Login    



2005, vol XIV, nº1
Janeiro/Junho


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

A Matemática na Expressão Plástica
Sónia Martins Félix

Resumo. Este artigo relata um estudo que tem como problema central estudar a forma como os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, estabelecem relações entre a Expressão Plástica e a Matemática, tendo como ponto de partida algumas técnicas seleccionadas de Expressão Plástica.
Para o aprofundamento e contextualização da problemática, foram definidas algumas questões para investigação de forma a operacionalizar o estudo: a) Que conhecimentos matemáticos revelam os alunos quando falam sobre as suas produções plásticas? b) Que técnicas de Expressão Plástica potenciam um discurso rico em conhecimentos matemáticos?
A abordagem metodológica escolhida foi do tipo qualitativo, com uma primeira fase exploratória, precedida de um estudo de caso múltiplo. Os dados foram recolhidos a partir das observações, elementos plásticos e testemunhos dos alunos ao longo das sessões de trabalho.
Relativamente aos resultados obtidos é de salientar a diversidade de conceitos matemáticos identificados pelos próprios alunos. Em todos os casos, são apontadas as figuras geométricas e a existência de linhas rectas e curvas como elementos predominantes nas suas composições.

Palavras-chave: Matemática; Expressão Plástica; Técnicas de Expressão Plástica; Observação; interpenetração matemática/arte.


Páginas : 67-87

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados