Associação de Professores de Matemática

MATEMÁTICA  E  PROFISSÕES

 

Fichas de Trabalho

 

Ana Maria Relva (1993) realizou uma pesquisa sobre o modo “como noutras épocas, a par da aritmética, se faziam contas na Ilha da Madeira, especialmente entre os merceeiros e os pescadores. (...) As contas eram feitas «de memória» e registadas com giz nas paredes dos estabelecimentos, ou barris, e assim se apagavam facilmente.” A utilização de símbolos especiais para representar quantias de dinheiro “é muito antiga, existindo na época em que a moeda eram os «reis», tendo sido adaptada depois ao escudo e acrescentados outros símbolos, para além dos existentes, consoante as necessidades, ou seja, acompanhando a desvalorização da moeda.”

Referência: Relva, Ana (1993). Materiais para a aula de Matemática. Contas antigas na Ilha da Madeira. Em: Educação e Matemática, n° 27 (pp. 14-16).

O pantógrafo é um instrumento baseado nas propriedades do paralelogramo e serve para fazer ampliações e reduções de desenhos e de mapas, ou para guiar instrumentos de corte na indústria. Basicamente, trata-se de um conjunto de segmentos articulados que definem paralelogramos interdependentes. O estudo do seu funcionamento nesta ficha conduz-nos à melhor compreensão das figuras semelhantes. 

Para Herão de Alexandria, que viveu na 2ª metade do século II a.C., todas as máquinas são uma combinação de máquinas simples. A alavanca era uma das máquinas simples de Herão. As rodas dentadas são alavancas em interacção. O seu estudo através desta ficha revela-nos que estas máquinas são uma boa ilustração para as propriedades da multiplicação de números relativos. 

A roldana era outra das máquinas simples de Herão. E o cadernal, por ser uma composição de várias roldanas, tratava-se de uma máquina composta. Este ficha apela à descoberta experimental da lei (física e matemática) que regula a potência necessária para deslocar um objecto quando se usa um cadernal, e solicita a sua generalização. 

É cada vez mais frequente para o cidadão comum deparar, nos produtos que pretende adquirir, com uma banda formada por barras verticais de espessura diferente, alternadamente pretas e brancas, que um leitor óptico descodifica no acto da compra. Através desta ficha são dadas informações sobre dois sistemas que usam estas barras, o Universal Product Code (UPC), em uso nos Estados Unidos da América, e o International Standard Serial Number (ISSN), válido, em todo o mundo, para as publicações periódicas, e são propostas diversas actividades. 

 

 

Home ] Logotipo ] Cartaz ] Projectos ] [ Fichas ] Problemas ] Textos ] Referências ] Notícias ]