Login    



2005, vol XIV, nº2
Julho - Dezembro


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Momentos reflexivos e metacognição na teleformação continuada em Matemática
Joaquim Giménez Rodriguez; Marcelo Almeida Bairral

Resumo. Analisar comportamentos e discursos profissionais docentes compartidos e construídos em uma determinada comunidade de aprendizagem, constitui uma importante demanda da pesquisa educacional. Esta investigação apresenta um estudo de caso com uma professora de matemática no qual se confrontam e analisam comportamentos docentes em diferentes espaços comunicativos de um ambiente virtual implementado para o desenvolvimento profissional em geometria. Especificamente, (i) identifica indícios de melhora em aspectos do conteúdo do conhecimento profissional, e (ii) apresenta e analisa momentos de reflexão metacognitiva e contextos integradores no processo de desenvolvimento profissional crítico. A construção colaborativa do conhecimento profissional do professor a partir de distintas teleinterações crítico-metacognitivas, bem como a explicitação de dificuldades metodológicas inerentes ao ambiente formativo são aspectos destacados nas conclusões do estudo.

Palavras-chave: Discurso docente em acção; Desenvolvimento profissional; Contextos integradores; Momentos reflexivos.


Páginas : 3 a 23

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados