Login    



2006, vol XV, nº1 e 2
1.º e 2.º semestres


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?
Fátima Guimarães

Resumo. Neste artigo elabora-se sobre a conceptualização que a investigação tem apresentado sobre o desenvolvimento do professor. Após uma breve apreciação sobre a evolução do conceito, ao longo dos tempos, salientam-se as suas perspectivas actuais. Evidenciam-se e discutem-se as três tendências (tropismos) recentes na conceptualização do desenvolvimento do professor que são indiciadoras de visão mais holística e complexa do conceito: uma deslocação do foco do estudo do objecto do desenvolvimento para o sujeito do desenvolvimento; a consideração não só do desenvolvimento do sujeito epistémico mas também ontológico; a assunção não só do desenvolvimento do sujeito individual mas também do sujeito social, passando o contexto (espacial e temporal) a ser entendido como parte integrante do desenvolvimento do professor.

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional; Professor.


Páginas : 169 a 192

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados