2005, vol XIV, nº2 Julho - Dezembro
A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas.
Se é sócio faça o seu login. |
Artigos
Momentos reflexivos e metacognição na teleformação continuada em Matemática
Joaquim Giménez Rodriguez; Marcelo Almeida Bairral
Resumo. Analisar comportamentos e discursos profissionais docentes compartidos e construídos em uma determinada comunidade de aprendizagem, constitui uma importante demanda da pesquisa educacional. Esta investigação apresenta um estudo de caso com uma professora de matemática no qual se confrontam e analisam comportamentos docentes em diferentes espaços comunicativos de um ambiente virtual implementado para o desenvolvimento profissional em geometria. Especificamente, (i) identifica indícios de melhora em aspectos do conteúdo do conhecimento profissional, e (ii) apresenta e analisa momentos de reflexão metacognitiva e contextos integradores no processo de desenvolvimento profissional crítico. A construção colaborativa do conhecimento profissional do professor a partir de distintas teleinterações crítico-metacognitivas, bem como a explicitação de dificuldades metodológicas inerentes ao ambiente formativo são aspectos destacados nas conclusões do estudo.
Palavras-chave: Discurso docente em acção; Desenvolvimento profissional; Contextos integradores; Momentos reflexivos.
Páginas : 3 a 23
<< Voltar ao Indíce
|
|
|