Login    



2004, vol XIII, nº1
Janeiro/Junho


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial
J. António Fernandes; Manuela Valentina Sousa

Resumo. Pretendendo contribuir para uma reflexão acerca da formação inicial de professores de Matemática, neste artigo relata-se um estudo sobre as dificuldades sentidas por professores estagiários e sua relação com a formação inicial no contexto de um curso de formação de professores de Matemática de uma Universidade.
No estudo, de natureza qualitativa, participaram cinco professores estagiários de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, que realizaram o estágio pedagógico em escolas do distrito de Braga, e os respectivos orientadores de escola. A entrevista constituiu o principal método de recolha de dados.
Em termos de resultados, verificou-se que as suas dificuldades tiveram origem, principalmente, na sua formação académica (formação anterior ao estágio pedagógico). Mais especificamente, verificou-se que os professores estagiários têm uma imagem negativa relativamente à sua formação académica e consideram-na muito teórica, insuficiente e desajustada da realidade. Tais resultados destacam a necessidade de repensar a formação inicial de professores, quer ao nível da formação académica quer ao nível da formação prática, incluindo o estágio pedagógico.

Palavras-chave: Formação inicial, formação académica, estágio pedagógico, articulação entre a teoria e a prática, dificuldades de professores estagiários de Matemática e origem das dificuldades.


Páginas : 91-113

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados