Login    



2006, vol XV, nº1 e 2
1.º e 2.º semestres


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudos brasileiros
Adair Mendes Nacarato; Cármen Lúcia Brancaglion Passos; Dario Fiorentini; Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid; Maria Teresa Menezes Freitas; Marisol Vieira de Melo; Regina Célia Grando; Renata Prenstteter Gama; Rosana Giaretta Sguerra Miskulin

Resumo. Este artigo apresenta uma meta-análise de estudos brasileiros que investigam a formação e o desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática. Tomando-se como corpus de análise deste estudo um conjunto de onze pesquisas brasileiras traduzidas em teses e dissertações e concluídas no período de 1998 a 2003, este trabalho buscou, por contraste e inter-relacionamento, indícios de práticas que promovem o desenvolvimento profissional em diferentes contextos e espaços formativos. A meta-análise foi desenvolvida em torno de duas modalidades de práticas: 1) práticas coletivas pontuadas por momentos de reflexão, colaboração e investigação; 2) outras práticas contributivas do desenvolvimento profissional. As análises e interpretações produzidas forneceram resultados e indícios que permitem concluir que as práticas reflexivas, investigativas e colaborativas constituem uma poderosa tríade catalisadora do desenvolvimento profissional dos professores de Matemática. No entanto, foram evidenciadas outras práticas que também são promotoras do desenvolvimento profissional: aquelas decorrentes da investigação e da reflexão sobre a própria prática; a produção de diários reflexivos sobre o processo de vir-a-ser-professor de Matemática; a participação activa em processos de inovação curricular; a participação em projetos de formação inicial e continuada que tenham como eixo principal de formação docente a problematização e a reflexão sistemática da prática pedagógica.

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional de professores; Formação de professores de Matemática; Práticas reflexivas; Práticas colaborativas; Práticas investigativas; Investigação de própria prática.


Páginas : 193 a 219

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados