Login    



2006, vol XV, nº1 e 2
1.º e 2.º semestres


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario
Lidia Castro; Pilar Azcárate

Resumo. No presente artigo apresentamos os primeiros resultados duma investigação sobre o desenvolvimento profissional dos professores. As informações analisadas permitem caracterizar as ideias dos futuros professores e a possível evolução causada por um processo formativo desenvolvido com base em princípios metodológicos em que se promove a reflexão e o trabalho colaborativo entre os participantes. Esta análise incide na grande dificuldade desta evolução. Durante o seu período de formação, os futuros professores, mostram um significativo avanço nas suas argumentações e nos seus discursos, ideias que ficam muito longe no momento de fazer suas propostas de intervenção. Isto indica-nos a grande ausência de referentes reais e a força de suas ideias, assim como a dificuldade de trabalhar com base em processos formativos vinculados a contextos institucionais, longe da realidade das aulas, como é o caso da formação inicial em Espanha.

Palavras-chave: Formação de professores; Estratégias de formação; Concepções; Reflexão; Trabalho colaborativo.


Páginas : 33 a 64

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados