de Julho – publicação online das Atas do ProfMat 2015

 

Resumos

Os resumos devem ser enviados para a comissão do programa através do endereço profmat2015@apm.pt até ao dia  8 de Fevereiro e devem obedecer a este modelo.


Textos

Os textos referentes às propostas de dinamização no ProfMat 2015, Comunicações com Demonstração, Comunicações Orais e Sessões Práticas, serão publicados num livro digital do encontro, com ISBN, a ser disponibilizada pela APM após um processo de revisão por pares. Serão incluídos também os textos referentes a Conferências Plenárias, Conferências com Discussão e Painéis.

Modelo para as atasModelo para as atas Painéis Plenários

 

Processo de Revisão

Serão sujeitas a revisão todas as propostas de dinamização, submetidas dentro dos prazos definidos e que estejam de acordo com as normas indicadas.
Compete à Comissão Científica do ProfMat 2015 nomear os revisores e verificar o cumprimento de todas as formalidades inerentes ao processo.
De acordo com o acima assinalado, após o processo de revisão, cada autor será informado sobre a decisão de aceitação sem alteações ou aceitação com alterações da proposta enviada e sobre as recomendações dos revisores.
A versão final do trabalho deverá ser enviada, até à data acima indicada, com a inclusão de todas as recomendações dos revisores. O não cumprimento desta indicação será considerado pela Comissão Organizadora e terá implicações relativamente à eventual integração no livro do encontro.


Critérios

Clareza e correção da linguagem: A linguagem utilizada no texto é clara e corretamente utilizada e permite comunicar as ideias sem equívocos.

Organização e profundidade: O texto está adequadamente organizado, permitindo um encadeamento consistente das ideias e conceitos em discussão.

 

Acreditação

 

À semelhança de anos anteriores,o processo de acreditação do ProfMat como curso de formação está a decorrer. Os participantes que desejarem o percurso formativo acreditado devem utilizar os conteúdos das diferentes sessões para a realização de um trabalho de reflexão. Próximo da data do encontro serão disponibilizadas mais informações.

 

 

Prazos e Preços

"Alentejo! Uma região marcada pelas suas gentes, pelas suas paisagens, pelo seu património (material e imaterial), pela sua calma… e pela gastronomia!
Neste regresso a Évora, pretendemos, mais uma vez, dignificar este encontro de professores com um jantar alentejano – boa companhia e boa disposição acompanhadas de um repasto bem regado…

Para termos o prazer da sua companhia, é necessário que proceda à inscrição no jantar do ProfMat2015 (acresce apenas 10€ ao preço da inscrição no encontro). A época que estamos a atravessar levou-nos a optar por este modelo, desta forma não só conseguimos controlar custos como ainda evitamos o desperdício alimentar. Além disso, ainda proporcionamos um pequeno desconto a quem não quiser ou não puder juntar-se a nós! Por isso NÃO se esqueça: INSCREVA-SE!!!"

 
Preços ProfMat 2015 Até 10 de Fevereiro (€) * Até 15 de Março (€) Após 15 de Março (€) (2)
Sócio 68 88 200
Sócio - Estudante (1) 31 41 100
Não Sócio 140 170 300
Não Sócio - Estudante (1) 75 95 200
Sócio traz sócio 61 81 180
Escola Sócia 68 88 200
Acompanhante 35 45 50

Acompanhante: Inclui jantar do ProfMat, programa social e acesso às sessões plenárias. Não será emitido certificado.
 

Preços SIEM Até 10 de Fevereiro (€) * Até 15 de Março (€) Após 15 de Março(€) (2)
Sócio 65 115 200
Não Sócio 120 170 200
Sócio traz sócio 58,5 108 180
Escola Sócia 65 115 200

 

ProfMat e SIEM Até 10 de Fevereiro (€) * Até 15 de Março (€) Após 15 de Março (€) (2)
Sócio 105 180 370
Sócio - Estudante (1) 65 133 270
Não Sócio 230 310 470
Não Sócio Estudante (1) 165 235 370
Sócio traz sócio 94 161 333
Escola Sócia 105 180 370

 

(*) O preço de inscrição no ProfMat 2015 inclui a participação nos programas científico, cultural e social.

(1) Consideram-se estudantes aqueles que estão a frequentar licenciaturas ou mestrados profissionalizantes (deve ser enviado comprovativo da sua situação para a APM). Excluem-se dessa situação os doutorandos e os mestrandos (mestrados académicos).

​(2) A organização informa que não garante pastas aos participantes.

 

Data limite de devoluções

Até 9 de Março as desistências são reembolsadas em 50% do valor pago.

 

Processo de Inscrição

O processo de inscrição só se considera concluído com o respectivo pagamento, que deverá ser efetuado até 15 dias após a data da inscrição.

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas poderá contactar a Comissão Organizadora através do endereço: profmat2015@apm.pt ou siemxxvi@apm.pt

 

Forma de Pagamento

Transferência bancária
Para a nossa conta nº 0 3250 0664 9930, NIB 0035 0325 00006649930 10. No caso de optar por esta forma de pagamento, envie o comprovativo por email para o endereço encomenda@apm.pt, com o nº da encomenda a que diz respeito, sob pena de o pagamento não ser considerado.

Multibanco
Pague em qualquer caixa da rede Multibanco. No final da inscrição, a APM envia-lhe um email com os elementos necessários para que efectue o pagamento da sua encomenda em qualquer das caixas da rede Multibanco utilizando a opção Pagamento de Compras.

 

 

 

Inscrição

 

Aproveite a pausa letiva da Páscoa para vir até Évora e
participar no ProfMat2015 e no XXVI SIEM.

 

 

 

 

 

Ementa dos Almoços

O prazo para inscrição no programa social e nos almoços do ProfMat e SIEM já terminou, pelo que as inscrições se encontram encerradas.

 

 

Évora


 

 

Cante Alentejano é Património Cultural Imaterial da Humanidade

 

 


 

 

Como chegar

 

Localização da Escola Secundária Gabriel Pereira - ProfMat 2015

 

 

 

O local do ProfMat 2015
O ProfMat 2015 tem como principal local da sua realização a Escola Secundária Gabriel Pereira, que já acolheu os encontros de 1995 e 2005, realizando-se aqui todas as sessões do encontro.


Como chegar ao ProfMat 2015
É à Escola Secundária Gabriel Pereira que se deverá dirigir para proceder à recepção e levantamento de materiais do ProfMat. Chegar lá é muito simples. A Escola fica fora do centro histórico, mas junto à muralha que o circunda.

Ao chegar a Évora, vindo de qualquer direcção, entre na estrada que contorna a muralha e siga até encontrar o posto de gasolina da BP, na rotunda com o monumento ao bombeiro, e verá a Escola no lado oposto ao da muralha. Outra hipótese é seguir sempre a indicação Centro até encontrar a sinalética que o conduz ao ProfMat.


Estacionamento e circulação em Évora
Não é fácil circular e estacionar no centro histórico de Évora. Junto à Escola Secundária Gabriel Pereira existem vários lugares de estacionamento e um parque de estacionamento gratuito no qual, se chegar cedo, poderá encontrar lugar para o seu carro. Outra alternativa para estacionamento é nos parques contíguos à via que parte da rotunda existente na Av. da Universidade em direcção a Estremoz e depois regressar a pé até à Escola (cerca de 200 a 300 metros).

Contudo, se fica alojado num dos hotéis do centro histórico, a melhor solução é andar a pé. Em Évora quase tudo é já ali …
Pode também utilizar os mini-autocarros da Linha Azul, que são ... verdes!
Para utilizar este meio de transporte deve:

  • no circuito interior às muralhas e em qualquer ponto da Linha Azul, pintada no próprio pavimento da estrada, simplesmente levantar a mão de modo que o motorista o veja; pode entrar ou sair em qualquer ponto da linha;
  • no restante percurso, fora das muralhas, utilizar as paragens devidamente sinalizadas para o efeito.


Existem várias paragens (por exemplo, junto ao hotéis Ibis e D. Fernando).
Estes autocarros têm circulação contínua entre as 8:00h e as 20:00h nos dias úteis e entre as 8:00h e as 14:00h ao sábado passando  no mesmo local de 15 em 15 minutos, sensivelmente.

Existem dois circuitos diferentes, um deles (Linha Azul - Zona Norte) com paragem mesmo em frente à Escola. Para não se preocupar com os circuitos, o mais fácil é solicitar ao motorista que o deixe ficar na paragem mais próxima da Escola Gabriel Pereira. O título de transporte é adquirido junto do motorista, custa 1€ e serve para um número ilimitado de viagens diárias.

 

Alojamento e outros pontos de interesse
Mapa de localização da escola, alojamento e outros lugares de interesse.

 

 

Alojamento


A Comissão Organizadora preparou uma lista com várias unidades hoteleiras. As sugestões que se apresentam pretendem ser diversificadas relativamente às várias condições oferecidas, sendo que os preços apresentados têm, todos eles, desconto incluído para os participantes do ProfMat e/ou do SIEM.

As reservas devem ser feitas diretamente para as unidades hoteleiras, com a maior brevidade possível, identificando-se como participante do ProfMat2015 e/ou do SIEM. Recomenda-se a utilização do correio eletrónico.

Descarregue aqui um documento (pdf) com a lista dos alojamentos, preços e outras informações.

 

Exposições

Aproveite para visitar as exposições da APM !


A MATEMÁTICA É DE TODOS
Local: Salão Nobre da Agência INATEL, Rua Serpa Pinto, nº6.


ESCHER —  ARTE E A MATEMÁTICA
Local: Igreja de São Vicente, Largo de São Vicente.


MATEMÁTICA E A NATUREZA
Local: Escola Secundária Gabriel Pereira, átrio do pavilhão A1.


JOSÉ SEBASTIÃO E SILVA [1914- SILVA [1914-1972] - Obra Pedagógica
Local: Escola Secundária Gabriel Pereira, Biblioteca.

 

 

Promoções


Faça-se sócio ou atualize a sua quota e obtenha um desconto de 40% até 15 de Março. Para isso basta inscreve-se no ProfMat e/ou SIEM. Para mais informações contacte a sede da APM através do email socio@apm.pt ou
pelo telefone 21 716 36 90

 

Sócio traz sócio

Ao trazer um novo sócio para a APM poderá obter um desconto de 10% na inscrição do ProfMat, assim como o seu amigo, novo sócio. Na inscrição selecione a opção ProfMat+Sócio ou ProfMat+SIEM+Sócio.
Atenção: o novo sócio deverá associar-se antes de efetuar a sua inscrição no ProfMat e deve mencionar o nome do sócio envolvido, que também irá beneficiar do desconto

 


Escola Sócia

Se a sua escola é sócia da APM, inscreva-se com preço de sócio! Inscreva-se escolhendo a opção  Professor - Escola Sócia - ProfMat ou Professor - Escola Sócia - SIEM ou Professor - Escola Sócia - ProfMat+SIEM .

Consulte a nossa tabela de preços!

Se pretender algum esclarecimento adicional não hesite em contactar a comissão organizadora - profmat2015@apm.pt

 

 

 

Programa cultural

 

Évora merece uma visita apaixonada e oferece marcas do que foi nascendo ao longo dos séculos: igrejas monumentais, praças históricas, casario branco, ruas medievais… Nos arredores da cidade a natureza abraça trigais e montes, albufeiras e riachos, paisagens solitárias de beleza sem igual… As suas gentes hospitaleiras, o artesanato típico, a rica gastronomia, as tradições, os cheiros e sabores que caracterizam esta bela região esperam por si!

http://www.cm-evora.pt/pt/evoraturismo/visitar
 

 

E porque o ProfMat é também feito de encontros, de conversas, de cultura e de diversão, a comissão organizadora, em parceria com a Câmara Municipal de Évora preparou dois momentos especiais para proporcionar também estas dimensões aos participantes.
 

Programa Social - dia 26 de Março

21H30 | "MISTERMAN" | CULTURPROJECT / ARTISTAS UNIDOS | TEATRO GARCIA DE RESENDE
Espetáculo integrado no Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA). (Inscrições limitadas)
 

21H30 | “O homem que só pensava em números (solo)” | Espetáculo de Dança e Matemática | Local a designar.
 

 

 

Escola Secundária Gabriel Pereira


Da Escola Industrial da Casa Pia de Évora à Escola Secundária Gabriel Pereira (1914-2014)

A Escola Secundária Gabriel Pereira, instituição que acolherá o ProfMat 2015, é herdeira de um passado centenário. A sua genealogia inicia-se em 1914, altura em que foi fundada a Escola Industrial da Casa Pia de Évora. A nova instituição respondeu aos anseios das elites da Iª República, particularmente interessadas no desenvolvimento do ensino técnico.

A nova instituição começou por funcionar no antigo Colégio do Espírito Santo, no qual estivera instalada a Universidade de Évora (1859 e 1759), edifício no qual se manteve até 1950, data em que transitou para as instalações do Convento de Santa Clara.

Em 1970, instalou-se no primeiro edifício construído na cidade de Évora para albergar, especificamente, uma instituição de ensino secundário: é neste espaço que ainda hoje ainda se encontra. Localiza-se na rua Dr. Domingos Rosado, uma artéria da cidade que homenageia um proeminente político da Iª República: deputado que teve um importante papel na afirmação da valência do ensino comercial na então Escola Industrial.

 

Escola Gabriel Pereira
Fig. 1: 1914-1950 - Colégio do Espírito Santo
Escola Gabriel Pereira
Fig. 2: 1950-1970 - Convento de Santa Clara

 

Escola Gabriel Pereira
Fig. 3: Desde 1970 Complexo escolar na rua Dr. Domingos Rosado
Escola Gabriel Pereira
Fig. 4: Depois da intervenção da empresa Parque Escolar

 

Em 1919, Carlos Monteiro Serra, professor e político ativo em Évora na transição entre a Monarquia Constitucional e a Iª República, membro fundador do Grupo Pro-Évora (1919), associação precursora do turismo na cidade, propôs e viu aprovado por decreto, o nome de Gabriel Pereira (1847-1915) para patrono da Escola. Com este ato, conseguiu associar à instituição escolar o nome do investigador e divulgador do património eborense, uma figura que contribuiu precocemente para a procura turística da urbe alentejana: um longo processo que hoje tem um evidente impacto na economia regional.

Em 1948, uma decisão do poder central, aplicada a todas as instituições congéneres, através de decreto, determinou a anulação das referências aos patronos. Passou a vigorar a designação de «Escola Industrial e Comercial de Évora»: o nome do patrono seria recuperado, apenas em 1979, através do mesmo instrumento legal que o retirava.

No início da IIª República, a fileira de formação técnica e comercial perdeu a expressão que teve durante a Iª República e o Estado Novo. As novas escolas de ensino secundário sucederam aos liceus e às escolas industriais.

Ao mesmo tempo, as valências de ensino técnico comercial e industrial perderam expressão. Contudo, na senda da criação de fileiras de formação técnica inovadoras e importantes para o desenvolvimento da região (Curso de Condutores de Máquinas, em 1917; o Curso de Comércio, em 1921; o Curso de Montadores Eletricistas, em 1923; os cursos Geral de Mecânica e de Mestrança em Construção Civil, ambos em 1972; os cursos complementares do ensino técnico, em 1973.), manteve, depois de 1979, altura em que foi criado o Curso Secundário Unificado, uma forte componente técnica na oferta formativa tanto ao nível do ensino diurno como no ensino noturno.

Hoje em dia, a Escola continua a apostar na formação e qualificação técnicas, atualmente com os Cursos Profissionais, afirmando-se como a escola da cidade de Évora com a maior e mais diversificada oferta neste domínio. Na tradição de fileiras de formação técnica de ponta, oferece o Curso de Manutenção Industrial/Aeronaves, mantendo, em paralelo, a vertente de ensino clássico que lhe foi atribuída no início da IIª República e que deu um caráter holístico à sua oferta formativa. Aposta, fortemente, nos cursos do ensino regular nas seguintes áreas: Ciências e Tecnologias; Línguas e Humanidades; Ciências Sócio Económicas e Artes Visuais.

A Escola Secundária destaca-se também pela oferta do ensino das Artes: é a única escola da cidade com esta fileira formativa. É além disso a única escola da cidade que oferece o Ensino Noturno, uma constante que remonta às suas origens.

Atualmente, mantendo a sua matriz própria e a sua identidade, é a sede do Agrupamento de Escolas nº 2 de Évora.

A todos os professores que nos visitarem através da sua participação no Profmat de 2015, expresso desde já a minha satisfação em poder recebê-los.

 

O Diretor

Fernando F. Martins

 

 

Centenário Sebastião e Silva

José Sebastião e Silva, um dos mais importantes matemáticos portugueses, nasceu em Mértola a 12 de dezembro de 1914. Frequentou o Curso Geral no Liceu de Beja e concluiu o Curso Complementar de Ciências no Liceu André de Gouveia em Évora, em 1933. Foi autor de trabalhos científicos de repercussão internacional e de textos didáticos de referência para o ensino universitário e pré-universitário. Foi aluno e professor da Universidade de Lisboa, professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia e da Faculdade de Ciências, diretor do Centro de Estudos Matemáticos de Lisboa desde 1952 até ao seu falecimento, influenciou de modo inovador o ensino da Matemática em Portugal e teve uma ação determinante na formação de professores e cientistas. Comemora-se este ano letivo de 2014/2015 o centenário do seu nascimento.

 

 

http://www.sebastiaoesilva100anos.org/ 

 

 

PROGRAMA


27 Março
ES Gabriel Pereira (Piso 0-A2, sala 01)

14h30 Conferência: J. Sebastião e Silva e as inovações no ensino da Matemática em Portugal
Anabela Teixeira (Associação Ludus - Museus da ULisboa/MUHNAC) e Jaime Carvalho e Silva (DM-FCT UCoimbra)


Colégio do Espírito Santo – Universidade de Évora (sala 124)

16h Mesa redonda: J. Sebastião e Silva no Portugal dos anos trinta e quarenta do século XX - a matemática e a física, a lógica
Augusto Fitas (UÉvora), Augusto Franco de Oliveira (UÉvora), Fernando Gameiro (CIDHEUS e ES Gabriel Pereira) e Fátima Nunes (UÉvora, moderadora)


17h30 Visita guiada às salas de Matemática e de Ciências da Natureza da antigo Liceu de Évora, com Augusto Fitas (UÉvora)


18h30 Tertúlia: A Matemática Moderna nos liceus do Alentejo, com a participação de antigos alunos e professores, (Eduardo Basso, Inácia Caraça Bento, Odete Condeço, Vicente Saianda) e Joaquim Félix (ES Gabriel Pereira, moderador)

 

26 a 28 março
Exposições

José Sebastião e Silva: o Cientista e o Professor, ULisboa/SPM
Biblioteca da UÉvora

José Sebastião e Silva: Obra Pedagógica, APM
Réguas de cálculo, Ludus
Biblioteca da ES Gabriel Pereira

 

 

Editado/publicado: 19/02/2021