Login    



2005, vol XIV, nº2
Julho - Dezembro


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos
Alicia Bruno; Noemí Cabrera

Resumo. Apresentamos os resultados de uma experiência de aula sobre a aprendizagem dos números negativos, com alunos do ensino secundário que apresentavam dificuldades gerais de aprendizagem em Matemática. O estudo centrou-se sobre a forma como os alunos realizam traduções da dimensão da recta para as dimensões abstracta e contextual, no que se refere ao conceito, à ordem, à adição e à subtracção de números negativos. Realizou-se uma análise dos erros cometidos, distinguindo os erros de interpretação das representações que os alunos lêem ou fazem na recta, dos erros de escrita que cometem ao fazer as representações, analisando-se, para além disso, como os alunos realizam as actividades de tradução entre as várias dimensões.

Palavras-chave: Números negativos; Aprendizagem; Dificuldades dos alunos.


Páginas : 25 a 41

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados