Login    



2004, vol XIII, nº1
Janeiro/Junho


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Concepções, práticas e reflexão de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o ensino da Matemática
Ana Fidalgo; João Pedro da Ponte

Resumo. O presente artigo relata um estudo sobre as concepções e práticas de ensino da Matemática relativamente a aspectos do currículo desta disciplina — tarefas, materiais e comunicação na sala de aula — por parte de dois futuros professores do 1º ciclo do ensino básico, durante a sua prática pedagógica. A problemática do estudo baseia-se nas orientações curriculares para o ensino da Matemática e sublinha também o papel que a reflexão tem na formação inicial do professor. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, recorrendo a dois estudos de caso. A recolha de dados baseou-se em entrevistas, observação e análise documental.
Verificou-se que as concepções dos formandos relativamente às finalidades do ensino da Matemática como o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas e do raciocínio, adquiridas em resultado de experiências ao longo do curso, reflectem-se nas suas práticas. Ambos propõem aos alunos tarefas matemáticas não rotineiras, desafiantes e orientadas para a exploração e descoberta. No entanto, no que respeita às interacções comunicativas, existem divergências entre o que mais valorizam em teoria e o que fazem na prática. Um dos formandos mostra uma posição mais favorável do que o outro em relação ao uso das novas tecnologias (assunto que é bastante trabalhado em várias disciplinas do curso), mas nem um nem outro as usam na sua prática. Além disso, ambos valorizam o uso de materiais manipuláveis, mas também não os usaram nas suas práticas. Finalmente, os formandos realizam diferentes formas de reflexão, em sintonia com as diferentes abordagens das suas instituições de formação, mas em ambos os casos ficam por analisar questões fundamentais da sua prática pedagógica.

Palavras-chave: Formação inicial de professores de Matemática, Concepções, Práticas, Reflexão, Currículo, Tarefa, Materiais, Comunicação.


Páginas : 5-29

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados