Login    



2005, vol XIV, nº1
Janeiro/Junho


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Papel das representações na construção da compreensão matemática dos alunos do 1º ciclo
Nuno Valério

Resumo. O estudo no qual se baseia este artigo, tem como objectivo perceber como se constroem e evoluem as representações externas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Tenta-se ainda perceber qual é a influência dessas representações na compreensão dos alunos quando realizam problemas matemáticos.
O estudo decorreu numa turma do 3º ano de escolaridade tendo-se focado a atenção num grupo de quatro alunos em que o investigador foi o próprio professor. Foi utilizada uma metodologia qualitativa na qual se consideraram um conjunto de situações problemáticas que foram agrupadas em tarefas aditivas e de divisão.
De um modo geral verifica-se que as representações próprias dos alunos são utilizadas na resolução de outras situações problemáticas semelhantes e são posteriormente desenvolvidas. Nas tarefas analisadas, os elementos icónicos e esquemas que os alunos representam têm um papel significativo no desenrolar da actividade.
Foram identificados vários indicadores da existência de compreensão dos alunos ao longo da resolução das tarefas, a nível dos registos que efectuaram, pelas manifestações verbais que fizeram e pelo confronto com o erro.
A construção de representações e a sua formalização com compreensão passa por um processo nos quais se evidenciam as influências do professor, dos restantes alunos, e de aprendizagens anteriores destes.

Palavras-chave: Compreensão; Representações formais; Representações informais; Representações externas; Resolução de problemas.


Páginas : 37-65

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados